Mooka yoga

mud

Este yoga tem a particularidade de nos mostrar os casos em que a conjunção entre o planeta significador da riqueza, Júpiter e o regente da 2ª casa, não dão resultados felizes. Mooka significa mudo e este yoga significa a impossibilidade de falar, normalmente devido a surdez mas  nem sempre.

A definição do yoga, tal como aparece na obra 300 important  Combinations do Dr. B. V. Raman diz que o yoga se forma quando Júpiter, significador dos ouvidos e da língua está colocado na 8ª casa  em conjunção com o regente da 2ª casa. O resultado é que o nativo não consegue falar.  O Dr Raman ressalva que o yoga é cancelado se a 8ª casa corresponder ao próprio signo de Júpiter ou ao seu signo de exaltação.

Outros autores desenvolvem esta relação entre os indicadores astrológicos e o uso da voz.  E fazem intervir outras casas como a 12ª (também mencionada pelo Dr. Raman, por ter sido  sinalizada pelo escritor Ganapathi, um dos autores tradicionais, como prejudicial para o uso da fala ou  da voz.

Alguns signos como são «mudos» , outros são signos de «voz»: os signos de Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes)  são mudos enquanto os signos de Ar (Gémeos, Balança e Aquário) são signos de voz. A 2ª casa é a casa que representa a fala. Assim, por ex., sempre que os signos de Ar coincidem com a 2ª casa  e há um planeta benéfico aí colocado, como Vénus, regente do signo Touro que tem correspondência com a 2ª casa, é de esperar que o nativo tenha uma bela voz, inclusivamente para cantar.

Quando Mercúrio está colocado num signo mudo e recebe o aspeto de Saturno ou está conjunto com este, o resultado são problemas que conduzem a perturbações no uso da voz. Quando Saturno está colocado no Ascendente num signo mudo também pode indicar problemas de voz., sobretudo quando Ketu está colocado na 2ª casa. Neste  caso o problema pode ir da simples gaguez à ausência de fala.

A colocação do regente da 2ª casa ou de Júpiter na 6ª, 8ª ou 12ª casa é associada muitas vezes a problemas de fala ou mesmo à incapacidade de falar.

Outras configurações indicam mesmo incapacidade total de falar, provavelmente devido a surdez: a colocação de Mercúrio ou Júpiter em conjunção com o regente da 6ª casa na 1ª, 6ª 8ª ou 12ª casas; a conjunção do regente da 2ª casa com Júpiter fraco (combusto) na 1ª, 6ª, 8ª ou 12ª casas; o regente da 2ª casa em conjunção com  a Lua debilitada ou fraca; o Sol na 2ª casa e Mercúrio em Capricórnio ou Aquário recebendo o aspeto de Saturno; Saturno, Marte e Rahu na 3ª casa e o Ascendente ocupando o Nakshatra  que tem a regência de um destes planetas.

Deixe um comentário