Netranasa e Andha Yogas

 ddd

Os yogas que apresentamos a seguir  estão relacionados com a indicação de problemas de visão.

Netranasa Yoga

Este yoga forma-se quando o regente da 2ª, 6ª e 10ª casas estão conjuntos no Ascendente  ou estão colocados no signo de debilitação.

Os efeitos são que a pessoa perde a visão- não   implicando, deste modo, que nasça sem ela. E acrescenta-se que isso ocorre devido «à ira do governo» ou seja, devido a uma punição que, felizmente,  nos dias de hoje faz parte da história negra da humanidade e de um conceito histórico de «justiça», que já não é usado nos tempos atuais entre os «castigos»  penais previstos por qualquer país civilizado. Assim, este yoga deve ler-se de acordo com os tempos atuais. O Dr B.V. Raman,(300 Important Combinations) no seu comentário a este yoga refere que, na atualidade, deve ler-se que, quando presente , este yoga indica uma perda temporária de visão e é cancelado se o Sol e a Lua,  significadores gerais dos olhos, estiverem fortes. Neste caso, não deverá fazer-se qualquer previsão acerca da perda de visão.

Andha yoga

Este yoga admite duas configurações:

  • Mercúrio e a Lua estão colocados na 2ª casa;
  • O regente do Ascendente está colocado na 2ª casa em conjunção com o Sol e o regente da 2ª casa.

Os efeitos são que a pessoa terá cegueira noturna (1ª combinação)  ou nascerá cega  (2ª combinação).

Porém, no seu comentário a este yoga, o Dr. B.V. Raman (300 Important combinations) aconselha cautela na previsão destes efeitos. Em primeiro lugar, no caso da 1ª combinação, só se pode prever a cegueira noturna, tendo em conta que Mercúrio representa o funcionamento do sistema nervoso e que a Lua é o planeta karaka da visão.  No caso da 2ª combinação, que prevê cegueira congénita, o Sol deve estar presente na 2ª casa  mas, se esta for ocupada pelo signo de exaltação do Sol, do regente da 2ª casa ou do regente do Ascendente e se estes planetas forem fortes, terá que ser modificada a previsão, indicando problemas de visão sem que necessariamente esteja em causa a cegueira.

Os leitores deverão assim ter em conta que estes yogas e a sua descrição foram sinalizados e explicados numa época que não coincide em muitos aspetos com a  realidade dos dias de hoje  com a ciência e a tecnologia  agora disponíveis e que, por isso, estes yogas devem ser vistos de forma algo relativizada.

Deixe um comentário