Annadana yoga

bon

O Annadana yoga é mais um yoga formado com o regente da 2ª casa e em que também é  requerida a condição, para a sua formação, de  o regente da 2ª casa ter força Vaisekishamsa. O leitor poderá ler o significado desta «força» ou método quantitativo usado pela Astrologia Jyotish para avaliar a força dos planetas aqui.

O Annadana yoga forma-se quando o regente da 2ª casa obtém a força  Vaiseshikamsa e, além disso, está em conjunção com  ou recebe o aspeto de Júpiter e de Mercúrio.

Como o nome do yoga indica, os seus efeitos mostram uma pessoa que é hospitaleira e caridosa e que  alimenta muita gente com fome. Como nota o Dr. Raman (300 important combinations)  este ato de caridade é especialmente do agrado da tradição Hindu.

Trata-se assim de um yoga que revela aqueles que são capazes de fazer «atos de santidade» para com os outros. Ao mesmo tempo e, tendo em conta que a pessoa ela mesma parece não obter  nenhuma vantagem material  com esta sua natureza,  é de notar a subtileza do yoga que, ao mesmo tempo que exige a dignificação do regente da 2ª casa  e a sua relação com Júpiter e Mercúrio, revela, implicitamente, que uma das maiores e mais seguras fontes de felicidade e de contentamento individual é causado pela  capacidade de ajudar desinteressadamente os outros , numa alusão ao facto evidente de que é mais real e duradoura a felicidade que resulta dos atos generosos em relação aos outros do que da procura desenfreada da riqueza e satisfação meramente individual.

Qualquer pessoa que tenha alguma experiência nesta área saberá como é incerta e temporária a felicidade que resulta dos bens materiais e como aquilo que começou por ser desejado se torna indiferente ou insuficiente logo que é possuído.

Ao invés, um ato de pura generosidade é sempre acompanhado de sentimentos de completude e de alegria de ser. Isto mesmo tem sido atestado pela generalidade dos filósofos , ocidentais ou orientais ao longo dos séculos.

O valor do Annadana yoga está assim, antes de mais, ligado ao desenvolvimento espiritual do indivíduo que o contém no horóscopo e indica, para a tradição hindu, uma pessoa merecedora de respeito e admiração da comunidade.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment