Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Ketu 1

desap

Antardasa de Ketu

Este subperíodo tem a duração de 5 meses e dá resultados mais efetivos a partir dos 48 anos, idade de maturação de Ketu. Para avaliar os seus efeitos, temos em conta a colocação de Ketu por casa, os aspetos que recebe na posição de nascimento, os trânsitos que recebe durante o seu subperíodo. Fazemos o mesmo em relação ao planeta que rege o signo onde se encontra Ketu.

Durante este período, pode haver um sentimento de incerteza, indecisão e insegurança generalizada, acompanhado de apatia  e dificuldade em focar-se mentalmente nas coisas. Há um sentimento generalizado de cansaço e de dificuldade em vislumbrar «para onde se caminha», sendo por isso difícil estabelecer ou  mesmo percecionar objetivos de vida. Esta falta de energia e de interesse reflete-se em todas as áreas de vida   tornando este período bastante difícil para os que têm empregos  em que o foco mental e a energia para tomar decisões é essencial.  Nesta altura, o envolvimento com qualquer área de vida, seres ou coisas torna-se problemático pela falta de ânimo/interesse em criar laços com o que quer que seja. Assim, alguns podem perder posição na sociedade e no emprego, devido a esta atitude geral de desligamento.

Esta atitude, considerada pela sociedade mundana como indesejável, tem um propósito espiritual importante e essencial, que permite á pessoa a viver este período «deixar para trás» todos os apegos que fazem parte do  seu «lixo emocional» do passado e que, devido ao hábito ou conformismo, se forma mantendo, por serem familiares e bem conhecidos. Neste período, perdem finalmente a sua razão de ser e pode por isso haver um corte definitivo com todos eles.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos do antardasa de Ketu:

Quando Ketu está colocado numa casa trikona ou kendra ou está   relacionado com o regente da 9ª, 10ª ou 4ª casa, haverá felicidade com o cônjuge e filhos e reconhecimento das autoridades, aquisição de terras,  mas também agonia mental.

Quando Ketu está colocado no seu signo de debilitação (como referimos antes, as opiniões dividem-se entre os astrólogos e sábios da Jyotish: Gémeos, Touro) ou na 8ª ou 12ª casa em conjunção com um planeta combusto)  no seu antardasa haverá  doença cardíaca, difamação, destruição de riqueza e outros bens, sofrimento para o cônjuge e filhos, sofrimento mental.

Quando Ketu está relacionado com o regente da 2ª ou da  7ª casa ou está colocado em uma dessas casas, o seu antardasa traz grande sofrimento, perigo de doença e separação da família.

Antardasa de Vénus

Este antardasa tem a duração de 14 meses e produz resultados mais efetivos a partir dos 25 anos, idade de maturação de Vénus. Para avaliar os seus efeitos temos em conta a casa ocupada por Vénus e as casas que rege, os aspetos que recebe na posição de nascimento e os trânsitos durante o subperíodo, o n º de casas que separam Vénus do regente do Dasa- Ketu.

Durante este subperíodo, quando se inicia um novo relacionamento romântico, os resultados podem não ser muito positivos porque há tendência para não investir no relacionamento e, deste modo, os laços iniciados são frouxos e pouco consistentes. Nos relacionamentos existentes, a mesma tendência para desinvestir pode levar o parceiro- de negócios e romântico a romper com o nativo e a procurar um novo parceiro.  Problemas existentes nos relacionamentos não são discutidos, em geral entre  as partes, neste período , mantendo-se num plano mais ou menos nebuloso que vai gerando um corte emocional irreversível num certo momento. Os relacionamentos sem carga sexual baseados na amizade podem, no entanto, ser bastante compensadores no plano espiritual.

Quando Vénus e Ketu estão bem colocados na carta de nascimento e na navamsa,  este antardasa pode permitir alcançar simultaneamente resultados positivos tanto no plano espiritual dos relacionamentos como no plano sensual ligado a Vénus. Se estiverem mal colocados, será de esperar conflitos entre a energia de Vénus, que procura a gratificação sensual e a de Ketu, orientada para o plano espiritual.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Vénus está colocado no próprio signo ou no signo de exaltação  ou está conjunto com o regente da 10ª casa numa casa kendra ou trikona, haverá benefícios do governo, sorte, aquisição de roupas, conforto de veículos, recuperação de poder e riqueza perdidos, ganho de terras e outras recompensas através do benefício das autoridades, visita a lugares sagrados. Se, para além das condições referidas, Vénus também estiver em conjunção com o regente da 9ª casa  terá início um novo período de sorte e sucesso.

Quando Vénus está colocado numa casa kendra ou trikona ou na 3ª ou 11ª a partir do regente do dasa, Ketu, haverá boa saúde, bem-estar na família, acesso a boa comida e veículos e outros confortos.

Quando Vénus está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa – Ketu- no sue subperíodo haverá brigas e desentendimentos sem razão, perda de riqueza financeira, sofrimento dos animais domésticos (no original, gado).

Quando Vénus está colocado no signo de debilitação, ou associado com um planeta debilitado, ou está colocado na 6ª ou 8ª casa, o seu antardasa traz brigas na família, problemas de visão, dores de cabeça, doença cardíaca, perda de riqueza financeira, sofrimento para o cônjuge e animais domésticos.

Quando Vénus rege a 2ª casa ( Ascendente Carneiro ou Virgem)  ou a 7ª casa (Ascendente Carneiro ou Escorpião)  o seu subperíodo traz sofrimento físico e agonia mental.

Deixe um comentário