Efeitos Gerais dos Antardasa no Dasa de Mercúrio #4

merc

Antardasa de Júpiter

Este subperíodo tem a duração de 27 meses e é mais efetivo a partir dos 16 anos, idade de maturação de Júpiter. Para avaliar os seus efeitos procedemos como referido anteriormente: analisamos a casa ocupada por Júpiter, as casas que rege, os aspetos que recebe na posição de nascimento, os trânsitos que o influenciam durante o subperíodo e o nº de casas que o separam do regente do dasa, Mercúrio.

Apesar de tanto  Mercúrio como Júpiter estarem relacionados com o conhecimento e  com a sua transmissão, Júpiter é inimigo de Mercúrio enquanto este é neutro em relação a Júpiter. Isso faz com que, apesar de o período em si não ser pressionante, os resultados da interação entre os planetas  também não produz  grandes realizações, pelo menos duradouras, na vida das pessoas. Na verdade, Júpiter e Mercúrio representam duas formas muito diferentes de funcionar mentalmente: Mercúrio foca-se nos processos lógicos, na análise dos pormenores e suas consequências lógicas que os distinguem de  outros processos, ao passo que Júpiter se foca na intuição  e na articulação entre as partes na unificação do todo global, desprezando muitas vezes as minudências da fundamentação lógica. Assim, pode haver muita discussão e verbalização de ideias e crenças  mas pouca concretização.

Pode no entanto ser um período extremamente criativo para os que se dedicam a alguma atividade de escrita e/ ou de comunicação, pois todas estas atividades se desenvolvem agora de forma fácil e sem muito stress. Este é um período excelente para discutir e conversar sobre todo o tipo de ideias e teorias, filosóficas, religiosas, etc.

Como sucede com os períodos de Júpiter em geral, este pode ser um período favorável  para o nascimento de filhos, se for esse o desejo.

Quando Júpiter rege a 2ª (Ascendente Aquário ou Escorpião) ou a 7ª casa (Ascendente Virgem ou Gémeos) o planeta pode assumir características maraka no seu antardasa e indicar o final da existência, quando isso é confirmado pelo resto do horóscopo.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos do antardasa:

Quando Júpiter está colocado numa casa kendra ou trikona, na 11ª casa ou no próprio signo ou signo de exaltação, haverá felicidade física , ganho de riqueza, benefícios do governo, celebração do casamento e outras festividades, interesse por assuntos espirituais e religiosos, acesso a comida doce e agradável, etc.

Quando Júpiter está colocado no signo de debilitação, ou combusto  ou está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa, o seu período traz discórdia com a família e as autoridades, desgraças, perigo de ladrões, morte de familiares, castigos do governo, envenenamento, perda de riqueza, febres, perda de riqueza agrícola e de gado, etc.

Quando Júpiter está colocado numa casa kendra ou trikona ou na 11ª a partir do regente do dasa (Mercúrio) e, além disso, está forte, o seu período traz  felicidade com o filho e a família, entusiasmo, aumento de riqueza, melhoria da reputação e do nome, ações de caridade em prol dos outros.

Quando Júpiter está fraco e está colocado na 6ª, 8ª e 12ª casa a partir do regente do dasa (Mercúrio) haverá agonia, ansiedade, perigo de doença , antagonismo com o cônjuge e parentes, ira dos governantes, brigas, perda de riqueza financeira, antagonismo com pessoas sábias.

Quando Júpiter rege a 2ª ou a 7ª casa o seu período traz sofrimento físico.

Antardasa de Saturno

Este é o final do período dasa, assumindo assim as qualidades de um chidra –dasa ou período final de corte/separação em relação a todas as ligações representadas pelo período dasa que agora termina. Este subperíodo tem a duração de 33 meses e dá resultados mais efetivos a partir dos 36 anos, idade de maturação de Saturno. Para avaliar os seus efeitos procedemos como para o antardasa de Júpiter.

Saturno e Mercúrio são mutuamente amigos, o que facilita os bons resultados do período.

No seu antardasa, Saturno traz  para a vida da pessoa as regras, a estrutura, a lei, as normas que regem a vida social organizada e poderá obrigar a assumir as consequências caso tenha havido alguma infração em relação às normas estabelecidas. Os nativos que mais poderão sentir este efeito são os que têm o seu Ascendente em Leão ou Virgem, casos em que Saturno tem a regência da 6ª casa. Nestes casos, poderá haver algum evento trazido por Saturno que tenha a marca de um castigo ou punição, por alguma infração às normas estabelecidas  e que obriga a assumir as consequências da ação, sobretudo quando houve quebra de confiança ou de deveres contratuais, como acontece no casamento ou no trabalho.

Em termos gerais, Saturno obriga a adotar uma posição de realismo, levando a questionar todas as crenças que não têm suporte material na realidade. Cada um é levado a confrontar-se com  todas as ideias, crenças, atitudes que não possuem suporte fundamentado , de modo a poder abandoná-las e seguir em frente, num novo ciclo de desenvolvimento . Saturno não coloca a sua ação no plano individual mas no plano coletivo e social, sendo por isso muitas vezes difícil passar pelos seus períodos pois estes tendem a negar ou desprezar as necessidades individuais, os interesses ou sentimentos puramente pessoais. Talvez por isso, quanto mais velho se é, menos difícil é aceitar a negação dos desejos individuais em nome da «ordem universal», representada por Saturno.  Durante este antardasa final, Saturno vai testar até que ponto a pessoa é capaz de se comprometer e conformar com as regras sociais atendendo às suas obrigações no interior da sociedade. Quando Saturno rege uma boa casa, esse teste torna-se mais fácil, aumentando, no entanto, o stress quando rege uma casa dusthana– 6ª, 8ª ou 12ª.  Assim, os nativos com Ascendente Leão podem enfrentar prolemas relacionados com dívidas, discórdia com o cônjuge e outros parceiros, doença do cônjuge; os nativos de Caranguejo podem ter que enfrentar  assuntos relacionados com a sua estabilidade e segurança emocional alicerçada no cônjuge e na  família deste, em aspetos escondidos não revelados , ilusões que são desmascaradas, etc. Os nativos de Peixes têm, em geral , as experiências menos difíceis neste contexto, podendo ter que experienciar um retiro do mundo e do envolvimento geral com os outros, uma experiência de solitude, embora mantenham em geral o conforto de relações de amizade e bem-estar financeiro. Os nativos com Ascendente Virgem podem confrontar-se com aspetos ligados com a quebra de confiança nos relacionamentos pessoais de no trabalho, traição, quebra dos deveres contratuais, especialmente no casamento (traição do cônjuge), etc.

Para os Ascendentes Carneiro e Touro Saturno pode trazer reconhecimento profissional e social neste período; para os Ascendentes Balança e Escorpião, pode ajudar a conseguir contratos de sucesso, licenças e ajudar  a obter diplomas, no setor da educação. Para estes signos Ascendentes este pode ser um período bastante positivo.

Complementarmente, para determinar melhor os efeitos do período, pode analisar-se o nº de casas que separam Saturno da Lua no horóscopo de nascimento, o que ajuda a determinar  o impacto emocional do período sobre o nativo. Quando Saturno está colocado na 6ª casa a partir da Lua pode haver preocupações com a saúde, conflitos com os outros, acusações e desentendimentos.

Durante o subperíodo de Saturno o casamento pode ocorrer, sobretudo com alguém mais velho ou alguém que representa as regras sociais ou obrigações materiais a cumprir, sendo menos importante o amor como fator de ligação entre as pessoas. (Quando Saturno rege o 1ª ou 7ª navamsa e há um trânsito de Rahu/Ketu para os eixos primários do horóscopo.

Quando rege a 2ª ou a 7ª casa do horóscopo, Saturno pode adquirir características maraka no seu antardasa e indicar o final da existência se o resto do horóscopo o confirmar.

Segundo Parashara, são os seguintes os efeitos deste antardasa:

Quando Saturno está colocado no próprio signo, no signo de exaltação, numa casa kendra ou trikona ou na 11ª casa ,o seu período traz bem –estar na família, aquisição de um império, entusiamo, aumento de riqueza devido a posse de gado, visitas a lugares sagrados.

Quando Saturno está colocado na 8ª ou 12ª casa a partir do regente do dasa (Mercúrio) haverá perigo de inimigos, sofrimento para o cônjuge e filhos, perda de capacidade cognitiva, agonia mental, perda de parentes, perdas nos empreendimentos, viagens forçadas para país estrangeiro, pesadelos.

Quando Saturno rege a 2ª ou a 7ª casa, no antardasa haverá medo de morte prematura.

Deixe um comentário