Anapathya Yoga e Sarpasapa Yogas

espinh

Este é um yoga que indica esterilidade por parte da mulher, isto é, a negação da maternidade.  Na Índia,  a impossibilidade de ter filhos é considerada uma grande infelicidade.  Na cultura ocidental, para muitas mulheres também será mas, para muitas outras, que optam por não ter filhos, será uma circunstância que descreve a sua vida e nada mais.

Este yoga forma-se quando Júpiter (planeta karaka, isto é , indicador dos filhos) e os regentes do Ascendente, 5ª e 7ª casas estão fracos.

O resultado é que os nativos com esta configuração não terão filhos. Note-se que todas as condições deverão estar presentes para indicar essa impossibilidade. Se o planeta Júpiter for forte, bem como a 5ª casa, que são os principais indicadores dos filhos, o yoga não está presente.

Sarpasapa Yogas

Este é um yoga maléfico para os filhos. Existem várias configurações:

  • Rahu está colocado na 5ª casa e recebe o aspeto de Marte; ou a 5ª casa tem regência de Marte (Carneiro ou Escorpião ) e está ocupada por Rahu.
  • O regente da 5ª casa está em conjunção com Rahu e Saturno está colocado na 5ª casa associado com a Lua ou recebendo o aspeto desta.
  • Júpiter, karaka das crianças , está associado com Marte, Rahu está colocado no Ascendente e o regente da 5ª casa está colocado numa casa dusthana (6ª, 8ª ou 12ª ).
  • A 5ª casa está ocupada por um signo de Marte (Carneiro ou Escorpião) Rahu está colocado na 5ª casa e está associado com Mercúrio ou recebe o aspeto deste.

O resultado de todas estas configurações é que indicam  morte prematura das crianças. A tradição afirma que isso se deve a uma «maldição da serpente».  A verdade é que todas as  configurações referidas são bastante negativas mostrando uma 5ª casa extremamente aflita e isso pode efetivamente indicar morte prematura dos filhos. Rahu tem sido referido pelas fontes tradicionais como indicativo de aborto e morte das crianças. Marte é um planeta  também violento  e a associação entre a Lua e Saturno indica desgosto ou sofrimento emocional.

Note-se que a 1ª configuração deste yoga apenas ocorre para os Ascendentes Caranguejo e Sagitário, pois só estes têm signos de Marte a ocupar a 5ª casa.

No comentário que faz a este yoga o Dr. B.V. Raman (300 important Combinations) nota que, para a 3ª configuração, o yoga faz efeito apenas quando

Júpiter, o planeta karaka (significador)  das crianças, está muito fraco. Esta nota é importante para evitar que sejam feitas leituras precipitadas deste yoga. Note-se que um mapa astrológico contém muitas outras configurações além dos yogas de que tratamos e é a interação entre todas elas que determina os efeitos de forma mais precisa. Segundo o Dr.Raman, se Júpiter estiver forte na força shadbala  o yoga  não impede o nascimento de filhos que vivem, mas pode causar aborto  de algumas gravidezes. A existência de um yoga positivo como o Gaja kesari yoga, entre Júpiter e a Lua, ajuda a limitar os efeitos negativos deste yoga.

Deixe um comentário