Falamos neste artigo dos Bandhubhisthyaktha e Matrudeerghayur Yogas e dos seus significados.
Bandhubhisthyaktha Yoga
O Bandhubhisthyaktha yoga forma-se quando são satisfeitas três condições:
- O regente da 4ª casa está associado com planetas maléficos;
- O referido regente está colocado numa casa maléfica na divisional shastiamsha (D-60)
- O referido regente está colocado no signo de debilitação ou num signo inimigo.
Quando estas três condições ocorrem em simultâneo, o nativo será «abandonado» pela família próxima.
Referindo-se Bandhubhisthyaktha yoga, o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) afirma que isto não deve tomar-se demasiado à letra pois o yoga é bastante genérico. A
ssim, o que ele significa na generalidade é que a pessoa é alvo de mal entendidos por parte de todos aqueles com quem interage: amigos, familiares, colegas de trabalho e isto acontece sem uma verdadeira causa , ou seja, sem que tenha culpa. Este é, deste modo, um yoga que, claramente, «tem mão do karma» negativo na vida individual.
Matrudeerghayur Yogas
Com o nome Matrudeerghayur temos dois yogas, ambos relacionados com a mãe:
- Um planeta benéfico está colocado na 4ª casa, o regente desta está exaltado e a Lua é forte;
- O regente navamsa ocupado pelo regente da 4ª casa deve estar forte e ocupar uma casa kendra tanto a partir do Ascendente como da Lua.
Este é um yoga auspicioso que permite retirar conclusões acerca da longevidade da mãe. Segundo a tradição, a mãe terá longa vida. De qualquer modo, mesmo que o yoga não esteja presente, se a 4ª casa, o seu regente e a Lua forem fortes, isso é uma indicação geral de que a mãe terá boa longevidade. O yoga presente permite, é claro, concluir isso de forma imediata.
No seu comentário a este yoga, o Dr. B.V. Raman (300 important Combinations) faz notar que, mesmo quando a 4ª casa está aflita, se a Lua estiver brilhante e ocupar uma casa kendra ou trikona a partir da 4ª casa, pode-se concluir, do mesmo modo, que a mãe terá vida longa.
E, concluímos nós, quando nenhuma destas configurações está presente, não deveremos concluir o contrário, devendo-se analisar também o horóscopo da mãe- o horóscopo individual é matriz a partir da qual todas as conclusões essenciais devem ser tiradas embora seja útil usar o horóscopo dos filhos para ver alguns aspetos ao pormenor.