Bandhubhisthyaktha e Matrudeerghayur Yogas

mãe e filha

Falamos neste artigo dos Bandhubhisthyaktha e Matrudeerghayur Yogas e dos seus significados.

Bandhubhisthyaktha Yoga

O Bandhubhisthyaktha  yoga forma-se quando são satisfeitas três condições:

  • O regente da 4ª casa está associado com planetas maléficos;
  • O referido regente está colocado numa casa maléfica na divisional shastiamsha (D-60)
  • O referido regente está colocado no signo de debilitação ou num signo inimigo.

Quando estas três condições ocorrem em simultâneo, o nativo será «abandonado» pela família próxima.

Referindo-se Bandhubhisthyaktha   yoga, o Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) afirma que isto não deve tomar-se demasiado à letra pois o yoga é bastante genérico. A

ssim, o que ele significa na generalidade é que a pessoa é alvo de mal entendidos por parte de todos aqueles com quem interage: amigos,  familiares, colegas de trabalho e isto acontece sem uma verdadeira causa , ou seja, sem que tenha culpa.  Este é, deste modo, um yoga que, claramente, «tem mão do karma» negativo na vida individual.

Matrudeerghayur Yogas

Com o nome Matrudeerghayur temos dois yogas, ambos relacionados com a mãe:

  • Um planeta benéfico está colocado na 4ª casa, o regente desta está exaltado e a Lua é forte;
  • O regente navamsa ocupado pelo regente da 4ª casa deve estar forte e ocupar uma casa kendra tanto a partir do Ascendente como da Lua.

Este é um yoga auspicioso que permite retirar conclusões acerca da longevidade da mãe. Segundo a tradição, a mãe terá longa vida. De qualquer modo, mesmo que o yoga não esteja presente, se a 4ª casa, o seu regente e a Lua forem fortes, isso é uma indicação geral de que a mãe terá boa longevidade.  O yoga presente permite, é claro, concluir isso de forma imediata.

No seu comentário a este yoga, o Dr. B.V. Raman (300 important Combinations) faz notar que, mesmo quando a 4ª casa está aflita, se a Lua estiver brilhante e ocupar uma casa kendra ou trikona a partir da 4ª casa,  pode-se concluir, do mesmo modo, que a mãe terá vida longa.

E, concluímos nós, quando nenhuma destas configurações está presente, não deveremos concluir  o contrário, devendo-se analisar também o horóscopo da mãe- o horóscopo individual é  matriz a partir da qual todas as conclusões essenciais devem ser tiradas embora seja útil usar o horóscopo dos filhos para ver alguns aspetos ao pormenor.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment