O Sistema Tara na Interpretação Astrológica

 

ausp

Hoje falamos do conceito  astrológico de «Tara».  Esta palavra significa «estrela» e, como sabemos, a Astrologia Jyotish baseia-se no sistema das constelações siderais, também conhecidas como Nakshatras. Na astrologia horária e na avaliação dos trânsitos, muitos astrólogos usam, além das técnicas normais de interpretação, este sistema, também designado por Tara.  Numa conferência recente a que assistimos, o autor confessava  a sua experiência  em relação este sistema, tradicionalmente usado na índia na Astrologia Prasna e Muhurta. Mas também se revela útil para avaliar os efeitos de um determinado período dasa/antardasa. Este último aspeto pareceu-nos deveras interessante, por isso nos debruçamos hoje na apresentação aos leitores desta técnica tradicional.

Tabela do Sistema Tara

Constelação a partir da Lua de nascimentoNome TaraSignificado
1ª, 10ª, 19ªJanmaNascimento (misto)
2ª, 11ª, 20ªSampatRiqueza (bom)
3ª, 12ª, 21ªVipatPerigo (mau)
4ª, 13ª, 22ªKshemaBem- estar (bom)
5ª, 14ª, 23ªPratyakObstáculos (mau)
6ª, 15ª, 24ªSaadhanaRealização (bom)
7ª, 16ª, 25ªNaidhana/VadhaMorte (mau)
8ª, 17ª, 26ªMitraAmigo (bom)
9ª, 18ª, 27ªParama MitraGrande amigo (bom)

Apresentada esta tabela simples, vamos aprender a retirar algumas conclusões a partir dela:

Este sistema baseia-se na contagem do número de constelações que separam a posição de nascimento da Lua da posição de um qualquer planeta em trânsito e , como se pode ver na primeira coluna da tabela, essa contagem faz-se sempre  contando 9 signos de distância. Por este primeiro aspeto os leitores veem também de imediato o papel central da Lua na Astrologia Jyotish e naquele que foi o primeiro sistema astrológico Hindhu, totalmente baseado no uso dos Nakshatras ou constelações, que hoje são consideradas 27 (no passado chegaram a ser reconhecidas 28). Lembramos ainda a importância desta divisão por 9, tão importante por ex., na contagem das divisões de um signo, como sucede na varga Navamsa. O sistema Tara  baseia-se na existência de 3 conjuntos de 9 Nakshatras, em que o 2º e o 3º conjunto seguem o padrão do primeiro, com a mesma sequência apresentada na tabela.

Para aplicar o sistema Tara precisamos de, ao usar o software para calcular a posição dos planetas na carta de nascimento, olhar para o relatório que mostra, para cada planeta, a posição por signo, na varga Navamsa e o Nakshatra  em que está colocado. Seguidamente, é só contar,a partir da Lua, o número de Nakshatras que separam esse planeta do Nakshatra donde se posicionava a Lua no nascimento. Como exercício inicial, o (a) leitor (a) pode calcular os Tara de todos os planetas na posição de nascimento, para ver se estes darão resultados favoráveis ao longo da vida ou se, pelo contrário, indicam áreas problemáticas. Com base nesta informação, poderá saber se, no período dasa/antardasa desse planeta, este produzirá bons ou maus efeitos. Pode fazer o mesmo em relação a qualquer planeta em trânsito neste momento, contando a posição do planeta em trânsito com referência à posição da Lua natal tendo em conta o Nakshatra em que se encontra esse planeta em trânsito. (esta informação está disponível no menu «trânsitos» do  software de Astrologia Jyotish, como é o caso do programa gratuito «Jaganatha Hora».

O princípio de utilização deste sistema para analisar o trânsito dos planetas ou os resultados de um período dasa/antardasa é simples: quando  um planeta transita por cada um destes Taras, dá resultados de acordo com o que está expresso na coluna «significado» e para a área de vida representada por esse Tara no horóscopo de nascimento.  No cálculo de um muhurta ou momento auspicioso para realizar um determinado evento, a Lua deverá estar num Tara favorável, caso contrário, o evento trará resultados pouco positivos.

Adicionalmente aos significados gerais citados, para cada pessoa,  há ainda significados adicionais dos Tara:

  • A 1ª constelação, designada por Janma Nakshatra, é a ocupada pela Lua no nascimento e significa bem-estar geral.
  • A 10ª constelação designada por Karma Nakshatra significa a profissão e mostra a profissão do nativo  e o seu local de trabalho.
  • A 18ª constelação, designada Saamudaayika Nakshatra significa «relacionado com a multidão» e indica atividades em grupo.
  • A 16ª constelação, designada por Sanghaatika Nakshatra significa «pertencendo à multidão» e indica atividades sociais ou de grupo.
  • A 4ª constelação designada Jaati Nakshatra, significa comunidade e mostra as pessoas que pertencem à mesma classe, natureza e profissão do nativo.
  • A 7ª constelação designada Naidhana Nakshatra, significa morte e mostra morte e sofrimento.
  • A 12ª constelação, designada Desa Nakshatra, significa país e mostra o país da pessoa.
  • A 13ª constelação, designada Abhisheka ou Raajya Nakshatra significa «coroação» indicando poder e autoridade.
  • A 19ª constelação designada Aadhaana Nakshatra e significa momento da conceção . Indica bem -estar na família.
  • A 22ª constelação, designada Vainaasika/Vinaasana Nakshatra. significa «destrutivo» e este Nakshatra mostra a destruição do nativo.
  • A 25ª constelação designada Maanasa Nakshatra e significa «mente», indicando o estado mental da pessoa.

Como nota adicional, refira-se que estes significados são sempre em relação ao indivíduo e ao seu mapa astrológico. Assim, por ex., a 18ª constelação que indica atividades em grupo, mostra sempre alguma forma  como essas atividades afetam a vida do nativo. Do mesmo modo, a 12ª constelação que se refere ao país, indica algum evento em que o país da pessoa afeta a vida desta, não devendo ser lidos quaisquer resultados separadamente da vida do indivíduo.

Este sistema, fora da Astrologia Horária ou Prasna, é complementar de outras ferramentas de interpretação astrológica, não devendo ser usado de forma separada delas. A sua utilidade é a de trazer algumas informações complementares às obtidas pelo uso de outras técnicas de interpretação. Na verdade, esta técnica traz um tom geral dos eventos ou experiências que ajudam o astrólogo a perceber os efeitos gerais de um dado trânsito.  Por exemplo, se verificamos que a maioria dos planetas benéficos transita na 10ª constelação, relacionada com a profissão, podemos prever bons resultados no plano profissional. O inverso acontece se a maioria dos maléficos transita por esse Tara.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.