Classificação dos Drekkanas e seus Efeitos

ciclo

Neste artigo vamos esclarecer os tipos de Drekkanas e ver os seus efeitos  nos planetas aí colocados, referindo  a sua importância para o horóscopo. Para melhor compreensão deste artigo, recomendamos a leitura do primeiro artigo publicado.

Existem 6 tipos de Drekkanas:

  1. Sarpa- Serpente
  2. Pakshi (Kagha)- Pássaro
  3. Ayudha – Armas
  4. Chatushpad- Animal
  5. Nigada Drekkana
  6. Varaha Drekkana

Sarpa Drekkanas: 2º e 3º de Caranguejo; 1º e 2º de Escorpião; 3º de Peixes.

Pakshi Drekkanas– 1º de Leão; 1º de Aquário; 2º de Gémeos; 2º de Balança.

Ayudha Drekkanas– 1º e 3º de Carneiro; 2º e 3º de Gémeos; 2º e 3º de Leão; 2º de Virgem; 3º de Balança; 1º e 3º de Sagitário; 3º de Capricórnio.

Chatushpad Drekkanas: 2º de Carneiro; 2º e 3º de Touro; 1º de Caranguejo; 1º, 2º e 3º de Leão; 3º de Balança; 3º de Escorpião; 1º de Sagitário; 1º de Capricórnio.

Nigada Drekkana: 1º de Capricórnio.

Varaha Drekkana: 1º Caranguejo.

Pasa Drekkana: 2º Sagitário.

Dos 36  Drekkanas, 23 estão  incluídos em uma ou mais destas categorias. Kalyana Varma na obra Saravali  afirma que os nativos nascidos  nestes Drekkanas são cruéis em natureza e serão pobres.  Alguns destes Drekkanas têm, segundo a tradição, efeitos maléficos pronunciados. Por ex., segundo Parashara, quando o 22º drekkana coincide com um Sarpa Drekkana, a morte da pessoa pode ser causada por animais venenosos (ou por  venenos); quando o 22º Drekkana coincide com um Ayudha drekkana, a pessoa morre devido a acidente, ferimentos por arma, etc..

Influência dos Drekkanas no Caráter e Destino

Quando o Ascendente da Varga Drekkana coincide com um Pasa Drekkana, o nativo pode sofrer aprisionamento em alguma altura da vida.

Quando os planetas estão colocados no próprio Drekkana , tal como acontece quando estão colocados no signo de exaltação ou no próprio signo nas vargas, o nativo terá prosperidade e terá bom caráter , primando pela honestidade.

O primeiro drekkana (0º a 10º ) nos signos cardinais é considerado bom; no signos fixos e mutáveis é considerado mau:

O segundo Drekkana (11º a 20º) nos signos cardinais é misto; no signos fixos é bom; nos signos mutáveis é misto.

O terceiro Drekkana (21º a 30º) nos signos cardinais é mau; no signos fixos é misto; nos signos mutáveis é bom.

Quando a maior parte dos planetas está colocada num Drekkana bom, o nativo  é saudável, feliz, corajoso, cheio de recursos e iniciativa, trabalhador e empenhado em atingir os seus objetivos.

Quando a maioria dos planetas está colocada nos Drekkanas maus ou mistos, o nativo é preguiçoso e sem iniciativa, inconsistente na ação, hesitante e pessimista, flutuante nos objetivos e sem grande empenho em conseguir atingi-los.

A colocação de planetas no Ayudha drekkana pode indicar uma pessoa que resolve as dificuldades pelo próprio esforço e revela coragem e vitalidade.  No entanto, a colocação do regente da 8ª casa ou Saturno nestes Drekkanas indica acidentes e ferimentos por armas.

A colocação de planetas nos Chatushpad Drekanas indica firmeza  e estabilidade na vida. O nativo é cauteloso a tomar decisões e sobe devagar mas de forma  firme em direção ao sucesso. A colocação da Lua ou Mercúrio neste Drekkana indica inteligência do nativo. Porém, planetas maléficos neste Drekkana tornam o nativo autocentrado.

A colocação do regente do Ascendente, Saturno ou do regente da 8ª casa  no Drekkana Pakshi produz morte não natural.

Os leitores deverão , no entanto, ter em conta que este é apenas um de muitos indicadores usados na interpretação astrológica, não devendo ser visto como um critério absoluto nessa análise e outros indicadores poderão modificar bastante estas referências.

Deixe um comentário