Drekkanas- 36 decanatos do Zodíaco

deca

Muitos conceitos usados hoje pela Astrologia Jyotish tiveram origem nas tradições e saberes de outras culturas. O conceito de que falamos hoje é também muito considerado pela Astrologia ocidental e divide cada signo em 3 porções de 10º cada.  O zodíaco possui 360º e, por ressa razão, existem 36 decanatos. Na Astrologia Jyotish, há uma varga ou carta divisional que exprime este conceito: é a Dreshkamsha ou D-3.  Drekkana significa divisão em10º.

A divisão do zodíaco em 36 partes iguais de 10º cada é atribuída aos antigos egípcios e o sistema de dividir  cada signo em 3 partes de 10º terá sido desenvolvido pelos astrólogos gregos, possivelmente a partir de fontes egípcias. A Astrologia Jyotish usa igualmente esta divisão em 3 partes, na divisional referida, tendo por referência os 3 signos do mesmo elemento como «regentes» de cada drekkana.

Assim, tal como sucede no conceito ocidental de decanato, (ou drekkana na Astrologia Jyotish) cada porção de  10º de um signo tem uma regência secundária: a 1ª porção é do regente do signo em causa; a regência da 2ª porção de 10º pertence ao regente do signo do mesmo elemento que está a 5 casas de distância; a regência da 3ª parte ou drekkana pertence ao signo do mesmo elemento que está a 9 casas de distância. Deste modo, para o signo Peixes, o 1º drekkana  coincide com o signo Peixes, o 2º com caranguejo e o 3º com Escorpião.

Nas previsões, deve ter-se em conta em primeiro lugar o regente do signo e, em segundo lugar, o regente do drekkana. (regente do signo que corresponde à parte do signo  no drekkana).

Tabela Drekkana
Signo1º Drekkana (0-10 graus)2º  Drekkana (10-20 graus)3º Drekkana (20-30 graus)
CarneiroCarneiro (Marte)Leão (Sol)Sagitário (Júpiter)
TouroTouro (Vénus)Virgem (Mercúrio)Capricórnio(Saturno)
GémeosGémeos (Mercúrio)Balança (Vénus)Aquário (Saturn)
CaranguejoCaranguejo (Lua)Escorpião (Marte)Peixes (Júpiter)
LeãoLeão (Sol)Sagitário(Júpiter)Carneiro (Marte)
VirgemVirgem (Mercury)Capricórnio (Saturno)Touro (Vénus)
BalançaBalança (Vénus)Aquário (Saturno)Gémeos (Mercúrio)
EscorpiãoEscorpião (Marte)Pisces (Júpiter)Caranguejo (Lua)
SagitárioSagitário (Júpiter)Carneiro (Marte)Leão (Sol)
CapricórnioCapricórnio (Saturn)Touro (Vénus)Virgem (Mercúrio)
AquárioAquário ( Saturno)Gémeos(Mercúrio)Balança (Vénus)
PeixesPeixes (Júpiter)Caranguejo (Lua)Escorpião (Marte

Segundo o antigo sábio  Parashara, um terço de cada signo recebe o nome de Dreshkamsha . O Zodíaco tem 12 signos de 30º cada por isso há 36 Dreshkamsha. O 5º  e o 9º signos a partir de qualquer signo são os seus Dreshkamsha. Cada signo tem assim 3 Dreshkamsha e cada um destes em cada signo  tem, para além da regência dos planetas, a regência seguinte:

  1. Narada,
  2. Agasthya
  3. Durvasha

Estes são rishis ou sábios de origem divina, aceites pela tradição da Jyotish e da filosofia védica como seres de origem divina que encarnaram na Terra para instruir os homens sobre os princípios de sabedoria e presidem aos Dreshkamsha, conjuntamente com a regência dos planetas.

Agora, a importância desta divisão em 36 drekkanas está  associada , para além de outros fatores, ao facto de o 22º drekkana ser considerado como indicador da morte física do nativo. Assim, a carta divisional D-3, que utiliza este conceito de Drekkana, é um dos indicadores analisados para «ver» o tipo de morte física e a longevidade, pois o regente da 8ª casa nesta varga é o regente do 22º drekkana.   A morte será causada pelo planeta regente do 22º drekkana ou pelo regente do signo de que esse drekkana faz parte; pelo que, entre os dois, for mais forte. A morte ocorrerá, segundo a tradição, pelo elemento (ar, fogo, terra, água) que for representado pelo planeta em causa.

Cada Drekkana está  também associado com particularidades do comportamento e do caráter do nativo: o 1º drekkana indica uma pessoa de natureza espiritual, brincalhona, que gosta de se movimentar de um lado para o outro.  Valoriza o trabalho espiritual como forma de alcançar paz interior; o 2º drekkana indica uma pessoa independente e corajosa, fortemente determinada e teimosa; trabalhadora, cordial no falar e que  trabalha arduamente para atingir os seus objetivos. O 3º drekkana indica alguma agressividade de caráter, com tendência para criar conflitos nos relacionamentos; representa uma pessoa direta, que  diz o que pensa e é capaz de trabalhar muito para alcançar os seus objetivos, muitas vezes relacionados com desejo de luxo e dada à luxúria. Tem natureza impaciente  e explode facilmente ,tendo as emoções à flor da pele.

No próximo artigo daremos chaves para ler a D-3 varga Drekkana e explicaremos melhor a natureza e efeitos do 22º Drekkana.

4 comentários em “Drekkanas- 36 decanatos do Zodíaco”

    1. A Drekkana mostra principalmente a nossa relação com os irmãos, o que faz sentido, dado que é uma extensão da nossa carta de nascimento. Dá muita informação sobre os irmãos mas em relação a nós, nós somos o foco a partir do qual a informação sobre os irmãos é referida. No próximo artigo vamos falar extensmnente sobre a Drekkana e dar pistas para a interpretar.

  1. Boa noite!!!

    Sou capricorniano do segundo decanato. Então meu regente não é Saturno, e sim Vênus? É ela que rege meu signo durante minha vida? O que isso implicaria me minha vida?

    Gostaria de saber também se os decanatos também servem para outras posições, além do regente solar. Por exemplo, meu ascendente é em aries, do segundo decanato (quase terceiro), sob o grau 19.58º. Ou seja, ao invés do meu ascendente ser regido por marte (que rege o primeiro decanato), ele será regido pelo Sol (Ou Jupiter, pelo fato de ele estar praticamente no terceiro decanato)?

    E se a resposta for sim, além do ascendente… Quais outras posições podemos observar pelo decanato? Lua, Vênus, Marte, Jupiter… E assim por diante?

    Desde já, muitooo obrigado!!
    E um ótimo fim de semana.

    1. Caro leitor, os decanatos ou drekkana são uma análise mais fina que complementa a análise da D-1 mas não a substituem. Não é possível no espaço de comentário, responder a todas as perguntas que faz. Leia os vários artigos sobre o tema que publicámos, pois eles dão uma visão global de como a Astrologia Jyotish encara esta divisão dos signos. Note que há muitas outras , referentes às «cartas divisionais» que consideram outras divisões dos signos além desta e das quais a D-9 ou navamsa tem uma importância considerável.

Deixe um comentário