Aspetos do Sol e da Lua

lua-e-sol

Iniciamos  com este artigo uma série sobre os aspetos dos planetas, começando pelos aspetos do Sol e da Lua.

Aspetos do Sol

O Sol é um planeta «real» (representa o rei)  e o principal símbolo de autoridade. simboliza por isso todas as figuras de poder, nomeadamente do poder político e também familiar nas sociedades em que o pai é uma figura de autoridade- na verdade, a autoridade máxima. Também representa, é claro, o Ego, a personalidade, a autoestima do indivíduo, o seu autoconceito.

A partir da casa/signo em que está colocado, o Sol lança aspeto para a 7ª casa a partir de si mesmo, haja ou não planetas aí colocados. Sempre que «olha» para uma casa, o Sol transmite a sua energia aos significados dessa casa. Transmite as suas qualidades aos significados dessa casa. Mais ainda, o Sol confere a sua autoridade à área representada pela casa que recebe o seu aspeto, e o nativo atua nessa área como alguém que encarna essa autoridade. A área que recebe o aspeto do Sol é uma área na qual a pessoa tem autoridade e é reconhecida como tal pelos outros. A pessoa naturalmente assume autoridade nessa área, sendo mais afirmativa e tomando a iniciativa , exercendo a sua autoridade sobre os assuntos representados pela casa.

Sendo dominante, a energia do Sol, quando está de algum modo combinada com a de outro planeta, tende  a passar as suas qualidades para esse planeta e, se estiver muito próximo deste, pode eclipsar a energia do planeta (combustão) esvaziando-o da sua capacidade ativa no horóscopo.

Quando o Sol forma conjunção com outro planeta é preciso ter em conta que a natureza funcional do Sol e desse planeta influencia decisivamente os efeitos da conjunção e, deste modo, a conjunção entre dois planetas tem efeitos diferentes para os vários signos Ascendentes. Por sua vez, a casa na qual se dá essa conjunção também afeta de forma significativa os seus efeitos.

Aspetos da Lua

A Lua representa a mente mas também as emoções e a interioridade.  Representa a mãe  e as figuras maternais. Simboliza também a nossa capacidade de nutrir  e de aceitar ser nutridos emocionalmente, o nosso bem-estar subjetivo e sentimento de segurança interno. Tal como o Sol, a Lua lança aspeto para a 7ª casa a partir de si própria e transmite a sua energia a essa casa, tenha ela algum planeta colocado ou não.  A casa onde se encontra a Lua e aquela para a qual ela envia o seu «olhar» ficam imbuídas da natureza emocional da Lua, ela transfere a sua energia nutridora e emocional para a casa que aspeta. O mesmo acontece com os planetas que aí se encontrem. Assim, a forma de expressão dos significados da casa ou dos planetas aí  colocados ficam ligados ao apego emocional do indivíduo pois a Lua, símbolo da sua mente emocional, lança para aí o seu aspeto, modificando a forma de expressão das energias dessa casa/planetas. A casa que a Lua rege  e os seus significados, bem como o signo em que se encontra a Lua afetam igualmente o resultado dos aspetos que a Lua lança para uma certa casa e/ou planeta, pois ela tende a trazer os significados da casa que rege para a casa para a qual lança aspeto.  No próximo artigo falaremos dos efeitos da conjunção entre o Sol e a Lua.

Também Poderá Gostar de Ler