Peenasaroga yoga

Peenasaroga yoga

Apresentamos este yoga como exemplo do pormenor a que iam os antigos na descrição das combinações que produzem doença , neste caso uma doença específica que afeta o nariz.  Num tempo em que a Medicina se confundia com a prática da Astrologia, este conhecimento era da maior importância.

O Peenasaroga yoga forma-se quando a Lua está colocada na 6ª casa, Saturno está colocado na 8ª casa e um outro planeta maléfico está colocado na 12ª casa. Simultaneamente, o regente do Ascendente está colocado numa divisão maléfica na Navamsa.

Quanto aos resultados, o yoga indica que a pessoa sofre de uma inflamação na  membrana de Schneider no nariz. O yoga indica deste modo uma doença do nariz, com resultados dolorosos e desagradáveis.

O Dr. B. V. Raman (300 Important Combinations) vai mesmo mais longe e refere outros fatores que podem relacionar-se com doenças no nariz, comprovados pela sua grande experiência no estudo de casos: a aflição de Mercúrio, que representa o nariz. Assim, quando o planeta está aflito, isso também se reflete em sintomas e problemas no nariz.  Outros fatores que este autor refere são a colocação da Lua na 6ª casa e do regente do Ascendente numa divisão  navamsa maléfica que, segundo refere, em quase todos os casos indicavam esta doença no nariz.

Segundo a experiência do Dr. Raman, a colocação da Lua na 6ª casa, de Saturno na 8ª e de um outro maléfico na 12ª casa não  produz  os efeitos referidos se o regente do Ascendente não estiver também ele colocado numa divisão  navamsa maléfica. Assim, é preciso que todos estes fatores se verifiquem em simultâneo.

Uma coisa curiosa acerca dos yogas e dos efeitos que estes produzem,  é que nem sempre é muito evidente porque é que  um certo yoga produz os efeitos que os antigos sábios referiram mas, segundo a tradição da Jyotish, os antigos sábios ou Rishis obtinham este saber através de uma intuição direta considerada divina. E, na maioria dos casos, as previsões anunciadas mostram-se corretas, mudando apenas quando  existem diferentes padrões das sociedades e da vida humana. E, embora a maioria de nós não dependa, hoje, da Astrologia para diagnosticar problemas de saúde, é  interessante verificar que é possível, muitas vezes, encontrar a matriz desses problemas nas configurações do horóscopo.

Deixe um comentário