Conjunção Sol Marte na 11ª Casa Signo Aquário

Conjunção Sol Marte na 11ª Casa signo Aquário

 O sol na 11ª casa introduz uma energia individual muito forte numa casa que é a casa dos amigos, dos irmãos mais velhos, do tio paterno, da rede social do indivíduo. A energia pessoal  tona-se aqui mais forte do que o grupo , os amigos e rede social e, deste modo, em geral estas pessoas tornam-se populares a partir dos seus próprios esforços ou carisma, e não pela influência de outros. Por outro lado, esta posição do Sol também indica que o nativo escolhe de forma estrita os que fazem parte do seu círculo, sendo muito elitista nessa escolha.  Nessa rede escolhida por si, ele é o centro, e os amigos e rede social são o seu séquito escolhido cuidadosamente como parte dos seus desígnios na comunidade, muitas vezes envolvendo papeis de caráter político ou de grande influência social.  Por outro lado, estas pessoas adoram ser populares na comunidade, querendo ser ícones que esta segue, sem contestação. Porém, na casa do seu inimigo Saturno,  que rege as regras da sociedade, o Sol atua com algum desconforto, tendendo a atuar fora do sistema de regras, limitado por Saturno a papeis de hierarquia intermédia, ligados a matérias sociais ou económicas ao serviço de objetivos coletivos.  Deste modo, a posição do Sol na 11ª casa produz um ego menos autocentrado e orientado para a tarefa de criar laços com os grupos sociais, ao serviço dos quais coloca a sua inteligência e criatividade.  Os nativos com esta posição conhecem muitas pessoas mas têm dificuldade em cooperar com elas, devido ao seu estilo individualista. Apesar disso, estas pessoas podem alcançar muito sucesso material, tanto no plano profissional como social.  Por vezes, sobressaem pela inteligência acima do comum.  Para terem sucesso precisam de ter uma profissão que, de algum modo, lhes permita destacar-se dos outros e que seja marcadamente individual. Quando o Sol está forte, estas pessoas podem atingir a fama e a celebridade em alguma área. Porém, o sucesso exige trabalho e a inserção em alguma organização coletiva. Isto apesar de, em qualquer grupo ou organização, o nativo se sentir único e diferente de todos os outros. Nos períodos dasa/antardasa do Sol estes nativos podem obter ganhos muito elevados.

A relação com o pai pode ser difícil com esta posição, e o mesmo sucede em relação às amizades, sobretudo se o signo que ocupa a 11ª casa for Leão , Caranguejo ou os signos de Marte e Júpiter.  Estes nativos têm pouco amigos mas são ou altamente colocados ou famosos.  A incompatibilidade com o pai pode suceder por este prestar pouca atenção ao nativo, demasiado ocupado com a sua própria vida, ou por ser doente, demasiado vulgar para os gostos do nativo, etc.. Há uma tendência para desapontamento em relação às figuras de autoridade na vida destas pessoas, a começar pelo pai. Homens e mulheres têm muitos amigos e conhecidos do sexo masculino. Esta posição do sol, pelo aspeto que lança para 5ª casa dos filhos, pode prejudicar a fertilidade.

Segundo os textos clássicos esta posição do Sol dá riqueza, reconhecimento e boas relações com as autoridades, mostra uma pessoa que se faz a si própria de algum modo. Constrói o seu caminho de de sucesso  que inclui uma  família e cônjuge com boas qualidades e  assume responsabilidades num cargo de caráter público. É leal e honesto nos propósitos mas o seu sucesso atrai inimigos. Terá desgostos com os filhos. Terá interesse em acumular dinheiro mas sabe distinguir o certo do errado; será modesto e terá sucesso nos empreendimentos mas terá poucos amigos; sente pouco afeto pelos outros, vencerá os inimigos e competidores, terá longa vida , será atraente, ganhará riqueza  considerável de forma súbita . Mas, se o Sol estiver associado com um planeta maléfico, perderá a fortuna. Terá muitas competências, será honrado pela família.

O Sol no signo Aquário mergulha nos laços da comunidade , dos relacionamentos, da interação com os grupos, perdendo o «centro» da sua habitual maneira de ser. No signo que representa a humanidade na sua dimensão coletiva, o Sol é obrigado a descentrar-se e a identificar-se com a uniformidade das regras e das maneiras de ser, tendo dificuldade em exprimir a sua criatividade única e as diferenças que o separam de todos os outros egos. Assim, a colocação do Sol no signo Aquário pode ser extremamente pressionante e causar frustração considerável, pois o mérito pessoal do nativo, a sua personalidade e carisma tendem a não ser reconhecidos nem recompensados e a individualidade dissolve-se  na massa social e nas regras aceites pela maioria da comunidade. Esta posição do Sol é, deste modo, uma posição que força o indivíduo a desenvolver a humildade de se «misturar» com  a identidade grupal sem deixar emergir aquilo que o torna único e especial. Assim, por vezes esta posição pode gerar comportamentos negativos que revelam a natureza mais egoísta  do ego. Em alguns casos, o indivíduo pode tornar-se inspirador para uma comunidade mais estreita mas sem obter o reconhecimento alargado que desejaria ou mereceria pelo seu mérito pessoal.

Segundo os autores clássicos, o sol em Aquário impele o nativo para relacionamentos amorosos numerosos e de caráter ilícito. A pessoa pode ser pouco popular aos olhos dos outros. Poderá sofrer de problemas cardíacos. Pode ter tendência para manipular os outros e para ser excessivamente autoritário. Devido à sua inteligência e capacidade para compreender as coisas de forma mais profunda, pode adotar uma postura arrogante de «eu tenho razão». Tem um temperamento impaciente e por vezes irrascível. Pode ganhar dinheiro a partir do divórcio dos outros (como advogado). Pode ser solitário, o que o torna pouco popular entre a comunidade  de pares.  O sol pode ter vibrações menos positivas quando está em Aquário e os nativos podem tornar-se fraudulentos ou mesmo traidores e mesquinhos. Isto deve-se ao facto de o Sol não poder manifestar a sua essência mais autêntica no signo Aquário que é o oposto da sua natureza.

Na 11ª casa, Marte está em casa de planeta inimigo. Porém, produz resultados benéficos nas atividades de obtenção de rendimentos, podendo ser bastante ativo na criação de redes  sociais com o intento de promover objetivos de caráter financeiro. A partir da 11ª casa Marte lança aspeto para a 2ª, 5ª e 6ª casas. O aspeto para a 2ª casa mostra um envolvimento forte no trabalho, na acumulação de dinheiro e no desenvolvimento de um bom status social como forma de garantir segurança. Porém, este aspeto pode indicar comportamentos de dissipação da fortuna acumulada, talvez através de gastos excessivos. Pode também conduzir  a uma  forma de falar rude e agressiva. Se houver um segundo casamento, poderá ser breve e com muitos desentendimentos com o cônjuge. O aspeto para a 5ª casa indica um envolvimento sexual forte nos relacionamentos românticos. O nativo pode ter um estilo algo agressivo na relação com crianças e pode inclinar-se para a política, para a escrita literária, etc. O aspeto para a 6ª casa mostra  que estes nativos respondem de forma agressiva contra os inimigos e adversários. Podem obter ganhos significativos em investimentos no mercado bolsista e similares. Atuam geralmente em associações ou instituições grandes, tanto para ganhar dinheiro como para se envolver em causas de caráter social e político. Estas pessoas podem ser muito argumentativas, podem envolver-se em atividades de comércio com o estrageiro, sofrer com ferimentos por causa de comportamentos impulsivos, podem  ter que lidar com inimigos e competidores.  Em situação de doença,  geralmente saem vencedores.

Estas pessoas podem ter um estilo algo agressivo mas são proficientes em criar uma rede social de apoio para ajudar a concretização dos seus objetivos, sobretudo na área financeira.

Quando Marte é muito forte, pode não haver irmãos mais velhos. Quando estes existem , são desportistas, aficionados do desporto, dinâmicos e competitivos.

A colocação de Marte no signo Aquário , um signo com regência de Saturno, inimigo  em relação a Martefaz com que a energia do planeta possa ter dificuldade em exprimir-se , a menos que Saturno, o seu dispositor, esteja em aspeto com ele ou em conjunção também em Aquário. Isso faz com que a energia de Marte  se intelectualize e envolva em atividades relacionadas com a investigação filosófica e científica, com as atividades de ensino, gestão de ativos bolsistas, etc… O pioneirismo de Marte pode ajudar a estabelecer novas vias de investigação e de pensamento progressista, embora dentro da conformidade das regras e do método estabelecidos, representados por Saturno. Mas, mesmo obedecendo a procedimentos regulados , Marte neste signo pode verdadeiramente inovar. O signo Aquário representa o coletivo, a comunidade humana alargada e, quando Marte, que é uma energia individualizada, está neste signo, isso significa que, de um modo ou de outro, existe uma identificação entre os objetivos individuais e a corrente coletiva , podendo o indivíduo com esta posição desempenhar o papel de visionário ou inspirador de um novo caminho, que aponta par ao coletivo seguir, por ex., numa área de investigação científica.

Marte é uma energia intempestiva, impulsiva e impaciente, para não falar da sua constante competitividade. É individualista e, por isso, está pouco à vontade no signo Aquário onde o indivíduo se conforma com as regras do grupo e lhes obedece, respeitando os seus limites. Ora, o indivíduo com esta colocação de Marte  tende a desafiar todas essas regras e a agir como bem entende seguindo os princípios que escolhe por si e, por isso, pode indicar falta de popularidade a nível da comunidade, pode ser visto como um «outsider» que, efetivamente, é.  No entanto, estas pessoas sentem também necessidade de se ligar a grupos, embora o façam por razões instrumentais das suas próprias conveniências, para atingir objetivos que pretendem demonstrar a liderança do indivíduo em relação a alguma área em que deseja brilhar e para a qual necessita do reconhecimento da comunidade.  Estes indivíduos podem alcançar riqueza e sucesso através da forma como conduzem atividades de grupo, inovando e construindo novas teorias, fazendo descobertas vantajosas na área a que se dedicam e que levam os outros a dar-lhe o crédito merecido.

Sob a influência de Saturno, Marte disciplina a sua energia e pode inovar nos campos da engenharia, sistemas , armamento, química, etc… Porém, dada a natureza universalista do signo Aquário, Marte neste signo pode falhar o reconhecimento individual pois Aquário dissolve a individualidade no contexto de todas as interações globais entre os seres em que o que conta é o progresso da humanidade no seu conjunto e não o sucesso individual.

Dada a natureza contraditória entre Marte e o signo regido por Saturno, não é fácil para Marte alcançar o sucesso a não ser na idade madura, idade de Saturno. Para alcançar sucesso, o indivíduo deve aprender as qualidades de Saturno de persistência, paciência, trabalho árduo e , o que é extremamente duro para a natureza de Marte, proceder devagar e de forma metódica, sem improvisos, em cooperação com o grupo. É como querer misturar água com azeite, por isso, muitas vezes simplesmente não é possível.  A impulsividade e estilo agressivo de Marte fazem com que esta colocação possa produzir grande frustração até que Marte atinja a maturidade, o que acontece após os 28 anos.  Mas poderá ter que esperar até aos 58 ou 60 anos para que o seu impulso pioneiro lhe traga um sucesso visível.

A colocação de Marte no signo Aquário torna o nativo propenso para a exaustão nervosa, muitas vezes por ignorar as necessidades fisiológicas. Doenças de pele podem, igualmente, ocorrer bem como problemas nas articulações, febres, problemas musculares. O fluxo de energia vital pode também sofrer quebras constantes. A influência de Saturno em aspeto com Marte no signo Aquário pode produzir um asceta, capaz de se disciplinar tão duramente que se priva da satisfação das necessidades básicas e isso causa problemas de saúde como fruto de excesso de austeridade.

Marte em Aquário, um signo inimigo também pode afetar a aparência física pois Marte também tem um papel de regulação da aparência física. Como Marte fica fisicamente e nervosamente exausto neste signo, o nativo pode ter uma aparência mole, de má forma, doentia.

Segundo os clássicos, quando Marte está colocado e Aquário o nativo é racional e inteligente, firme e expressivo no uso do discurso, tem interesse por ciência e filosofia  e literatura oculta, é generoso, por vezes atua de forma ilógica, é firme e inventivo, gosta de medicina , cirurgia, engenharia e tecnologia, é capaz de fazer o bem e de ajudar os outros, quando Marte é forte e bem colocado. Quando Marte está fraco, a pessoa é cínica e não gosta de ninguém, tem aspeto envelhecido, é ciumento, mentiroso, rancoroso, terá uma morte má, perde riqueza e dinheiro ao jogo, tem um discurso pouco fluente, má visão e um corpo cabeludo.

Quando o Sol está em aspeto com Marte  em Aquário isso, segundo os antigos, indica riqueza , honestidade, uma vida familiar feliz,  um temperamento cortante. O nativo é honesto e sincero, metódico, muito corajoso mas  ciumento. O signo Aquário não é um bom signo para a colocação do Sol nem de Marte, energias muito competitivas e individualistas que, neste signo, se «apagam» e ficam em estado de dormência em relação à sua natureza. Assim, o poder de alcançar riqueza e fama pode ser muito dificultado quando esta conjunção ocorre neste signo. Pode haver muita frustração em relação ao que a pessoa deseja fazer e quer alcançar e os limites que o grupo lhe coloca , bem como todas as regras e método que é preciso seguir. As energias combativas de ambos os planetas são, deste modo, desperdiçadas em boa parte, quando estão juntas no signo Aquário   e mesmo quando o individuo consegue  ser inovador e alcançar sucesso, o mérito individual pode passar despercebido. A conjunção entre Marte e o Sol leva a pessoa a autopromover-se e a ser muito competitiva. Isto pode fazer com que os outros a considerem egoísta e dominadora. É no entanto um líder muito eficiente e respeitado e pode ganhar bastante através da liderança de um grupo alargado que siga as suas orientações.

Já a colocação da conjunção Sol Marte na 11ª casa sem ser no signo Aquário e desde que a dignidade dos planetas seja positiva, pode alcançar um enorme sucesso e riqueza. Estes indivíduos vivem para brilhar no mundo e têm uma poderosa rede social  com pessoas influentes, ricas e /ou poderosas que os ajuda a alcançar sucesso e influência social. É uma conjunção que pode indicar facilmente o líder político carismático, o corretor que aumenta enormemente os bens que possui, a pessoa determinada e combativa que alcança tudo o que deseja na vida e atinge o sucesso que tanto deseja, fazendo-se notar na comunidade como alguém especial que se destaca da maioria, não apenas pelo sucesso e conquistas materiais ma também pelo talento e pelo carisma.

Deixe um comentário