Yuddhe Marana yoga

Yuddhe Marana yoga

Continuamos a apresentação de alguns yogas maléficos.  O Yuddhe Marana yoga   não se aplica a toda a gente, pois apenas pode ocorrer para os signos Ascendentes Carneiro e Escorpião, Gémeos e Virgem (signos de Mercúrio e de Marte).

Para além disso, também não se aplica a todos mas apenas aos que, estando integrados nas forças de segurança ou sejam militares, poderão «morrer em batalha», isto no cumprimento do dever de defesa das instituições e do país.

O Yuddhe Marana yoga forma-se quando Marte rege a 6ª ou 8ª casa e está colocado na 3ª casa com Rahu, Saturno ou o ponto  Mandi* em divisões maléficas.

A tradição afirma que este yoga indica que o nativo «morrerá em campo de batalha».  Nos tempos antigos, que tinham o modelo do guerreiro como altamente valorizado, devido à realidade sempre presente da guerra, este yoga tinha uma dimensão muito significativa , estando hoje um pouco «fora de data» a menos que se adapte a sua aplicação à vida de hoje.

Sensatamente, o Dr. B. V. Raman refere no clássico 300 Important Combinations que, uma vez que muitas pessoas com outros signos Ascendentes morreram em campos de batalha, o melhor é não restringir o yoga aos casos em que Marte rege a 6ª ou 8ª casas.

Na opinião deste eminente investigador da Jyotish, o yoga também se forma quando Saturno rege a 6ª ou 8ª casa e está colocado na 3ª em conjunção com Rahu , Marte ou  o ponto Mandi; e também se forma quando o regente do drekkana ocupado por Saturno está num signo ou navamsa de Marte ou recebe o aspeto de Marte.

Este investigador nota ainda que a morte pode ocorrer sem ser literalmente «no campo de batalha», podendo surgir a partir da relação do nativo com a guerra ou então em circunstâncias trágicas.  Esta interpretação parece-nos razoável uma vez que, pelo menos na Europa, o cidadão comum, quando está fora do serviço militar, dificilmente poderia ser morto em combate como refere o yoga.

Mais uma vez, é necessário adaptar  o contexto de interpretação à atuais condições humanas  e sociais de vida.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment