Conjunção Sol Vénus na 9ª Casa Signo Sagitário

conjunção sol vénus na 9ª casa signo Sagitário capa

Para ler sobre os efeitos da colocação do Sol na 9ª casa, veja o artigo aqui.

Vénus na 9ª casa do horóscopo produz a tendência para preferir as teorias –filosóficas, metafísicas, científicas- que têm uma orientação estética profunda e que fazem coincidir a verdade com a harmonia e a beleza.  Os nativos com Vénus na 9ª casa tendem a relacionar-se com os outros de forma humanista e baseada na partilha de modos de pensar, teorias filosóficas e estéticas, procurando acordos e entendimento universais. Gostam  de se relacionar com pessoas sábias e de aprender e partilhar as ideias nas quais encontram verdadeira sabedoria. São apreciadores de rituais e de cerimoniais religiosos e metafísicos. Gostam igualmente de viajar para destinos distantes e descobrir novas formas de sabedoria em outras culturas.  Estas pessoas podem apreciar bastante o estudo de textos sagrados e filosóficos. São apreciadoras de cultura, de viajar para aumentar os conhecimentos, de debater temas espirituais com pessoas instruídas, gostam de  ouvir música religiosa e espiritual, etc.. A filosofia, religião e metafísica são consideradas por estes nativos como as formas superiores da cultura , revelando o aprimoramento da natureza humana.

Estas pessoas apreciam as manifestações de arte associadas ao sagrado, a música religiosa,a arte ligada ao sagrado. Gostam de ver os espaços religiosos decorados de forma harmoniosa em termos estéticos e de todas as expressões grandiosas de expressão do sagrado, que veem como inseparável da beleza. O gosto por pessoas instruídas faz com que  procurem relacionar-se com pessoas de cultura, professores, artistas de arte sacra, pessoas associadas ao templo ou que têm uma ligação próxima com o sagrado. Também gostam de pessoas que viajam com frequência e conhecem grande variedade de costumes e de culturas.

Vénus no signo/casa  de Júpiter faz com que a riqueza que vem para a vida dos nativos seja de natureza cultural, na forma de filosofia, conhecimento superior ou mesmo de viagens de longa distância, mais do que  riqueza material.  Deste modo, estes nativos são em geral pessoas instruídas e cultas, viajadas, amantes da arte e da beleza e financeiramente despreocupados. Mas o contacto que têm com a filosofia e a metafísica é mais estético do que espiritual.

Vénus é um planeta benéfico natural e a sua colocação na 9ª casa da sorte traz benefícios materiais para o nativo, sob a forma de prazer em aprender sabedoria espiritual e os cerimoniais e rituais associados. Estas pessoas têm uma abordagem sensorial da religião, gostando do cheiro do incenso, de belas decorações, de  usar flores , etc. nas expressões religiosas. Assim, alguns podem dar mais atenção aos pormenores externos do culto ou das cerimónias do que aos princípios ou ideias de sabedoria que estão a ser manifestados. Pode haver envolvimento romântico com professores ou gurus. O pai destes nativos pode igualmente usar a religião como algo mais externo ou sensual do que espiritual.  Assim, a presença de vénus na 9ª casa não é  frequentemente positiva para as expressões espirituais pois estas tendem a dar lugar a expressão sensuais que contradizem os significados de elevada sabedoria associados à 9ª casa.  Vénus na 9ª casa revela antes um pendor estético de apreciação da cultura. Estas pessoas podem tornar-se peritos em arte sacra ou música sacra pois isso causa-lhes grande prazer.

Segundo os clássicos, Vénus na 9ª casa dá sensibilidade ao nativo elevando-o pela identificação com objetivos elevados , movido pelo desejo de união com algo sublime e superior.  Emprestará dinheiro e aumentará a riqueza; é compassivo e caridoso, gostando de dar aos pobres.  A atividade de emprestar dinheiro  torna o nativo rico. Também ganha através dos irmãos e através de atividade com bens de conforto físico. Possui uma casa esplendorosa. Terá amigos e um cônjuge que lhe dedicarão estima; será instruído, afortunado, próspero. Ganhará riqueza aos 15 anos e terá sorte aos 25. Gosta de festas, peregrinações,  viagens, será estimado pela comunidade. Tem temperamento artístico refinado, ganhará através de viagens , especialmente por mar; casará com alguém estrangeiro. Será notável intelectualmente em todas as áreas que escolher.  Adquirirá muita riqueza no final da vida.

Para ler sobre os efeitos da colocação do Sol no signo Sagitário, veja o artigo aqui.

Vénus no signo Sagitário gosta de ouvir os discursos religiosos, aprecia os espaços consagrados à religião e os seus ornamentos e decorações;  aprecia arte sacra e gosta de ver as diversas expressões estéticas do divino. Gosta de rituais que rodeiam as diversas dimensões da vida humana, incluindo o casamento e os relacionamentos amorosos. Aprecia o discurso filosófico e a sua natureza humanista. Tem uma visão intelectualizada e permeada de princípios  acerca do casamento e dos relacionamentos e gosta de parceiros instruídos e movidos por valores filosóficos, metafísicos ou religiosos.  Prefere parceiros que são professores, mestres ou sacerdotes , figuras que lembram a imagem paterna (quando o cônjuge é masculino) e capazes de assumir uma aura de autoridade e de sabedoria. Procura frequentar estudos universitários e aprecia amigos e parceiros desse meio académico. Pode fazer viagens muito frequentes e de longa distância.

Vénus e Júpiter são inimigos , tendo abordagens opostas da realidade e, por isso, os significados de Sagitário são vividos por Vénus de forma mais sensorial e estética do que espiritual. Vénus neste signo dá o desejo de viver os relacionamentos de forma opulenta e com todo o luxo. Aprecia um casamento dispendioso e magnificente, focando-se mais no esplendor da cerimónia ao olhar de quem a vê do que na sua natureza psicológica e espiritual. Sente atração por parceiros que têm uma abordagem aberta da realidade , gosta do refinamento da civilização e da cultura e das suas expressões estéticas mais aprofundadas. Precisa de liberdade para pensar e sentir, gosta de ler textos sagrados de diferentes culturas e deseja um cônjuge altamente instruído e com autoridade para orientar pela sabedoria e sem subjugar. Aprecia a religião quando esta é positiva, rejeitando dogmatismos e estreiteza mental.

Os nativos com Vénus no signo Sagitário que escolhem parceiros masculinos  sentem-se atraídas por figuras que exprimem elevados conhecimentos  e sabedoria como professores, gurus, padres ou figuras associadas à espiritualidade, paternais e capazes de dar orientação inteligente e humanista. Podem preferir relacionar-se por motivos espirituais ou intelectuais do que por motivos sensuais. Sentem igualmente atração por viajantes de longa distância, que partilham conhecimentos de outros povos e culturas.

Os que escolhem  parceiros femininos são bastante conservadores e preferem mulheres educadas nos preceitos religiosos mas  instruídas em conhecimentos de culturas diferentes, escolhendo muitas vezes  educadoras ou professoras; gostam de parceiras compassivas e generosas, capazes de ajudar os outros, que gostem de animais e de crianças , que gostem de viajar e sejam otimistas.

Estes nativos, homens ou mulheres, gostam de animais, especialmente cavalos e cães.  Não gostam de aspetos demasiado materiais e sensoriais mas apreciam a beleza física, cheiros e  sabores quando estão associados a rituais.

A conjunção Sol Vénus na 9ª Casa Signo Sagitário

O Sol e Vénus são inimigos e têm objetivos antagónicos. Quando as suas energias ficam juntas, é preciso ter em conta qual dos planetas tem mais força no signo e casa em que a conjunção se dá. Seguidamente deve ter-se em conta a distância entre os dois planetas: quando estão a uma distância de 7 ou 8 graus, a conjunção produz os máximos efeitos. Qual dos dois planetas ocupa o grau inferior no signo é outro fator da máxima importância. Por ex., nos signos em que Vénus é forte e o Sol fica mais fraco, como em Balança, os relacionamentos sensuais levam a melhor sobre os objetivos espirituais e relacionados com o propósito de vida. Por ex., se tiver que escolher entre um determinado emprego e um relacionamento, o nativo escolherá o relacionamento, muitas vezes por motivos sensuais. Mas pode haver muita agitação nas tomadas de decisões porque a energia de Vénus sofre com o impacto da energia do Sol. Na 9ª casa e no signo Sagitário, o Sol é mais forte do que Vénus e, por isso, sempre que é preciso escolher entre objetivos relacionados com o Ego, com a vida espiritual ou valores que estão para além dos interesses e desejos mundanos, como ter mais riqueza, mais luxo, mais conforto e prazer, estes últimos são deixados de lado e o Sol vence a batalha procurando uma criatividade que vai além da matéria até ao Fogo espiritual e à procura da sabedoria.  A pessoa pode deixar  o país para prosseguir uma longa viagem de caráter espiritual em vez de ficar com o (a) parceiro(a) a prosseguir objetivos de caráter mundano ou simplesmente a usufruir da sua companhia. Essa a razão pela qual os antigos chamavam a esta conjunção a conjunção do divórcio, porque sempre que está perto do Sol, Vénus fica com a sua energia agitada e os relacionamentos sofrem. Quando o Sol e Vénus estão juntos na 9ª casa ou signo Sagitário, o nativo purifica a alma através dos relacionamentos e do sofrimento que estes podem causar, desentendimentos, etc.. A sabedoria vem através da «purga» dos relacionamentos do nativo. Este eleva-se na compreensão espiritual através da compreensão dos seus padrões de relacionamento ou desejos sensuais. Estes sacrifícios serão menores quando Vénus é mais forte do que o Sol. Este, para além de «queimar» as energias de Vénus, também as esconde no impacto do seu brilho e, por isso, as pessoas com esta combinação podem manter relacionamentos secretos com pessoas de origem estrangeira, professores ou gurus, pessoas que conheceram em ambientes universitários, etc..Esta posição para a conjunção Sol Vénus indica  também uma vivência da espiritualidade através de alguma via criativa ou artística em que a originalidade é uma marca essencial.

Deixe um comentário