Glossário Astrológico- Nakshatra Abhijit

 glossário Astrológico Abhijit  capa

Abhijit é o nome do 28º Nakshatra, raramente  usado hoje na Astrologia Jyotish  e que é considerado para fins espirituais. A divisão em 27 Nakshstras divide o Zodíaco em 27 partes , cada uma com 13º 20’ minutos cada como se o movimento da Lua fosse homogéneo e uniforme  quando percorre o Zodíaco o que, no entanto, não se verifica.  A Lua leva cerca de 27 dias e 7 horas para atravessar o Zodíaco e permanece em cada uma das suas «mansões» (Nakshatras)  durante cerca de um dia. Ora  isso significa que há um remanescente de várias horas no qual a Lua está no que corresponde ao 28º Nakshatra ou Abhijit.

Abhijit é também considerado o Naksatra de Brahma, a divindade criadora. No Zodíaco, Abhijit fica localizado entre 6º 40  e 13º 53’ 20’’ do signo Capricórnio, . Esta extensão foi posteriormente incluida nos Nakshtaras de UttaraShada e Shravana. Porém, na leitura de alguns investigadores, como Sanjay Rath, o Abhijit Nakshstra, ou Nakshstra da espiritualidade está colocado, em cada horóscopo, na 4ª casa a partir da colocação do sol. Assim, para  encontrar este Nakshstra que não tem a ver com a manifestação material mas com a expressão espiritual, deve contar-se 4 casas a partir da colocação do Sol no horóscopo. Isto acontece, na opinião deste investigador, porque  Abhijit indica  o ponto de máxima luz no horóscopo e, deste modo, a colocação do Sol contada como a primeira casa da dimensão espiritual do nativo, será o «Ascendente» a partir do qual o Sol estará na sua máxima luz. Por ex., para o Sol colocado no signo Capricórnio, o Naksshtra Abhijit estará localizado no signo Carneiro. Neste caso, este signo corresponde ao signo de exaltação do Sol  mas o mesmo princípio é aplicado a qualquer signo do Zodíaco. Por ex., para o Ascendente Caranguejo, o Nakshstra Abhijit cai no signo de debilitação do Sol, Balança mas isso é indiferente para os efeitos aqui considerados.

Segundo este investigador, que lança luz sobre a importância e compreensão do papel dos Nakshatras no destino individual, o ponto do horóscopo onde  se localiza o Nakshstra Abhijit tem o mesmo significado da 10ª casa e o seu regente é um protetor  do horóscopo, trazendo eventos afortunados. Representa a sorte e  o ponto de luz lançado sobre o destino individual.  Esta conceção põe em  causa o conceito tradicional aceite pela astrologia sobre a correspondência de casas: segundo a tradição, a 10ª casa a partir do Sol seria afortunada e traria visibilidade e sucesso. Porém, segundo este conceito defendido por Sanjay Rath, acontece exatamente o oposto: a 10ª casa a partir do Sol é o ponto de maior escuridão do horóscopo, correspondente à ausência total de Luz.

Os conceitos defendidos pelo autor referido exigem alguns conhecimentos aprofundados sobre as conceções védicas sagradas das quais surgiu a astrologia Jyotish há alguns milhares de anos. Mas, na nossa opinião, ajudam-nos a ir muito mais além da análise mecânica e estandardizada do horóscopo. Faz-nos pensar e isso lembra-nos  que «Jyotish» é mesmo isso, a «ciência da Luz».

Deixe um comentário