Conjunção Sol Júpiter na 4ª Casa Signo Caranguejo

conjunção sol Jupiter 4ª casa signo Caranguejo capa

Neste artigo explicamos os efeitos da conjunção Sol Júpiter na 4ª casa ou signo Caranguejo

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 4ª casa, leia o artigo aqui.

A colocação de Júpiter na 4ª casa  expande os significados desta casa: favorece a posse de casas, propriedades e terras, veículos, a abundância de objetos culturais, sucesso nos objetivos da educação e uma instrução cuidada, Na 4ª casa Júpiter dá resultados positivos pois esta casa corresponde à Lua e ao signo Caranguejo, onde Júpiter está exaltado.

Colocado na 4ª casa, Júpiter indica proximidade com as raízes culturais da comunidade e da família, um ambiente familiar tolerante e generoso; o nativo encontra apoio no lar e na família. Quando Júpiter tem estatuto benéfico o nativo nasce numa família instruída e generosa, não experimentando necessidades financeiras e tendo um percurso académico sem dificuldades. Sente-se protegido no ambiente familiar e vive uma vida confortável. A colocação de Júpiter na 4ª casa aumenta o número de casas, veículos e demais propriedades a que o indivíduo tem acesso e estes bens podem ser-lhe transmitidos por herança familiar.

Júpiter indica orgulho nos valores da comunidade ou sociedade de que se faz parte e patriotismo. Estes nativos podem beneficiar bastante, social e financeiramente, do acesso a informação privilegiada, secreta, associações e conexões privadas, sobretudo com pessoas de países estrangeiros. Em alguns casos também poderão beneficiar da exploração ou servidão de outros. A relação com a mãe será benéfica ao longo da vida. Esta contribuirá para aumentar o  conforto e posse de bens.

Quando o cônjuge é masculino, no primeiro casamento a marca principal é a posse de propriedades como casa, carros, etc., a que se tem acesso através do cônjuge. Este é frequentemente encontrado em casa de alguém ou num outro ambiente que seja acolhedor e no qual a pessoa se sente «em casa».

O caráter destes nativos é compassivo e generoso, sentindo uma ligação profunda com a família, animais domésticos e as propriedades da família. Sentem compaixão pelos menos afortunados e gostam de fazer ações de caridade.  São otimistas e alegres. Não gostam de viver fora da terra de origem  nem em pais estrangeiro.

Quando Júpiter está colocado na 4ª casa os nativos gostam de pensar que tudo corre bem no mundo para lhes dar segurança, evitando tomar consciência de tudo o que pode mudar esta perceção e gostam de ver toda a gente de bom humor à sua volta. Insistem em ver o lado bom de tudo o que acontece, mesmo que aconteçam coisas menos boas.

Júpiter pode inspirar a desenvolver uma carreira na área da educação, ou numa área conectada com o lado espiritual da vida, mas também como vendedor de imobiliário, etc.. Estes nativos são honestos no exercício da sua profissão, quando vendem propriedades carros, etc., não enganam os clientes sobre o estado do que vendem. Gostam de viajar para terras estrangeiras para fins de lazer e fruição pessoal.  Pelo aspeto que lança para a 12ª casa Júpiter indica que estes nativos possuem muita sabedoria escondida no interior de si próprios., tendo acesso, segundo a tradição, à fonte divina da «mãe universal», sabedoria que podem dar a outros se entretanto a descobrirem no seu próprio caminho atual.

Há uma ligação forte com a mãe mas também é comum haver mais do que uma figura materna nos primeiros tempos (como uma avó, por ex.). Júpiter na 4ª casa favorece todos os assuntos desta casa desde que não esteja colocado no signo de Saturno (está debilitado em Capricórnio). Nos restantes signos permite bons resultados em relação à vida familiar, casa e propriedades, filhos, etc.. Quando está debilitado, Júpiter não consegue segurar os bens como casa, veículos, bens de conforto e de luxo e, mesmo que o nativo lhes tenha acesso, poderá perder tudo.

Segundo os clássicos, a colocação de Júpiter na 4ª casa indica uma alma muito evoluída. O nativo aprendeu lições importantes em vidas anteriores e é agora recompensado. Nasce numa família respeitável e vive num bom ambiente numa casa com acesso a todos os confortos e luxos. Tem bons amigos e ganha facilmente o sustento. Tem inclinação espiritual e respeita os sábios e os santos. Atinge um elevado grau de educação e é capaz de ultrapassar os problemas da vida sem usar meios eticamente incorretos. Terá o apoio do Estado na aquisição de propriedades e riqueza. Terá sorte com os veículos.  Possui uma disposição alegre e jovial.

Para saber quais os efeitos da colocação do Sol no signo Caranguejo, leia o artigo aqui.

Júpiter está exaltado no signo Caranguejo por isso produz excelentes resultados neste signo. Júpiter em Caranguejo aprecia os rituais tradicionais da cultura de pertença, os valores tradicionais e os costumes que vêm do passado. A memória ancestral e o seu conhecimento são uma base de segurança para esta posição de Júpiter.

Júpiter é amigo da Lua e esta é neutra em relação a Júpiter. Uma vez, mais, apesar da exaltação de Júpiter neste signo, os efeitos têm que ser avaliados a partir da natureza funcional de Júpiter e da Lua na natividade.

A colocação de Júpiter no signo Caranguejo ajuda a preparar o crescimento cultural da comunidade/família/indivíduo com base nos costumes da tradição e dos seus valores. Estes são, na verdade, os valores que assentam na sabedoria ancestral divina e transmitida no início da civilização. Esta é considerada a verdadeira chave do saber porque vai além da mera compreensão e lógica humanas, enraizando-se num saber outrora transmitido apenas a alguns «iniciados». Em última análise, este saber matricial é, em grande parte, o saber que marca a própria consciência humana quando esta foi inspirada pela sabedoria divina. Tudo isto é simbólico e é claro que muitas vezes Júpiter é visto como «sacerdote» dos ritos externos cuja verdadeira sabedoria se perdeu mas acreditamos que não é nada disso, Júpiter é a inspiração profunda que permite o acesso ao saber que vem do âmago da alma e é exatamente por isso que se opõe ao saber de Mercúrio, que vem da lógica e da mente humana alimentada pelos sentidos.

Júpiter em Caranguejo revela um ambiente propício para nutrir o desenvolvimento de todas as formas culturais, permitindo que a vida desenvolvida nas comunidades tenha um futuro pujante e não morra, esgotando todas as possibilidades de recriar a vida social humana futura. E isto acontece porque Júpiter representa essa sabedoria da própria fonte eterna e vivificadora, que alimenta a vida familiar e comunitária criando laços de relação entre os seus membros e um sentimento de pertença que dá segurança a cada indivíduo porque, desse modo, sabe donde vem e para onde vai, sentindo-se protegido por algo que é maior do que ele. Também é verdade que, em certos contextos, isto pode gerar o nacionalismo exacerbado que separa os povos, em vez de os unir. A generalidade dos fundamentalismos justifica-se exatamente com argumentos que se ligam «à origem» e aos «direitos» ancestrais contra outros povos.

Os nativos com Júpiter no signo Caranguejo podem sentir-se «privilegiados» e imbuídos da missão de conduzir o «povo»  a um destino grandioso de expansão. E podem interpretar tudo isto a partir dos significados materiais da vida em sociedade e da defesa de uma dada cultura contras as outras. A História tem-nos mostrado que isto é sempre bastante trágico e o resultado é mais sofrimento. Os bons efeitos de Júpiter em Caranguejo são espirituais, não impõem valores nem armas a quem quer que seja, não dividem, unem todos na mesma tolerância e compaixão nas múltiplas formas que assumem as culturas. Porque a sua própria diversidade é um bem e explica-se pelo facto de as comunidades terem uma identidade própria embora possam ser as mesmas as fontes da sabedoria que as inspira.

Quando está colocado em Caranguejo e numa das casas dusthana (6,8 e 12) o nativo atrai muitos conflitos, inimigos e, nesse caso, a expansão de Júpiter faz-se através das dificuldades e sofrimentos para os que são capazes de ter uma consciência mais profunda do que a dos estritos limites das crenças de cada um permitindo-lhes alargar os  horizontes.  Apesar de muitos dos nativos com Júpiter no signo Caranguejo  terem mente aberta e tolerante, as  suas profundas raízes na própria cultura coloca-lhes limites em relação a tudo o que, em outras culturas, é considerado aceitável e que eles não conseguem aceitar. A sua abertura mental vai apenas até onde as suas próprias crenças lhes permitem chegar.  O patriotismo e o amor pela família são os focos fundamentais da vida destas pessoas.

Quando está colocado numa casa kendra, Júpiter ajuda a superar muitos dos problemas que podem existir no horóscopo e isto é ainda mais verdadeiro quando está exaltado.  Estes nativos são respeitados e resistem bem a algum escândalo que possa aparecer, sobretudo quando Júpiter está colocado na 10ª casa.

Quando está colocado no signo Caranguejo Júpiter desenvolve o conceito do amor pelas crianças , de tipo espiritual, como o mais elevado, sendo o amor parental o seu modelo de amor mais elevado.  Neste signo, Júpiter também produz sorte e muitas oportunidades para acumular riqueza. A colocação de Júpiter no signo Caranguejo traz prosperidade material e espiritual e muitas bênçãos são concedidas ao nativo.  Estas pessoas são carinhosas e  estão sempre prontas para ajudar quem precisa, a menos que Júpiter esteja em aspeto ou associação com Marte, que fica debilitado neste signo.

Num horóscopo em que o cônjuge é masculino, a pessoa procura alguém carinhoso, próximo da família, capaz de dar proteção e abrigo (primeiro casamento).

Quando o Sol e Júpiter estão em conjunção no signo Caranguejo e/ou na 4ª casa a pessoa pode ter tendência para «pregar» aos outros aquilo em que acredita. Podem ser religiosos ou «gurus da motivação». De uma forma ou de outra gostam de estar continuamente a «mostrar» aos outros qual é a «verdade» ou qual é  melhor caminho para conduzirem as suas vidas. Gostam de partilhar o seu saber com os outros e de os motivar, o que conseguem com a sua forma calorosa de abordagem, otimismo e jovialidade.  Fazem amigos com facilidade e têm por isso muitas conexões. A sua sinceridade e caráter fazem com que tenham a estima de todos com quem se encontram. A relação destes nativos com a mãe é muito forte e gostam de cuidar das suas necessidades.  Não gostam de ostentação, mantendo os seus ambientes do lar sóbrios e simultaneamente refinados. Os nativos com esta conjunção completam as tarefas que iniciam, não deixando nada inacabado.

Estes nativos  têm respeito pelos membros mais velhos da família ou da comunidade mas, quando Júpiter está fraco por estar combusto pelo Sol (12º ou menos  de distância do Sol) ou por receber maus aspetos , Júpiter perde estas boas qualidades e o indivíduo pode ter uma abordagem  dogmática em relação aos valores tradicionais e familiares.

O Sol na 4ª casa ou no signo Caranguejo identifica-se com as raízes da sua cultura e com os ancestrais considerando que essas raízes devem continuar a alimentar  o presente e a sua ação futura e é capaz de colocar muita energia para os defender. Júpiter amplifica esta tendência, trazendo  sorte e muitas oportunidades para a vida do nativo, muito conforto e luxo , casas, veículos e uma vida familiar feliz. Estes nativos são conhecidos, na sua comunidade como «pilares», ajudando os mais frágeis e contribuindo com a sua ação para a filantropia e mais bem- estar social. São afortunados e alcançam poder na comunidade, embora este nem sempre seja de natureza política. Podem ter uma função religiosa importante ou serem simplesmente pessoas influentes e com muitas conexões sociais que os levam a influenciar inclusivamente o poder político.

Se o Sol está na 4ª casa debilitado, pode haver distorção dos sentimentos parentais ou patrióticos, por ex., e a pessoa pode tornar-se desagradavelmente autoritária e preconceituosa em relação aos que não partilham os mesmos interesses. Pode sentir-se pouco feliz e ter poucas oportunidades de brilhar, tanto na família como na comunidade. Se a conjunção se dá na 4ª casa e no signo Caranguejo, este nativo será admirado pela sua generosidade, boas qualidades, sabedoria e sentido de justiça   e será muito popular.

 

Também Poderá Gostar de Ler