Conjunção Sol Júpiter na 5ª Casa signo Leão

conjunção sol jupiter na 5ª casa signo Leão capa

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 5ª casa, leia o artigo aqui.

Júpiter está muito bem colocado na 5ª casa. Aqui favorece a inteligência criativa, a fama, uma personalidade carismática, celebridade através do desempenho de funções importantes. Estas estão em geral ligadas à vida cultural, mais do que a aspetos materiais. O nativo pode ganhar grande riqueza através do uso da inteligência, criatividade, investimentos, etc.; pode ser um magnata do entretenimento, uma figura pública ou política, um grande investidor, um artista. Também têm em geral um ou dois  filhos. Mas, quando Júpiter está na 5ª casa no signo de debilitação (Capricórnio) ou quando recebe o aspeto de Marte, pode haver perda do primeiro filho se outros fatores do horóscopo suportarem isto. Esta posição de Júpiter favorece todas as obras e «criações» artísticas, intelectuais, etc.. mais do que apoia o nascimento de filhos biológicos. Quando têm filhos biológicos, estes nativos deixam que estes sejam criados por outros, dedicando todo o seu esforço à criação artística, literária, à ação política, etc.. A presença de outros planetas na 5ª casa altera estes efeitos de acordo com a natureza do planeta. A ação de Júpiter em relação aos filhos não é a mais positiva devido ao facto de um planeta karaka nunca dar muito bons resultados na casa que significa.  Porém,  se Júpiter recebe um aspeto benéfico por ex., da Lua , pode ajudar muito a fertilidade. Em outros casos, estes nativos adotam crianças ou casam com alguém que tem filhos de um outro casamento.

A colocação de Júpiter na 5ª casa é excelente para os estudos, sendo indicadora de gosto de aprender e sucesso no percurso académico superior. A relação com crianças é fácil e compreensiva. Muitas destas pessoas adotam desde muito cedo a postura do «professor» e são com frequência autodidatas.

Os nativos com cônjuge masculino conhecem o marido em algum evento político, espetáculo de teatro, festa. Sentem-se atraídos basicamente pelo amor que o parceiro mostra em relação ás crianças.

Segundo os clássicos, quando Júpiter está na 5ª casa mas no signo Aquário, o nativo é infeliz, conhecerá obstruções na educação, os amigos e irmãos serão seus opositores. Será também  convencido em relação á sua sabedoria e egoísta. A sua vida e ideias serão cheias de contradições.

Segundo os clássicos Júpiter na 5ª casa num bom signo torna o nativo amável, religioso, ansioso por ajudar os outros, respeitável. Embora Júpiter tenha uma afinidade com esta casa, a sua posição aqui não é favorável para as crianças. Mas torna o indivíduo espiritualmente orientado, seguidor dos preceitos devocionais, ajuda os outros com a sua sabedoria e  tem interesse pela vida após a morte. Terá boa instrução e será versado na leitura e conhecimento dos textos clássicos de sabedoria. Os seus filhos terão proteção e serão conhecidos. Ganhará riqueza e veículos a partir de muitas fontes. Será delicado e polido, instruído e será influente. Mas, na velhice ,terá pouco apoio por parte dos filhos rapazes. Poderá encontrar problemas na obtenção de ganhos e na liderança da sua comunidade. Será um excelente orador e escritor, inteligente, criativo, imaginativo. Gosta dos prazeres e de uma vida fácil. Ocupará uma posição influente na sociedade. Terá muito cuidado com a sua imagem, vestindo-se bem. Tem talento para usar a voz , podendo ser um excelente professor ou ator ou orador político.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Leão, leia o artigo aqui.

Júpiter no signo Leão dá uma personalidade radiante, inspirada, carismática, consciente do seu valor, faz do nativo uma autoridade que se impõe pela simples presença imponente. Estes nativos têm a perceção inata de serem canais de transmissão da criatividade e luz divina e atraem naturalmente a atenção dos outros. Obtêm algum modo de privilégio semelhante ao privilégio da  realeza. Possuem o sentido aristocrático de ocuparem uma posição central e o dever de serem um exemplo para os outros.  São seguros de si, autoconfiantes e podem cair por vezes no autoritarismo. Porém, têm generosidade de coração, são compassivos e muito humanos no contacto com os outros. Habitualmente são virtuosos e mostram nobreza de espírito. Mas o orgulho em relação a si mesmos pode criar um ego muito inflado e nublar estas tendências. Em geral, no entanto, estas pessoas têm uma aura de verdadeira sabedoria e uma natureza ética irrepreensível e são tolerantes em relação aos outros.

Quando o cônjuge é masculino, no primeiro casamento o marido é alguém com autoridade, possui  excelentes conexões sociais e políticas,, pode ser uma celebridade do meio artístico ou do entretenimento; é autoconfiante, inteligente e com uma personalidade realmente marcante.

No que se refere à saúde, a posição de Júpiter na 5ª casa pode indicar algum tipo de excesso na área alimentar, tendência para inchaço, etc..

A posição de Júpiter no signo Leão dá uma mente forte, inteligência e sabedoria que torna  os nativos respeitados aos olhos dos outros. No signo Leão Júpiter é o professor ou pregador que alcança um estatuto privilegiado devido ao seu saber. Aqui Júpiter expande a criatividade e a capacidade de galvanizar o interesse das massas. Mas a associação entre Júpiter e o Sol faz com que tudo o que Júpiter quer partilhar com as massas tenha por condição a obtenção de um estatuto semelhante ao da «realeza» com os privilégios associados. O ego e a sua vaidade têm aqui um papel a desempenhar. Estes nativos gostam de ter a atenção e a admiração dos outros e podem ressentir-se muito se isso não acontece. No signo de Leão Júpiter favorece todos os que procuram estabelecer-se como empresários individuais ou procuram um caminho individual para o sucesso. Aqui Júpiter individualiza-se e centra-se nos seus próprios interesses. Devido a esta tendência, estas pessoas dão-se melhor a trabalhar em projetos individuais do que em parceria.

Segundo os clássicos, a posição de Júpiter em Leão ajuda a saúde e os filhos. O nativo alcançará nome e fama. Será muito intuitivo e viajará muito. Se recebe o aspeto de Marte terá temperamento cruel e agressivo, será verdadeiro, sábio, respeitará os mais velhos, praticará ações nobres. Terá uma vida limpa e será muito eficiente.

Quando o Sol e Júpiter estão em conjunção na 5ª casa ou no signo Leão o resultado pode ser uma vontade de viver incontrolável, um entusiasmo por tudo o que se faz  e um enorme desejo de encontrar uma forma inovadora, artística, de expressão pessoal. Quando tanto o Sol como Júpiter têm um estatuto benéfico, estes nativos são muito intuitivos, compassivos, iluminados com sabedoria e espiritualidade. Tornam-se uma verdadeira luz que brilha no meio da ignorância e da vulgaridade como um precioso diamante que partilha o seu brilho com os outros. Sendo a 5ª casa uma casa de sorte trazida do passado, o nativo com esta posição pode ser abençoado com um destino único e reconhecimento por parte de todos. Pode ser uma celebridade que todos admiram e querem ver de perto. Pode alcançar grande riqueza e ser uma figura pública conhecida em todo o mundo. Pode ser o professor ou guru que capta pela intuição uma preciosa sabedoria que transmite aos outros de forma altruísta e sem esperar nada em troca. O seu self tem o brilho e a força para se afirmar como uma autoridade  sem perder a disposição amável e generosa; estas pessoas são honestas e puras de coração; são criativas, inteligentes e, ao mesmo tempo, capazes de sentir empatia pelos outros, gostando de os ajudar. Falam em geral «de cátedra», encontrando em cada situação exemplos da sabedoria divina. Estas pessoas são geralmente instruídas e detêm um conhecimento profundo de muitas matérias. Estas características associadas a uma presença aristocrática  e à forma sensata como tomam decisões e resolvem os problemas dá-lhes excelentes capacidades de liderança e uma autoridade natural que todos reconhecem e aceitam.

Estas pessoas podem ser os líderes da sua comunidade, tanto no plano político como religioso ou figuras altamente influentes e ouvidas da sociedade.  Podem também ter uma carreira artística de grande sucesso, seja no plano literário seja no plano das artes performativas. Em alguns casos são também atletas de exceção, campeões admirados por todos.

Mas nem sempre esta conjunção na 5ª casa dá tão excelentes resultados. Quando a conjunção se dá na 5ª casa mas num signo difícil (como Capricórnio ou Aquário que são restritivos da ação do Sol e de Júpiter ou quando se dá no signo em que estão debilitados ou quando há aspetos de planetas maléficos como Saturno ou Rahu ou ainda quando Júpiter está demasiado perto do Sol e fica combusto por este), os nativos com esta conjunção podem tornar-se preguiçosos, egoístas e cedem facilmente a vícios como o álcool e as drogas ou assumem um estilo de vida em que apenas conta a diversão do momento passando a vida de festa em festa e sem verdadeiramente levar nada a sério. Estes são aqueles que, mesmo ganhando uma fortuna de forma fácil, perdem tudo num ápice, porque se perderam numa imagem de fantasia e não conseguem encontrar-se para além dos cartazes e dos sorrisos de ocasião com que se vestem diariamente. São vaidosos, pomposos, representando sempre uma personagem qualquer e cuidando da imagem como se esta fosse tudo o que há para encontrar em si mesmos. Pode ser difícil sair desta roda viciosa por falta de disciplina e de determinação para fazer o que se deve e não o que apetece.

 

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.