Glossário Astrológico- Bhinnashtaka Varga

Bhinnashtaka Varga capa

No glossário de hoje falamos do conceito de Bhinnashtaka Varga. este  faz parte do sistema Ashtakavarga que mede a força das  casas ocupadas pelos 12 signos no momento do nascimento e considera que cada planeta atribui um número de pontos (num máximo de 8) a certas casa contadas a partir de si próprio. As que não recebem pontos são influenciadas de forma negativa por esses planetas.

Como referimos em outro artigo sobre a força Ashtakavarga, trata-se de um sistema complexo de avaliação quantitativa da força das casas tendo em conta a relação com os planetas e  o Ascendente, não incluindo os nodos, Rahu e Ketu.  Este sistema considera que os planetas referidos afetam as várias casas do horóscopo de certa maneira positiva  e estas casas beneficiadas recebem pontos benéficos. As que ficam fora desta influência recebem uma influência negativa.

Com base neste pressuposto, é possível traçar uma carta para cada um dos 7 planetas considerados e que tem em conta a relação entre estes ,o Ascendente e as casas do horóscopo. Estas cartas são designadas Bhinnashtaka Vargas. Para traçar cada uma das Bhinnashtaka Vargas tem-se em conta a posição no horóscopo de nascimento.

Cada planeta tem a sua Bhinnashtaka Varga. Cada casa pode obter  um máximo de 8 pontos distribuídos pelos vários planetas tendo em conta  o Ascendente. Quanto mais pontos tiver numa dada casa, mais forte é o planeta nessa casa/signo. O total de pontos distribuído por cada planeta nas casas forma um relatório  designado por sarvasthtakavarga.  O total de pontos é de 337 e cada planeta contribui da seguinte forma para este total:

Sol: contribui com 48 pontos;

Lua: contribui com 49 pontos;

Marte: contribui com 39 pontos;

Mercúrio: contribui com 54 pontos;

Júpiter: contribui com 56 pontos;

Vénus : contribui com 52 pontos;

Saturno: contribui com 39 pontos.

Assim, os bons efeitos dos planetas aumentam quando transitam por casas fortes (são as que têm maior número  de pontos benéficos atribuídos pelos planetas) e são menos positivos quando transitam por casas que são mais fracas ( são as que têm menor número de pontos benéficos).

Não há necessidade de efetuar cálculos matemáticos para obter os resultados para cada planeta pois os mesmos são apresentados no relatório de base em qualquer software de Astrologia Jyotish, incluindo o gratuito Jaganatha Hora que recomendamos aos leitores. Com a informação obtida temos uma panorâmica do caráter benéfico ou maléfico dos planetas nas casas e da força e fraqueza das casas, do ponto de vista quantitativo.

Para cada casa, um máximo de 56 pontos é possível , considerando-se 28 o ponto médio positivo. Abaixo deste a casa é considerada fraca. quanto mais elevado for o número entre 28 e 56 mais forte é a casa considerada.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment