Glossário Astrológico- Chara Dasa

Chara dasa capa

O conceito de «chara dasa» pertence ao sistema Jaimini, uma das correntes da Astrologia Jyotish. Este dasa permite avaliar a força do horóscopo e fazer previsões.  Também é conhecido como «Rasi Dasa» (literalmente Dasa do signo).

Ao contrário do que acontece com o Vimsottari dasa, este dasa do sistema Jaimini não se foca nos planetas, que não têm períodos, foca-se nos signos. Neste sistema, a determinação da ordem dos signos em cada dasa pode ser encontrada de maneiras diferentes: há quem siga um método simples que tem em conta o Ascendente e que foi testado amplamente por um eminente investigador da Jyotish, K.N. Rao – quando o Ascendente é Carneiro, Leão, virgem, Balança, Aquário ou Peixes, os períodos seguintes seguem a orientação dos ponteiros do relógio e a ordem do Zodíaco, começando com o signo que está no Ascendente, o período seguinte para o Ascendente Carneiro é Touro, etc. Mas, em relação aos outros signos,  este método considera que o sentido de movimento de cada dasa a partir do Ascendente é contrário ao dos  ponteiros do relógio: o primeiro Dasa corresponde ao do signo Ascendente e, depois deste, segue-se o dasa do signo anterior na ordem do Zodíaco. Para uma pessoa com Ascendente Escorpião, este é o dasa inicial e, após esse dasa, o nativo entra no  dasa do signo Balança e por aí adiante.

Num outro método  para encontrar o primeiro chara dasa  usa-se a posição por grau de Rahu e Ketu para determinar a sequência do dasa. Neste método  a duração do dasa  faz-se a partir de Rahu ou Saturno conforme o que é mais forte no horóscopo. Não é ,no entanto, necessário fazer cálculos  porque qualquer software de Astrologia Jyotish- incluindo o gratuito Jaganatha Hora- faz o cálculo dos períodos todos apresentando a sequência dos signos e as datas de cada período, podendo em geral escolher-se o contexto teórico de conceção do chara dasa.

Para determinar qual é  o Ascendente tendo em conta um certo chara dasa,   o método de N. K. Rao considera a posição do planeta Atmakaraka na carta divisional Navamsa, considerando-se que este signo é o Karakamasha Lagna . Determinado o Ascendente do chara dasa, tem-se ainda em conta o Arudha Lagna ou Pada Lagna. Este determina-se contando os signos que separam o Ascendente do seu regente. Assim, por ex., se o Ascendente é Touro e Vénus, o seu regente, está colocado em Capricórnio, a 9 signos de Touro, contam-se nove signos a partir de Capricórnio para encontrar o Arudha Lagna, localizando-se este no signo Virgem. Finalmente, encontra-se o Upapada Lagna, que é determinado pelo número de signos que separam o regente da 12º casa dessa casa, procedendo-se do mesmo modo referido para encontrar o Arudha Lagna.

O Chara dasa  é diferente do período dasa do sistema Vimsottari dasa mas, segundo a opinião de muitos astrólogos, analisando ambos torna-se mais clara e precisa a compreensão do período de vida do nativo e as previsões são também bastante mais completas. Ou seja, o Chara dasa complementa a informação fornecida pela análise do período do Vimsotari dasa. Cada um dos sistemas ajuda a compreender eventos diferentes, quando vistos em conjunto. .Através do chara dasa é possível analisar aspetos da vida como o casamento, a educação, a carreira, etc..

Embora a explicação completa de tudo o que envolve o Chara dasa não caiba neste artigo do Glossário, explicamos brevemente os elementos envolvidos: primeiro é preciso conhecer a posição dos 7 planetas ( Rahu e Ketu não são considerados nesta fase) – o planeta que tem a longitude mais alta é o Atmakaraka e  significa os assuntos do Ascendente, incluindo a aparência física, corpo, saúde geral, forças e fraquezas, longevidade, caráter; o planeta com o 2º grau mais elevado é o Amatyakaraka e significa os assuntos da 10ª casa e da carreira/profissão; o  3º planeta com o grau mais elevado é o Bhratrikaraka e significa os assuntos da 3ª casa e os irmãos; o planeta com o 4º grau mais elevado é o Matrikaraka e significa os assuntos da 4ª casa ; o planeta com o 5º grau mais elevado significa os  filhos e os assuntos da 5ª casa; o planeta com o 6ª grau mais elevado é o Gnatikaraka e  significa os assuntos da 6ª casa, doença, inimigos, obstáculos; o planeta com o 7º grau mais elevado é o Darakaraka que significa o cônjuge e os assuntos da 7ª casa. Estes karakas ou significadores determinam a sua influência no período chara em que atuam e influenciam os eventos do mesmo modo que  o período dasa do sistema Vimsottari podendo indicar coisas diferentes em momentos diferentes de cada um dos períodos dasa do sistema de Prashara e indicando, desse modo, uma análise mais fina das energias em presença e das previsões que é possível fazer.

Deixe um comentário