Feliz Ano Novo

Feliz ano novo capa

 

Caros Leitores

Chegámos ao fim de mais um ano e fazemos um balanço positivo do nosso trabalho. Mas agora há que criar novos objetivos e tentar melhorar ainda mais.  Não parámos , temos continuado a estudar e a aprofundar os nossos conhecimentos e confessamos aos leitores que é grande o nosso entusiasmo , surgido recentemente, pelas mais antigas fontes do conhecimento astrológico. Falamos da astrologia helenística, ela própria remontando aos estudos da astrologia e astronomia da Mesopotãmia e do Egito. começámos a estudar alguns dos seus pressupostos e ficámos maravilhados e perplexos por encontrar, nos velhos conceitos desta astrologia antiga, a matriz da comprensão de tantos conceitos que usamos hoje na Astrologia, tanto no ocidente como na astrologia da Índia. E, se isto acontece, é porque as fontes de ambos os sistemas remontam à mesma origem milenar.

Esta constatação fez-nos entender que não faz sentido circunscrever a Astrologia apenas a um só sistema de referência, seja este a Astrologia Jyotish, seja a astrologia ocidental. Iremos deste modo alargar os nossos horizontes de reflexão e de interpretação , estudando os conceitos que estiveram na base daqueles que usamos hoje, muitas vezes sem compreender verdadeiramente quais os seus fundamentos e também publicaremos sobre eles , ao mesmo tempo que vamos continuar a divulgar a Astrologia Jyotish.

Talvez a nossa  aproximação à astrologia helenística também  tenha a ver com a  nossa formação filosófica e  o consequente conhecimento da filosofia e cosmologia gregas . Porém, isso não é uma desvantagem mas, acreditamos, é uma vantagem pois poderemos entender melhor os fundamentos que nos propomos estudar.

Pedimos assim aos leitores que nos acompanhem nesta nova área de estudo da astrologia, que esperamos vos seja útil para melhor compreenderem os fundamentos deste saber e a sua prática. Esta introdução implica uma nova forma , da nossa parte, de encarar o estudo da Astrologia e, como tal, o nosso site deixará de fazer referência ao «estudo da Astrologia Jyotish» (que vamos continuar a  divulgar) para referir apenas «estudo da Astrologia», sendo certo que vamos centrar o nosso interesse na astrologia antiga e nas suas fontes primordiais ao mesmo tempo que iremos continuar a divulgar os princípios da Astrologia Jyotish e das suas correntes astrológicas.

Bom Ano de 2018 para todos.