Mercúrio nos Signos do zodíaco

Mercúrio nos Signos do Zodíaco capa

Apresentamos a descrição dos efeitos  de Mercúrio em cada um dos  signos do Zodíaco:

Mercúrio no Signo Carneiro

Mercúrio no signo de Carneiro  está em signo inimigo.  Em Carneiro Mercúrio comporta-se como um comunicador direto, franco, por vezes agressivo e rude. Usa a comunicação, a fala e a escrita para competir e ganhar os seus alvos de interesse. Não lhe falta inteligência mas evita , por falta de paciência, todos os processos mentais mais complexos.  Prefere o estilo  «slogan», usando formas assertivas e  carregadas de energia , que exprimem a mensagem num estilo desafiador, para marcar o que pensa.  Não tem jeito para falar de forma delicada, preferindo o estilo de «choque  e avanço para frente», sem contemplações ou  expressões civilizadas.  Quando Marte está em aspeto com Mercúrio desencadeia um estilo fortemente agressivo que raia o comportamento de violência no qual o discurso corta como uma navalha afiada. É  assim necessário que Marte, o dispositor de Mercúrio, esteja bem colocado para que esta posição dê bons resultados.  Nas interações com os outros, prefere uma «linguagem viril», cheia de jargão muitas vezes usado no desporto ou entre os militares.  Toma em geral a iniciativa de falar, usando um estilo argumentativo rude e direto, muitas vezes  de confronto, razão pela qua se dá lindamente em todas as áreas em que o discurso é uma arma poderosa para o combate  como na Política.

Quando Mercúrio tem a regência de casas boas  e/ou conta com algum planeta benéfico colocado nas suas casas , estes nativos dão-se bem em áreas como desporto, finanças, carreira militar, Política. Estas pessoas adoram ser admiradas pelo caráter distintivo da sua inteligência, pela sua originalidade, pelos seus talentos individuais.  E usam o dom do discurso e da escrita para obter essa admiração.

Segundo os clássicos, os nativos com Mercúrio em Carneiro gostam de travar combates (usando  a palavra ou a escrita), são instruídos, interessados por música, poesia e dança, são bons escritores de ficção e podem ser mentirosos e malvados; apegados aos prazeres sexuais; podem perder dinheiro que foi ganho arduamente, comer demasiado, incorrer em dívidas e podem sofrer aprisionamento; são também mentalmente instáveis, umas vezes comportam-se com firmeza, mas outras  vezes agem de forma inconsistente.

Mercúrio no Signo Touro

Mercúrio no signo Touro  constrói riqueza através de transações financeiras.  Esta colocação permite obter sucesso na acumulação de dinheiro e satisfazer prazeres sensuais a partir de atividades envolvendo comunicação como mensagens e conversação.  Mercúrio no signo Touro tem um estilo sedutor e sensual de falar, sem rudeza e com um vocabulário sedutor e cheio de carga sensual.  Esta posição inclina para o interesse em pensar e falar sobre arte, coisas bonitas, luxuosas e/ou sensuais, pessoas bonitas, música, conhecimentos financeiros. Favorece os que opinam sobre beleza, amor, life style, música, aspetos financeiros, pelo que  indica muitas vezes alguém que escreve sobre isto ou um conselheiro nestas áreas. Estes nativos gostam de usar uma linguagem cujo vocabulário está diretamente ligado aos aspetos sensoriais, especialmente o cheiro e o gosto e também a fatores estéticos pois a sua forma principal de compreender a realidade e de lhe dar sentido é através da área sensorial do corpo. Mercúrio em Touro traz a mente cognitiva para o lado sensorial e para o sentir do corpo e das emoções em estado bruto.

Segundo os clássicos, Mercúrio em Touro indica uma pessoa competente e com espirito livre,  adquire conhecimento da antiga sabedoria, pode ser famoso, será fã de exercício físico, roupas, ornamentos e joias, terá uma disposição firme; ganha riqueza de forma honesta, terá um cônjuge  feminino puro, será um orador delicado e com boas maneiras, procurará prazeres sexuais de forma contínua.

Mercúrio no signo Gémeos

Mercúrio no signo Gémeos está  no próprio signo. Esta colocação inclina os nativos para interagirem continuamente. Estas pessoas são inteligentes, muito rápidas a pensar e a articular o discurso. São capazes de manter uma conversação contínua e com significado, se necessário com diversas pessoas ao mesmo tempo. Podem falar diversas línguas ,que têm facilidade em aprender. Podem também ter conhecimentos sobre várias culturas. Possuem um vocabulário rico, sendo verdadeiros peritos no uso da palavra. Têm , além disso, um inteligente sentido de humor, fazendo os interlocutores rir como poucos  e usam de forma muito inteligente várias formas de ironia.  Podem ainda ser dotados de grande talento para usar as mãos,  sendo proficientes em tarefas que implicam o uso de tesouras e facas, pinceis,  caneta para escrever, utilização de pequenas máquinas.  Estes nativos dão-se magistralmente num ambiente de comunicação, são excelentes na interação discursiva, conseguindo transmitir  ao discurso um tom de emoção e envolvimento.  Dão-se magnificamente em atividades de relações públicas , jornalismo, atividades comerciais e de marketing e publicidade.

Mercúrio em Gémeos privilegia a rapidez do pensamento, não sendo por isso muito profundo a pensar. Mas, como se ocupa em geral do que acontece no momento, isso não é importante. Transmite a sua mensagem de forma clara  e bem articulada, usando formas simples que são maximamente eficazes.  O nativo muda rapidamente de temas e de foco na conversação, aborrecendo-se com temáticas que se prolongam . Precisa de estímulo mental constante para não cair no tédio e desmotivação.  Gosta de falar de acordo com o vocabulário mais atualizado, recusando formas mais antigas de discurso que são menos acessíveis para a  maioria.  Gosta do tom coloquial e evita excessos de formalismo, prevenindo desse modo dificuldades de apreensão por parte do recetor das mensagens. A aptidão para criar empatia com o público em geral  torna-o especialmente apto para as vendas: o seu tom amigável de interação aproxima os outros e abre as portas á recetividade para  aceitarem o que é proposto.  Ao contrário do que acontece  quando está colocado no seu signo Mooltrikona, Virgem, em que adota um tom técnico ou especializado para fazer passar as mensagens, no signo Gémeos Mercúrio dirige-se a todos nas formas mais simples e coloquiais possíveis.

Segundo os clássicos, Mercúrio em Gémeos indica alguém muito dotado nas competências da comunicação, escrita, em todo o tipo de atividade literária,  na capacidade de efetuar interações e estabelecer uma rede de comunicação, etc.. Pode permitir o  sucesso no ensino, aprendizagem de línguas, de música, desenvolvimento de aptidões argumentativas.  A sua inteligência pode permitir que trabalhe em funções governamentais.  O nativo terá cicatrizes de feridas  ou pode ter doença em um dos membros inferiores. Veste-se de forma descuidada mas, apesar disso, é popular. Pode enfrentar perigos em viagens, vindos de animais ou quando frequenta atividades de aprendizagem .

Mercúrio no Signo Caranguejo

Mercúrio no signo Caranguejo pode indicar uma pessoa envolvida em negócios de imobiliário ou comércio com países estrangeiros, sobretudo de produtos com origem marinha. Os resultados desta colocação dependem essencialmente da disposição da Lua no horóscopo.  O signo da Lua pode afetar os processos de pensamento regidos por Mercúrio e a habitual clareza lógica pode ficar distorcida devido ao excesso ou descontrolo das emoções.  Estas envolvem os processos mentais e, desse modo, a expressão verbal ou escrita é muitas vezes pouco clara. O nativo tende a ser mais reativo do que a tomar a iniciativa dos processos intelectuais de pensamento, de discurso ou  de escrita.  Mercúrio dará melhores resultados se estiver colocado numa casa kendra a partir do Ascendente ou da Lua. Mercúrio é inimigo da Lua e dá resultados menos positivos quando está aqui colocado pois o caráter emocional da Lua desvirtua a sua natureza lógica e a sua inteligência habitualmente arguta.  Na verdade, a Lua e Mercúrio simbolizam formas de perceção da realidade que são opostas, embora não necessariamente inconciliáveis: a lua representa a perceção marcada pelas emoções e pelo sentir; Mercúrio simboliza a perceção a partir do raciocínio lógico e discursivo que constrói conceitos. Quando a Lua forma aspeto com Mercúrio a situação piora pois Mercúrio é invadido pelas emoções e perde a objetividade no pensar.

Mercúrio em Caranguejo está preocupado com questões de segurança e de proteção, dedica importância aos assuntos do lar, da terra de origem, da sua cultura, gostando de falar e/ou escrever sobre isso. É também patriota  na forma de se expressar e de compreender a realidade. Quando existe um ângulo positivo (nº de casas) entre a Lua e Mercúrio, o nativo é profundamente intuitivo e os seus processos mentais são enriquecidos mas, se esse ângulo for desfavorável, pode haver má interpretação e compreensão e o nativo pode tomar decisões erradas e desenvolver conceitos incorretos. O discurso destes nativos pode ser considerado conservador orientado por valores de  nacionalismo e patriotismo, tradicão, propriedade, defesa (do país, da família, do lar, das instituições), educação e dos valores em que esta deve assentar, das raízes culturais que acredita deverem ser defendidas.

Segundo os clássicos, quando Mercúrio está em Caranguejo, a mente é muito mutável , o nativo é muito falador, o seu intelecto é governado pela emoção. Pode ser um excelente contador de estórias, mas também pode cair no exagero e não merecer confiança quanto à correção da sua narrativa.

Mercúrio no Signo Leão

Mercúrio no signo Leão  produz uma pessoa brilhante na realização de discursos políticos e  muito talentosa a ganhar dinheiro. Se o Sol estiver forte e bem colocado, o nativo tem um comportamento correto e íntegro.  Nesta condição , é igualmente muito autoconfiante em termos intelectuais, falando com firmeza e com grande à vontade perante um público qualquer, pois tem vaidade  das suas capacidades de inteligência e discurso. Este nativo tende a pensar que tem sempre razão e possui uma forma muito pessoal de se dirigir aos outros e de exprimir o seu pensamento.  Comunica de forma clara, eficaz, muitas vezes artística.

Os nativos com Mercúrio em Leão adoram ser o centro das atenções pela sua inteligência, sentido de humor, etc..Possuem um estilo muito próprio e eficaz na comunicação que lhes pode trazer fama como jornalistas  ou escritores na área de moda e life style e também na área da política. O estilo leve , humorístico e/ou irónico produz uma prosa muito fresca e sempre pronta e coloquial que conquista os leitores/público interlocutor. Também podem dedicar-se a alguma área de comunicação em que falam sobre esses temas, como um talk show televisivo e espetáculos semelhantes, que lhes podem trazer fama e celebridade. Podem ditar as regras da moda, sobretudo mais jovem, ser apresentadores de televisão bem sucedidos, comediantes talentosos e inteligentes, etc.

Segundo os clássicos, Mercúrio em Leão é independente, criativo, tem especial interesse pela política, é  muito cioso da sua independência. Porém, terá que lutar continuamente para não a perder. A mente pode distrair-se facilmente e ter dificuldade em focar-se em assuntos intelectuais. Este nativo é um livre- pensador, não aceitando ser restringido a pensar segundo regras ou moldes que lhe sejam impostos.

Mercúrio no Signo Virgem

Mercúrio no signo Virgem está no seu signo Mooltrikona (de 16º a 20º) e no signo de exaltação (de 0º a 15º). De 21º a 30º está no próprio signo.  A excelente dignidade de Mercúrio no signo Virgem permite desenvolver as características superiores deste signo através da inteligência e da argumentação ou discurso. O nativo pode tornar-se um líder no plano intelectual e da argumentação ou da aquisição de conhecimento. A sua inteligência sobressai e revela maestria do discurso e da escrita. Se, ao mesmo tempo que está no signo de Virgem, estiver colocado nas casas da sorte- 5ª ou 9ª- pode haver aquisição de riqueza através dos talentos significados por Mercúrio e Virgem. Mercúrio no signo Virgem possui excelentes capacidades de raciocínio analítico e objetivo, tendo um gosto natural pelos «factos» e possuindo uma linguagem rigorosa, apresentada de acordo com um discurso logicamente muito bem formulado e claro. Pode ser excelente em todas as profissões em que o pensamento lógico rigoroso é fundamental, desde a investigação científica ao mundo das leis e do Direito. Estes resultados serão tanto mais evidentes quanto  mais forte estiver a 2ª casa, que também significa o discurso e o pensamento. A colocação de Mercúrio no signo Virgem permite pensar problemas complexos com grande clareza e de forma sistemática e organizada, o que torna mais fácil a procura de soluções aplicáveis na sua resolução.  Os nativos revelam ainda possuir uma excelente memória.

Mercúrio em Virgem dá á personalidade um caráter fortemente intelectual . Os nativos gostam de usar as palavras com precisão técnica revelando desse modo os conhecimentos de que se orgulham. Gostam por isso de falar para uma audiência, fazendo-o de forma preparada e eficiente e revelando pouca ou nenhuma tolerância por aqueles que «falam por falar» sem revelar verdadeiro conhecimento ou «sem saberem» do que falam. Gostam de analisar tudo e são muito mentais na sua abordagem das coisas. Pensam de forma muito rápida e falam também muito depressa, antecipando-se aos argumentos dos outros e «falando por eles» com frequência. O seu pendor intelectual torna-os mais aptos a lidar com adultos instruídos do que com crianças ou jovens, que não compreendem os seus finos argumentos.

Mercúrio em Virgem pode, de vez em quando, sentir-se esmagado com o exagero de analisar tudo ao pormenor incessantemente e isso pode ter como resultado o esgotamento e stress constante. Estas pessoas têm dificuldade em relaxar.

Os nativos com Mercúrio no signo Virgem podem ter sucesso numa profissão ligada à saúde /medicina, comércio com países estrangeiros, trabalho em terras estrangeiras. Podem sentir atração por uma carreira de investigação ligada ao ambiente e estudo dos processos de poluição, substâncias tóxicas e os seus efeitos na saúde e no ambiente, medicina veterinária, etc.. São pensadores organizados e sistemáticos, podendo ter resultados excelentes em qualquer carreira de investigação experimental.

Segundo os clássicos, a colocação de Mercúrio em Virgem indica elevadas competências lógicas e de discurso oral e escrito. O nativo pode ter uma carreira no governo ou instituição governamental; pode ter feridas ou cicatrizes no corpo ou uma enfermidade num dos membros. Não tem jeito para se vestir embora seja muito popular. Pode enfrentar perigos em viagem ou através de animais. A sua inteligência é forte, sendo um pensador original e capaz de grande pormenor. Tem excelente memória, gosta de música e de literatura. Adora argumentar sobre estes assuntos com interlocutores preparados.

Mercúrio no signo Balança

Mercúrio no signo Balança depende da boa disposição de Vénus, seu dispositor, para dar bons resultados. Mercúrio no signo Balança pode tornar-se um negociador, polido, justo, e equilibrado, tentando formar acordos e manter a ordem e a harmonia social. Quando Vénus é forte, Mercúrio torna-se um excelente negociador de acordos e contratos que são justos para ambas as partes.  Mercúrio em Balança tem interesse em ouvir ambas as partes de qualquer acordo ou decisão e procura ajuizar de forma imparcial, sendo por isso um bom juiz, negociador ou conselheiro em todos os assuntos envolvendo duas partes em relação às quais é preciso firmar acordo. Pode deste modo indicar um conselheiro matrimonial ou sexual, um advogado de divórcios vocacionado para criar acordos superando os litígios, etc.. No signo Balança, Mercúrio está mais focado no acordo do que no brilhantismo do pensamento individual ou na criação de argumentos propriamente ditos. A influência de Vénus inclina-o para a polidez e para ter em conta o outro, as suas necessidades e interesses. Aqui, Mercúrio ouve o outro e não apenas a si mesmo, estando genuinamente interessado na parceria propriamente dita, nos valores de equilíbrio e de justiça que sustentam a própria ideia de negociação.

Mercúrio é o planeta da comunicação, inteligência e o conhecimento prático. Quando está no signo Balança Mercúrio torna-se amável, gostando de fazer acordos e alianças. A comunicação é harmoniosa e estas pessoas apreciam a delicadeza no falar e uma comunicação harmoniosa. A sua forma de interagir com os outros é através do diálogo e, por isso, estas pessoas são bastante diplomatas. Mercúrio pode inclinar os nativos para se dedicarem a negócios ligados com arte moda, etc. quando estão perante outros em conflito, estes nativos fazem o que podem para os apaziguar e encontrarem pontos de acordo. Mas, como Mercúrio é um planeta neutro, se houver aspetos ou alguma conjunção com planetas maléficos, especialmente Marte, isto muda bastante  e o nativo adquire características de Marte, tornando- se mais agressivo e defensor de uma das partes em vez de tentar formar acordos.

Mercúrio no Signo Escorpião

Mercúrio no signo Escorpião pode dedicar-se a lidar com comunicação secreta e com segredos.  Os nativos podem ganhar dinheiro com a comunicação deste tipo de informação. Mercúrio torna-se também muito intuitivo no signo Escorpião  e tende a revelar a informação secreta ou escondida que consegue apreender. A pessoa sofre processos de transformação através dos processos que são significados por Mercúrio: conhecimentos e informações, mensagens, ensino. A transformação pessoal pode ser mais intensa no plano psicológico e mental do que no plano físico ou material. O nativo pode jogar com segredos e informações  secretas relacionados com testamentos e heranças, como acontece na atividade de advogado. Mercúrio em Escorpião terá um desempenho dependente da força do regente do signo, Marte. Nos que têm atividade social intensa ou política, esta colocação inclina para  a intriga, para os «esquemas»  para obter influência ou algum proveito próprio, para formar teias alargadas de corrupção que funcionam  de forma secreta para benefício do próprio e de outros que estão ligados na mesma rede.  É, no entanto, uma boa colocação para investigadores, membros da forças policiais, terapeutas. Pode indicar mediunidade. O nativo tende a manter secretos os pensamentos, pode ter tendência para a suspeita e ser desconfiado e pode ser pouco tolerante ou mesmo cínico, na interação com os outros.  Tem grande talento para descobrir segredos, que pode guardar se isso lhe for vantajoso. É um excelente pensador, sendo capaz de ir ao fundo das questões e também um bom julgador do caráter dos outros. Gosta de fazer as coisas em segredo, os seus planos são em geral mantidos secretos até ao último momento, trazendo-lhe deste modo a vantagem da surpresa.  Pode falar bastante menos do que é habitual mas, quando fala, diz exatamente o que pensa, usando a palavra como uma arma afiada e sem mostrar grande consideração pelos sentimentos dos outros. Tende a abordar as coisas de forma emocional, pois Escorpião lança o seu véu de intensidade emocional sobre a inteligência, o que nem sempre permite a adaptabilidade desejável tendendo a existir obstinação mental. Os nativos têm um excelente poder de concentração embora possam ser bastante autocentrados, fixando-se nos seus pontos de vista e ignorando os dos outros. Estes nativos podem aprender melhor a partir das experiências, do que pelo saber livresco. Têm habilidade para trabalhar com as mãos, podendo apreciar bastante o trabalho artesanal ou especializado em mecânica ou alguma arte manual.  Gostam da ironia e da sátira, podendo ser muito mordazes nos comentários e juízos que fazem sobre os outros.  Podem acumular muito conhecimento – inclusive conhecimento oculto- mas não gostam de o partilhar com os outros.

Mercúrio no Signo Sagitário

Mercúrio no signo Sagitário é uma boa posição para a educação, para as parcerias e acordos, para a propriedade de terras, patriotismo. Pode ser um excelente advogado, desde que Júpiter esteja bem colocado no horóscopo. Se assim for, o nativo tem bons princípios e preocupa-se com a justiça; é otimista  e deseja ajudar realmente os outros.  Precisa de estar conjunto com outro planeta, caso contrário poderá não ser capaz de apreender o verdadeiro sentido filosófico  das teorias e conceitos que tão eficazmente consegue usar e interpretar racionalmente.  Adota em geral uma abordagem que é universalista e/ou internacional, em matérias de educação , assuntos financeiros e religiosos.  Pode tornar-se no paladino de uma causa humanística. Porém, o nível superficial das abordagens de Mercúrio pode tornar estes nativos, quando exercem a função de professor, transmissores de mensagens algo simplistas que não são capazes de ir ao fundo de questões complexas optando por   respostas simples e imediatas. Isto poderá ser diferente se Mercúrio receber aspetos benéficos, situação na qual poderá deixar transparecer a sabedoria de natureza transcendente ou divina.

Mercúrio em Sagitário  pode alcançar uma visão integrada de valores, crenças e costumes, pertencentes a várias culturas, num só sistema   de natureza inclusiva e humanista contanto que Júpiter, o regente de Sagitário, esteja forte no horóscopo. Quando está fraco, o nativo pode adotar uma atitude de «pregação» ou doutrinação, caindo no dogma e tendendo a ver as coisas de forma dualista sem perceber que entre o «branco e o preto» existe uma vasta gama de «cinzento» que é tão real como aqueles. Mercúrio em Sagitário pode ganhar a vida a partir da comunicação, ensino de temas filosóficos, religiosos, etc. pois Mercúrio representa o comerciante ou negociante. A comunicação dos nativos com Mercúrio em Sagitário  é naturalmente capaz de transmitir otimismo e esperança, característicos do signo Sagitário.

Segundo os clássicos, Mercúrio em Sagitário faz com que o nativo deseje ser sábio e tenha uma natureza filosófica. Aprecia o conhecimento que é útil para todos, razão pela qual também gosta de medicina e de ciências por estas terem utilidade para todos.

Mercúrio no Signo Capricórnio

Mercúrio no signo Capricórnio está em signo amigo pois Saturno vê Mercúrio como amigo, embora Mercúrio seja neutro em relação a Saturno.  Quando está no signo disciplinado de Saturno, Mercúrio adota um estilo convencional de discurso , podendo ser dogmático e rígido nas suas posições. Tende a exprimir a posição de uma instituição, grupo ou comunidade, sendo um difusor de ideologia, mais do que produtor de discurso pessoal. Conforma o discurso ao padrão social aprovado, sem arriscar contrariar o que é convencionalmente aceite.

Quando Saturno está colocado num signo de Marte (Carneiro ou Escorpião) ou no signo da Lua, Caranguejo, Mercúrio no signo Capricórnio faz com que o indivíduo se sinta limitado pelas regras sociais e tenha receio de ofender as normas sociais e afrontar as consequências da marginalização ou desaprovação social.  Quando Saturno está colocado em algum destes signos lança aspeto para Mercúrio, fazendo com que este se sinta oprimido e acabe por adotar o estilo conservador pré-estabelecido.   O mesmo acontece quando Saturno está colocado com Mercúrio no signo Capricórnio,  gerando o medo de receber sanções se se afastar da ortodoxia das opiniões aceites. Assim, torna-se um reprodutor das ideias e padrões da comunidade de que faz parte. Nestes casos, Mercúrio revela medo de se exprimir de forma individual e é por isso menos criativo. O padrão é conformar-se ao estilo e conteúdo aceite por todos. Adota também um estilo pragmático e sóbrio, sendo uma das vozes ao serviço do status quo.

Saturno torna o discurso mais lento e arrastado, dando um tom de hesitação ou muito contido ao discurso. Em contrapartida, ajuda a concentração, sendo bom para todas as taregas de escrita burocráticas, produção de documentos administrativos, gestão de informação governamental ou de propaganda, etc.. Mercúrio aqui subordina a sua inteligência ao objetivo de ajudar a fazer cumprir a ordem social e a legalidade. Mede muito bem as palavras, não falando sem um propósito bem definido. Há um sentido inato de cautela no uso do discurso e, apesar de o pensamento ser claro, pode ser muito dogmático.  É muito metódico e sem precipitações. Pode ser inseguro em relação às capacidades mentais. Não é rápido a pensar mas tem boa memória, focando-se principalmente nos aspetos práticos e deixando os assuntos abstratos de lado. Estes nativos são reservados, podendo também amuar facilmente, manifestar cinismo e ceticismo, desconfiando do que é fácil. O otimismo e jovialidade  habitual de Mercúrio desaparece neste signo.  Tem dificuldade em mudar padrões que traz do passado e aos quais está habituado, recusando novas formas de pensar e de  interpretar as coisas.

Mercúrio no Signo Aquário

Mercúrio no signo Aquário  favorece os sistemas de comunicação dirigidos a um público alargado como acontece na Política.  A forma de comunicação pode ser de tipo científico e sistemático, mas também pode adotar um estilo mais popular, quando se dirige às massas.

Mercúrio é um planeta neutro e, por isso, no seu caso a condição do dispositor, neste caso Saturno, é essencial para determinar os resultados da sua ação.  A posição e condição de Rahu, considerado corregente de Aquário, também pode ajudar a determinar os seus efeitos.

A colocação de Mercúrio no signo seco de Saturno leva a adotar um estilo de comunicação distanciado, formal, científico ou lógico, muito conceptual e teórico, sem a presença das emoções.  A pessoa pode gostar de falar ou escrever acerca de temas científicos, sobretudo ao nível das ciências sociais, de análise de temas sociais e políticos, de todas as condições que permitem uma maior participação social  de todos os membros da comunidade. Porém, no signo rígido de Saturno, Mercúrio tende a ser dogmático e, se não receber bons aspetos, pode adotar um tipo de discurso simplista  e transmissor da ideologia dominante. Pode, no entanto, ser um excelente pensador em sistemas cujas verdades iniciais não sofrem mudanças assinaláveis como na Lógica , Matemática.  Em alguns casos, pode haver pensamento inovador e focado no futuro, mas é necessário que  visão conceptual de Mercúrio, puramente abstrata, seja «humanizada» pela inteligência emocional de uma Lua forte, que permite que essa ideias adquiram corpo e possam ser concretizadas na prática.  Na verdade, tende para usar um estilo formal e conceptual tão abstrato que pode tornar-se difícil de entender para o  indivíduo comum.  Se receber o aspeto de Saturno, tende a ser percebido como duro e mal intencionado no falar . Adota com frequência um estilo impositivo das regras que acha que devem ser aceites e praticadas por todos, o que conduz a que seja por vezes ostracizado.   Tem, no entanto, uma forte ligação com a comunidade, embora esta  ligação seja através de conceitos e princípios abstratos e não por ligação emocional.

Mercúrio no signo Peixes

Mercúrio no signo Peixes não é uma boa colocação pois aqui o planeta fica debilitado. Além do mais, está em signo inimigo pois, embora seja neutro em relação a Júpiter, este é inimigo de Mercúrio. Num signo de intuição e inspiração, Mercúrio sente-se fora de cena uma vez que  os seus processos assentam na Lógica e na observação de cadeias de factos e perde  aqui boa parte da sua clareza habitual. O raciocínio pode ser confuso em muitas partes, falhando o objetivo de explicar. O nativo confunde por vezes o real com o imaginário, numa mistura entre a crença e o imaginário e os factos, o que lhe faz perder credibilidade junto do público a que se dirige. Assim torna-se incapaz de analisar corretamente todos os detalhes e pode mesmo precipitar-se em juízos sem ter fundamento para as conclusões que tira. No entanto, esta posição pode ser favorável para um pregador religioso em que o discurso não precisa de ser muito objetivo nem metódico, desde que seja inspirador.  A menos que Saturno esteja em aspeto favorável com Mercúrio, o nativo  pode falar de forma pouco sensata ou, pelo menos soa assim aos outros.

Mercúrio no signo Peixes faz do nativo um visionário, mais focado na sua imaginação  do que na realidade e pode desenvolver projetos baseados nas suas intuições mas estas podem atraiçoá-lo e conduzir a perdas significativas quando se dedica aos negócios. Mercúrio em Peixes pode escrever sobre espiritualidade e religião mas fá-lo sem verdadeira sabedoria, de forma superficial e externa. Fica frustrado em relação à experiência religiosa e pode ser muito crítico em relação ás práticas religiosas que observa nos outros.  Verbaliza as experiências espirituais mas não as sente verdadeiramente.  Na vida prática, Mercúrio em peixes  torna difícil o sucesso numa profissão ligada à gestão da informação ou em atividades comerciais nas quais costuma ser bem-sucedido.  Há apenas uma área na qual dá bons resultados: a que está ligada a alguma expressão artística como a poesia ou em que a inspiração e a imaginação desempenhem um papel importante como na criação de estórias infantis.

Mercúrio em Peixes não tem falta de inteligência mas tem dificuldade em passar para uma linguagem lógica os seus pensamentos, com frequência mesclados de imaginação. É por isso muitas vezes mal interpretado. A imaginação e a emoção são mais fortes do que a Lógica quando Mercúrio está em Peixes  e isso produz falta de entendimento nas interações.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.