O Sol nos Signos do Zodíaco

 Sol nos Signos capa
Sol no signo Carneiro

O Sol no signo Carneiro torna o indivíduo completamente focado na sua individualidade, dá-lhe o desejo premente de ser um campeão, de ter sempre o primeiro lugar em tudo. Também inclina para  inovar e criar, para ser movido(a) por um ímpeto de conquista e de domínio. A pessoa com esta posição do Sol é brilhante e possui uma enorme ambição. Pode ter uma inclinação heroica, capaz de se colocar em risco para salvar outros mas pode igualmente ser profundamente egoísta. Estas qualidades podem subsistir em simultâneo pois no seu signo de exaltação, o Sol é capaz de refletir moralmente e corrigir a sua atuação ou inclinação. Simplesmente, a energia solar é demasiado forte no signo Carneiro e todos os impulsos que levam estas pessoas para serem as melhores , para serem únicas etc., acaba por se manifestar, de um modo ou de outro.   Se o Sol está forte  no avastha e não sofre aflição por planetas maléficos como Saturno ou Rahu em aspeto próximo, o comportamento destas pessoas acaba por se auto ajustar, evitando os aspetos negativos do egoísmo ou egocentrismo extremos. Mas, se o sol estiver fraco, ou porque está no 1º ou no  último grau do signo ou porque está em aspeto próximo com um planeta maléfico, os nativos podem sofrer do «complexo de herói» confundindo o seu modo de pensar e de agir com os únicos verdadeiros e combatem todos os que se lhe opõem.  Quando isso acontece, estes nativos mergulham em comportamentos autoritários ou agressivos para com os outros, colocando-se a si mesmos no centro do mundo e exigindo que os outros se adaptem ao seu modo de pensar e de sentir.  Quando o Sol é forte, porém, o nativo move-se pelos ideais de heroísmo e nobreza na ação, De uma forma ou de outra, não  é inclinado (a) a formar consensos, ficando-se com a sua própria opinião. Também não se sente muito compelido (a) a formar interações ou parcerias fortes, tendo necessidade de manter algum isolamento.  A sua personalidade é de tipo militar, com espírito de «ganhador(a)» e com personalidade dominante em todas as interações com os outros, tanto pessoais como sociais. Identifica-se com a figura paterna e revive na sua personalidade os aspetos desta, que lhe serve de modelo e que procura imitar.

Sol no signo Touro

A colocação do Sol no signo Touro  indica, por um lado, uma posição em signo inimigo e, por outro, a ênfase na procura de riqueza financeira, luxo, sensualidade física e prazeres sensuais, amor pela beleza, sobretudo física, objetivos de vida ligados a estas tendências. Pode existir indulgência alimentar, sobretudo por doces, foco na procura do prazer e da satisfação sensorial e estética da vida. dificuldade em estabelecer os valores morais associados à energia solar e prevalência das características mais sensoriais do signo Touro. Tendência para acumular e conservar, dando importância à memória, aos aspetos históricos, estes nativos   podem ser colecionadores. São tradicionalistas e conservadores. Privilegiam o rosto e a voz como fatores da sua identidade. A comida e a bebida são elementos fundamentais no seu viver. Podem ser excelentes contadores de estórias historiadores, banqueiros, colecionadores. Podem ser muito proficientes no domínio da sua língua e conhecer várias línguas estrangeiras. Identificam-se essencialmente com a  figura e linhagem paterna.

Sol no Signo Gémeos

O Sol está colocado num signo neutro, em Gémeos. Neste signo o Sol tende a identificar-se  com um comunicador, narrador  e falador. A pessoa adota uma faceta agradável e amigável e gosta de interagir com os outros através do diálogo. A personalidade assume aqui um caráter social que não tem em  outros signos. Pode haver um envolvimento forte na expressão de alguma ideologia em que a ética é parte integrante. Estes nativos têm sentido ético e  são movidos por causas e por valores. Procuram um lugar central no palco da comunicação, em que se  exprimem as ideias do momento.

Esta posição do Sol dá  expressividade facial , boa capacidade de comunicar através da mímica e dos gestos.  Segundo os clássicos, a posição do Sol em Gémeos indica que o nativo «terá duas mães» mas não necessariamente porque a mãe morre mas porque, adicionalmente a esta, outra figura (tia, avó, ama, etc.,) exercem também o papel maternal .  Se o Sol estiver numa casa dusthana em Gémeos, a 2ª mãe poderá ser uma madrasta.

Estes nativos têm em geral um pai que é bom comunicador, com talento para os negócios. Os nativos também são em geral bons comunicadores e interagem de forma amigável com os filhos, quando existem.  Podem ser amantes do  saber, tanto prático como espiritual.  Quando é forte, o Sol pode permitir obter riqueza.

Sol no Signo Caranguejo

O Sol no signo Caranguejo assume o papel do   protetor que dá abrigo. Esta é uma boa colocação para o Sol , que está em signo amigo, no signo da Lua. Aqui a Lua dá apoio à racionalidade e ao desenvolvimento de um sentido de segurança que protege a família e as suas raízes, a Pátria, os bens familiares, as tradições. Há atração pelos lugares marinhos, gosta de estar  perto do oceano, sendo esses locais preferidos para fixar residência. Quando a Lua é forte, estas pessoas têm grande facilidade em  criar empatia com as massas e associam a sua vida pessoal e familiar aos deveres que assumem publicamente, exercendo  esses deveres  com uma  forte carga emocional.  Gostam de desempenhar funções em que possam proteger ou cuidar dos outros. O pai destas pessoas é em geral conservador, muito ligado afetivamente aos velhos costumes, hábitos e tradições, tanto familiares como sociais e é próximo da mãe, valorizando a segurança emocional e raízes fortes para o desenvolvimento dos filhos estando muito presentes na sua educação.  Tem uma ligação profunda com a Terra em que nasceu e um sentido patriótico. Porém, esta visão tradicional  do pai pode entrar em conflito com o sentir dos nativos com esta posição do Sol pois desejam formar a sua família a partir dos seus próprios padrões, sem estarem restringidos pelos costumes . Podem também querer abandonar a sua Terra de nascimento e  procurar uma abordagem mais livre da vida. Os nativos  com o Sol no signo Caranguejo são inteligentes, versáteis.  Porém, podem sofrer de problemas digestivos e de stress devido a terem muito trabalho. Possuem um elevado sentido de responsabilidade e têm excelentes capacidades de organização.

Sol no Signo Leão

O Sol no signo Leão está muito bem colocado e forte. A pessoa está naturalmente orientada para ser o centro, o líder carismático, a figura popular e «real». Estas pessoas têm porte aristocrático e são naturalmente dotadas para desempenhar papeis criativos. São talhadas para procurar e alcançar fama e popularidade.  Irradiam uma energia que atrai naturalmente os outros e possuem uma elevada autoconfiança. São cordiais quando admiradas e elogiadas, impacientes e arrogantes perante o que consideram serem «pessoas vulgares».

O pai destas pessoas está frequentemente associado a cargos políticos.

Estes nativos são inteligentes e criativos , teatrais muitas vezes nas atitudes, não conseguem cooperar com os outros, sendo individualistas ao extremo no controle do poder e não cedem nada dos seus papeis de autoridade. Escolhem o seu círculo social «a dedo» dando-se apenas com membros de elevada posição social.  Sentem-se imbuídas de uma espécie de «essência divina» que acham que encarnam, considerando ter um direito natural de exercer autoridade , nem sempre aceitando as regras da sociedade ou as suas leis. São  totalmente  independentes no modo de pensar e de agir, gostam de liderar outros, não suportam ser criticados (as).

Podem alcançar grande sucesso na política, numa carreira como investidor financeiro, ator de cinema ou teatro. Possuem um estilo muito próprio sendo elitistas na escolha do parceiro amoroso, das roupas e ornamentos, do estilo de vida e pessoas com quem se dão.  Segundo os textos antigos, estas pessoas são corajosas e têm grande força de vontade, desempenham cargos eminentes, são aventureiras e independentes, «amam as esposas dos outros»; sofrem por vezes ataques de raiva e impaciência e gostam de dominar os outros. Podem alcançar fama e sucesso.

Sol no Signo Virgem

Quando está colocado   no signo  Virgem o Sol está em signo neutro e coloca a sua energia ao serviço das atividades práticas.  O Sol nesta casa pode revelar envolvimento  do nativo com pessoas doentes, indigentes, tanto a partir da prática da medicina como de serviços de proteção social.  Pode também indicar pobreza, dívidas, pouco respeito pelos outros , conflitos e litígios.  Através da atividade profissional,  estes nativos podem estar em contacto com os mais desfavorecidos,  vítimas de pobreza, conflitos (incluindo a guerra),o mundo do crime, do tráfico de seres humanos e de objetos e substâncias; outras áreas em destaque na vida destas pessoas podem ser  doença e medicamentação, desentendimentos e litigação.  O estado de Mercúrio, o  regente natural da 6ª casa, determina o tipo de expressão do Sol. Estes nativos possuem uma inteligência analítica e minuciosa e são, em geral, corretos no modo de proceder. Esta posição do Sol não é favorável para o casamento. Estes nativos podem trabalhar  com sucesso em tarefas de organização e  estruturação , tanto na área política como social. Também podem dar-se bem no campo da medicina e da saúde, da resolução de conflitos ou em cenários de conflito armado ou de guerra, e na resolução dos problemas associados (refugiados, prestação de cuidados de saúde, resolução de problemas de caráter ambiental, etc.).  Nestas tarefas  usam a grande capacidade de planear e organizar para desenvolver programas de resolução dos problemas concretos experienciados. Estas pessoas apoiam-se nos factos e na eficácia dos programas organizados, não atuam nunca de improviso nem sem terem um plano prévio.

O pai destes nativos pode estar envolvido com a prestação de serviços, é um trabalhador árduo e as lutas que trava no mundo do trabalho são, de algum modo, inspiração para os nativos, muitas vezes dedicados á prática da medicina. Há em geral nesta pessoas uma humildade devida á empatia com todos os que sofrem exploração ou doença e o desejo de colaborar na superação desses problemas.

Segundo os clássicos, estes nativos são bons estudantes, bons escritores, podem ter estatura baixa, gostam de música e são gentis no falar e  no agir.

Sol no Signo Balança

O sol no signo Balança  está debilitado e  o ego perde boa parte da sua singularidade, focando-se nas parcerias, na formação de consensos, contratos, casamento, negociação pois identifica-se com os parceiros.  Assim, neste signo inimigo, o Ego enfraquece e mergulha no mundo dos prazeres de Vénus, envolve-se em experiências relacionadas com a vivência do prazer a partir de outra realidade: seja um parceiro ou um objeto, como sucede no plano estético, tornando-se dominantes para estas pessoas. O Sol perde o seu brilho e a pessoa pode  mostrar falta de princípios éticos, falta de capacidade de  liderança, submissão aos prazeres sensuais, ciúme, etc.. Características como a coragem, o caráter moral, podem ser bastante reduzidas com o Sol debilitado. Este mergulha no espírito de compromisso e  na procura de equilíbrio através do outro e procura  paz.  A pessoa deixa de procurar legitimar a sua individualidade para se definir através dos relacionamentos e a partir destes. Pode haver indecisão e comportamentos que se contradizem por falta de uma identidade firme.

Segundo os clássicos, a pessoa deixa de procurar no interior de si mesma a «verdade divina» que funda o seu ser, perdendo-se, deste modo, do centro de si mesma. Assim, em boa parte, estas pessoas dependem da orientação de um parceiro de qualidade que possa guiá-las no caminho de regresso à fonte divina de ser. Precisam de sentir que são apreciadas pelos outros, pois podem sofrer de baixa autoestima e desequilíbrio interior. Deste modo, estas irão até onde o parceiro escolhido lhes permitir avançar pois têm dificuldade em percecionar a sua identidade fora da identidade do parceiro.  Pelo lado positivo, estas pessoas são delicadas no trato, amigáveis, flexíveis e não conflituosas.  Mas, para obterem sucesso, precisam de se associar a parceiros que tomem a dianteira e forneçam orientação.  Por isso assumem, em geral, posições subordinadas em relação aos parceiros, sendo estes que comandam a relação.

O pai destas pessoas possui com frequência baixa autoestima e pode compensar essa faceta cedendo de forma indulgente a alguns excessos sensuais. Segundo os textos clássicos, o Sol em Balança causa perdas, frustrações, muitas viagens, despesas, ciúme e falta de afeto, obriga a fazer o trabalho dos outros, gera  preguiça, tendência para casos extraconjugais , etc.  No entanto, será necessário analisar se a condição debilitada do Sol não é cancelada, por aquilo que se designa neecha-banga:     este cancelamento da debilitação do Sol acontece  quando ele está conjunto com Saturno ou Vénus  em Balança ou quando o Sol  debilitado  está numa casa kendra (1ª, 4ª, 7ª ou 10ª e especialmente a 10ª); ou quando o planeta que rege o signo de debilitação está exaltado ou, pelo menos, é forte ou está no próprio signo; ou quando o planeta debilitado tem, na casa ou signo que rege, um planeta exaltado ou o planeta exaltado está em conjunção com o planeta debilitado; ou quando o planeta debilitado está retrógrado.   Pelo menos duas destas condições terão que estar presentes para o estado de debilitação ser cancelado. Nesse caso, estes nativos podem alcançar grande sucesso.

Sol no Signo Escorpião

O Sol no signo Escorpião torna a pessoa astuta e secreta, com interesse  em cura, cirurgia, venenos, atraída pelos mistérios da vida e da morte, florescendo em ambiente de crise ou catástrofe, podendo lidar continuamente com a vida e a morte nesses ambientes e contextos: como militares de topo, na chefia de equipas de salvamento, como cirurgiões, manuseadores de venenos e de substâncias tóxicas, etc..

Estes nativos podem ser manipuladores exímios, exercendo um poder subtil sobre outros mas muito eficaz.  O sol está aqui em signo amigo e é vitalizado pela energia de Marte, tornando estas pessoas muito ativas. São muito intuitivos e alguns podem nascer com o dom da cura usando as energias subtis. Se Marte, seu dispositor, estiver forte, podem ter muito poder embora gostem de ocupar um lugar atrás das cortinas do público, sendo discretos e tendo um conhecimento imediato dos outros, em termos psicológicos.

O pai pode ser um cirurgião, terapeuta ou psicólogo, mineiro, arqueólogo, explorador de grutas ou do oceano, etc., e está envolvido com os aspetos escondidos da vida e da realidade, tendo uma visão penetrante da realidade humana e da psique. Os nativos podem ser igualmente dotados para estas matérias.

Segundo os textos antigos, os nativos com o Sol em Escorpião são combativos  e adoram competir. Podem ser mentirosos e cruéis. Gostam de brigar, podem ser atacados por armas, por fogo e veneno, podem ter pouca sorte com os pais.

Sol no signo Sagitário

O Sol no signo Sagitário está em signo amigo. Neste signo, a filosofia, os assuntos que ultrapassam as fronteiras do país e se situam no plano global  são aspetos fundamentais para os que estão sob a sua influência.  O Sol identifica-se com o papel de mestre ou padre, que tem doutrina ou teorias filosóficas para ensinar. Possui um ideal humanista global, ultrapassando as crenças do seu país e cultura de origem . Pode sentir-se um canal de receção e transmissão de um saber divino que tenta criar discípulos e seguidores. Pode, em alternativa, procurar exercer cargos políticos internacionais para fazer chegar a todos a sua mensagem e a sua ação. Os seus pontos de vista são dirigidos à humanidade no seu conjunto, a sua perspetiva é sempre de globalidade e integração. Em alguns casos, atinge essa necessidade de universalidade através da realização de viagens a nível mundial, tornando-se um «aventureiro que não conhece fronteiras» nem de país nem de regras que se lhe imponham. A sua atitude é de abertura em relação ao mundo, abomina o enclausuramento a todos os níveis, tanto físico e material como mental, intelectual e espiritual. Assim, resiste aos conceitos rígidos e a todos os tipos de dogmatismo pela exigência da liberdade de pensar e de se movimentar. Estas pessoas sentem que a  essência da verdade acerca da realidade é acessível a todos e tornam-se muitas vezes exemplos para os outros, usando os seus ensinamentos (ou pregações) para dar a ver aos outros o que eles já viram.  Acreditam veementemente no progresso e no desenvolvimento da Natureza e de todos os seres. O seu entusiasmo faz deles bons diplomatas pois são capazes de passar mensagens de esperança em relação à melhoria das situações e problemas encontrados. Júpiter, dispositor do Sol, representa a expansão e , em alguns casos, pode causar excesso de vaidade e autoconfiança  em relação ao papel que o nativo desempenha, atribuindo-se um valor que pode ser desmesurado em relação às suas reais competências e conhecimentos.  Os aspetos da Lua para Júpiter ajudam a equilibrar esta tendência.  Estes nativos têm um pai – ou outra figura que o substitui – a quem reverenciam e que lhes deu ou dá orientação e conselhos.

Segundo os clássicos, a posição do sol em Sagitário dá um temperamento espontâneo mas que pode explodir facilmente à menor provocação.   Os nativos não recebem o afeto da mãe. Podem  desbaratar os bens da família. O tipo de morte envolverá febres. Para os que têm boas configurações no horóscopo, estes nativos têm um enorme potencial  para o desenvolvimento espiritual, recebendo poder de «fontes desconhecidas».

Sol no Signo Capricórnio

O Sol no signo de Capricórnio luta para se adaptar ao mundo estruturado e regulamentado de Capricórnio. A independência e o brilho criativo do Sol não conseguem manifestar-se no signo de Saturno, grande inimigo do Sol. Neste signo, o Sol procurará exprimir-se no contexto de grandes organizações, no topo de alguma hierarquia institucional, numa posição executiva burocrática que faça cumprir as leis e as regras estabelecidas pela ordem social.  Esta posição do Sol torna os nativos disciplinados, trabalhadores árduos, cumpridores das regras e da ordem social.  Mas leva ao conformismo, adaptando-se ao que existe, sem brilho criativo nem independência ou expressão pessoal . A pessoa tende a mergulhar na massa social e a conformar-se com os papeis que a sociedade lhe atribui, sem inovar . No signo Capricórnio, o Sol torna-se um regulador, respeitador da letra da lei, perdendo a verdadeira compreensão do espírito que lhe deu origem.  Perdido o fogo que alimenta o Sol, não é raro ver os nativos com esta posição serem pouco entusiastas em relação á vida, são os burocratas cinzentos que não se distinguem de ninguém. Embora a sua eficiência lhes permita alcançar os objetivos profissionais e a ascensão na vida profissional.  Alguns obstáculos a esse sucesso podem no entanto ser experienciados, sobretudo no dasa do Sol ou de saturno. Saturno deve aliás estar forte para permitir a estas pessoas subir na vida, caso contrário isso poderá ser difícil, enfraquecendo-se o estatuto social dos nativos.  Estas pessoas são conservadoras, procurando nas estruturas e regras da sociedade mais segurança  para as suas condições de vida.  Quando Saturno está exaltado no horóscopo ou está no próprio signo e está forte, a colocação do Sol em Capricórnio dá á pessoa boas oportunidades  e um forte caráter moral. Os nativos com o sol em Capricórnio dão grande importância à imagem pública que passam para os outros, gostando de se comportar de acordo com as normas  sociais aceites.  A pessoa deseja ser aceite e reconhecida pela sociedade e mede o seu valor pelo peso da imagem social pública que detém.  Esconde por vezes as  suas fraquezas quando em  contexto social. Pode sofrer de doenças crónicas.

Quando o Sol está colocado no signo Capricórnio e na 10ª casa, o nativo desempenhará papeis de liderança em grandes instituições hierarquizadas.

Devido ao confronto entre Saturno e o Sol, estas pessoas podem ser hipócritas, mostrando uma imagem exterior de si mesmas que está em conformidade com as regras sociais mas vivendo vícios secretos, longe dos olhares públicos. Tendem  a confundir o cumprimento das regras com a justiça, confundido frequentemente a verdade com o seu meio de transmissão.  Podem também ser invadidos pelo medo quando estão em posições de liderança em que não há regras definidas que ajudem  as suas tomadas de decisão.  Estes nativos respeitam as tradições , as regras, os mais velhos.

O pai do nativo é também uma pessoa que respeita as regras vigentes e mantém uma relação de lealdade com as instituições, não necessariamente por convicção mas porque o sistema assim o requer.  Mantém as aparências , sobretudo em relação à família mas pode haver infidelidade recorrente nesta área. A ideia de que a imagem pública deve estar em perfeita correspondência com as normas sociais mas que, em privado, o nativo tem direito a viver com as suas próprias regras, passa para a progénie, que repete o mesmo comportamento.

O Sol em Capricórnio pode produzir um comilão, com poucos familiares;   terá pouca ajuda ao longo da vida, pode perder o que tem devido a conflitos com a família. Pode também produzir timidez, interesse em associar-se com pessoas de baixa condição social  e empregos de pouco relevo social.

Sol no Signo Aquário

 O Sol no signo Aquário mergulha nos laços da comunidade , dos relacionamentos, da interação com os grupos, perdendo o «centro» da sua habitual maneira de ser. No signo que representa a humanidade na sua dimensão coletiva, o Sol é obrigado a descentrar-se e a identificar-se com a uniformidade das regras e das maneiras de ser, tendo dificuldade em exprimir a sua criatividade única e as diferenças que o separam de todos os outros egos. Assim, a colocação do Sol no signo Aquário pode ser extremamente pressionante e causar frustração considerável, pois o mérito pessoal do nativo, a sua personalidade e carisma tendem a não ser reconhecidos nem recompensados e a individualidade dissolve-se  na massa social e nas regras aceites pela maioria da comunidade. Esta posição do Sol é, deste modo, uma posição que força o indivíduo a desenvolver a humildade de se «misturar» com  a identidade grupal sem deixar emergir aquilo que o torna único e especial. Assim, por vezes esta posição pode gerar comportamentos negativos que revelam a natureza mais egoísta  do ego. Em alguns casos, o indivíduo pode tornar-se inspirador para uma comunidade mais estreita mas sem obter o reconhecimento alargado que desejaria ou mereceria pelo seu mérito pessoal.

Segundo os autores clássicos, o sol em Aquário impele o nativo para relacionamentos amorosos numerosos e de caráter ilícito. A pessoa pode ser pouco popular aos olhos dos outros. Poderá sofrer de problemas cardíacos. Pode ter tendência para manipular os outros e para ser excessivamente autoritário. Devido à sua inteligência e capacidade para compreender as coisas de forma mais profunda, pode adotar uma postura arrogante de «eu tenho razão». Tem um temperamento impaciente e por vezes irrascível. Pode ganhar dinheiro a partir do divórcio dos outros (como advogado). Pode ser solitário, o que o torna pouco popular entre a comunidade  de pares.  O sol pode ter vibrações menos positivas quando está em Aquário e os nativos podem tornar-se fraudulentos ou mesmo traidores e mesquinhos. Isto deve-se ao facto de o Sol não poder manifestar a sua essência mais autêntica no signo Aquário que é o oposto da sua natureza.

Sol no Signo Peixes

 O Sol no signo Peixes perde a clareza lógica para se focar na dimensão subconsciente acessível através das imagens e dos símbolos, para criar uma realidade que faz parte do imaginário. O Sol  em Peixes torna-se subjetivo e meditativo, situa-se fora do tempo concreto da realidade sensorial. Impele para a quietude do silêncio e do encontro com a própria interioridade, afastando o nativo do tumulto do mundo. Deste modo, não são visíveis aqui as habituais tendências para buscar papeis de liderança mas antes o impulso para se refugiar num mundo de sonho subjetivo e de relação com  os planos subtis da realidade.  A vocação religiosa ou artística são comuns com o Sol em Peixes. Estes nativos gostam de fazer serviço de caridade , de trabalhar com crianças, etc., exprimindo compaixão e atuando de forma generosa. Podem também  interessar-se por desenvolver uma profissão na área da cura, especialmente dos pés, muitas vezes na forma de medicina alternativa.

O pai destes nativos pode ser uma pessoa reservada, ou  é, ele mesmo, um sonhador, ou artista ou visionário de alguma forma.

Segundo os clássicos, a posição do Sol em Peixes produz tensão mental. O nativo casará diversas vezes, sendo que o desenvolvimento da personalidade inicia-se verdadeiramente com o casamento.  O primeiro cônjuge pode morrer prematuramente ou haver separação dele segundo estas fontes.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.