Signo Leão na 9ª Casa do Horóscopo

signo Leão na 9ª casa do horóscopo capa

A 9ª casa é uma casa trikona   que está relacionada com a sorte e a fortuna, com o pai os valores mais elevados, os estudos superiores, etc. Para ler um breve resumo dos significados da 9ª casa,  veja o artigo aqui.

Para ler um artigo mais desenvolvido sobre os significados da 9ª casa, clique aqui.

Quando o signo Leão   está colocado na 9ª casa- o que acontece para o Ascendente Sagitário – os nativos possuem um forte sentido de propósito. São autoconfiantes e amantes do saber. São também autodidatas, fazendo da procura do saber mais elevado o seu propósito de vida e a base das suas crenças. Mais do que acreditarem cegamente em filosofias, crenças religiosas ou metafísicas, precisam da confirmação pessoal para as adotarem como suas. O conhecimento de si próprios é um dos objetivos fundamentais da sua vida e do seu destino.

Com o signo Leão na 9ª casa os nativos valorizam mais o processo de aprender e de se elevarem espiritualmente do que a mera coleção das ideias  de outros. O pai ou uma figura de autoridade pode ter sido o modelo fundamental dos seus valores no início do seu desenvolvimento mas, á medida que iam crescendo, estas pessoas desenvolveram provavelmente comportamentos de rebeldia em relação a todas as ideias ou crenças que o pai ou outras figuras de autoridade (incluindo professores, padres, etc.,) quiseram impor-lhes.  Apenas aceitam as ideias que elas próprias descobrem na sua procura de conhecimento e compreensão da realidade. As viagens e o estudo em países estrangeiros podem ter sido e ser uma fonte de aprendizagem, o mesmo acontecendo com filosofias e outros saberes oriundos de culturas diferentes. A sua própria experiência é o fator mais importante de comprovação da «verdade» em que acreditam.

Quanto às ideias filosóficas, estes nativos privilegiam as que buscam a união entre os opostos- material /espiritual; humano/divino; natureza/espírito etc. Sentem também a necessidade de passar o seu saber a outros, «iluminando-os» com a sabedoria que obtêm por intuição. Estas pessoas escolhem valores nobres e de caráter espiritual e podem sentir que são canais de verdadeira sabedoria  para os outros. É claro que, quando o seu desenvolvimento espiritual não é muito grande, podem ser muito convencidas e arrogantes, acreditando que o seu saber é superior ao de todos os outros, confundindo conhecimento teórico com a verdadeira sabedoria e inteligência aguçada com a expressão de verdades absolutas.

Com Leão na 9ª casa, estes nativos não gostam de viajar «de mochila às costas», precisando de levar consigo muitos dos objetos de conforto de que desfrutam em casa. Embora apreciem a Natureza, dificilmente se sentem bem a pernoitar no campo dentro de uma tenda. Um «resort» com todas as mordomias é bastante mais apreciado…Assim, adoram viajar mas recebendo tratamento «Vip», tanto no meio de transporte como na hospedagem. E com bastantes pessoas dispostas a acudir a todos os pedidos.

O signo Leão na 9ª casa indica forte influência  do pai ou de uma figura de autoridade que o nativo admira (pelo saber, pelos valores e pelo caráter). Mas, mais do que influenciar aquilo que o nativo sabe ou a que dá valor, essa figura serviu/serve ao longo da vida como modelo da sua própria construção do «eu». É a matriz do seu «eu ideal» tanto da pessoa que o nativo quer ser como daquilo em que acredita.  E esse modelo de individualidade ou de «pessoa» acompanha-o ao longo da vida, mesmo quando, por vezes, a  relação com o pai não foi isenta  de conflito. De alguma forma, essa figura de autoridade orienta a consciência de «missão» que estes nativos têm da vida.

No que se refere às ideias e crenças destas pessoas, estas surgem através do seu próprio processo mental como criações suas, tendo por isso um forte cunho individual. Há tendência para rejeitar os valores familiares adquiridos no processo de educação em nome do direito a criar os próprios valores e, nas famílias tradicionais, pode haver muita rebeldia durante o crescimento, devida à recusa em aceitar ideias impostas pela família. e/ou autoridades religiosas, etc. Quando Sol atua na natividade com os seus princípios mais elevados, apesar da tendência para acreditar que as suas ideias são sempre melhores do que as dos outros, não tentarão, apesar disso, impô-las a ninguém, mantendo uma humildade que é a atitude da verdadeira sabedoria. Mas, se o Sol atuar a um nível menos elevado, pode ser difícil conviver com a disposição  de «eu sei tudo» que estas pessoas facilmente adotam, mostrando grande dificuldade em aceitar ideias diferentes das suas ;homens e mulheres identificam-se com a polaridade masculina da energia solar e  gostam de se assumir como autoridades no plano moral e do saber. E, cientes do seu valor como «canais de sabedoria», adoram que as suas ideias sejam seguidas.

A visão do mundo dos nativos  com Ascendente Sagitário espelha os seus valores, criatividade e «inspiração» e é em geral diferente das conceções convencionais. Gostam de se inspirar nas ideias de grandes figuras da filosofia e da religião ou do mundo espiritual e defendem valores de compaixão e união do todos os seres, quando o sol atua de forma mais elevada. Se assim não for, as suas crenças seguem mais critérios estéticos ou de ligação ao culto da personalidade do que os valores arcanos da espiritualidade.

Quando o signo Leão está colocado na 9 ª casa a relação com o pai é muitas vezes pautada pelo choque de personalidades. O pai pode ser alguém criativo, ambicioso e bem-sucedido, mas com pouco tempo para uma relação de grande profundidade com o nativo. Este aprende mais pela observação do comportamento do pai do que pela interação de proximidade com este.

Quando o signo Leão está colocado na 9ª casa as crenças  podem ser originais e fora do que é convencional no meio de origem, com o nativo a destacar-se pelo seu pensamento original e pessoal. Quando se enraízam  tendem a manter-se ao longo da vida.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.