Conjunção Sol Saturno na 3ª Casa Signo Gémeos

conjunção sol Saturno 3ª Casa signo Gémeos capa

Para saber os efeitos da colocação do sol na 3ª casa por favor leia o artigo aqui.

A colocação de Saturno na 3ª casa é uma boa colocação, pois esta é uma casa upachaya na qual os planetas maléficos dão bons resultados com o tempo. No entanto, sendo um planeta cuja energia é restritiva,  Saturno nesta casa dá um tom de discurso contido e respeitável e pode dar também algum medo de comunicar. As interações e a publicidade podem ser motivo de ansiedade e o mesmo acontece quando o nativo tem que colaborar com outros. Porém, em termos kármicos, estas pessoas serão postas perante a obrigação de comunicar, publicitar, de interagir em termos próximos com  pequenos grupos. Apesar disso, existe um enorme sentido de responsabilidade em relação a todos os processos de comunicação , de escrita, de publicação de informação.  Há também ,frequentemente, frustração devido a falta de recursos para produzir estes processos e com os deveres de comunicação propriamente ditos. Por vezes é preciso prosseguir com o dever da comunicação mesmo quando faltam recursos para tal.

Existe resistência em relação aos irmãos, podendo haver problemas, deveres, limitações em relação a estes.

Os processos de comunicação seguem o respeito estrito da lei e das regras aceites. Karmicamente o nativo sente resistência em relação aos eventos, planos, organizações programadas, encontros e reuniões. Sente cansaço das muitas pequenas viagens realizadas por motivo de negócios-, sente ainda o peso de ter que tomar decisões difíceis  relacionadas com a comunicação, pressão mental , etc.. Saturno na 3ª casa cria limites e restrições em relação à expressão da comunicação. Pode haver  um sentimento de intimidação na discussão de ideias com o grupo de colaboração, intimidação em relação aos irmãos, aos vizinhos.

Dado que a 3ª casa, cuja regência natural é de Mercúrio, que rege os braços e mãos e o sistema respiratório, pode haver tendência para a rigidez nos membros superiores em especial as mãos. O trabalho com as mãos não é apreciado pelos nativos e estes podem ter preocupações constantes com o sistema respiratório. Uma coisa boa é que mantêm, na idade mais avançada,  a juventude na aparência dos braços , ombros e mãos.

Os nativos com Saturno na 3ª casa podem ver os irmãos, primos, colaboradores do grupo de trabalho, publicadores, escritores, agentes de comunicação em geral como ameaça à concretização dos seus objetivos de comunicar e informar por isso seguem as regras em relação a estes processos. De algum modo, ao mesmo tempo que  sentem a obrigação de se envolver nos processos de comunicar, informar, publicar, sentem intimidação em relação a fazer isso, a menos que sigam  todas as regras. E, se isso acontecer, Saturno dará bons resultados nesta casa.

Saturno na 3ª casa indica uma profissão em que o esforço do nativo é feito na realização de processos de comunicação, informação e respetiva publicação, organização de eventos e encontros, anúncios públicos, etc.. Estes nativos também podem estar ligados a grandes instituições, governamentais ou outras, ocupando-se da comunicação ou das transações comerciais. Faz parte do karma destas pessoas escrever, anunciar, explicar e instruir, escrever e reportar e são muito responsáveis a fazer tudo isso.

Saturno na 3ª casa indica também uma mente muito estruturada e organizada, sóbria mas resistente à mudança. Os nativos pensam e escrevem de forma muito contida e são cautelosos no que dizem e escrevem. Podem existir más relações com outros agentes de comunicação. Trabalham muito ao longo do tempo para conquistar uma imagem de respeito no grupo de trabalho, da comunidade próxima que influencia a sua perceção de autoestima e merecimento. Assim, procuram impressionar os que lhe são próximos  com a qualidade do seu trabalho, pois isso é-lhes necessário para se legitimarem  perante si próprios. Isto é resultante de esforços passados em que as atividades de comunicação não cumpriram os princípios que o nativo se sente agora compelido a respeitar. O confronto com situações negativas que continuem na presente existência a não respeitar as regras de interação e comunicação trará consequências negativas até que a lição sobre estes processos e as suas consequências seja devidamente interiorizada.

Saturno na 3ª casa indica resistência ao uso de novas tecnologias de comunicação e isso pode afetar negativamente a sua imagem como comunicador. Por isso o indivíduo faz um considerável esforço para não perder a credibilidade comunicacional junto dos pares  ou do grupo de trabalho por esses motivos. Saturno na 3ª casa é, no entanto, positivo para todos os que se dedicam à edição literária, gestão de comunicação e de imagem pública, regulação da indústria dos media , etc.

Para os que se dedicam á escrita, Saturno na 3ª casa dá a disciplina e a capacidade de organização e estruturação do pensamento que ajuda a produzir mensagens claras que passam com eficácia. Mas será necessária a colaboração de Mercúrio e /ou Vénus para que o discurso seja agradável literariamente. Estes nativos têm um estilo de mensagem curto e incisivo, direto e contendo apenas o essencial para cada contexto. Receiam continuamente produzir excesso de comunicação e informação. Gostam também de ter o tempo necessário para produzir a informação, não gostando de o fazer em tempo demasiado rápido (saturno atrasa os processos). Em geral,  este abrandamento dos processos libertam a pressão dado que estas pessoas se enervam bastante com a pressão de libertar qualquer informação demasiado rapidamente e, deste modo, acaba por se revelar  mais eficaz e incisiva.

Estes nativos têm que ser capazes de fazer funcionar os processos de comunicação  mesmo quando têm poucos recursos. E podem ser perfeitos a conseguir isso. A riqueza será alcançada, embora não de repente. Devem precaver-se em relação à tendência para  ficar mentalmente deprimidos. Podem  preferir trabalhar sozinhos devido ás dificuldades de estabelecer um bom ambiente de trabalho com a equipa. Tendem a ser desconfiados e a esperar sempre o pior nas interações com o grupo de trabalho, os vizinhos, irmãos e isto não os torna muito populares. Mas, se Saturno  estiver colocado num signo de Mercúrio ou de Vénus, a situação torna-se mais leve e o mau ambiente que se pode formar entre o nativo e os seus colaboradores ou pessoas próximas tende a melhorar e , com o tempo, o nativo  aprende a corrigir estes erros que traz do passado. Uma vez corrigidos estes erros pode mesmo haver grande sucesso em atividades que exigem colaboração de grupo , relações públicas, comunicação e escrita, etc,. Em geral, após o primeiro regresso de Saturno após os 31 32 anos, são visíveis melhores resultados nas casas com regência de Saturno e a casa ocupada por este.

Por razões kármicas, os nativos com Saturno na 3ª casa têm que corrigir deficiências no processo de comunicação, diferenças de mentalidade com os que lhe são próximos, etc. Podem ter que enfrentar pessoas mentalmente instáveis, deprimidas, com temperamento agreste, etc.. Estes nativos também não têm, em geral, filhos. Se Júpiter estiver em aspeto com a 5ª casa isto pode ser mitigado). Mas, quando estes existem, pode haver responsabilidades pesadas. Os nativos são mentalmente disciplinados mas a influência de Saturno pode torna-los demasiado cautelosos ou medrosos, especialmente em relação a si próprios, pois duvidam do seu valor.  O seu pensamento pode ter dificuldade em ser expresso publicamente, a menos que Mercúrio esteja forte. Têm grande dificuldade em relaxar, não se permitindo gastar tempo com o seu descanso. Andam constantemente preocupados.. O pensamento é rígido e, muitas vezes, Saturno produz um karma em que o nativo não é aceite pelo grupo com quem trabalha e os grupos de pares, lutando para ser ouvido e reconhecido por estes.  Mas, após atingir a vida adulta, e depois do 1º retorno de Saturno, a posição numa casa upachaya começa a dar muito bons resultados.

Saturno na 3ª casa produz um estilo pragmático de comunicação e gera obstáculos à aquisição de conhecimento universitário. A pessoa tem também pouco interesse por conhecimentos de ordem superior, filosofia, etc. Alguns podem ver atrasado o acesso à universidade até à idade madura. Planetas benéficos fortes na 9ª casa ou em aspeto com esta podem alterar isto.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo  Gémeos, leia o artigo aqui.

Saturno está colocado em signo amigo, quando está em Gémeos.  Neste signo, aplica-se a estabelecer limites no plano da comunicação e das viagens de curta duração, na relação com os irmãos , primos, vizinhos, pequenos grupos de interação. Estabelece regras e uma estrutura que pode ser bastante rígida nestas matérias. O mesmo acontece quando o nativo faz transações de caráter comercial. Um medo subconsciente existe de que, se não forem seguidas todas as regras neste plano, e obedecidas as leis, o castigo, de uma forma ou de outra, cairá sobre o nativo.  Assim, este usa de grandes cuidados sempre que comunica, estruturando bem o pensamento, usando um estilo sóbrio e falando apenas o necessário. Sente que é seu dever e responsabilidade comunicar a informação de forma clara  e sem erros.

Os nativos com Saturno no signo Gémeos  envolvem-se muitas vezes em atividades comerciais e fazem todos os possíveis para o fazer de acordo com todas as regras. São também muitas vezes responsáveis pela comunicação numa instituição ou relações públicas sendo disciplinados, adotando um estilo algo «cinzento», muitas vezes pessimista, formando expetativas que contemplam sempre a possibilidade de algo negativo acontecer. Saturno torna tudo mais lento e a habitualmente mente ágil de Gémeos é aqui restringida por, muitas vezes, duvidar de si próprio e ser extremamente cauteloso , recusando todos os processos mentais que surgem num «insight», preferindo pensar neles de forma ordenada e lenta. Isto gera na perceção dos outros, por vezes, a imagem de menor inteligência ou inadequação do nativo, o que alimenta a sua tendência para o ressentimento e desconfiança em relação ao grupo com que trabalha. Faz com que pareça hesitante em muitas circunstâncias, levando os outros a pensar que tem medo de tomar decisões e não é a pessoa indicada para o efeito.

Saturno em Gémeos é uma posição favorável para todos os que precisam de ter uma capacidade mental de estruturação apertada, como é o caso dos engenheiros e outros cientistas que trabalham com base na articulação entre causas e efeitos de forma segura e factual. Já para lidar com as situações de comunicação do dia a dia, com a gestão da informação do momento, etc., os processos demorados de pensamento produzidos por Saturno em Gémeos mostram-se inadequados, demasiado rígidos ou «sérios». Ao invés de deixar as ideias fluir como sucede habitualmente em Gémeos, seguindo a espontaneidade, Saturno obriga a pensar cautelosamente em todas as ideias que vão surgindo na mente e a colocar um filtro que as organiza e pensa antes de as pôr em prática.  Saturno nunca fala por impulso, restringindo deste modo a expressão habitual de Mercúrio. Todas as ações e projetos individuais, quando Saturno está em Gémeos, são deste modo planeadas e lentamente colocadas em prática, passo a passo. Todos estes processos geram no nativo stress e criticismo, em relação a ideias dos outros mas também em relação a si próprio e uma insegurança acerca daquilo que deve ser dito acompanha-os continuamente.  Estes nativos podem também ter dificuldade em ser compreendidos quando falam com os outros que interpretam mal ou de forma preconceituosa o que dizem (por pertencer a outra cultura, outro meio social , por ter outra língua de origem, etc.,). O indivíduo pode ser mal interpretado ou não conseguir interagir com os outros por ser discriminado por estes. Esta situação começa a mudar a favor do nativo após o primeiro regresso de Saturno.

A partir da idade de maturação de Saturno, os nativos com Saturno em Gémeos vão-se tornando cada vez mais eficientes na passagem da informação porque adquirem todos os meios técnicos facilitadores deste processo.  Podem, no entanto, acabar por considerar que as técnicas de informação se confundem com a própria mensagem e, mais uma vez, são mal interpretados, acusados de recorrer «ao tecnicismo» e escapar ao fulcro das questões. Estas capacidades, no entanto, dão excelentes  editores e revisores de publicação.  São melhores revisores do que escritores porque Saturno corta o fluir criativo do discurso para o organizar e, com isso, perde a espontaneidade das ideias que fazem de um escritor alguém «inspirado». Mas são excelentes a redigir leis por ex., e toda a informação que necessita de ser organizada e estruturada.  Também podem ser excelentes a escrever sobre algum campo científico. Na atividade da escrita, planeiam como ninguém a estrutura de um discurso, romance, informação, para a colocar da forma mais inteligível.

Saturno em Gémeos esforça-se por conter todos os impulsos juvenis na área da comunicação e da interação com os  grupos. substituindo-os por um estilo sóbrio e pragmático, impessoal e sem expressão de quaisquer emoções. Também manifesta sempre a tendência pessimista que espera o pior em todas as situações. Isto significa, para além dos aspetos relacionados com a própria comunicação, que o período da juventude não é fácil para estas pessoas, que se sentem desconfortáveis a lidar com a verbosidade impulsiva e têm, por causa disso, dificuldade em ser aceites pelos grupos de pares. Em parte por causa disso, o nativo tem a impressão de que os anos de juventude foram muito duros e pesados na sua vida.  Este aspeto será mitigado se Mercúrio for forte (ocupando por exemplo uma casa kendra e colocado num signo favorável).

Quando Saturno está colocado em Gémeos e na 5ª, 7ª ou 10ª casas, isso afeta a felicidade no casamento pois priva a pessoa de ter uma vida sexual satisfatória, sendo a colocação na 7ª casa a pior.  O nativo pode mesmo suprimir os diversos aspetos da sua vida sexual. Sente-se também pouco à vontade para falar sobre este tema. Outro aspeto do karma relacionado com  a posição de Saturno no signo Gémeos é o desafio repetido relacionado com a área da comunicação e do trabalho  intelectual. Pode ter a obrigação kármica de comunicar informação para um público mentalmente limitado e ter que lutar para  que as mensagens sejam compreendidas de forma clara por esse público. Pode igualmente ter que lidar com a comunicação e  gestão da informação numa instituição ou empresa de negócios, repetindo os mesmos padrões, o que gera cansaço na mente orientada por Gémeos que gosta de mudar os estímulos intelectuais. A lição que tem que aprender é a da paciência e respeito por todos os que têm menor poder mental de interação.

Em conversa com outros estes nativos não têm um «fio de conversa» fluído podendo apenas «atirar» uma ideia sem a desenvolver. São taciturnos e pouco estimulantes em termos sociais.  Não gostam de «falar por falar», apreciam a abordagem factual seguida pela investigação científica , sentindo-se pouco à vontade para falar de forma trivial.  Podem ser investidos de funções de gestão da comunicação a nível governamental mas não são em geral muito estimados pelos «meios de comunicação» podendo haver mesmo problemas na interação com estes. Em contrapartida, levam muito a sério o seu dever como transmissores/gestores da informação e comunicação no plano social.  Saturno em Gémeos pode trabalhar arduamente para fazer chegar a informação ao público. Mas dá-se mal a trabalhar em equipa, havendo em geral uma má relação com o seu grupo de trabalho. Os papeis de Saturno em Gémeos podem incluir , na gestão da informação, a tradução desta, ou «censura», para decidir o que pode ser transmitido ao público, de modo a cumprir as regras definidas.

Os nativos com esta posição de Saturno formam muitos relacionamentos ao longo da vida, relacionados com o karma associado a esta posição. Temem, no entanto, o aspeto discursivo ligado ao relacionamento, não gostando de falar de si próprios nem de se expor dessa forma.  Mostram insegurança e hesitação nos relacionamentos sobretudo na dimensão sexual, vivendo esta área de vida com nervosismo e separando essa parte de si próprios. O nativo pode ser uma pessoa apaixonada mas não consegue exprimir isso, e pode haver muita frustração associada à vida sexual Dão-se bem na vida monástica, ou em comunidade fechada. A melhor parte das suas vidas é a última.  Em termos de saúde, Saturno em Gémeos  pode indicar muitas vezes problemas de ossos e articulações nos ombros, braços e mãos, podendo haver rigidez das mãos e braços. Se Mercúrio estiver fraco ou debilitado e estiver em aspeto com Saturno, o nativo pode sofrer de gaguez e de dificuldades de aprendizagem.

Segundo os clássicos, Saturno no signo Gémeos dá problemas de mau relacionamento com os familiares, problemas financeiros, associação errada com parceiros amorosos, uma mente metódica e sistemática mas com tendência para adiar as coisas.

Conjunção Sol Saturno na 3ª Casa signo Gémeos

Quando o Sol e Saturno estão em conjunção na 3ª casa ou no signo Gémeos o Sol está à partida em desvantagem no que se refere ao signo mas está bem posicionado no que se refere à colocação na 3ª casa.  O Sol na 3ª casa dá coragem, determinação para prosseguir os seus objetivos e ambições, para levar a cabo todos os empreendimentos.  Saturno, por outro lado, sendo também um maléfico, quando conjunto com o Sol, torna o ego mais paciente, organiza os seus objetivos e ajuda a planeá-los de forma a que possam ser aplicados, não de forma impulsiva nem a correr mas gradualmente e de forma estável e segura. O nativo torna-se mais cauteloso, prudente e aprende a esperar pelo momento certo de fazer as coisas. Pode esperar para aplicar uma ideia, se chegar à conclusão de que esta dará melhores resultados num outro momento. A lentificação dos seus impulsos dá também aos nativos resiliência e capacidade para saírem vitoriosos das situações difíceis da vida. Estas pessoas aceitam que a vida tem obstáculos e é difícil mas que é possível superar os seus desafios.

O meio próximo em que estes nativos crescem pode ser muito desafiador e apresentar muitos obstáculos incluindo a humilhação  da sua imagem pessoal , problemas com os amigos que os rodeiam, com os irmãos, vizinhos e outros familiares. O nativo aprende cedo a «engolir» o seu orgulho, especialmente se é Saturno que tem o grau inferior na conjunção. Porém, quando é o Sol que está num grau inferior,  o nativo torna-se um rebelde em relação aos que atacam ou menosprezam a sua identidade pessoal e pode tornar-se muito rude, agressivo, encarando os outros ,basicamente, como adversários ao longo da vida. A partir da idade adulta, as coisas tendem a mudar e a frustração e situações de humilhação tendem a ser ultrapassadas uma vez que a 3ª casa é uma casa de crescimento e, logo, de mudança. Mas  o indivíduo terá que trabalhar muito para vencer os seus próprios complexos e sentimentos de inferioridade que , inevitavelmente, Saturno faz sentir.   Estas pessoa são bastante reservadas em relação a si próprias.

Quando Saturno tem  o grau inferior na conjunção o nativo é mais humilde e conforma-se a obedecer às regras sociais mas com custo da sua criatividade e qualidades pessoais singulares. Mas tanto o Sol como Saturno procuram alcançar influência social e ocupar uma posição importante na sociedade. Ora, desse modo, o sol conforma-se com a ordem imposta por Saturno para, através da sua implementação, alcançar o  poder que deseja, talvez ocupando uma posição numa instituição governamental ou  social, distribuindo a informação e as regras da sua implementação, ou gerindo políticas de gestão comercial, etc..E o nativo pode alcançar uma posição firme e próspera.  Adota um estilo sóbrio no discurso e fala pouco mas é eficiente a fazer passar as mensagens para que cumpram os objetivos pretendidos. Estes nativos podem, na verdade, ser excelentes «diretores de propaganda» por ex.,

Quando a conjunção entre o Sol e Saturn se dá no signo Gémeos os efeitos podem ser diversos, sobretudo porque Saturno está em signo amigo (embora Saturno seja neutro em relação a Mercúrio) enquanto que o Sol está  em signo inimigo (Mercúrio é neutro em relação ao Sol). A casa em que a conjunção se dá é muito importante pois saturno tende a dar resultados mais negativos quando está colocado  em casas desafiadoras.  A identidade pode  sofrer bastante com esta conjunção quando se dá em contexto desfavorável pois muitas inseguranças podem afetar  a imagem positiva destes nativos, sobretudo se o Sol e Saturno estiverem enfraquecidos: uma imagem negativa da sua aparência, capacidades intelectuais e discursivas (o nativo pode sofrer de gaguez e dificuldades de aprendizagem), dificuldades a nível sexual, apesar dos muitos relacionamentos que o nativo pode formar, dificuldade em gerir a  colaboração com pequenos grupos sobretudo na infância e juventude (o período escolar pode ser muito difícil, enfrentando os grupos de pares que causam humilhação) etc.  Se a conjunção acontece numas das casas de crescimento (upachaya) as inseguranças irão sendo superadas após a chegada da vida adulta e em especial depois do 1º regresso de Saturno por volta dos 30 anos. Quando superam todos os medos e sentimentos de inferioridade com que tiveram que lidar durante os primeiros tempos, estas pessoas adquirem uma maturidade psicológica profunda e são muito responsáveis no desempenho profissional associado a uma carreira na comunicação ou na área comercial ou política. São também excelentes editores de publicação, redatores, etc.  Aprendem também a gerir a forma como falam, escrevem e comunicam aprendendo a aplicar a informação de forma a atingir os máximos resultados práticos. O sucesso não lhes é negado a menos que haja outros aspetos de planetas maléficos envolvidos. Em termos materiais acabam por alcançar respeito e reconhecimento pelas suas capacidades e desempenho mas a nível pessoal pode demorar mais tempo até sararem todas as feridas que foram sendo abertas durante o seu crescimento.

 

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.