Signo Aquário na 9ª Casa do Horóscopo

signo Aquário na 9ª casa do horóscopo capa

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da colocação do signo Aquário na 9ª casa do horóscopo.

A 9ª casa é uma casa trikona, relacionada com a sorte e a fortuna, com o pai os valores mais elevados, os estudos superiores, etc. Para ler um breve resumo dos significados da 9ª casa,  veja o artigo aqui.

Para ler um artigo mais desenvolvido sobre os significados da 9ª casa, clique aqui.

Quando o signo Aquário está colocado na 9ª casa- o que acontece para o Ascendente Gémeos – os nativos apreciam filosofias e ideias que têm um cunho universalista  e humanitário, de cariz político e social. Com efeito, estas pessoas preocupam-se com a organização da sociedade e com as regras que esta deve seguir para assegurar condições de igualdade nos direitos e deveres,  de modo a evitar a marginalização e a exclusão social de alguns.

As ideologias políticas são outro fator do seu interesse, umas vezes para as desmistificar e mostrar porque, na sua opinião, falham como modelo da sociedade, outras vezes porque exprimem os seus ideais sobre a vida humana e gostariam de as implementar.

Com o signo Aquário na 9ª casa os nativos gostam de ideias e teorias que se organizam de forma sistemática e podem identificar-se com algumas das filosofias vindas do passado e que têm uma matriz social, ética e prática, que apresentam soluções para alguns dos problemas concretos que afligem a humanidade na sua vida em comum ao nível das condições de justiça e igualdade.

Preferem as que já foram testadas e comprovaram ser eficazes na diminuição das desigualdades sociais mas também podem abrir-se  a novas ideias, quando acreditam que estas podem organizar a sociedade de forma mais justa e equilibrada. Também se interessam pelo conhecimento científico como forma de ultrapassar problemas e a falta de qualidade de vida das populações e aderem facilmente à aplicação de novas tecnologias de informação ao serviço dos cidadãos.

A dimensão de cada ser humano como «cidadão» é a que mais importa a estas pessoas que se veem a si mesmas e a todos os indivíduos como peças interligadas no sistema que é a sociedade e a sua vida histórica comum.

Os nativos com o signo Aquário na  9ª casa possuem princípios éticos  de matriz tradicional – mas não uma qualquer tradição, apenas aquela com a qual se identificam ao nível das ideias e das crenças – e uma consciência social forte, acreditando que cada um deve contribuir com o seu trabalho e mérito para ajudar a sociedade a tornar-se mais perfeita, no sentido de que diminui o desequilíbrio entre os que menos têm e os que mais têm, entre os privilegiados e os que ocupam a base da sociedade e são em geral esquecidos pela maioria.

Por isso muitas vezes estas pessoas aderem mais às ideias políticas- podendo ser reformadores muito informados e imbuídos dos «princípios do bem comum»- do que ao pensamento filosófico puramente teórico. Podem estar ligados a um grupo político ou a um grupo interventivo de cidadãos que usam a crítica e a ação política e social, o ativismo na defesa dos direitos das camadas menos favorecidas da sociedade, para dar o seu contributo.

Outros podem fazer isso através do envolvimento na atividade científica e tecnológica que melhora o funcionamento das organizações e instituições que trabalham em rede no plano social ou em alguma área de investigação que contribui de alguma forma para melhorar a vida dos seres humanos.

Os nativos  com o signo Aquário na 9ª casa valorizam  a liberdade dentro do cumprimento estrito das regras que são iguais para todos. Raramente são revolucionários, pois acreditam que a destruição da organização social vigente conduz mais ao caos do que a uma nova ordem de coisas por isso, embora sejam capazes de inovar, trabalham em geral sobre as estruturas existentes para, a partir daí, desenvolver novas perspetivas e ideias. Trabalham em geral em cooperação com outros nessa tarefa.

O signo Ascendente  Gémeos impele  estas pessoas para  a comunicação e interação com os outros, para o estabelecimento de redes entre os indivíduos e a sua associação em grupo. Deste modo, estas pessoas funcionam melhor quando trabalham em equipa e trocam ideias entre si para atingir os objetivos que nunca são meramente pessoais mas são coletivos ou universais. Gostam de se colocar nesta posição absoluta de que, o que é melhor para todos é também melhor para cada um.

Na religião são livres pensadores, afastando os dogmas e posições absolutas que estejam fora do controlo da humanidade e da sua liberdade de escolha. Têm mais propensão para o estudo das ciências sociais do que da filosofia propriamente dita, embora valorizem muito a área da ética e da política.

Com o signo Aquário na 9ª casa, estes nativos adoram viajar para conhecer outros seres humanos e outras expressões culturais, que lhes permitam alargar a sua compreensão acerca da humanidade no plano universal ou essencial.

A sua curiosidade e gosto por explorar novos costumes e modos de viver  pode levá-los a  escolher profissões, na área da diplomacia, por ex., em que tenham que permanecer por longos períodos em países estrangeiros e a aprender diversas línguas estrangeiras.

O signo Aquário na 9ª casa indica  um pai   que pode ter estado algo ausente durante o crescimento do nativo, em termos de proximidade afetiva mas pode ter-lhe inculcado valores firmes acerca da importância da instrução e da educação superior.

Pode ser alguém fortemente envolvido a nível social, científico, político, com pouco tempo para dedicar ao relacionamento pessoal com a criança. Mas serve-lhe de modelo ao nível dos princípios, valores e crenças e de orientação para os objetivos de vida.

Os nativos com Aquário  na 9ª casa tendem a considerar a «verdade»  como  algo que pode ter vários matizes e  dimensões e rejeitam os princípios de «verdades absolutas» dogmáticas. O lado rebelde de Aquário pode levar a procurar «a verdade» na sua articulação com os interesses coletivos de uns grupos contra os de outros, como sucede no combate político e na «luta de classes».

A visão do mundo destes nativos  é  a de uma dimensão universalista onde cabem muitas realidades diferentes que podem ser unificadas por um conjunto de princípios e valores aceites e cumpridos por todos. É, na verdade, a de alguém que aspira à concretização do ideal histórico de se tornar «um cidadão do mundo».

Também Poderá Gostar de Ler

One Thought to “Signo Aquário na 9ª Casa do Horóscopo”

  1. Carla

    Tenho ascendente em gemêos e me identifico totalmente com este artigo.
    Parabéns!!!!

Leave a Comment