Conjunção Sol Saturno na 10ª Casa Signo Capricórnio

Apresentamos os efeitos gerais da conjunção Sol Saturno na 10ª Casa  Signo Capricórnio:

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 10ª casa, leia o artigo aqui.

 Saturno na 10ª casa expõe o nativo a uma vida com visibilidade pública na qual pode desempenhar cargos de liderança de forma rígida e burocrática, no respeito estrito pela lei e pelas regras vigentes. Se Saturno estiver fraco o nativo sente ansiedade pela exposição pública e sente-se intimidado pela necessidade de tomar decisões difíceis. Receia constantemente que a sua reputação seja atingida desfavoravelmente. Ao mesmo tempo que se sente compelido a contribuir para a regulação da ordem e da hierarquia social, receia  essa mesma ordem e as forças que podem colocar em perigo a sua reputação, receia a desconsideração e o menosprezo dos outros pela sua ação. Com Saturno na 10ª casa as figuras de autoridade, o poder patriarcal de todos os tipos é, ao mesmo tempo, respeitado e temido pelo nativo. Pode sentir-se intimidado em relação à família do pai.

Na 10ª casa Saturno está colocado na própria casa e resiste a toda a ação impulsiva, obrigando a refletir de modo a manter o respeito e a reputação. Estas pessoas identificam-se com as instituições, que servem de acordo com a «letra da lei» sempre que desempenham cargos na administração ou no governo ou em alguma instituição na qual tenham poder executivo.  Trabalham de acordo com a lei de forma lenta e sem se desviarem das regras instituídas. São bons no desempenho de cargos  burocráticos, a redigir regulamentos e leis, etc.. São  «funcionários» (de uma empresa ou estado) representando uma organização e não gostam de chamar as atenções sobre a sua pessoa.

Estas características fazem com que sejam chamados a exercer funções no Estado, nos tribunais ou em outras funções de caráter burocrático ou executivo que exigem trabalho persistente, acompanhado de pesadas responsabilidades. Têm igualmente um forte sentido dos rankings e hierarquias sociais e profissionais.

Quando em funções de responsabilidade governativa, estes nativos têm um estilo austero que impõe rigor e disciplina orçamental e são adeptos da imposição de todo o tipo de austeridade aos que estão sob o seu domínio.  Encaram a resposta aos problemas sociais de forma punitiva e atuam em conformidade com isso.

Estes nativos têm uma conceção bastante conservadora da família e do seu papel na propagação dos indivíduos e da ordem social. Assim, dão aos filhos uma educação institucional e conservadora, pouco dada às liberdades e bastante exigente no cumprimento dos deveres, provavelmente semelhante à que eles próprios tiveram, com uma mãe que recompensava ou punia o nativo de acordo com o «merecimento» deste. O casamento é também encarado como uma instituição social em que os deveres e responsabilidades para com a família e a sociedade estão em primeiro lugar em relação aos afetos ou às necessidades meramente individuais. Conformismo e resistência à mudança social e do conceito de família tradicional pauta a vida destas pessoas. Quando acontece casarem mais do que uma vez (o que não acontece de forma fácil pois Saturno lança aspeto para a 7ª casa) tende a haver menos rigidez na forma de interagir  e há um peso menor dos deveres.

Quando estes nativos passam pelo dasa de Saturno podem ocorrer problemas  relacionados com a vida política, para os que têm esses cargos, problemas com investimentos ou jogo, acusações por fraude ou comportamento político inapropriado, perda de irmão, perda de fontes de rendimento.

Os nativos com Saturno na 10ª casa têm sentido social do dever e podem aceitar cargos de responsabilidade que os expõem a uma indesejada vida pública por causa desse sentido de dever. Quando Saturno está colocado num dos signos que rege ou num dos signos de Vénus, podem alcançar elevados cargos sociais e/ou políticos e podem ter uma ação de primeira ordem na regulação da ordem social. Quando está colocado num signo inimigo, Saturno obtém visibilidade pública mas por razões negativas sendo visto como alguém que contraria a ordem social e a desvirtua, mostrando rebeldia perante a ordem existente.

Estes nativos, quando Saturno está bem situado, alcançam respeito e boa reputação pelo caráter moral e dedicação à causa pública mas não são populares no sentido de o público ou a sociedade os verem como pessoas simpáticas ou estimadas pela sua natureza individual (são demasiado «secos», sérios, distantes, etc. para conquistarem esse tipo de simpatia). De resto, em geral também não reclamam uma imagem simpática, preferem apresentar-se como figuras respeitáveis e cumpridoras dos seus deveres. Colocam os interesses da sociedade (tal como os interpretam, claro) acima de todos os interesses individuais e não admitem heterodoxias, ou seja, não aceitam diferentes pontos de vista dos que os rodeiam, falando a uma só voz que é a sua. São, no entanto imparciais não aceitando beneficiar os amigos ou a família, quando ocupam cargos públicos (desde que Saturno esteja bem colocado por signo).

Saturno na 10ª casa torna o indivíduo isolado, este sente-se imbuído de um dever «acima de si próprio» que é o de ajudar a melhorar a ordem social. Assim, é muitas vezes rude nas interações sociais, sem tato nem amabilidade mas dedica-se o melhor que é capaz, a essa tarefa objetiva que se dá a si próprio.

O aspeto para a 12ª casa indica que  estas pessoas têm pouca paz mental, constantemente preocupadas com os seus deveres. Este aspeto prejudica igualmente a vida sexual dos nativos. Também não têm uma vida familiar e afetiva muito substantiva pois os deveres tomam-lhes o tempo e têm pouca disponibilidade para o cônjuge, preferindo também estar no local de trabalho em vez de estarem em casa. Assim, esta posição de Saturno também afeta a felicidade e o contentamento do cônjuge. Este também pode ter uma vida profissional exigente, o que deixa poucas possibilidades para partilhar a vida em comum.

É em geral aceite que os nativos com Saturno na 10ª casa têm um karma em que, de alguma forma, «caem» depois de atingir alguma notoriedade, por razões morais. Poderão, no passado, ter feito alguém cair do poder expondo aspetos da vida privada desse líder e causado desse modo a sua  perda de posição. Assim, apesar de detestarem ter a sua vida privada nas bocas do mundo, estes nativos podem enfrentar uma situação semelhante e perder a sua posição social, sendo vítimas de exposição de aspetos da vida privada que se ligam á moral.  O karma de Saturno na 10ª casa é que os nativos têm que ter um código moral irrepreensível tanto na vida pública como privada. Não chega construírem uma imagem pública de seriedade e irrepreensibilidade moral; se não mantiverem os mesmos princípios na vida privada, estes acabarão por se virar contra si e causar  a sua queda social levando à perda de reputação e de posição. Estes nativos terão que trabalhar sempre mais do que o proveito que alcançam em termos individuais e podem cair de posição devido a um escândalo que destrói a sua credibilidade pública, quando colocados numa posição elevada.

Quando Saturno está na 10º casa debilitado (Ascendente Caranguejo), apesar do trabalho árduo que lhes pode ser exigido, dificilmente alcançam visibilidade e status suficiente pois falta-lhes o apoio de conexões sociais que poderiam favorecer essa ascensão.

Para não acontecer o referido atrás, a posição de Saturno na 10ª casa exige que o indivíduo sacrifique o seu interesse e desejo de celebridade individual em nome da total subordinação à causa pública sem buscar qualquer privilégio para si próprio. Mas ,apesar dessa dedicação, experienciará muitas vezes algum desgosto por o seu esforço não ser reconhecido pelos outros.

Quando o nativo não experiencia em idade útil o dasa de Saturno ou quando este ocorre muito tarde na vida, o reconhecimento e o sucesso podem vir muito tarde ou não acontecerem de forma substancial, a não ser nos subperíodos de Saturno (antardasa). Saturno torna tudo mais lento e, desse modo, os objetivos individuais em termos profissionais e de visibilidade pública podem demorar muito tempo a acontecer. Terá que  trabalhar muito para alcançar o que pretende apesar de poder ter grandes ambições.  Estes nativos estão, no entanto, muito vocacionados para ascender na hierarquia social e profissional. Mas têm um pesado fardo de trabalho que lhes limita grandemente o usufruto dessa posição. Quando Saturno está colocado no signo de exaltação e a Lua também é favorável, os nativos alcançam posições muito elevadas na sociedade.

Saturno na 10ª casa pode também indicar responsabilidades pesadas em terras estrangeiras. Esta posição atrasa o casamento, sendo favorável a um casamento com alguém mais velho ou pouco sofisticado. Mas estas pessoas experienciam quase sempre grande tensão e não chegam nunca a relaxar no ambiente do lar nem num espaço privado, identificados que estão com os deveres públicos ou profissionais. E podem ter poucos ou nenhuns apoios da família ou amigos, logo desde a infância em que aprenderam a ter que fazer as coisas sem recorrer ao apoio não disponível de outros.

O pai pode ser alguém muito rígido, com fortes responsabilidades profissionais e que exerceu sobre o nativo uma forte disciplina levando-o a conformar-se com os deveres. Assim, habituam-se desde cedo a trabalhar arduamente para obter sucesso e visibilidade. Mas não trabalham para serem famosos nem célebres, embora a posição de Saturno aqui lhes dê visibilidade pública. Não têm tempo para separar essa vida pública da privada. E essa visibilidade pode ser positiva ou negativa uma vez que, em signo inimigo, Saturno pode indicar um criminoso ou marginal. Se Saturno está colocado na 10ª casa e debilitado, o nativo enfrenta mesmo a possibilidade de ser preso devido a crimes de «colarinho branco». Mesmo que se envolva em atividades marginais, os nativos com esta posição terão que trabalhar muito. Os que não enveredam por caminhos marginais podem ter um emprego difícil, que exige esforço manual considerável e precisam de trabalhar muito sem grandes frutos como resultado. Saturno pode, no entanto, aliviar o seu fardo a partir da meia idade, entre os 48 e 50 anos. Em certos casos, porém, terão que trabalhar sempre sem  muito descanso ou relaxamento. Quando Saturno está na 10ª casa e no signo Capricórnio (Ascendente Carneiro) o nativo obtém em geral excelentes resultados tanto em termos de sucesso profissional e exercício de altos cargos como em termos de rendimento. Mas estes serão sempre inferiores ao trabalho desenvolvido.  Saturno na 10ª casa no signo Aquário indica excelentes resultados pois Saturno está no signo Mooltrikona e indica karma positivo que atua a favor do nativo.

Para saber os efeitos da colocação do sol no signo Capricórnio leia o artigo aqui.

Quando Saturno está colocado no signo Capricórnio está no próprio signo e indica um karma relacionado com a necessidade de cumprir as leis e as regras da sociedade, reconhecendo a legitimidade da ordem social tradicional.

Mesmo no próprio signo, Saturno não muda a sua natureza de atrasar e obrigar a um considerável esforço: assim, permite o sucesso mas nunca de forma rápida, exigindo um processo mais longo. Os nativos com esta posição de Saturno são conservadores e convencionais, sendo previsíveis os seus comportamentos e os valores a que obedecem. Todas as regras sociais tradicionais sobre o modo como se deve estar em cada situação social são seguidas e respeitadas por estas pessoas.  São responsáveis e estão dispostos a trabalhar arduamente para alcançarem o que pretendem. Têm um forte sentido do dever, sendo obedientes à ordem estabelecida, não tendo espírito crítico em relação à ordem social ou política. Esta natureza conformista explica também que não sejam em geral criativos, embora tenham grande sentido de organização e sejam eficazes na execução. São bons a aplicar as regras e as leis no plano das instituições sociais.

Em termos sociais, tendem a identificar-se com a classe média. Não gostam de conflitos nem de divergir da opinião maioritária. Precisam de se sentir seguros, conseguindo essa segurança através do respeito  e conformidade com as regras sociais. Estas características fazem com que sejam estimados pelas autoridades em geral  e respeitados pela capacidade de trabalhar arduamente , bem como pelo sentido do dever. Karmicamente, podem aceitar muitos deveres quando lhes são pedidos.  Nos casos em que Saturno é forte no horóscopo, o nativo pode mesmo ter que assumir fortes responsabilidades no governo ou em alguma instituição social ou política.

Devido a toda a resistência que Saturno opõe à mudança, apenas permite a ascensão social dos nativos de forma gradual e lenta e também regulada de acordo com os costumes e leis aceites por todos. Ainda assim, permite a ascensão mais rápida do que quando está em outros signos. Um realismo temperado de algum pessimismo acompanha sempre estas pessoas, refreando o excesso de ambição individual e constrangendo o indivíduo a agir dentro das regras estabelecidas.

Segundo os clássicos, Saturno no signo Capricórnio ama o saber mais elevado, como a Filosofia e o conhecimento dos Mistérios. O nativo é talentoso, viajado, instruído e eficiente. Gosta de ornamentos e de itens de decoração. É ambicioso, racional, sério e muitas vezes descontente. Tem problemas com os relacionamentos amorosos e estabelece relacionamentos com pessoas de classe social mais baixa.  Tem tato, é perseverante e diplomata. Pode ter problemas nervosos. Atingirá o sucesso embora leve tempo.

Estes nativos são determinados, organizados, estruturando tudo o que tem importância para si. Saturno em Capricórnio luta para melhorar o seu estatuto, quer atingir uma posição elevada para ser reconhecido e respeitado pelos outros. Estes nativos trabalham muito mas encaram isso como algo natural e necessário para atingirem os seus objetivos. De acordo com a casa ocupada pelo signo Capricórnio e Saturno  assim se manifesta esta energia que impele a trabalhar ativamente para alcançar o que pretende. Acompanhando este esforço do nativo está sempre também o medo de perder a posição conquistada, o status, o emprego sendo muito ansiosos em relação a tudo isso. Na casa onde Saturno está colocado o nativo terá que fazer um esforço extra para que os assuntos dessa casa possam ter sucesso.

Conjunção Sol Saturno na 10ª Casa Signo Capricórnio

Quando o Sol e Saturno estão em conjunção no signo Capricórnio Saturno tem primazia, sendo, no entanto, ambos fortes quando a conjunção cai na 10ª casa, a menos que esta esteja ocupada por signos inimigos ou pelo signo de debilitação de um deles. Saturno causa uma forte falta de confiança no nativo, fazendo-o duvidar das suas capacidades e talentos e da sua habilidade para alcançar o sucesso mundano: carreira e profissão, reputação pública, etc.. A sombra de Saturno sobre o Sol impede-o de manifestar a sua criatividade e obriga-o a conformar-se com as regras e convenções existentes e a trabalhar sem procurar evidenciar a suas qualidades, a menos que Saturno esteja em signo inimigo ou debilitado. Saturno atua aqui como um travão a todo o poder de iniciativa, desejo de brilhar e de se destacar, promovendo uma atitude de inércia, de não ação, deixando de  procurar o sucesso de forma ativa e acabando por se conformar e seguir a liderança de outros «mais experientes».  O nativo é levado a pensar que não é melhor do que os outros e receia ter medo de fazer alguma coisa que o prejudique, ao invés de o ajudar a obter sucesso. Trabalhar muito e de forma paciente até que os bons resultados apareçam é a tendência dominante. Algumas vezes, porém, o sol pode impulsionar a pessoa a tomar a iniciativa simplesmente não o faz no momento adequado e os resultados obtidos não lhe permitem alcançar , levando antes à reputação de que não tem as qualidades necessárias para liderar.

A energia frustrada do Sol sob a influência de Saturno pode levar o indivíduo a ter comportamentos de desconsideração pelos outros, ansiando por um reconhecimento e sucesso que são frustrados.  O Sol representa o Ego e também o pai e todas as figuras de autoridade e de liderança e, quando o Sol recebe a sombra de Saturno, o pai, os chefes, professores e figuras de autoridade continuamente apontam as falhas e falta de capacidades do nativo, o que é um processo duro, sobretudo no crescimento e juventude, numa experiência que atinge continuamente a autoestima pessoal e o conceito de auto valor. Em resposta, o nativo pode tornar-se muito arrogante, egoísta e sem consideração pelos outros. É uma forma de disfarçar para si próprio os sentimentos de inferioridade e de frustração por não lhe ser dado o valor que deseja mas, no fundo, receia não ter. A rebeldia manifestada na personalidade é expressão da raiva pelo esmagamento que a energia de Saturno produz na identidade.

Quando  esta conjunção Sol Saturno se dá na 10ª casa, a frustração do Sol, que obtém aqui força direcional (Dig Bala) pode ser muito grande. O nativo sente que devia ter a melhor posição profissional e na vida, sente-se com direito a ser uma pessoa especial e sem qualquer fraqueza e todos os obstáculos ao desejo de atingir rapidamente o topo que ambiciona são vistos como indignos de si. O Sol leva o  nativo a pensar que merece todos os privilégios sem ter que trabalhar duramente nem por muito tempo , porque «é especial». Porém, Saturno  obriga o nativo a subordinar-se às regras existentes e a ter que trabalhar muito e de forma dura, tal como todos os outros. Obriga o nativo a ver-se «como um indivíduo comum» e isso causa uma disrupção profunda na personalidade e no modo como esta atua e  interage no mundo.

Quando o Sol tem o grau mais baixo na posição por signo, o nativo não reconhece as suas limitações nem falta de capacidades e pode desenvolver um ressentimento muito grande contra todo o «sistema que impede as pessoas de mérito de subir na vida» e isto pode impedi-lo de ter uma vida social e profissional satisfatórias. Sentirá inveja de todos os que estão em posição mais elevada e rancor por não ser ele próprio a estar nessa posição. Isto é tanto mais forte quanto mais fraco por signo estiver o Sol.

Quando Saturno tem o grau inferior na conjunção e esta cai num signo de Saturno ou no signo de exaltação deste- como acontece por ex., para o Ascendente Capricórnio- a energia dominante de Saturno pode disciplinar os ímpetos da energia solar colocando-a ao serviço das ambições sociais e profissionais e muito sucesso material pode ser alcançado, ainda que com a marca de Saturno: depois de trabalhar bastante e de forma gradual, o nativo pode alcançar um elevado status. Quando tanto o Sol como Saturno estão bem-dispostos no horóscopo, podem ajudar o nativo a ter sucesso profissional mas, num grande número de casos, esta conjunção causa indecisão na escolha da carreira e atraso em atingir uma posição capaz de satisfazer as ambições individuais. Se ambos os planetas estiverem fracos pode mesmo nunca haver uma carreira sólida e estável.

Quando esta conjunção cai na 10ª casa e no signo Capricórnio (Ascendente Carneiro) e o Sol e Saturno atuam ambos de forma positiva, o nativo pode alcançar muita riqueza pois Saturno rege também a 11ª casa e, nesse caso, esta conjunção pode ter um efeito semelhante a um Raja yoga. Porém, de acordo com a natureza de Saturno, o status e a riqueza serão alcançados mas através do mérito e trabalho pessoal e, embora o processo possa ser mais rápido do que é habitual com Saturno leva,  apesar de tudo, o seu tempo pois Saturno não dá riqueza súbita.

4 Thoughts to “Conjunção Sol Saturno na 10ª Casa Signo Capricórnio”

  1. Paulo

    Sol e Saturno na 10 casa no signo de leão, ambos sendo fortes – como interpretar ? Grato!

    1. astrologoaprendiz1

      Caro leitor, a sua pergunta pressupõe a leitura global do seu mapa. Mas por alto, espere bastante frustração entre o desejo de brilhar do sol e o seu impulso criativo que quer ser único e especial e a obrigação que Saturno tende a impor para se manter humilde.

  2. Lucas Felipe Câmara de Oliveira

    Eu tenho Sol e Saturno na casa 10 em Capricórnio, juntamente com Mercurio, e nunca li um texto que descrevesse tanto meu jeito de ser e ver o mundo.
    Principalmente na parte: “Quando o Sol tem o grau mais baixo na posição por signo, o nativo não reconhece as suas limitações nem falta de capacidades e pode desenvolver um ressentimento muito grande contra todo o sistema que impede as pessoas de mérito de subir na vida.” e na parte “O Sol leva o nativo a pensar que merece todos os privilégios porque é especial”.
    Basicamente o texto está todo correto, exceto nessa parte que coloca as pessoas como ‘prepotentes’ diante das limitações da sociedade, ou invejosos sem merecer.
    Na minha experiência acredito que a dor maior reside no fato de que as pessoas com esse posicionamento realmente merecem, até mais do que as que estão exercendo as habilidades que eles desejam, porém ainda assim a vida não os permite obter. Namastê e gratidão pelo artigo!

    1. astrologoaprendiz1

      Por ser demasiado longo, cortámos uma parte do seu comentário, mas pensamos que o essencial se manteve. Agradecemos o seu feedback.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.