Saturno nos Signos do Zodíaco 3

Apresentamos os efeitos da colocação de Saturno nos signos Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes:

Saturno no Signo Sagitário

como acontece com a colocação de Saturno na 9ª casa, quando está no signo Sagitário há prevalência da doutrina sobre novos pontos de vista ou discussões filosóficas. Saturno aqui faz surgir o impulso de regular os pontos de vista novos a partir da imposição das velhas formas de pensar. Por outro lado, o nativo luta para alcançar aprovação social pelos seus pontos de vista filosóficos.

Os nativos com Saturno em Sagitário podem estar ligados à religião ou, pelo menos, à divulgação do seu «catecismo»  e podem ter tendência para seguir a ortodoxia a menos que Júpiter esteja em aspeto com Saturno ou colocado também no signo Sagitário. Sem o aspeto de Júpiter, Saturno em Sagitário tende a privar-se da verdadeira sabedoria, focando-se no formalismo da ortodoxia e nas suas práticas sociais.

Karmicamente os nativos com Saturno no signo Sagitário podem ser obrigados a desempenhar o papel de doutrinadores ou pregadores ou ainda  professores.  Apesar de se mostrarem inclusivos em relação aos outros, são-no no estrito respeito pelas normas vigentes. Gostam de se associar a instituições que têm um passado histórico respeitável e uma estrutura hierarquizada. Apreciam também a tradição humanista.

Os nativos com Saturno em Sagitário querem mais justiça para a sociedade e podem envolver-se em atividades de luta por mais justiça social, dependendo, claro, da casa ocupada por Saturno. Saturno aqui desenvolve sistemas de crenças e valores fortes e torna o individuo disciplinado e empenhado em relação àquilo em que acredita. Saturno no signo Sagitário aborda as crenças de forma pragmática e muito racional, não se limitando a «acreditar». Assim, de facto esta posição de Saturno ajuda a trazer a filosofia desenvolvida por Sagitário para o mundo real e torna-a concretizável. Ou seja, os aspetos filosóficos desenvolvidos pelo indivíduo não são pura especulação metafísica ou destinados a «entreter» o espírito e o pensamento mas são ideias que querem realmente aplicar-se no mundo de forma prática para ajudar a melhorá-lo. O conhecimento é valorizado na medida em que produz efeitos visíveis e são estes que ajudam realmente a «medir» o valor e a importância desse saber. A casa onde está localizado Saturno é uma área na qual o nativo vai aplicar o seu conhecimento e sabedoria aprendida.

Saturno no signo Sagitário pode tornar a pessoa  dogmática, repetindo as doutrinas ou saber cristalizado do passado, se Júpiter estiver fraco no horóscopo. Estas pessoas tentarão assim pregar ou ensinar os «velhos modos de pensar» e as verdades aceites pelas tradições do passado. Saturno cria a necessidade de agir na área de vida representada pela casa de colocação,  segundo as doutrinas, rituais, leis tradicionais. E não se desviar desse rumo é sentido como um dever que compele a ação individual. Até atingir a maturidade, Saturno bloqueia a possibilidade de atingir a verdadeira sabedoria podendo atrasar o acesso à sabedoria e obrigando a trabalhar muito para alcançar o verdadeiro saber. Antes de meados dos 30 anos, normalmente  é difícil compreender a verdadeira sabedoria.

Segundo os clássicos, Saturno no signo Sagitário faz do nativo alguém que gosta de aprender, gosta de estudar e de adquirir conhecimento. É generoso, determinado, gosta de ajudar. Tem capacidade de compreender pela inspiração e pelo insight. É religioso. Terá filhos talentosos e será influente na maturidade. É corajoso e tem boa reputação. Obterá ganhos a partir de seguros e de investimentos.

Saturno no Signo Capricórnio

Quando Saturno está colocado no signo Capricórnio está no próprio signo e indica um karma relacionado com a necessidade de cumprir as leis e as regras da sociedade, reconhecendo a legitimidade da ordem social tradicional.

Mesmo no próprio signo, Saturno não muda a sua natureza de atrasar e obrigar a um considerável esforço: assim, permite o sucesso mas nunca de forma rápida, exigindo um processo mais longo. Os nativos com esta posição de Saturno são conservadores e convencionais, sendo previsíveis os seus comportamentos e os valores a que obedecem. Todas as regras sociais tradicionais sobre o modo como se deve estar em cada situação social são seguidas e respeitadas por estas pessoas.  São responsáveis e estão dispostos a trabalhar arduamente para alcançarem o que pretendem. Têm um forte sentido do dever, sendo obedientes à ordem estabelecida, não tendo espírito crítico em relação à ordem social ou política. Esta natureza conformista explica também que não sejam em geral criativos, embora tenham grande sentido de organização e sejam eficazes na execução. São bons a aplicar as regras e as leis no plano das instituições sociais.

Em termos sociais, tendem a identificar-se com a classe média. Não gostam de conflitos nem de divergir da opinião maioritária. Precisam de se sentir seguros, conseguindo essa segurança através do respeito  e conformidade com as regras sociais. Estas características fazem com que sejam estimados pelas autoridades em geral  e respeitados pela capacidade de trabalhar arduamente , bem como pelo sentido do dever. Karmicamente, podem aceitar muitos deveres quando lhes são pedidos.  Nos casos em que Saturno é forte no horóscopo, o nativo pode mesmo ter que assumir fortes responsabilidades no governo ou em alguma instituição social ou política.

Devido a toda a resistência que Saturno opõe à mudança, apenas permite a ascensão social dos nativos de forma gradual e lenta e também regulada de acordo com os costumes e leis aceites por todos. Ainda assim, permite a ascensão mais rápida do que quando está em outros signos. Um realismo temperado de algum pessimismo acompanha sempre estas pessoas, refreando o excesso de ambição individual e constrangendo o indivíduo a agir dentro das regras estabelecidas.

Segundo os clássicos, Saturno no signo Capricórnio ama o saber mais elevado, como a Filosofia e o conhecimento dos Mistérios. O nativo é talentoso, viajado, instruído e eficiente. Gosta de ornamentos e de itens de decoração. É ambicioso, racional, sério e muitas vezes descontente. Tem problemas com os relacionamentos amorosos e estabelece relacionamentos com pessoas de classe social mais baixa.  Tem tato, é perseverante e diplomata. Pode ter problemas nervosos. Atingirá o sucesso embora leve tempo.

Estes nativos são determinados, organizados, estruturando tudo o que tem importância para si. Saturno em Capricórnio luta para melhorar o seu estatuto, quer atingir uma posição elevada para ser reconhecido e respeitado pelos outros. Estes nativos trabalham muito mas encaram isso como algo natural e necessário para atingirem os seus objetivos. De acordo com a casa ocupada pelo signo Capricórnio e Saturno  assim se manifesta esta energia que impele a trabalhar ativamente para alcançar o que pretende. Acompanhando este esforço do nativo está sempre também o medo de perder a posição conquistada, o status, o emprego sendo muito ansiosos em relação a tudo isso. Na casa onde Saturno está colocado o nativo terá que fazer um esforço extra para que os assuntos dessa casa possam ter sucesso.

Saturno no Signo Aquário

Quando Saturno está colocado no signo Aquário, o seu signo mooltrikona, o nativo tem receio das multidões  desordenadas. Assim, estes nativos são impulsionados para participar na regulação dos grupos, conexões sociais e em  todo o tipo de  ligações (inclusive através dos meios de comunicação) entre os membros da sociedade. A convicção profunda é de que os membros da sociedade não podem ser deixados entregues a si próprios pois isso ameaça a ordem social e é preciso impor regras, leis, uma estrutura hierarquizada e o mais fixa possível, para conter as «liberdades» individuais de ação. Pelo lado positivo, estes nativos são capazes de compreender as necessidades que levam as pessoas a agrupar-se e organizar-se e essa compreensão pode fazer deles bons agentes de mudança, quando ultrapassam o medo desta.

Estes nativos têm talento para perceber boas oportunidades de investir, sendo sóbrios e capazes de gerir o dinheiro de um grande número de pessoas de forma eficaz e sem correr muitos riscos a não ser os que são bem calculados. Podem, por isso, ter uma carreira bem sucedida na área do mercado bolsista ou em atividades de caráter económico.  Agem de acordo com as regras e a legislação e não favorecem alguns por razões pessoais. Preferem ganhar de forma estável, lenta e segura.

Os nativos com Saturno no signo Aquário são movidos por princípios que adotam cedo na vida e tendem a manter a sua escala de valores imutável não sendo por isso muito adaptáveis aos contextos de mudança social. Tendem a agarrar-se aos valores de sempre e a achar que estes são universais e eternos. Consideram como uma virtude esta lealdade aos princípios e a recusa de os mudar e não compreendem facilmente que essa resistência à mudança pode ser negativa  quando a realidade muda. Dão bons cientistas, nas áreas em que há uma estrutura firme e estável, mas podem ser um sério obstáculo ao avanço do conhecimento por não serem adaptáveis aos contextos  e por teimarem em manter a sua visão da realidade mesmo quando esta dá provas de ter mudado. São por isso bons ideólogos, no sentido em que a ideologia tende  a manter-se  rígida, como uma visão do mundo intemporal.

As estruturas conceptuais desenvolvidas por Saturno em Aquário são altamente elaboradas e rígidas. Pretendem aparecer como um sistema de conhecimento imutável e verdadeiro nos seus princípios de forma absoluta. Porém, como temos vindo a descobrir nas duas décadas, a ciência só é objetiva quando se adapta a abordagens da realidade das quais nunca se sabe tudo e que mudam constantemente.  Num mundo em mudança  e em  movimento constante,  um saber fixo como o que é proposto por Saturno pode ser satisfatório para quem precisa de legitimar um modelo de sociedade conservadora mas é pobre para fazer avançar a ciência e a compreensão que temos do mundo. A resistência à mudança impede o conhecimento, não o proporciona. Apenas leva cada um a acreditar que o seu sistema de conceitos, por muito bem construídos logicamente, coincide com a estrutura da própria realidade. Uma ilusão sempre fatal para aqueles que a têm.

Quando Saturno está em Aquário, não é impossível que o nativo mude os seus princípios e valores. Mas, quando isso acontece, limita-se a adotar um sistema substituindo-o por outro, com o mesmo dogmatismo e crença ilusória de ser detentor da «verdade». Assim, como teóricos, estes nativos pouco ajudam o progresso do saber. Mas, em termos práticos, podem de facto ajudar a  regulamentar a realidade social pois são muito disciplinados e dedicados ao serviço público embora possam confundir este com as suas próprias convicções acerca da sociedade.

Saturno em Aquário tem medo de todos movimentos sociais ou políticos, medo de perder  o mundo ordenado e estruturado em que acredita.  Por isso, sempre que desempenha cargos sociais ou de governo procura suprimir todas as possibilidades de mudança. Tudo o que é irregular é por isso alvo de punição e desaprovação. Os nativos interessam-se, no entanto, genuinamente pela proteção dos menos favorecidos pela sociedade e procuram estender a todos maior justiça social. Sentem ser seu dever contribuir para melhorar a sociedade. A forma como fazem isso, quando Saturno está em Aquário é através da criação de um novo equilíbrio na área económica, na distribuição de riqueza  e transformação das redes sociais e na forma como as pessoas criam ligações na sociedade. Saturno em Aquário pretende criar maior igualdade na distribuição dos recursos. A forma como Saturn faz isso no seu signo mooltrikona é mais fácil do que acontece com o signo Capricórnio.

Os antigos não tinham muito boa opinião  acerca da posição de Saturno em Aquário, afirmando que os nativos são obstinados, batoteiros, desonestos, agressivos, dados ao deboche, tomando muitas tarefas ao mesmo tempo sem acabar nenhuma. Pelo lado positivo, são inteligentes, racionais, convincentes, afáveis, científicos nas abordagens, sociáveis.

Saturno no Signo Peixes

Quando Saturno está  colocado no signo Peixes o nativo pode ter receio instintivo de lugares isolados, hospitais, prisões, de dormir, de maus sonhos, de ser preso, de perder tudo o que tem. Saturno em Peixes causa resistência em aceitar a intuição psíquica ou qualquer perceção que não seja suportada pelos sentidos materiais. A fantasia e imaginação são igualmente rejeitadas como inúteis.

Estes nativos são muito disciplinados, no entanto não acedem facilmente à meditação nem à visualização de mundos imaginários.  Podem dar bons prestadores de cuidados a crianças, médicos ou outros apesar de a sua própria infância poder ter sido  privada dos planos da fantasia, do sonho, da brincadeira despreocupada.

Ao mesmo tempo que anseiam por um reduto de privacidade, este é-lhes constantemente negado. Têm dificuldade em focar-se e concentrar-se e também têm falta de paz interior.

Saturno no signo Peixes restringe a imaginação e a capacidade de se envolver nos planos da fantasia e da imaginação; então o nativo tem grande dificuldade em imaginar porque a imaginação está bloqueada. De acordo com a casa onde  o signo Peixes e Saturno estão colocados, o nativo não consegue  imaginar, criar na mente o que deseja em relação aos assuntos dessa casa. Isto significa que, quando o signo Peixes e Saturno estão na 4ª casa, onde a imaginação é fundamental, o nativo fica privado da sua infância. todas as brincadeiras, sonhos, realidades imaginadas pela criança são extremamente difíceis quando Saturno está aqui colocado, então a criança não consegue divertir-se nem ligar-se com o lar. Quando isto se dá na 7ª casa, os laços espirituais e românticos com o cônjuge são bloqueados, de modo que o nativo não os consegue criar. Seja qual for a casa onde Peixes/Saturno estão situados, o indivíduo não consegue sintonizar os planos do subconsciente e da imaginação e, por essa razão, não é capaz de criar laços autênticos com a área de vida significada por essa casa.  Em vez dessa ligação, mostra um «realismo» que o impede de toda a perceção emocional das coisas. Isto será reduzido se Júpiter estiver em aspeto com Saturno. Caso contrário, começará a ser capaz de usufruir da sua imaginação e intuição de forma lenta e gradual após o primeiro retorno de Saturno  perto dos 40 anos.

Saturno em Peixes atrasa desde modo a capacidade de o nativo ser capaz de ter uma perceção do mundo espiritual. Saturno faz o nativo ter medo e ansiedade em relação à imaginação, à religião, à fé e intuição pois são aspetos em relação aos quais sente muita dificuldade de compreender e sentir o que são. Pode ser pessimista e sentir que as circunstâncias estão constantemente contra si. Mostra vulnerabilidade em relação a tudo o que não é claramente percetível de forma sensorial. Os nativos são, no entanto, capazes de se envolver de forma pragmática na prestação de serviço aos outros. Mas precisam de estrutura e ordem na sua vida de modo a poderem prever, de forma clara, os efeitos ou resultados dos eventos e situações.  Têm medo da sua criatividade e, desde modo, até depois do retorno de Saturno, esta está bloqueada.

Segundo os clássicos, Saturno no signo Peixes indica interesse por atividades artesanais. O nativo é calmo e gosta de quietude, é reservado e secreto. Obtém reconhecimento dos amigos e da família. Tem força para vencer as dificuldades, é diplomata, religioso, cortês. Mas estabelece laços infelizes, os seus esforços dão poucos resultados. Tem sofrimento mental de vez em quando. é prático, intuitivo e otimista.

2 Thoughts to “Saturno nos Signos do Zodíaco 3”

  1. Victor Flávio

    Olá. Obrigado pelo texto de Saturno em Peixes. Poderia me tirar uma dúvida? Tenho Saturno Retrógrado em Peixes na casa 3 do meu mapa astral védico. O que isso significa? Namastê.

    1. astrologoaprendiz1

      Infelizmente a resposta à sua questão implica a análise global do mapa, pois este é uma configuração global em que muitos fatores interagem. Aconselhamos que vá lendo os artigos e estudando o seu mapa, para compreender todos os significados implicados.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.