Saturno nos Signos do Zodíaco

Apresentamos a descrição dos efeitos da colocação de Saturno nos signos Carneiro,  Touro, Gémeos e Caranguejo:

Saturno no Signo Carneiro

Quando Saturno está colocado no signo Carneiro, os resultados não são bons porque este é o signo de debilitação de Saturno. Esta posição faz do nativo um covarde, com medo de correr riscos, medo de competir, resistência à mudança e participação em forças de bloqueio para impedir a mudança, defesa da casta ou ranking social  como a base de organização social, imposição de leis e regras rígidas que reduzam o impacto das inovações,  demasiada importância atribuída ao cumprimento das regras para garantir a dignidade pessoal, comportamentos de rejeição dos outros com base na aparência física (racismo) e na classe social, rigidez nos comportamentos e nas regras e crenças.  Esta posição produz também fraqueza vital e muscular.

Saturno é inimigo de Marte embora Marte seja neutro em relação a Saturno. Neste ambiente Saturno adota comportamentos de rigidez e de formalidade, punindo todas as infrações sem o mínimo de compaixão ou emoção. Vive numa ordem social marcada pela hierarquização das pessoas e das funções e pelo respeito estrito da regras formais impessoais.

Saturno no signo Carneiro pode indicar resistência ao poder imposto pela força e também, em alguns casos, à ordem social existente. Indica por vezes problemas de saúde a nível cerebral.  O indivíduo pode sofrer discriminação devido à sua origem social ou convicções. Pode ser parte de uma minoria social que está á margem dos privilégios concedidos pela sociedade e pode sofrer a frustração de estes parecerem inalcançáveis. Saturno no signo Carneiro obriga a aprender a lição da dualidade de todas as coisas no mundo terreno- bom e mau, falso e verdadeiro, etc,.

A maneira de ser de Saturno no signo Carneiro fá-lo criar uma barreira entre si e todos os impulsos, entre si e a juventude imatura, os competidores, inovadores,  o  movimento e a ação, a força física e os seus impulsos sexuais, tudo o que desafia a disciplina que é a sua natureza mais funda. A natureza de Saturno representa o triunfo da civilização e das normas sociais (por isso está exaltado em Balança) contra os desejos, impulsos e animalidade da energia marciana selvagem e indisciplinada.

Os nativos com Saturno em Carneiro têm em geral pouca vitalidade. Mas isto – como em geral a vida do nativo- melhora à medida que o tempo vai passando e na segunda metade da vida. A vitalidade aumenta, a menos que Saturno esteja colocado numa casa desfavorável ou esteja em conjunção com Rahu.

Saturno em Carneiro pode afetar a saúde cerebral , pode também indicar doenças afetando o sangue ou o cérebro logo desde o nascimento e é também com frequência indicador de dificuldades de aprendizagem. Alguns destes efeitos prendem-se com  lesões no processo de nascimento.

As lições de Saturno têm a ver com o mecanismo do Karma- a cada ação corresponde uma reação proporcional: os resultados da ação não afetam só os outros  ou o mundo exterior, revertem também sobre o próprio indivíduo.  Saturno representa a escassez, a limitação, a falta de recursos , a dificuldade para alcançar o necessário para a sobrevivência.  A casa onde se encontra Saturno representa o ponto onde a luta com essa escassez de recursos será travada. Em Carneiro, a ação impensada e impulsiva de alguns afetam o nativo com esta posição de Saturno; a excessiva  competição de outros ou  agressão destes é, porventura, a reação de ações que o próprio nativo atraiu para si mesmo por ações passadas. Não se trata aqui de respostas de vingança nem de intenções mas de um mecanismo natural em que a energia de uma ação  naturalmente produz efeitos ligados ao sujeito da ação e que atrairão a correspondente reação sobre este, positiva ou negativa conforme o caso.  Com Saturno em Carneiro, trata-se de um karma que inclui alguma forma de violência em termos de agressão, imposição, domínio do outro, invasão do outro na esfera da sua realidade física imediata, podendo ocorrer sob a forma de uma doença- do sangue, ou outra. O nativo pode ser vítima de febres,  infeções, etc.. sobretudo no período da infância,  pode ser invadido por diversas doenças.

No plano mental e psicológico, Saturno em Carneiro aprende a disciplinar os impulsos e pulsões primitivas. O cérebro pode ser afetado na sua saúde por esta posição. A energia de rigidez disciplinada, o amor pela hierarquia e ordem estabelecidas de Saturno são totalmente desafiados pela energia inovadora, espontânea  e impulsiva de Carneiro, dinâmico e entusiasta, forte e cheio de vibrante energia física, desprezando todas as regras e vencendo pela batalha todas as regras estabelecidas, fazendo estalar toda a ordem criada por Saturno. O ambiente de Carneiro é, deste modo, muito hostil à expressão de Saturno. O resultado é que o nativo com esta posição sente continuamente, ao longo da vida, que todos os seus esforços estão sob ataque, todas as estruturas materiais, sociais, emocionais estão continuamente postos em causa e ameaçadas. A pessoa nunca sabe bem o que pode esperar nos assuntos das casas envolvidas pela colocação de Saturno em carneiro: inimigos, competidores, fanfarrões, oponentes de todos os tipos atacam continuamente  a matriz de vida e a segurança deste nativos.

Saturno no Signo Touro

A colocação de Saturno no signo Touro é menos problemática do que a posição em signos inimigos de Saturno. Ainda assim,  o nativo terá que lutar para acumular alguns recursos e realizar o desejo de confortos e luxos. Saturno  tem inclinação pelas coisas antigas  e, no signo touro pode sentir um prazer especial no restauro de objetos antigos e artísticos, restaurar casas antigas, defender velhos conhecimentos e valores.

Saturno resiste a aceitar a falta de estrutura e de procura não regulada dos prazeres sensuais. Valoriza os valores tradicionais e culturais da arte. Também desaprova todos os meios muito rápidos de enriquecer, favorecendo a acumulação de bens e de riqueza de forma gradual e lenta mas estável.  não gosta de «modernices». agarrando-se aos velhos modos de fazer todas as coisas e anseia por um retorno ao estilo não tecnológico de vida no simples contacto com a terra , do trabalho manual, etc. pode na realidade ser um artesão fazendo trabalhos de forma tradicional e mais lenta.  Pode apreciar ter o sue pedaço de terra para cultivar e colher os alimentos que come, escrever «à antiga», sendo inimigo natural de todas as tecnologia modernas que fazem tudo de forma muito rápida sem o indivíduo deixar a sua marca naquilo que se faz.  Estes nativos gostam também de trabalhar com madeira e podem ser bons escultores, trabalhando a pedra dura e enfrentado o pó e a dor do embate com a pedra até fazer «sair»  desta uma forma completamente nova.

Os nativos com Saturno em  vénus aplicam bastante esforço a aprender as velhas técnicas de produzir produtos e objetos colecionar objetos históricos, etc. em cada caso recusam fazer isto usando técnicas modernas preferindo aprender as velhas técnicas arcaicas. Se trabalharem a terra para a cultivar também preferem os velhos métodos (que exigem mais esforço físico).. a frustração pela lentidão na aquisição de bens pode ser grande sobretudo porque estes nativos trabalham arduamente  para os alcançar. é um colecionador e pode ter muitos objetos valiosos guardados de forma preciosa. Mas quando isso sucede, tem invariavelmente que assumir responsabilidades pesadas para a sua manutenção e cuidado. Outra nota habitual é que em geral estas pessoas têm muito pouco tempo disponível para gozar os prazeres da vida. o ritmo de acumulação de riqueza é também mais lento.

Mesmo no signo de Vénus, Saturno continua a disciplinar a procura do prazer, fazendo-o de forma regulada e sob limites que impõe.

Saturno no signo Touro faz sentir que a riqueza e o dinheiro são alcançados através de trabalho árduo, ensina a dar valor ao trabalho e a poupar, a ser frugal , organizado e disciplinado para ir consolidando a sua riqueza de forma gradual. apesar de poder ganhar muito dinheiro, Saturno teme sempre a escassez e leva o nativo a ser poupado com receio de perder o que acumulou. Ao mesmo  tempo, a posição no signo Touro faz com que desejem usufruir dos prazeres sensuais . e Saturno permite esse usufruto mas não relaxa a pressão sobre o indivíduo, fazendo-o trabalhar de forma árdua e preferindo acumular bens de forma gradual. Saturno não gosta de mudanças rápidas e, por isso, torna os nativos conservadores preferindo acumular riqueza a pouco e pouco mas de forma estável   em vez de investirem de forma arriscada para poderem ganhar muito (ou perder tudo). assim, estes nativos não se tornam ricos repentinamente, a menos que Saturno esteja em conjunção com Vénus na 2ª ou na 11ª casa.

Esteticamente estes nativos apreciam a música clássica e todas as formas de arte antiga e clássica, que revelam o valor da cultura e civilização tradicionais que se mantiveram através dos tempos. O nativo pode ter talento artístico mas a sua abordagem é realista e prática: analisa com calma e serenidade qual o grau de segurança e de conforto que esse talento pode trazer
à sua vida. e, se achar que tem boas hipóteses de sucesso, trabalha de forma determinada para o alcançar, sem estar à espera que a sorte lhe bata à porta..

Os nativos são prudentes e pragmáticos, honestos e trabalhadores. cumprem as regras e a lei para alcançarem os seus objetivos, recusando «atalhos» que marginalizem a lei . Quando Saturno está colocado no signo Touro está muito bem , sendo este o signo onde dá melhores resultados para além do signo de exaltação, Balança, o outro signo de Vénus. O nativo que não se furta ao trabalho e ao esforço para alcançar riqueza e respeita as leis e a organização social, alcança excelentes resultados materiais quando Saturno está em Touro. o indivíduo valoriza o luxo e todos os confortos materiais porque aprendeu o que custa trabalhar para os poder possuir. E não gasta sem pensar aquilo que lhe custou a ganhar.

Segundo os clássicos, quando Saturno está no signo Touro o nativo procura coisas antigas (para colecionar) por prazer. Também gosta de culturas antigas, costumes antigos e pode escolher um cônjuge mais velho.  Sentirá restrições que impedem o conceito tradicional de felicidade familiar. não será fácil d contentar porque muitos dos seus desejos não são alcançáveis. Procura manter-se próximo dos valores que considera serem mais verdadeiros. Sente compaixão pelos problemas dos outros.

Saturno no Signo Gémeos

Saturno está colocado em signo amigo, quando está em Gémeos.  Neste signo, aplica-se a estabelecer limites no plano da comunicação e das viagens de curta duração, na relação com os irmãos , primos, vizinhos, pequenos grupos de interação. Estabelece regras e uma estrutura que pode ser bastante rígida nestas matérias. O mesmo acontece quando o nativo faz transações de caráter comercial. Um medo subconsciente existe de que, se não forem seguidas todas as regras neste plano, e obedecidas as leis, o castigo, de uma forma ou de outra, cairá sobre o nativo.  Assim, este usa de grandes cuidados sempre que comunica, estruturando bem o pensamento, usando um estilo sóbrio e falando apenas o necessário. Sente que é seu dever e responsabilidade comunicar a informação de forma clara  e sem erros.

Os nativos com Saturno no signo Gémeos  envolvem-se muitas vezes em atividades comerciais e fazem todos os possíveis para o fazer de acordo com todas as regras. São também muitas vezes responsáveis pela comunicação numa instituição ou relações públicas sendo disciplinados, adotando um estilo algo «cinzento», muitas vezes pessimista, formando expetativas que contemplam sempre a possibilidade de algo negativo acontecer. Saturno torna tudo mais lento e a habitualmente mente ágil de Gémeos é aqui restringida por, muitas vezes, duvidar de si próprio e ser extremamente cauteloso , recusando todos os processos mentais que surgem num «insight», preferindo pensar neles de forma ordenada e lenta. Isto gera na perceção dos outros, por vezes, a imagem de menor inteligência ou inadequação do nativo, o que alimenta a sua tendência para o ressentimento e desconfiança em relação ao grupo com que trabalha. Faz com que pareça hesitante em muitas circunstâncias, levando os outros a pensar que tem medo de tomar decisões e não é a pessoa indicada para o efeito.

Saturno em Gémeos é uma posição favorável para todos os que precisam de ter uma capacidade mental de estruturação apertada, como é o caso dos engenheiros e outros cientistas que trabalham com base na articulação entre causas e efeitos de forma segura e factual. Já para lidar com as situações de comunicação do dia a dia, com a gestão da informação do momento, etc., os processos demorados de pensamento produzidos por Saturno em Gémeos mostram-se inadequados, demasiado rígidos ou «sérios». Ao invés de deixar as ideias fluir como sucede habitualmente em Gémeos, seguindo a espontaneidade, Saturno obriga a pensar cautelosamente em todas as ideias que vão surgindo na mente e a colocar um filtro que as organiza e pensa antes de as pôr em prática.  Saturno nunca fala por impulso, restringindo deste modo a expressão habitual de Mercúrio. Todas as ações e projetos individuais, quando Saturno está em Gémeos, são deste modo planeadas e lentamente colocadas em prática, passo a passo. Todos estes processos geram no nativo stress e criticismo, em relação a ideias dos outros mas também em relação a si próprio e uma insegurança acerca daquilo que deve ser dito acompanha-os continuamente.  Estes nativos podem também ter dificuldade em ser compreendidos quando falam com os outros que interpretam mal ou de forma preconceituosa o que dizem (por pertencer a outra cultura, outro meio social , por ter outra língua de origem, etc.,). O indivíduo pode ser mal interpretado ou não conseguir interagir com os outros por ser discriminado por estes. Esta situação começa a mudar a favor do nativo após o primeiro regresso de Saturno.

A partir da idade de maturação de Saturno, os nativos com Saturno em Gémeos vão-se tornando cada vez mais eficientes na passagem da informação porque adquirem todos os meios técnicos facilitadores deste processo.  Podem, no entanto, acabar por considerar que as técnicas de informação se confundem com a própria mensagem e, mais uma vez, são mal interpretados, acusados de recorrer «ao tecnicismo» e escapar ao fulcro das questões. Estas capacidades, no entanto, dão excelentes  editores e revisores de publicação.  São melhores revisores do que escritores porque Saturno corta o fluir criativo do discurso para o organizar e, com isso, perde a espontaneidade das ideias que fazem de um escritor alguém «inspirado». Mas são excelentes a redigir leis por ex., e toda a informação que necessita de ser organizada e estruturada.  Também podem ser excelentes a escrever sobre algum campo científico. Na atividade da escrita, planeiam como ninguém a estrutura de um discurso, romance, informação, para a colocar da forma mais inteligível.

Saturno em Gémeos esforça-se por conter todos os impulsos juvenis na área da comunicação e da interação com os  grupos. substituindo-os por um estilo sóbrio e pragmático, impessoal e sem expressão de quaisquer emoções. Também manifesta sempre a tendência pessimista que espera o pior em todas as situações. Isto significa, para além dos aspetos relacionados com a própria comunicação, que o período da juventude não é fácil para estas pessoas, que se sentem desconfortáveis a lidar com a verbosidade impulsiva e têm, por causa disso, dificuldade em ser aceites pelos grupos de pares. Em parte por causa disso, o nativo tem a impressão de que os anos de juventude foram muito duros e pesados na sua vida.  Este aspeto será mitigado se Mercúrio for forte (ocupando por exemplo uma casa kendra e colocado num signo favorável).

Quando Saturno está colocado em Gémeos e na 5ª, 7ª ou 10ª casas, isso afeta a felicidade no casamento pois priva a pessoa de ter uma vida sexual satisfatória, sendo a colocação na 7ª casa a pior.  O nativo pode mesmo suprimir os diversos aspetos da sua vida sexual. Sente-se também pouco à vontade para falar sobre este tema. Outro aspeto do karma relacionado com  a posição de Saturno no signo Gémeos é o desafio repetido relacionado com a área da comunicação e do trabalho  intelectual. Pode ter a obrigação kármica de comunicar informação para um público mentalmente limitado e ter que lutar para  que as mensagens sejam compreendidas de forma clara por esse público. Pode igualmente ter que lidar com a comunicação e  gestão da informação numa instituição ou empresa de negócios, repetindo os mesmos padrões, o que gera cansaço na mente orientada por Gémeos que gosta de mudar os estímulos intelectuais. A lição que tem que aprender é a da paciência e respeito por todos os que têm menor poder mental de interação.

Em conversa com outros estes nativos não têm um «fio de conversa» fluído podendo apenas «atirar» uma ideia sem a desenvolver. São taciturnos e pouco estimulantes em termos sociais.  Não gostam de «falar por falar», apreciam a abordagem factual seguida pela investigação científica , sentindo-se pouco à vontade para falar de forma trivial.  Podem ser investidos de funções de gestão da comunicação a nível governamental mas não são em geral muito estimados pelos «meios de comunicação» podendo haver mesmo problemas na interação com estes. Em contrapartida, levam muito a sério o seu dever como transmissores/gestores da informação e comunicação no plano social.  Saturno em Gémeos pode trabalhar arduamente para fazer chegar a informação ao público. Mas dá-se mal a trabalhar em equipa, havendo em geral uma má relação com o seu grupo de trabalho. Os papeis de Saturno em Gémeos podem incluir , na gestão da informação, a tradução desta, ou «censura», para decidir o que pode ser transmitido ao público, de modo a cumprir as regras definidas.

Os nativos com esta posição de Saturno formam muitos relacionamentos ao longo da vida, relacionados com o karma associado a esta posição. Temem, no entanto, o aspeto discursivo ligado ao relacionamento, não gostando de falar de si próprios nem de se expor dessa forma.  Mostram insegurança e hesitação nos relacionamentos sobretudo na dimensão sexual, vivendo esta área de vida com nervosismo e separando essa parte de si próprios. O nativo pode ser uma pessoa apaixonada mas não consegue exprimir isso, e pode haver muita frustração associada à vida sexual Dão-se bem na vida monástica, ou em comunidade fechada. A melhor parte das suas vidas é a última.  Em termos de saúde, Saturno em Gémeos  pode indicar muitas vezes problemas de ossos e articulações nos ombros, braços e mãos, podendo haver rigidez das mãos e braços. Se Mercúrio estiver fraco ou debilitado e estiver em aspeto com Saturno, o nativo pode sofrer de gaguez e de dificuldades de aprendizagem.

Segundo os clássicos, Saturno no signo Gémeos dá problemas de mau relacionamento com os familiares, problemas financeiros, associação errada com parceiros amorosos, uma mente metódica e sistemática mas com tendência para adiar as coisas.

Saturno no signo Caranguejo

Quando Saturno está colocado no signo Caranguejo  está em signo inimigo e as tendências de proteção do signo Caranguejo são cristalizadas por Saturno em formas bastante rígidas. O nativo tem receio de tudo o que, na sua perceção, gera insegurança. Pode ter um sentido de dever pronunciado de proteger todos os costumes, tradições, e a  linhagem familiar. Pode ser também um patriota que eleva ao máximo a responsabilidade de contribuir para a segurança da comunidade ou da nação. Tudo isto pode levar a pessoa a envolver-se no governo local, nas forças de segurança e de proteção social.  Há em geral um sentido protetor muito forte em relação ao grupo de origem (etnia, classe social, clã) que é defendido contra todos os outros que o coloquem sob ameaça.

O medo da insegurança leva estas pessoas a  refugiar-se nas regras e nas leis e na sua aplicação rígida. Dão-se bem em todos os papeis em que é necessário conservar, defender e proteger o património do passado , os valores e velhas formas de viver e dão excelentes «conservadores» combatendo as «vias do progresso» que desejam destruir habitats naturais ou património local em nome de novas formas de ocupação dos espaços que trazem mais lucro. É claro que baseiam a sua ação na resistência à mudança e isso pode ser tão negativo como a mera substituição das velhas tradições por motivos puramente financeiros, políticos, etc.. Mas são as pessoas certas para preservar coisas, lugares antigos e dão bons conservadores de museus ainda que , nos tempos que correm, seja difícil chamar a atenção dos outros sem recorrer às tecnologias modernas e é aqui que estas pessoas podem falhar, na recusa de tudo o que é moderno e tecnológico. Um aspeto positivo de Marte ajudará neste processo embora não sem algum atrito.  O excesso de proteção pode também gerar linhas duras de resistência que impedem todo o progresso. Estas pessoas tendem a colocar vedações fortes em volta de suas casas por ex., e, quando têm cargos políticos, fazem o mesmo nas fronteiras para proteger o território. Por muito seguro que possa parecer, tem os inconvenientes da sociedade global dos nossos dias que não se compadece com estas práticas de encerramento à interação com os outros.

Estes nativos levam a sério as responsabilidades como  pais mas podem ser muito rígidos e excessivamente protetores ao mesmo tempo que são pouco afetivos na expressão. Seguem rotinas rígidas e, mesmo que estas causem sofrimento de alguma espécie, resistem a mudá-las com medo da insegurança.(é melhor um muro doloroso do que um horizonte de incerteza). A verdade é que estas pessoas sentem medo de perder o que lhes dá segurança e muitas vezes isso resume-se àquilo a que estão habituadas mesmo que as faça sofrer. A possibilidade de preverem que essas condições- e não outras desconhecidas- estarão ali de forma permanente assegura-lhes a segurança sobre aquilo com que podem contar. Torna-se deste modo extremamente difícil alterar este círculo vicioso. O sentimento de insegurança é permanente, tanto no plano emocional interno como a nível externo.  Por outro lado, as feridas emocionais geradas cedo na vida pela falta de apoio do amor materno faz com que tenham medo de se ligar aos outros, para evitar o sofrimento. Assim, preferem adotar um comportamento protetor impessoal em relação ao país e à comunidade e cuidar da segurança da «nação» em vez de se ligarem pessoalmente a outros. Podem também gerir instituições que lidam com pessoas mais velhas. No plano pessoal, estes nativos sentem-se desligados das suas próprias emoções e desconfortáveis a lidar com elas. Esta situação pode melhorar substancialmente se Saturno receber o aspeto de um planeta como Júpiter ou se a Lua, regente de Caranguejo e dispositor de Saturno, estiver colocada na mesma casa. Isto torna o indivíduo capaz de ser menos pessimista e inseguro emocionalmente.

Quando Saturno está colocado no signo Caranguejo e não recebe aspetos de outros planetas é muito difícil ao nativo exprimir qualquer emoção a nível pessoal. Sendo, no entanto, a família um valor fundamental para estas pessoas, a situação pode tornar-se mais fácil na idade adulta, quando Saturno faz o primeiro regresso à posição natal. Aí, a necessidade de constituir família pode tornar mais fácil encarar  potenciais parceiros de casamento embora, ao longo da vida e do relacionamento, esta seja uma pessoa pouco efusiva e que se sente melhor a exprimir o que é convencionalmente aceite como apropriado do que aquilo que verdadeiramente sente. Sendo os «sentimentos» igualmente «normalizados» no plano social, torna-se relativamente simples adotar os papeis esperados em relação ao cônjuge e ao casamento.  Estes nativos  podem gerir com facilidade os aspetos convencionais do casamento sem nunca se exporem em termos profundos ao  cônjuge. As feridas emocionais não saram de repente e, quando Saturno está no signo de Caranguejo, a memória  a  ter em conta é a da comunidade e da nação, mais do que a memória pessoal.

Estas pessoas são boas a desempenhar profissões em que as emoções não são tidas em conta, como acontece com as forças de segurança. São também capazes de passar uma imagem de pouca empatia com o sofrimento dos outros uma vez que ganharam resistência e resiliência em relação ao seu próprio sofrimento emocional e aprenderam a considerar que  isso faz parte da vida. O que eles podem suportar, os outros também podem, pensam.  Quando têm cargos de liderança também tendem a colocar o dever acima da simpatia e da compreensão pelas fraquezas dos outros, sobretudo  dos subordinados.

A colocação de Saturno no signo Caranguejo indica karma ligado à mãe, Esta pode ter morrido cedo ou a ligação com ela foi disfuncional e  o nativo sentiu rejeição por parte desta, o que leva a substituir os afetos pela rígida convenção da expressão emocional que segue regras mas é vazia de verdadeira emoção e espontaneidade. Os nativos com frequência deslocam o amor pela mãe para o amor pela pátria , por uma doutrina ou ideologia, para a religião ou grupo de princípios que passam a ocupar o centro do seu afeto.

Os nativos com Saturno em Caranguejo sofrem de uma espécie de «síndrome de insegurança» e sentem que a segurança só pode ser alcançada construindo muros em volta do território ou da sua casa, com policiamento constante, militares a defenderem a Pátria,  com o núcleo de vida fechado ao mundo exterior e protegido militarmente no plano comunitário. Podem por isso tornar-se extremistas no campo político, desconfiando de todos os estranhos à comunidade, defendendo o estado policial ou  militar e restringindo a liberdade individual.  As regras e o cumprimento estrito destas permite a estas pessoas sentir que pertencem à pátria ou à comunidade. A lealdade com que encaram este processo faz parte integrante desta posição que pode dar líderes políticos quando Saturno em Caranguejo está colocado numa casa kendra.

Segundo os clássicos, quando Saturno está colocado no signo Caranguejo o nativo passa por dificuldades na infância e pode não ter mãe e pode sofrer oposição por parte dos familiares. Pelo lado positivo, é um parceiro com nobreza de caráter, gentil e com boa reputação, Não terá inimigos, será influente na parte final da vida.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.