Signo Virgem na 10ª Casa do Horóscopo

 

A 10ª casa é uma casa de visibilidade, de ação e trabalho que nos torna respeitados na comunidade alargada. Para ler uma pequena introdução aos significados da 10ª casa leia o artigo aqui.

Se deseja aprofundar os seus conhecimentos sobre a 10ª casa, pode  ler o artigo aqui.

Quando o signo Virgem está colocado na 10ª casa- o que acontece para o Ascendente Sagitário – os nativos são perfecionistas em relação à profissão e à sua imagem pública. Desejam manter uma reputação sem mácula e podem ser muito críticos em relação a si mesmos  no que respeita ao exercício da profissão. Possuem competências de organização, discriminação, com grande atenção aos pormenores e à comunicação, sendo também proficientes em termos práticos. Também gostam de trabalhar com as mãos. Quando este lado prático não é exercido no âmbito profissional podem  desenvolver hobbies nos quais usam as mãos (como artesanato, etc.)

Com o signo Virgem na 10ª casa estas pessoas são muito exigentes em termos profissionais e podem desenvolver excesso de autocrítica com tendência para desvalorizar o que fazem por não o considerarem «perfeito». A sua ambição é serem reconhecidos como trabalhadores «perfeitos» em tudo o que fazem e dão grande importância ao critério da «competência» no desempenho profissional. Não descuram os deveres e responsabilidades , têm um profundo «brio» profissional embora possam não gostar de desempenhar lugares de topo, preferindo ocupar cargos intermédios. Porém, em tudo o que fazem, querem ser perfeitos, não se confundindo isto com a ambição de atingir altos cargos na profissão; tem mais a ver com uma necessidade interna inerente à sua personalidade.  Deste modo, o seu sentimento de realização pessoal exige o cumprimento de critérios éticos de «serviço» e «responsabilidade, de modo a que a sua atuação esteja fora do alcance de todas as críticas e não seja alvo da reprovação dos outros. Ser capaz de exercer a sua profissão sem nunca merecer críticas e más avaliações por parte dos outros é um objetivo fundamental para estas pessoas: nunca mostrar «falhas» no que fazem confunde-se, assim, com um  juízo de caráter com  todos os matizes ético-morais. Ao trabalharem, estes nativos cumprem uma «missão», um «serviço» e o modo como o fazem define a pessoa que são.

Os nativos com o signo Virgem na  10ª casa  são inteligentes e excelentes em todas as  funções que exigem inteligência, poder de escrita e comunicação, organização prática. São capazes de ver tanto os aspetos teóricos como a sua aplicação e são motivados pelo «serviço», pelo exercício de profissões que beneficiam um largo público. Podem florescer nas áreas da comunicação, da educação,  da matemática e investigação científica,  da gestão de funções ligadas à saúde e nutrição e todas as atividades que exigem grande atenção aos pormenores.

Estas pessoas gostam de trabalhar em todas as atividades que permitem um desenvolvimento de competências práticas e que podem ser  executadas de forma relativamente independente. Embora «virados» para os outros, nas funções profissionais, o modo como trabalham é essencialmente pessoal e assume o caráter de um percurso de autoaperfeiçoamento, não só no plano prático mas também no plano interno ético-moral. Por isso estas pessoas são tão prontas a autocriticar-se e a alterar os procedimentos  no exercício profissional sempre que o consideram necessário.

O signo Ascendente  Sagitário impele  os nativos para a procura do plano espiritual, mas de modo a que este se ligue com o plano sensorial e material,  unindo os opostos entre o divino e o animal. Assim, o perfecionismo que estas pessoas revelam no modo como trabalham e como contribuem para o bem- estar de outros- material ou espiritual- não faz divisões e assume que tudo o que é material é simultaneamente espiritual. Daí que a ação no plano social e material seja vista como tendo repercussões também no plano espiritual: assunções como cuidar do corpo físico e da saúde como expressão do divino neste plano, promover a justiça e a superação dos conflitos como expressão da harmonia superior cósmica, etc. Porém, o signo Virgem é profundamente kármico e, quando colocado na 10ª casa revela que, no exercício da sua profissão, o nativo confrontará possíveis inimigos, opositores, passará por conflitos, más interpretações acerca do que faz, pode ser alvo de acusações injustas, pode ter que lidar com pessoas de condição social marginal, ou com princípios morais negativos, etc.. Mas pode igualmente surgir como o «defensor» desse tipo de pessoas, as «esquecidas» pelo sistema, marginalizadas, exploradas, vítimas. Em alguns casos, quando Mercúrio e Júpiter, o regente do Ascendente, são fracos, o nativo pode ser explorado no exercício da sua profissão, recebendo sempre menos do que merece pelo trabalho realizado.

Com o signo Virgem na 10ª casa, estes nativos  podem não ser os mais entusiastas quando se trata de viajar ou residir em país estrangeiro pois, apesar da curiosidade intelectual que os leva a analisar e interpretar, gostam de estar em ambientes «fechados» isto é, no interior dos quais possam traçar estruturas fixas e sistemáticas.  Apreciam deduzir conclusões, mais do que inovar pela descoberta de algo novo.

O signo Virgem na 10ª casa indica  a motivação profunda de prestar serviço, voluntária ou obrigatória (por dever kármico) ao grande público, fazer alguma coisa que seja útil aos outros. Estes indivíduos também podem ser motivados pela defesa do ambiente , argumentando e agindo contra a poluição; ou a favor dos direitos humanos ou animais, podendo envolver-se profundamente nestas áreas.

Sendo uma casa de karma que cada um constrói nesta vida, a 10ª casa mostra as ações que geram karma na interação com a sociedade no desempenho das funções públicas. O  signo Virgem nesta casa pode indicar um karma em que o nativo  tem a obrigação de lutar pelos direitos dos explorados e oprimidos da sociedade, tem de prestar serviço em que está em contacto com todos os que são esquecidos pelas elites e tem que dar voz aos seus direitos , levando ao aumentar de consciência em relação à «igualdade» e justiça social. Pode ter que se entregar a uma missão específica que não abandonará, apesar de poder passar por dificuldades muito fortes durante um período, para a concretizar.

One Reply to “Signo Virgem na 10ª Casa do Horóscopo”

  1. Isso bateu muito comigo. Tenho virgem na cúspide da 10 e sou muito ambiciosa mas detesto liderar. Prefiro cargos mais simples rs

Deixe um comentário. ajude-nos a melhorar