Conjunção Sol Saturno na 11ª Casa Signo Aquário

Apresentamos hoje o significado geral da conjunção Sol Saturno na 11ª Casa e signo Aquário.  Também explicamos os efeitos da colocação de Saturno na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 11ª casa, leia o artigo aqui.

Saturno está bem colocado na 11ª casa, correspondente ao seu signo mooltrikona Aquário. Nesta casa estende e gere uma vasta rede de conexões e conhecimentos tendo em vista a melhoria económica e financeira da maioria de pessoas possível.

Os textos antigos afirmam que esta posição de Saturno é boa para a riqueza e também para a longevidade do indivíduo mas não ajuda a sua saúde, de acordo com o sábio Parashara.

Na 11ª casa Saturno ocupa-se em garantir que todos os ganhos económicos são justos e feitos de acordo com as regras e leis de modo que todos possam ganhar desde que trabalhem e se esforcem, trabalhando em cooperação com uma vasta rede de pessoas que têm em vista o bem comum. Os investimentos seguem linhas rígidas e conservadoras  e estes nativos aplicam a todos , de forma democrática, as mesmas regras, não aceitando favorecer amigos nem familiares no acesso a fontes de rendimento.

O karma destes nativos coloca-os a gerir muito dinheiro, dinheiro que pertence a uma larga comunidade e fazem o que podem para o gerir de forma séria e imparcial. Podem ter que tomar decisões sociais difíceis para garantir os objetivos gerais da economia. Há, no entanto, um stress muito grande associado a esta gestão, pois estas pessoas temem a desagregação social e económica da sociedade. Quando ocupam posições de autoridade e influência podem impor estratégias de austeridade para garantir que a sociedade mantém a sua estrutura económica intacta.

Preocupam-se com a justiça distributiva e, por isso, acham essencial regular os ganhos e lucros. O seu karma pessoal faz com que sejam chamados muitas vezes a ocupar-se da economia de uma sociedade que está em risco de falência, sendo aqueles que a conduzem a um novo estado de prosperidade. Podem favorecer maior distribuição da riqueza geral promovendo instituições de apoio aos mais pobres.

Os nativos com Saturno na 11ª casa são pouco expansivos e mantêm em geral alguns amigos (poucos) de longa data, não sendo muito adeptos de fazerem novos amigos. Em geral os «amigos» são bastante materialistas, cultivando «amizades» por razões sociais, mais do que por razões de companheirismo ou amizade. Estas pessoas também não gostam de investimentos de risco, a menos que a 5ª casa seja forte e altere isto. Estes nativos são árduos trabalhadores e trabalham de forma persistente e continuada para alcançar riqueza, que leva o seu tempo a alcançar. Podem ter um salário modesto quando a 11ª casa  é ocupada por  outros signos mas todo o dinheiro é ganho dentro dos limites da lei.

Quando está colocado na 11ª casa num signo que rege ou no signo da Lua, de Vénus ou de Mercúrio, o nativo será bem visto socialmente, tendo uma excelente reputação. A partir desta casa lança aspeto para a 5ª casa, podendo dificultar o nascimento de crianças, atrasar esse nascimento ou obrigar a assumir pesadas responsabilidades com estas; o aspeto para o Ascendente reduz a vitalidade e torna o ritmo de ação individual mais lento ao mesmo tempo que dá modéstia à personalidade e ajuda a adaptação às convenções e regras sobre a sua apresentação pessoal. Também torna a inteligência mais rígida e menos criativa, retirando brilho à personalidade; o aspeto para a 8ª casa restringe o dinheiro do parceiro de vida, que contribui pouco para a economia comum e para os bens partilhados e torna mais difícil  a possibilidade de receber heranças. Será difícil manter posses ou bens escondidos. Os processos de transformação individual e emocional (de todos os medos do nativo) são também atrasados e dificultados. Pelo lado positivo, este também não é afetado por situações de emergência súbita pois Saturno torna os processos inesperados mais lentos ou atrasados, de modo que afetam menos a vida destas pessoas. A relação com os familiares do cônjuge pode ser difícil embora possa melhorar com o tempo.

A lição fundamental de Saturno na 11ª casa é de que a riqueza deve ser distribuída pelo maior número possível e deve chegar aos mais fracos e desprotegidos, não pode ficar apenas nas mãos de uma elite ou minoria. Pode receber apoio de um irmão mais velho ou de um pequeno número de conselheiros. Também costumam fazer parte de grupos ligados à caridade e à proteção das tradições e costumes, como a Igreja, instituições de caridade e solidariedade, associações culturais, partidos políticos conservadores, etc.. Através destas organizações dão o seu contributo para regular a sociedade. Contribuem sempre que podem e de forma anónima para manter as atividades destes grupos na sociedade.  Não gostam de mudar o seu círculo social nem a forma como ganham dinheiro.

Quando Rahu também está nesta casa, durante os períodos de Rahu pode haver grande subida de status mas esta é também, com frequência, seguida de perda abrupta de posição e reputação.

Os nativos com Saturno na 11ª casa preocupam-se continuamente com os ganhos e a concretização dos seus objetivos, receando também perder a sua reputação. Têm sempre a impressão de que os amigos e conexões de que dependem não ofereçam o apoio de que necessitam para se manterem na sua posição. A reputação é ganha através de muito trabalho. Quando querem singrar numa carreira científica, económica ou filosófica, encontram muitos obstáculos que  levam bastante tempo a vencer e a superar. Nos primeiros tempos e durante a juventude, o nativo pode ter bastantes fracassos no seu desejo de ganhar dinheiro, influência e status. Mas, se Saturno estiver bem colocado, acabará por alcançar pelo menos um sucesso mediano. Apesar de serem conservadores, estes nativos são capazes de transformar as relações económicas e os investimentos de forma progressista. Quando desempenham funções de liderança podem alcançar popularidade, ajudando com a sua ação institucional a melhorar a distribuição mais equitativa por todos, especialmente os menos favorecidos e, desse modo, ajudar a proporcionar expetativas de uma vida melhor.

Embora em geral os nativos com Saturno na 11ª casa contem com pessoas com algumas conexões influentes, a verdade é que são vistos pelas elites como «vulgares» ou «não dignos» da sua companhia e sofrem a rejeição dessa camada da sociedade.  Mas isso não impede que eles próprios mantenham relações de amizade por interesse, movidos também eles pelas ambições pessoais. Só as conexões que podem realmente contribuir para algum proveito social ou profissional – e que são «trabalhadas» de forma diligente por estas pessoas, é que são valorizadas. Não se dão ao  trabalho de se relacionar com outros sem haver algum interesse material que possa reverter a seu favor: amizades para os «tempos livres», companheirismo, etc.,  são, simplesmente ignoradas. Ser «amigo» é trabalhar para obter uma forma de influência que pode ser proveitosa para o sucesso material. Deste modo, estas pessoas acabam por criar uma reputação de apenas se ligarem aos outros por interesse, mesmo quando se filiam num partido político ou instituição de solidariedade. Os outros não acreditam que sejam «filantropos»  por generosidade natural, vendo isso como forma de alcançar mais influência social. Faz parte da «lição» de Saturno na 11ª casa aprender a desenvolver amizade sem interesse e a obter rendimentos de acordo com as regras da distribuição democrática dos lucros. Para alguns pode ser uma lição muito difícil de aprender.

Quando têm irmãos mais velhos, a relação com estes pode ser pesada com deveres e responsabilidades. Se o Sol estiver com Saturno, em geral  o nativo não tem irmãos mais velhos.

Para os Ascendentes Capricórnio e Sagitário Saturno na 11ª casa causa  dhana yoga, trazendo riqueza (está exaltado para o Ascendente Sagitário e rege a 2ª casa para o Ascendente Capricórnio). Deste modo pode trazer riqueza quando aqui colocado, se estiver forte no horóscopo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Aquário leia o artigo aqui.

Quando Saturno está colocado no signo Aquário, o seu signo mooltrikona, o nativo tem receio das multidões  desordenadas. Assim, estes nativos são impulsionados para participar na regulação dos grupos, conexões sociais e em  todo o tipo de  ligações (inclusive através dos meios de comunicação) entre os membros da sociedade. A convicção profunda é de que os membros da sociedade não podem ser deixados entregues a si próprios pois isso ameaça a ordem social e é preciso impor regras, leis, uma estrutura hierarquizada e o mais fixa possível, para conter as «liberdades» individuais de ação. Pelo lado positivo, estes nativos são capazes de compreender as necessidades que levam as pessoas a agrupar-se e organizar-se e essa compreensão pode fazer deles bons agentes de mudança, quando ultrapassam o medo desta.

Estes nativos têm talento para perceber boas oportunidades de investir, sendo sóbrios e capazes de gerir o dinheiro de um grande número de pessoas de forma eficaz e sem correr muitos riscos a não ser os que são bem calculados. Podem, por isso, ter uma carreira bem sucedida na área do mercado bolsista ou em atividades de caráter económico.  Agem de acordo com as regras e a legislação e não favorecem alguns por razões pessoais. Preferem ganhar de forma estável, lenta e segura.

Os nativos com Saturno no signo Aquário são movidos por princípios que adotam cedo na vida e tendem a manter a sua escala de valores imutável não sendo por isso muito adaptáveis aos contextos de mudança social. Tendem a agarrar-se aos valores de sempre e a achar que estes são universais e eternos. Consideram como uma virtude esta lealdade aos princípios e a recusa de os mudar e não compreendem facilmente que essa resistência à mudança pode ser negativa  quando a realidade muda. Dão bons cientistas, nas áreas em que há uma estrutura firme e estável, mas podem ser um sério obstáculo ao avanço do conhecimento por não serem adaptáveis aos contextos  e por teimarem em manter a sua visão da realidade mesmo quando esta dá provas de ter mudado. São por isso bons ideólogos, no sentido em que a ideologia tende  a manter-se  rígida, como uma visão do mundo intemporal.

As estruturas conceptuais desenvolvidas por Saturno em Aquário são altamente elaboradas e rígidas. Pretendem aparecer como um sistema de conhecimento imutável e verdadeiro nos seus princípios de forma absoluta. Porém, como temos vindo a descobrir nas duas décadas, a ciência só é objetiva quando se adapta a abordagens da realidade das quais nunca se sabe tudo e que mudam constantemente.  Num mundo em mudança  e em  movimento constante,  um saber fixo como o que é proposto por Saturno pode ser satisfatório para quem precisa de legitimar um modelo de sociedade conservadora mas é pobre para fazer avançar a ciência e a compreensão que temos do mundo. A resistência à mudança impede o conhecimento, não o proporciona. Apenas leva cada um a acreditar que o seu sistema de conceitos, por muito bem construídos logicamente, coincide com a estrutura da própria realidade. Uma ilusão sempre fatal para aqueles que a têm.

Quando Saturno está em Aquário, não é impossível que o nativo mude os seus princípios e valores. Mas, quando isso acontece, limita-se a adotar um sistema substituindo-o por outro, com o mesmo dogmatismo e crença ilusória de ser detentor da «verdade». Assim, como teóricos, estes nativos pouco ajudam o progresso do saber. Mas, em termos práticos, podem de facto ajudar a  regulamentar a realidade social pois são muito disciplinados e dedicados ao serviço público embora possam confundir este com as suas próprias convicções acerca da sociedade.

Saturno em Aquário tem medo de todos movimentos sociais ou políticos, medo de perder  o mundo ordenado e estruturado em que acredita.  Por isso, sempre que desempenha cargos sociais ou de governo procura suprimir todas as possibilidades de mudança. Tudo o que é irregular é por isso alvo de punição e desaprovação. Os nativos interessam-se, no entanto, genuinamente pela proteção dos menos favorecidos pela sociedade e procuram estender a todos maior justiça social. Sentem ser seu dever contribuir para melhorar a sociedade. A forma como fazem isso, quando Saturno está em Aquário é através da criação de um novo equilíbrio na área económica, na distribuição de riqueza  e transformação das redes sociais e na forma como as pessoas criam ligações na sociedade. Saturno em Aquário pretende criar maior igualdade na distribuição dos recursos. A forma como Saturn faz isso no seu signo mooltrikona é mais fácil do que acontece com o signo Capricórnio.

Os antigos não tinham muito boa opinião  acerca da posição de Saturno em Aquário, afirmando que os nativos são obstinados, batoteiros, desonestos, agressivos, dados ao deboche, tomando muitas tarefas ao mesmo tempo sem acabar nenhuma. Pelo lado positivo, são inteligentes, racionais, convincentes, afáveis, científicos nas abordagens, sociáveis.

Conjunção Sol Saturno na 11ª Casa signo Aquário

Quando o Sol e Saturno estão em conjunção na 11ª casa os resultados dependerão do signo em que estão colocados, sendo certo que, se um deles estiver debilitado ou em signo inimigo, pode haver bastantes obstáculos à concretização das ambições pessoais, mau relacionamento com o pai e os irmãos, frustração da realização dos desejos, dificuldades à obtenção de riqueza e dos ganhos. Saturno e o Sol posicionados de forma negativa na 11ª casa também afeta os filhos. Por ex., se estiverem no signo Carneiro, no qual o Sol está exaltado mas Saturno está debilitado, poderá haver dificuldades com o processo de nascimento dos filhos, ou pode acontecer que não haja filhos. Ao mesmo tempo, se o Sol se tiver o grau mais baixo da conjunção pode permitir desenvolver uma rede de conexões sociais altamente vantajosa para subir na vida e melhorar o status. Este nativo será criativo, carismático, capaz de galvanizar e atrair personalidades influentes para o seu círculo social.  A influência de Saturno debilitado, sobretudo de tiver o grau inferior na conjunção, pode levar o indivíduo a criar as suas próprias regras, desconsiderando as regras sociais existentes. Baseará as suas ligações sociais em motivos calculistas,  perderá de vista o princípio de justiça social e a distribuição equitativa da riqueza social, pelos menos favorecidos. Poderá ter comportamentos muito rígidos em relação ao funcionamento das organizações e aos grupos sociais, temendo a falta de regras quando um grande número de pessoas se reúne para fazer coisas. Saturno fraco nesta conjunção pode tornar muito difícil e penoso o processo de ganhar dinheiro e o desejo de pertencer à comunidade. O nativo pode ser rejeitado pelas elites pela sua vulgaridade, classe social baixa, «cinzentismo», etc.  Quando tanto o sol como Saturno têm força equivalente, há menos vontade de envolvimento em interações sociais e há pouco interesse em socializar. Pode ainda assim ter uma rede de contactos que funciona como facilitadora de relações económicas, políticas, comerciais, etc..sendo essencialmente contactos de interesse e não amizades pessoais.

Quando a conjunção Sol Saturno acontece no signo Aquário e na 11ª casa o nativo pode ganhar muita riqueza porque Saturno forma Raj yoga.  Mas a relação com os filhos ou o nascimento de filhos pode passar por obstáculos. As melhores casas para esta conjunção dar resultados positivos são as casas upachaya– 3, 6, 10 e 11, casas em que os planetas maléficos produzem bons resultados. Porém, tais resultados positivos são essencialmente no plano material e dos ganhos. A nível dos relacionamentos os efeitos podem ser bem menos positivos. Como é habitual em Saturno, o sucesso nesta área acontecerá apenas depois de bastante trabalho e esforço, na meia idade provavelmente. estes nativos podem ser cientistas capazes de produzir algo que ajude a melhoria de condições sociais pois Aquário leva a identificar-se com a massa de indivíduos da sociedade e a buscar mais justiça para esta. Saturno é mais forte do que o Sol no signo Aquário e, se ambos estiverem bem colocados, pode gerar o desejo de ser um regulador realmente efetivo na regulação e organização social, dentro do quadro das regras existentes mas com mais justiça distributiva de condições de vida. Estes nativos podem também tornar-se figuras da política ou terem cargos de liderança que implicam  forte consciência social.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.