Conjunção Sol Rahu na 5ª Casa Signo Leão

Explicamos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Sol  Rahu na 5ª casa e no signo Leão e, para melhor compreensão dos leitores,  damos também a explicação dos efeitos da colocação de Rahu na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do sol na 5ª casa, leia o artigo aqui.

Quando Rahu está colocado na 5ª casa o nativo é fascinado pela criatividade, inteligência e glamour, deseja obsessivamente alcançar fama e pode ter a paixão pelo jogo, pelos investimentos de alto risco. Tem igualmente paixão pela sua própria imagem, desejando ser célebre no mundo artístico, como ator, figura da moda, da política ou do desporto. Deseja ser o centro das atenções, brilhar e alcançar a admiração de todos.

A presença de Rahu na 5ª casa dá carisma à personalidade, aumentando a beleza da aparência. O nativo pode ser bem-sucedido numa carreira como entertainer ou celebridade artística ou da moda. Pode igualmente alcançar sucesso como político. A sua presença pode ser extremamente aristocrática, suscitando a natural admiração dos outros.

Rahu na 5ª casa porém, causa «pitri-dosha», isto é, prejudica a relação do nativo com o pai e com todas as figuras de autoridade (celebridades, governantes, líderes políticos, artistas famosos, etc.,) existindo autoritarismo e rigidez incapaz de aceitar qualquer diferença de opinião ou de orientação. O mesmo problema existe entre o nativo e os seus filhos, levando a tradição a afirmar que, quando alguém nasce com esta posição ,isso é uma «maldição» causada pela insatisfação dos ancestrais para com o nativo e assim este é «condenado» a passar por problemas semelhantes. Mas, quando Rahu recebe o aspeto de Júpiter (ou está conjunto com este) há grande probabilidade de permitir a elevação  social e o  sucesso através das crianças.

A presença de Rahu na 5ª casa dá grande inteligência e, apesar de o indivíduo ter dificuldade em dar-se com os outros, a sua ambição política (ou de gerar influência social que lhe dê acesso a elevados privilégios) é tão forte que a pessoa se mostra, em público, como alguém com um carisma e capacidade de interação social consideráveis. A ambição de ocupar o centro de todas as atenções é enorme, o fascínio pela fama, pelo brilho e pelo fausto leva estas pessoas a  procurar estar em ambientes onde possam ter muitos outros à sua volta para os admirar . Querem igualmente ser ricos, viver num ambiente faustoso e magnífico como só o palácio de um rei pode ser. E também desejam ter muitos ao seu dispor para os servir. E, mesmo quando nascem em ambientes mais humildes, estas pessoas fazem tudo para alcançar os privilégios de que se sentem imbuídos na sua perceção..

A forma como estas pessoa ascendem socialmente  pode variar: desde a própria criatividade e inteligência, cujo talento lhes dá acesso a esse mundo brilhante de que querem fazer parte, ou são os filhos que têm algum talento extraordinário, ou são eles próprios, através de uma carreira artística, política, académica, através de relacionamentos com pessoas da classe a que querem pertencer,  do talento desportivo que os coloca em 1º lugar em algum tipo de desporto e também, por vezes, através do jogo/investimentos  que os catapultam para um nível em que passam a fazer parte de uma pequena minoria- a dos ricos.  Podem ser comediantes extraordinários e são capazes de ter imenso sucesso no mundo do entretenimento.

Os nativos com Rahu na 5ª casa têm muitas vezes filhos adotivos  e pode acontecer que estes  sejam extraordinários de alguma forma, servindo de «ponte» entre o nativo e um mundo de privilégios. Podem também não querer ter filhos biológicos, concentrando-se em si mesmos para se elevarem e criarem um personagem que alcance o máximo de fama e o topo da admiração. Quando têm filhos (naturais ou adotivos) há alguma coisa fora do comum  relacionada com eles, que quebra a forma convencional  da relação pais filhos  ou estes podem ter características extraordinárias em algum plano. As crianças podem viver no estrangeiro separadas dos pais. Os filhos tendem a ser adotivos (especialmente o primeiro) ou de um casamento anterior do cônjuge; em alguns casos podem nascer fora do casamento e ser «ilegítimos» (conceito hoje em dia em desuso nas sociedades ocidentais em que os filhos têm direitos semelhantes, nasçam dentro ou fora do casamento). Porém, segundo a tradição, Rahu na 5ª casa pode negar a existência de filhos biológicos, se estiver colocado no navamsa de Saturno (em capricórnio ou Aquário). De uma forma ou de outra, o nativo pode lidar com filhos de origens diversas (quando adotados) tanto culturais como étnicas ou sociais.

Apesar de poder ganhar bastante riqueza e fama com esta posição, o nativo não tem muitos amigos ou conexões sociais e, mesmo que viva rodeado de admiradores, permanece sem laços autênticos com os outros. Apesar disso, Rahu leva o indivíduo a querer obter vantagens  a partir da relação com os outros através do casamento, da realização de contratos e acordos, da cooperação com grupos de pessoas. Mas nunca perde a convicção de que o sucesso que alcançar é individual, fruto da sua própria grandeza e criatividade, por isso não o divide com ninguém.

Porque Rahu amplifica as qualidades da casa e do signo onde se encontra, os nativos com Rahu na 5ª casa são idealistas e românticos, gostam de aventura e de se divertir. Sentem-se impelidos a ser especiais, ou pela inteligência ou pela criatividade e talento. Mas Rahu não segue os costumes e estas pessoas têm, em geral, uma abordagem diferente da educação dos filhos, do uso da criatividade e da inteligência , do trabalho artístico, etc., e tentam garantir que o modo como veem a realidade permita exprimir o verdadeiro «génio» de que se sentem imbuídos. E podem ser muito manipulativos para o conseguir! Ao mesmo tempo que lutam para ver reconhecido o seu talento, a sua atividade, sentem-se insatisfeitos com  tudo o que já alcançaram em todas as áreas de interesse referidas.

Os filhos podem ter um destino especial ou terem características que os tornam  famosos ou extraordinariamente bem-sucedidos  e esse sucesso é por sua vez uma forma de glorificação dos pais que, dessa forma, adquirem privilégios através dos filhos.

Segundo a tradição, quando Rahu está conjunto com Júpiter ou com o regente da 5ª casa na 8ª, isso pode significar um aborto que pode acontecer devido a problemas genéticos da criança. Se Rahu estiver na 5ª casa num signo estéril como Virgem, Gémeos, Capricórnio ou Aquário isso pode significar ausência de filhos biológicos. Nos signos de Saturno Rahu indica forte probabilidade de não ter filhos nem biológicos nem adotados. Nos signos de Virgem abre-se a possibilidade de poder adotar, geralmente em troca de bastante dinheiro. Nos outros signos Rahu não impede nem dificulta, segundo a tradição, o nascimento de filhos. Mas, quando estes nascem, a sua conceção e desenvolvimento estão em geral mergulhadas em estranhas ou pouco usuais circunstâncias.

A presença de Rahu na 5ª casa dá paixão pelo jogo e pelo risco, incluindo em investimentos. Se o Sol estiver conjunto com Rahu pode alcançar bastante sucesso nestas atividades.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Leão leia o artigo aqui.

A colocação de Rahu no signo Leão indica a paixão por ser reconhecido como único, especial, extraordinário. A pessoa  ambiciona estar no centro de todas as atenções recebendo os aplausos e a admiração devotada dos outros. Todos os papeis associados à realeza, às celebridades, à fama fascinam estes nativos.

As pessoas com Rahu no signo Leão aspiram a exercer papeis de liderança. Deste modo, as pessoas podem envolver-se com os círculos do poder para, assim, se apropriarem dos privilégios da governação, procurando ascender a cargos políticos e institucionais de prestígio. A proximidade com os políticos pode ser um meio de ascender a tais cargos e posição social. Quando Rahu está colocado na 1ª, 3ª, 6ª, 10ª ou 11ª casa, nos seus subperíodos e no período dasa dará apoio á ascensão social do nativo, permitindo-lhe alcançar o que deseja, pois a sua personalidade será carismática e brilhará mais do  que a dos outros, desde que o Sol esteja forte no horóscopo. A posição na 5ª casa também favorece todos os papeis dependentes da criatividade, desempenho como ator,  jogo e investimentos financeiros. Estas atividades também serão beneficiadas a menos que o Sol esteja fraco, situação na qual, antes de alcançar o que pretende, o indivíduo é exposto nas suas fragilidades ou embustes, quando é caso disso e não só não obtém o que deseja como  perde a admiração, prestígio ou posição alcançada.  Deste modo, para poderem avaliar-se os efeitos de Rahu no signo Leão é necessário analisar o seu dispositor, neste caso, o Sol, tanto na D-1 como na Navamsa e ver a força de que este dispõe. Rahu amplificará os efeitos do Sol (tanto positivos como negativos) e o mesmo acontece com qualquer outro planeta que esteja presente também no signo Leão.

Dado que Rahu significa o desejo de ascender a um plano superior ao do ponto de partida, (sem ter muitas vezes qualificação para isso) quando está no signo Leão, Rahu procura essa ascensão através dos papéis associados á «realeza» tanto no plano político como no desporto, na moda, através da via artística e da representação dramática e em todas as áreas em que a pessoa é idolatrada pelo público por alguma razão. Pode também aspirar a essa glorificação por possuir qualidades de beleza física (rainhas de beleza) ou pelo trabalho do corpo que cria um ídolo por ser o mais «musculado», etc.. As qualidades criativas do eu podem também ser um veículo de ascensão, nomeadamente na indústria do entretenimento. As áreas significadas pelo signo Leão podem mostrar de que forma a pessoa se eleva  «sem a qualificação necessária » para a posição social de fama e brilho: o  jogo que traz dinheiro e permite dar um salto na posição social, o relacionamento amoroso com pessoas influentes do espetáculo, da política, do mundo da moda, etc..

O natural orgulho do Sol, regente de Leão, é amplificado por Rahu ,que faz o indivíduo ter vaidade na sua ascensão para o mundo da fama de tal modo que fica inebriado com o seu próprio sucesso, que vê como totalmente merecido. Tende a ver o seu mérito como genial e isso fá-lo sentir-se como alguém extraordinário.  Estas pessoas procuram a companhia de outras que são glamorosas, cuidando da sua imagem pública com todo o pormenor e brilho. São vaidosas com a aparência e com as roupas e ornamentos, de modo a manterem o carisma de «realeza» de que se sentem imbuídas. Podem igualmente ser bastante artificiais e «vazias» pois o seu glamour é uma mera construção, que a pessoa sabe, no íntimo, ser uma máscara que coloca «para ser como a realeza e os famosos» mas sabendo que não é verdadeiramente «um deles».  Pode porém existir uma personificação mais positiva deste «brilho» que aspira á adoração dos outros, quando há um outro planeta benéfico em conjunção com Rahu.

No período dasa de Rahu (quando experienciado) e nos subperíodos de Rahu eventos relacionados com a simbólica do signo Leão (jogo, investimentos, relação com crianças, atividade artística, política, criatividade, etc.) aparecem na vida da pessoa para lhe permitir ascender, realizando o propósito de Rahu neste signo. A individualidade, a aparência física, a sua beleza e qualidades intelectuais e espirituais , desportivas e criativas são amplificadas neste período e servem como meio para ascender a um plano mais brilhante em que o nativo é, de algum modo, centro das atenções.. Todas as áreas referidas podem tornar-se o plano a partir do qual a pessoa alcança sucesso de uma forma ou de outra.

Rahu provoca nos nativos uma fascinação pela sua própria personalidade, gerando um narcisismo bastante acentuado e dificuldade em centrar a atenção nos outros.

Os homens com Rahu no signo Leão podem ter uma conceção do papel de pai que viola ou quebra as convenções habituais.

Quando está colocado no signo do Sol, Rahu assume qualidades bastante agressivas pois  está num signo inimigo e do elemento fogo. O centramento excessivo na sua própria pessoa pode conduzir a um distanciamento em relação á família e, especialmente, em relação ao pai e figuras de autoridade. A pessoa anseia constantemente por ter mais atenção e isso pode incluir os relacionamentos amorosos, embora haja a tendência para receber atenção sem a correspondente dádiva de atenção à outra pessoa.

Rahu gera uma incessante necessidade de ser «o melhor» em alguma das áreas referidas significadas pelo signo Leão de modo a obter todos os privilégios associados a isso: a máxima fama, adoração por parte dos outros, o romance mais apaixonado que existe, o máximo reconhecimento artístico etc.; a circunstancia de, ao mesmo tempo, Rahu lançar a sua sombra sobre o Sol acaba por impedir que a visibilidade do nativo seja tão grande e a sua fama, celebridade, mérito, etc., sejam maximamente reconhecidos, pelo menos na primeira metade da vida. Mas, se o Sol também for muito forte, como quando está conjunto com Rahu no signo Leão, então tem força suficiente para sobrepor a sua força à sombra de Rahu e, nesse caso, o brilho desejado pelo nativo pode ocorrer em grandes proporções.  O sol também está forte nos outros signos de Fogo, Carneiro (exaltação), Sagitário. Quando o sol está na 10ª, 11ª 9ª casas é igualmente forte e  o nativo não sente tanto o eclipse de Rahu. O mesmo acontece no outro signo amigo, Escorpião. Quando o sol se encontra colocado numa destas casas e signos Rahu amplifica as qualidades positivas do Sol, não causando eclipse. Esta amplificação também tem os seus aspetos menos positivos pois o nativo torna-se excessivamente confiante, com um ego inflado e cheio de orgulho e vaidade pessoal e isso acaba por prejudicar aspetos do sucesso que deseja alcançar. Tanto quando amplifica qualidades negativas como quando amplifica qualidades positivas, Rahu destrói o equilíbrio da personalidade e acaba por ter sempre aspetos indesejáveis.

Quando o Sol está colocado  no signo Leão mas em outras casas além das mencionadas no parágrafo anterior, na primeira metade da vida Rahu eclipsa o Sol  retirando autoconfiança ao nativo que mantém a sua inteligência forte mas não gosta de aparecer no centro das atenções. A pessoa continua a ser capaz de trabalhar afincadamente mas não gosta de sentir os olhares do público. A partir de meados dos trinta esta falta de confiança desaparece e a pessoa finalmente obtém o brilho e a fama a que aspira. Rahu pode causar também grande frustração ao mesmo tempo que a pessoa deseja obter fama, admiração, etc..

Se o Sol estiver colocado no signo de debilitação, a colocação de Rahu no signo Leão pode indicar muitas frustrações durante a primeira metade  da vida pois, ao mesmo tempo que o Sol não permite a visibilidade destas pessoas, o desejo de alcançar fama é muito forte e toda a frustração desse desejo causa bastante incómodo na pessoa que pode trabalhar mas não vê os resultados do seu esforço em termos de visibilidade.

Conjunção Sol Rahu na 5ª Casa Signo Leão

Quando o Sol e Rahu estão em conjunção na 5ª casa ou signo Leão o sol consegue manifestar as suas qualidades criativas, grande inteligência, capacidade de alcançar fama e sucesso mesmo em etapas da vida precoces.  Estes nativos podem ser muito egocêntricos, pensando sempre em termos de primeira pessoa. Podem ser obcecados pela fama, pelo desejo de ocupar o centro do palco e das decisões de poder e veem-se como uma espécie de entidade merecedora de divina admiração. Podem procurar essa admiração através da performance artística, como atores, podendo aliás ser extraordinariamente bons e carismáticos e atingir, por essa via, grande fama entre outros atores. Podem ganhar muitos prémios pela sua performance e, quanto mais ganham esses troféus que os entronizam como «os melhores», mais desejam continuar a ganhar, sofrendo muito quando são outros a recebê-los.  Do mesmo modo, podem alcançar elevada posição social através da vida política, sendo líderes carismáticos e admirados pelo público, o mesmo acontecendo na vida  desportiva, na moda, etc.. Sentem sempre o impulso para serem «únicos», os melhores, os mais adorados e reconhecidos pelo público.

Entretanto, porque Rahu é uma fonte insaciável e nunca contentada de desejo, simbolizando uma desmesura que não permite atingir o equilíbrio,  estas pessoas, por muito famosas que sejam, nunca atingem a plena satisfação pelo que alcançaram , sofrendo com a competição que estabelecem entre si e outos «oponentes» isto é, competidores pelos mesmos privilégios a que aspiram. O facto de esses privilégios serem também atribuídos a outros pode ser muito frustrante, causando interiormente frustração e o sentimento de injustiça por considerarem ser os únicos a merecer tais distinções. Assim, todo o sucesso que alcançam é sempre marcado por sentimentos de insatisfação de um modo ou de outro, tornando difícil que sejam felizes com  o que alcançam na vida.

O narcisismo, que pode ser acentuado nestas pessoas, faz com que seja mais fácil lidar com a imagem pública que constroem com todo o glamour do que com a pessoa que são realmente e  a perceção, muitas vezes, de que aquilo que é admirado pelo público ou alvo da sua adoração não coincide com o que são, na verdadeira identidade, é mais uma fonte de frustração. A pessoa admira-se a si mesma, pode mesmo enamorar-se das suas qualidades (talento, inteligência, criatividade, trabalho)  e esse foco em si própria impede que se relacione verdadeiramente com os outros. Isto, que é visível na forma como fala em geral nas suas próprias necessidades,  focando-se em geral no «eu» pode, de vez em quando, tornar-se demasiado cansativo para os que lidam com a pessoa de modo que esta pode contar com poucos amigos verdadeiros.

Segundo a tradição, os nativos com esta conjunção podem viver separados da família e ter dificuldades com a relação paterna, existindo desentendimentos constantes com o pai. Podem igualmente ter dificuldade em aceitar ordens de autoridades e pessoas situadas em hierarquia  superior à sua (a menos que se aproximem das mesmas para conquistar sub-repticiamente o seu lugar).

A relação com crianças pode  ser pouco convencional ou estas podem ser usadas pelo nativo como mero instrumento para alcançar determinados privilégios devido ao talento ou qualidades especiais das crianças.

O carisma pessoal destes indivíduos torna-os especialmente dotados para a vida política, conseguindo galvanizar as multidões com a sua criatividade, inteligência e discurso.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.