Glossário Astrológico- Parte da Fortuna

A Parte  ou Lote da Fortuna, popularizada com a Astrologia de origem árabe,  remonta, na verdade, à Astrologia Helenística e outras fontes mais antigas,  de origem egípcia, atribuindo-se a Nechepso e Petosíris a origem do conceito de «Parte da Fortuna». Na  Astrologia Helenística eram usados diversos «Lotes» e o Lote da Fortuna era amplamente usado neste sistema antigo de astrologia. O livro Panaretos, atribuído a Hermes Trismegisto descrevia vários destes lotes. A Astrologia árabe e medieval continuaram a usar amplamente o conceito de «Parte da Fortuna».

A Parte da Fortuna refere-se à ligação (física) entre o corpo físico e  o mundo físico, significando o corpo e a saúde e também a prosperidade.

Segundo o astrólogo do século IV, Paulo Alexandrinus, « a [parte da ]fortuna significa tudo o que respeita ao corpo e o modo como cada um alcança sucesso na vida. Indica as posses, a reputação e os privilégios».

A Parte da Fortuna era usada pela Astrologia Helenística como um horóscopo alternativo, como a primeira casa do sistema a que chamavam «Fortuna», do mesmo modo que, nas Astrologia Jyotish, é possível elaborar um horóscopo  não só a partir do Ascendente, mas também considerando a Lua ou o Sol e a sua posição num dado signo como a primeira casa. Aliás, o sistema usado maioritariamente na Astrologia Jyotish e que considera  as casas como ocupando um signo inteiro, é derivado do uso que os gregos  faziam das casas do horóscopo. No que se refere á «Parte da Fortuna», o grau do signo em que esta se encontrava era considerado irrelevante, dando-se importância a todo o signo. Vettius Vallens, outro astrólogo helenístico, escreveu que a posição por signo da Parte da Fortuna pode ser lida como a 1ª casa do horóscopo da fortuna. Deste modo, contando-se os signos a seguir (cada um contando como uma casa) seria possível analisar por ex., as posses e pertences de uma pessoa e a sua capacidade para adquirir bens e riqueza , pois estas matérias podem ser vistas a partir da 11ª casa a contar da posição da parte da Fortuna. Planetas colocados nesse signo ou em aspeto com este indicam potencial de riqueza e de aumento de posses e ganhos materiais. Do mesmo modo, a posição da Parte da Fortuna , considerada como primeira casa, mostra a saúde e o poder de vida do nativo. Como indica a prosperidade alcançável, a Parte da Fortuna também indica aspetos importantes do sucesso na carreira, uma vez que esta é um meio  essencial para as aquisições e a riqueza.

A Parte da fortuna tem uma estreita ligação com a Lua. Isto pode verificar-se no facto de que, na Lua Nova, a Parte da Fortuna está sempre no Ascendente, ocorrendo o inverso na Lua cheia, isto é, nesta fase, a Parte da Fortuna está sempre no Descendente (7ª Casa).

Existe uma polémica entre os astrólogos sobre a forma correta de calcular a Parte da Fortuna devido ao facto de, entre os astrólogos antigos, Ptolomeu, que é uma das principais fontes da Astrologia Helenística, ter usado apenas a fórmula dos nascimentos diurnos para todos os nascimentos. Robert Hand, um reputado astrólogo da Astrologia Ocidental  atual considera , em conjunto com muitos outros, que a Parte da Fortuna deve ser calculada de modo diferente para os nascimentos diurnos e para os nascimento noturnos (antes do nascer do Sol). Assim, para os nascimentos diurnos, esta «Parte» calcula-se somando as longitudes do Ascendente e da Lua e subtraindo a longitude do Sol; para os nascimentos noturnos, a «Parte da Fortuna» encontra-se somando as longitudes do Ascendente e do Sol e subtraindo a longitude da Lua. Este cálculo torna-se mais fácil se olharmos para o Zodíaco como um círculo de 360º com início no signo Carneiro e tendo em conta  que cada signo ocupa 30º. Assim, o início do signo Carneiro corresponde a 0º, o início de Touro corresponde a 30º, o início do signo Gémeos corresponde a 60º, e assim por diante. Para o Ascendente  colocado a 3º do signo Touro,  consideramos uma longitude de 33º (se houver minutos terão que ser considerados, reduzindo a segundos, se necessário); se a Lua está colocada a 18º 22’ do signo Balança, contamos a sua posição no Zodíaco e vemos que 0º do signo Balança correspondem a 180º. A esses 180 acrescentamos os 18 22’  e obtemos 198º 22’.  O sol, por sua vez encontra-se a 3º e 5’ do signo Leão, o que corresponde a 123º 5’ contados a partir dos 0º do signo Carneiro, como explicámos atrás.  Se o nascimento é diurno (após o nascer do sol), somamos a longitude do Ascendente e a da Lua, o que dá 231º 22´. A seguir subtraímos a longitude do Sol: 231º 22´- 123º 5’= 107.º72’. Olhando para o Zodíaco, vemos  que a Parte da Fortuna  se encontra a 18º 12’ do signo Caranguejo (subtraímos 60 segundos dos 72 e ganhamos mais um minuto).  Quando o total dá uma soma superior a 360º  subtraímos 360º e contamos a posição do remanescente.

Embora na Astrologia atual não se dê, em geral, grande importância á «Parte da Fortuna» na Astrologia Helenística ela era o indicador principal do corpo físico e da saúde, enquanto a Lua era vista como a alma encarnada no corpo físico; deste modo era um indicador secundário do corpo, a seguir à Parte da Fortuna. Esta, sendo calculada a partir dos 3 elementos fundamentais do horóscopo- Ascendente, Lua e Sol-  era considerada como tendo uma relação com o corpo físico mas simboliza também o modo como o corpo físico (incluindo a alma encarnada) se relaciona com o mundo, tanto físico como social , indicando por isso também a prosperidade e os bens adquiridos. Assim, uma má colocação da Parte da Fortuna é indicativa de dificuldades que atingem o corpo e a saúde e a capacidade de adquirir os meios que sustentam a existência terrena. É  claro que,  como temos vindo a referir, nenhum elemento do horóscopo, só por si, é capaz de explicar completamente  o «script» do destino de cada um por isso, também para a saúde, corpo e prosperidade, é necessário ter em conta o horóscopo em termos globais e os indicadores específicos de cada área de vida (planetas e casas, suas configurações, força e posições no horóscopo).  Tendo em conta tudo isto, cabe dizer que a Parte da Fortuna merece ser tida em conta na análise do horóscopo.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.