Conjunção Sol Rahu na 9ª Casa Signo Sagitário

Descrevemos neste artigo os efeitos  gerais da conjunção Sol Rahu na 9ª casa e no signo Sagitário. Para melhor compreensão dos leitores, descrevemos  também os efeitos da colocação de Rahu na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 9ª casa lei ao artigo aqui.

Quando Rahu está colocado na 9ª casa  o nativo anseia por experienciar o divino e a santidade; assume-se como uma figura piedosa, religiosa ou filosófica e procura os ambientes em que pode desempenhar o papel de guru ou padre, professor, alguém que «evangeliza» ou doutrina outros. Vê-se no papel do pregador ou do teórico que busca os fundamentos da verdade e do divino. Anseia por ser reconhecido como «mestre», como figura paternal e sábia.

Estes indivíduos tendem a considerar que «têm sempre razão» e qua a sua é sempre a melhor opinião. Esta posição de Rahu causa «Pitri dosha», seja , causa aflição em relação aos  os papeis que o nativo desempenha ligados com  os significados referidos ou  ao seu pai nesses papeis. Há tendência para exagerar, para ser dogmático, para ser  um impostor, em vez de um verdadeiro sábio. Pode, no entanto, alcançar grande prestígio nos papeis de guru, professor, pregador, doutrinador, filósofo ou humanista e pode obter bastante reconhecimento por parte dos «pares».

Sendo, no entanto, Rahu um mestre do disfarce que se apropria do que não lhe pertence, não é raro que estas pessoas alcancem as suas credenciais a partir de meios fraudulentos, como assumir um cargo universitário fingindo ter um grau académico que , não verdade, é falso.

As viagens para o estrangeiro são outro tema forte para estes nativos que podem , justamente, alcançar o desejado estatuto de sábios, filósofos, etc., em terras estrangeiras. Os seus ensinamentos e teorias são também pouco convencionais, contra a ortodoxia dominante ou, pelo menos, exóticas e algo estranhas. Por vezes, há uma manipulação das crenças e ideias religiosas para servir uma agenda política de interesses.

Quando Júpiter é forte ou quando o regente da 9ª casa quando esta é ocupada por um signo que não é de Júpiter, está forte, o nativo terá a obsessão de fazer parte do «círculo dos sábios» dos «homens santos», etc.. Nesta casa, Rahu está preocupado em primeiro lugar com «a sabedoria», mais do que com os aspetos materiais da vida; deseja inspirar os outros, com uma sabedoria que  quer ser divina e que, portanto, é mais preciosa do que qualquer bem material. Neste sentido, não é de admirar se o nativo fundar um movimento humanista ou filosófico que se espalhe pelo mundo ou um grupo de caráter metafísico ou religioso que espalhe a palavra além fronteiras.

Estes indivíduos podem tornar-se políticos com um estilo de discurso semelhante ao da pregação, com estilo inspiracional e manipulando as crenças das pessoas. Podem usar a cultura e os seus valores para fazer chegar ao público a sua mensagem e alcançar os seus objetivos velados. Podem ainda usar as viagens como forma privilegiada de darem a conhecer essa mensagem, ao mesmo tempo que se apresentam como possuindo um saber que é mundial e atravessa as fronteiras do seu país. As suas ideias têm, em geral, um caráter heterodoxo, desafiando os conceitos geralmente aceites. Estas pessoas anseiam ser capazes de inspirar os outros a nível mundial ou  mesmo cósmico pois sentem-se imbuídas da «verdadeira» sabedoria divina. Procuram por isso doutrinar acerca de um meio de vida melhor orientado pelas verdades sagradas de que se sentem mensageiros.

Ao professarem o seu apreço por verdades sagradas, estas pessoas acabam por criar uma imagem de santidade. Porém, pode haver muita hipocrisia na sua pregação, pois o seu estilo de vida pode ser substancialmente diferente daquilo que pregam: ao mesmo tempo que cultivam uma imagem pública de santidade, podem ter uma vida privada cheia de vícios de todos os tipos. E podem alcançar sucesso, especialmente em terras estrangeiras e com pessoas de cultura ou etnia diferentes da sua. Expressam muitas vezes um falso tom piedoso. Podem expressar ideias verdadeiramente filosóficas, se o dispositor de Rahu for benéfico e Júpiter também estiver forte no horóscopo.

Ao quebrar tabus, Rahu pode ter um efeito benéfico ao destruir os dogmas  e a rigidez moral que por vezes está associada à 9ª casa.  O pai pode ter características pouco usuais. O nativo pode entrar em conflito com o pai, com professores e outras figuras de autoridade ou pode rejeitar a religião paterna.

Embora Rahu na 9ª casa possa inclinar para uma carreira no sacerdócio, a sua natureza insatisfeita e impaciente indica que esse objetivo raramente é concretizado. Ao invés de passar pela experiência formativa da sabedoria ou do sacerdócio, Rahu pode simplesmente usar meios fraudulentos para gerar os títulos com que se apresenta e que podem ser simplesmente falsos. Por vezes, estas pessoas desenvolvem um fascínio por alguma figura que, em geral no estrangeiro, consegue galvanizar os outros com a sua sabedoria. Pode igualmente haver atração por religiões ou seitas proibidas ou tabu.

Rahu na 9ª casa revela inteligência e excelente intuição. O nativo propende a ganhar a vida através das leis, da educação, da religião.  Também pode ganhar a vida através de negócios ou atividades no estrangeiro e das viagens.

Para saber os efeitos da posição do Sol no signo Sagitário, leia o artigo aqui.

A colocação de Rahu no signo Sagitário induz o nativo a querer ser um pensador, um filósofo capaz de penetrar no âmago da sabedoria filosófica e dos rituais religiosos, quer experienciar a proximidade com o divino.

Os nativos com Rahu no signo Sagitário podem ter sucesso na introdução de alguma religião exótica da qual podem ser o sacerdote zeloso e ardente ou sentirem-se imbuídos de uma missão filosófica, ideológica ou doutrinária em termos sociais alargados. Adoram sentir-se no papel de mestre que ensina os discípulos. Gostam dos rituais, da solenidade dos trajes e ornamentos cerimoniais que lhes dão elevação e estatuto superior, distinguindo-os dos homens comuns. Podem também ter sucesso na propagação de ideais humanistas e também no campo das viagens de longa distância.

Quando Rahu está colocado no signo Sagitário o nativo dá grande valor à educação  e, se Júpiter estiver forte na D-1 e também na navamsa, será otimista e terá fé em que o melhor irá acontecer na sua vida, tendo um sentido de proteção que acredita ser divino. Se for professor, será capaz de transmitir esse entusiasmo e esperança acreditando sem reservas nas capacidades dos estudantes e ajudando-os, desse modo, a confiar em si próprios e na capacidade de vencer. Pode ser um excelente «coacher» não apenas em termos psicológicos mas também literais, por ex., se tiver por missão treinar desportistas, sendo capaz de os guiar e orientar com sabedoria e entusiasmo.  Pelo lado menos positivo, quando Júpiter não é muito favorável no horóscopo, o nativo pode ser um fanático religioso, apostando na rigidez da submissão à fé ou ao medo da punição divina.

Porém, há que não esquecer que Rahu é exatamente o oposto da ortodoxia, por isso, mesmo quando assume a postura dogmática, fá-lo porque personifica as qualidades menos positivas de Júpiter. Assim, o mais provável é que Rahu incline a pessoa para quebrar as barreiras que, no seu entender, impedem uma visão mais humanitária da realidade , sejam estas religiosas ou filosóficas.

A posição de Rahu no signo Sagitário amplifica, não apenas os significados das casas regidas por Sagitário mas também, segundo os antigos, a intensidade e duração desses significados: os períodos de Júpiter no sistema dasha duram o dobro do tempo que seria normal. Este efeito também se verifica quando Rahu está no signo Peixes, o outro signo de Júpiter. E, como a seguir ao período de Rahu sucede o período de Júpiter, estes nativos experienciam estes significados num período largo das suas vidas, Este aumento de intensidade faz-se sentir no plano psicológico e também no plano material, no modo como Júpiter funciona no horóscopo (as casas que rege,  os significados de que é karaka, etc.).

Rahu no signo Sagitário impele o nativo para querer ser o melhor professor, o filósofo ou sacerdote mais inteligente e motivador, quer explicar de forma mais  brilhante os fundamentos da realidade, explorar em que consiste a realidade divina, ensinar os valores mais perfeitos e elevados, etc. Pode interessar-se por conhecer a fundo os textos sagrados para depois difundir as suas «lições» a um público universal. Deseja ser o maior doutrinadora espalhar as «verdades da fé» ou o professor universitário que sabe mais acerca das realidades espirituais. Mas Rahu não fala sobre tudo isto aos outros de forma gratuita. Faz disto um negócio, escrevendo livros, dando palestras e conferências, etc., ou oferecendo os seus serviços como «coacher» desportivo ou de vida.

Outro traço que também se encontra com a posição de Rahu no signo Sagitário é a procura do saber esotérico.

Todas estas tendências serão mais fortes nos subperíodos de Rahu e no seu período dasa.  O problema com Rahu é que, se Júpiter estiver fraco ou debilitado no horóscopo, Rahu inclinará a pessoa, nos seus períodos, para o lado «escuro» da religião, das doutrinas, etc .Leva a pessoa a interpretar incorretamente os textos e as regras da religião ou da filosofia distorcendo o seu significado.

Conjunção Sol Rahu na 9ª Casa signo Sagitário

Quando o Sol e Rahu estão em conjunção na 9ª casa ou no signo Sagitário a sorte do nativo pode ser instável e flutuar ao longo da vida. Segundo a tradição, o pai pode igualmente sofrer problemas de saúde, e o nativo ele próprio pode ter falta de autoconfiança. Pode também haver efeitos negativos sobre os filhos, pois a 9ª é a 5ª casa a partir da 5ª e pode mesmo haver dificuldades em ter filhos.

A conjunção Sol Rahu na 9ª casa dá uma paixão pelo saber e pela filosofia, pelos privilégios de quem é reconhecido como sábio pela comunidade. Assim, estas pessoas podem empenhar-se avidamente em adquirir muitos conhecimentos considerados «superiores» para poderem tornar-se líderes na área da filosofia, da religião, etc., mas Rahu faz com que saltem de uma matéria para a outra confundindo as teorias racionalmente bem construídas com a verdadeira sabedoria que pode não ser alcançada. Mas, se o Sol e  Rahu estiverem  no signo Sagitário e Júpiter for forte e benéfico, o nativo pode alcançar grande sabedoria e tornar-se um místico autêntico com uma excelente intuição.

Em outros casos, os nativos com  a conjunção Sol Rahu na 9ª casa ou  no signo Sagitário podem estar sempre em polémica com o mundo académico ou com os que têm estatuto de «sábios» numa espécie de duelo de saberes para conquistarem um lugar na elite reservada dos «melhores» na área do saber ou da religião a que se dedicam. O orgulho em si mesmos e no seu saber pode não se notar na primeira parte da vida mas, a partir do meio dos trinta o nativo pode conquistar gradualmente o seu brilho individual para se afirmar no plano académico e intelectual ou na esfera da espiritualidade.

A conjunção entre o Sol e Rahu na 9ª casa causa o que a tradição da Jyotish chama de Grahan yoga. Na 9ª casa, este yoga negativo afeta a sorte, causando um temperamento irritável e impaciente. O ego pode ser muito inflado e originar uma pessoa que dificilmente reconhece os erros e discute com os outros, criando desentendimentos basicamente com todos, por causa de diferenças de conceção de ideias, valores, etc. A pessoa não cumpre a palavra dada e tem uma mente instável, com pensamentos que oscilam e mudam sem parar. O relacionamento com os outros é difícil e o nativo tem dificuldade em aceitar submeter-se a outras figuras de autoridade, começando pelo pai, como já foi referido. Porém, antes de tirar estas conclusões é necessário analisar a força de Júpiter na D-1 e na navamsa e ver se há outros aspetos para a 9ª casa ou para o signo Sagitário pois se Júpiter for  forte, os maus efeitos desta conjunção são atenuados e, segundo  a experiência de alguns astrólogos, os nativos podem mesmo receber benefícios do governo.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.