Glossário astrológico- Ghati(ka) Lagna

 

Poder Fama e Autoridade

O Gathi ou  Ghatika lagna é um dos  Ascendentes especiais usados pela Astrologia Jyotish. É matematicamente derivado a partir da diferença entre o nascer do Sol e o tempo do nascimento. «Ghati» é uma unidade de tempo  de 24 minutos. Esta unidade de tempo é usada para calcular a carta do Ghatika lagna ou Ghati lagna.

Na Astrologia Jyotish, o termo «lagna» significa «self», a identidade pessoal. Esta tem diversas camadas ou aspetos. As qualidades do self a que se regere o Ghati lagna  são as do poder, fama e autoridade que o indivíduo pode alcançar. Assim, quando se trata de saber qual o potencial destas qualidades revelado pela carta natal, a Astrologia Jyotish usa o Ascendente do Ghati lagna para melhor o determinar. Mas o estudo do Ghati lagna deverá complementar-se com o  estudo do Hora lagna, diretamente relacionado com a prosperidade financeira. Posteriormente neste glossário falaremos do Hora Lagna.

Considerando o Ghati lagna como a primeira casa,  as restantes deverão ser contadas a partir da posição do Ghati lagna sendo numeradas a partir deste e lidas nos seus significados com os significados gerais da 2ª, 3ª, 4ª, etc., casas. Esta reordenação das casas do horóscopo fará com que os planetas apareçam colocados em uma casa diferente, tendo em conta os significados do Ghati lagna. E esta reordenação das casas e dos planetas no horóscopo, para o propósito de averiguar o potencial de fama, autoridade e poder das promessas natais ajuda a explicar porque é que a posição aparentemente reveladora de sucesso nesta área afinal não se revela de forma evidente e vice-versa. Assim, para estabelecer este potencial de sucesso, deve contar-se a posição dos planetas a partir do Ghati lagna e usar o princípio da correspondência das casas e os significados gerais destas. O planeta deve igualmente ser analisado em função das casas que rege e da casa onde está situado. Deste modo,  vejamos o exemplo seguinte: um planeta está colocado na 5ª casa a partir do Ghati lagna , casa ocupada pelo signo Escorpião. O regente dessa casa e signo- Marte- está por sua vez colocado na 6ª casa a partir do Ghati lagna. Ora, Marte rege a 5ª  e a  12ª casas e o planeta aqui colocado- a Lua- rege a 8ª casa.  Esta pessoa pode alcançar poder e autoridade após enfrentar lutas e obstáculos mas o sucesso pode ser instável, estando sujeito a mudanças bruscas que destroem a riqueza existente, embora a pessoa possa conseguir refazê-la através do próprio esforço e determinação. Mas o envolvimento dos regentes da 6ª e da 8ª casa com a 5ª casa, uma casa relacionada com o karma  trazido do passado e que influencia o estado presente da vida individual, evidencia que o campo em que este indivíduo pode tornar-se uma autoridade está ligado ao desenvolvimento intelectual e espiritual, mais do que ao plano material. A posição de Marte é forte, indicando combatividade, coragem, mas também que a pessoa contará com inimigos que tentarão colocar obstáculos no seu caminho. Estando forte e bem colocado, Marte indica grande potencial de a pessoa sair vencedora nesse intento. E, estando a Lua colocada no signo Escorpião, na 12ª casa a partir do Ascendente, torna-se ainda amais evidente que o poder a conquistar é, essencialmente interno, de transformação por mudanças geradas por situações de crise ao longo da vida, que purgarão a identidade e a ajudarão a rejuvenescer sempre que supera uma dessas crises. A «autoridade» e «poder» assim alcançados poderão situar-se no plano não visível para os outros, com o envolvimento da 8ª e da 12ª casas, ou situar-se numa estrutura invisível para o grande público, ou ainda no plano interno da consciência individual.

A posição dos planetas e a análise dos fatores que acabámos de mencionar: a) contagem do nº de casas que separam o planeta do Ghati lagna; b) as casas que o planeta a analisar rege e os seus significados gerais; a colocação do planeta dispositor do signo/casa em que se encontra colocado o planeta a analisar; c) a distância entre o Ascendente e a colocação dos planetas em causa deverão ser todos analisados para se julgar globalmente o potencial do nativo para o poder, autoridade e fama.

E, complementarmente, a avaliação conjunta destes fatores, combinando a análise a partir do Ascendente com a análise a partir do Ghati lagna dá uma perspetiva mais completa do potencial  de autoridade, poder e fama a alcançar com o nativo.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.