Conjunção Sol Rahu na 10ª Casa signo Capricórnio

Neste artigo explicamos os efeitos gerais da conjunção Sol Rahu na 10ª casa e no signo Capricórnio. Para melhor compreensão dos leitores, também descrevemos os efeitos da colocação de Rahu na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 10ª casa leia o artigo aqui.

Rahu na 10ª casa aspira a alcançar uma elevada posição social e profissional. Normalmente o nativo procura ascender numa hierarquia de prestígio, à mais elevada posição, ou obter um cargo com grande visibilidade pública, de liderança de topo na qual assume muitas responsabilidades. Anseia por uma imagem de respeito, dignidade e cumprimentos das regras estabelecidas.  Pode querer atingir os mais altos cargos da sociedade, como os do governo.

Uma nota desta posição é o desejo de visibilidade pública destes nativos que querem ser conhecidos e reconhecidos pelo seu mérito. Adotam em geral uma imagem institucional e cumpridora e aspiram a ser líderes máximos na sociedade em que vivem. Têm a paixão da autoridade, do poder que decide e executa. Apesar do caráter disruptivo de Rahu, este adota a imagem de alguém que deseja manter a ordem estabelecida, respeita as leis e tem o respeito dos que estão abaixo da sua posição. Porém, Rahu introduz ruturas nessa ordem, misturando outras influências culturais e , desse modo, inevitavelmente acaba  por quebrar essa ordem social.

O nativo com Rahu na 10ªcasa assume o cumprimento das regras sociais e aspira a obter os máximos privilégios da sua posição em troca de assumir os fardos institucionais que lhes estão associados. Porém, a menos que Saturno esteja forte no horóscopo e colocado numa casa kendra ou em aspeto com Rahu,  estes nativos desejam os privilégios e o reconhecimento público mas não têm verdadeiro interesse pelas responsabilidades associadas aos cargos e privilégios desejados. Se Saturno estiver fraco ou debilitado, estas pessoas podem ter a sede do poder apenas pelo desejo de poder, sem qualquer intenção de prestar serviço à comunidade. Neste caso, não exprimem ética social nem qualquer sentido de responsabilidade social, agindo por puro egoísmo de interesse próprio.

Estes nativos podem assumir riscos sociais, apropriando-se de cargos ou funções de outros para tomarem as suas funções de acordo com os seus interesses. O seu caráter disruptivo pode ter também alguns aspetos positivos, pois Rahu quebra as regras que limitam certas pessoas pertencentes a minorias, mulheres, etc., de chegar aos lugares de topo, tornando-os mais acessíveis a todos e não só a uma elite conservadora.

Os nativos com Rahu na 10ª casa podem ascender profissionalmente de forma meteórica a altos cargos sem terem a devida preparação para tal. Assim, essas posições apenas se mantêm se Saturno estiver em aspeto com Rahu. Caso contrário, quando termina o período de Rahu, a posição alcançada é perdida.

Nos seus períodos (dasa e antardasa) Rahu dá bastante visibilidade ao nativo. Os resultados mais felizes dão-se nos signos Touro e Aquário mas também nos signos amigos.

Rahu na 10ª casa anseia por colocar ordem em grandes hierarquias institucionais., deseja grande visibilidade, reconhecimento e respeito. Porém, fora dos olhares do público, pode ter um estilo de vida que não é aceite na elite a que deseja pertencer. No desempenho dos papeis institucionais, estes nativos quebram muitas convenções e barreiras relacionadas com os papeis tradicionalmente aceites. Há, deste modo, uma mistura entre, por um lado, os desejo de respeito e de altos privilégios nas instituições conservadoras e, por outro lado, um manifesto desprezo pelos costumes  tradicionais, normas e regras  culturais seguidas pelos outros. A ligação com os pais, com os costumes e tradições é fraca pois Ketu ocupa a 4ª casa. Mas estas pessoas são capazes de alterar as políticas seguidas pelo governo e instituições sociais, quebrando muitas convenções , sendo a sua liderança em geral bastante carismática. Podem, deste modo, ter um papel reformador da sociedade de muito relevo e atuar como agentes de mudança. Quando o regente da 10ª casa é forte e está bem colocado, Rahu, após o choque inicial de quebrar tabus e convenções, torna-se fascinante para o público e recebe um elevado estatuto que se torna duradouro.

Os resultados de Rahu na 10ª casa dependem da força do regente da 10ª casa. A sua posição na D-10 também pode ajudar a compreender os efeitos de Rahu na 10ª casa.

Segundo os clássicos, os nativos com Rahu na 10º casa estão destinados a ter uma missão especial no mundo.  Esta missão tem a ver com a posição que o nativo ocupa na sociedade mas é algo que não abandonará e pela qual correrá todos os riscos, mesmo o de vida. Dedicar-se-á com persistência mesmo que haja risco para a saúde e tenha que fazer outros sacrifícios pois Rahu obtém o que deseja sem se  importar pelas  dificuldades que tiver que enfrentar.

Rahu na 10ª casa impele o nativo para prosseguir ,com total indiferença  perante os riscos ou as dificuldades ,numa determinada missão especial, seja esta uma missão que pode ser autodestrutiva, seja uma missão de contributo para a melhoria social. O tipo de missão pode ser previsto tendo em conta as combinações planetárias no horóscopo e o ponto de partida social do nativo.  Sob esta influência, uma pessoa pode atingir grande mérito e prestígio. Mas também pode, se estiver mal colocado no horóscopo e associado com planetas maléficos, inclinar para instabilidade mental e ideias malévolas.

Quando Rahu está colocado na 10ª casa , durante os seus períodos, forma RajaYoga

O nativo obtém fama, prestígio, estatuto  e honras através de mérito e trabalho árduo. Terá boa fortuna aos 36 anos, respeito e honra pública aos 42. Haverá perigo para a mãe aos 32.

O cônjuge obtém pouco respeito devido a perdas, inaptidão para o trabalho, malícia, etc. Haverá poucos filhos, perigo devido a veículos, perigos e problemas para os pais e irmãos.

Quando Rahu atua de forma positiva, o nativo é corajoso e sábio; caso contrário é vicioso, aldrabão, desonesto, briguento, um ladrão astuto, instável, miserável, vive no estrangeiro. Rahu significa um número de qualidades negativas mas estas podem não se manifestar na ação concreta se o horóscopo for forte e a personalidade do nativo for evoluída.  Entre as manifestações menos positivas os clássicos referem um caráter que pode ser malévolo e levar a fazer más ações, escolhendo pessoas com vida amorosa perturbada para estabelecer relacionamentos sexuais, preferindo viver e trabalhar com pessoas estrangeiras, pessoas descontentes com a vida em geral, sem inclinação espiritual ou religiosa. Indica também dificuldade em viver harmoniosamente com a família, havendo em geral desentendimentos familiares.

Quando Rahu está na 10ª casa, no seu período dasa o nativo sente uma grande paixão pelo poder e pela liderança máxima. Se o dispositor (planeta regente do signo da 10ª casa) for forte, Rahu pode realmente desenvolver bastante poder e influência. Isto será menor caso o dispositor seja fraco. Pode haver uma ascensão súbita a cargos de poder mas estes em geral não se sustentam, acabando por o nativo perder a posição, após a primeira metade do período.  Quando Rahu atua de forma negativa no horóscopo pode haver alguma apropriação indevida de privilégios na ascensão social súbita. Esta não se sustentará se Rahu estiver num signo inimigo e o dispositor for fraco.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Capricórnio leia o artigo aqui.

No signo Capricórnio, Rahu faz o nativo sentir a vertigem de subir ao topo da sociedade e alcançar o máximo estatuto possível. Rahu dá bons resultados quando está em Capricórnio se ao mesmo tempo estiver nas casas 1, 7 e 10 no que respeita às ambições sociais de estatuto e fama e pode mesmo alcançar posição de topo na administração pública ou no governo.  Os nativos com esta posição aspiram a obter respeito e reconhecimento no desempenho de papeis executivos e de liderança. Desejam igualmente ter papeis de grande visibilidade pública. Porém, a instabilidade da energia de Rahu faz com que as responsabilidades dos cargos a que aspiram nem sempre sejam assumidas por inteiro ou o sejam de forma irregular.

Os nativos com Rahu no signo Capricórnio gostam de organizar, de  criar regras, de  gerir a ordem social tanto a nível alargado como no interior de uma grande organização. Gostam de ser eles a determinar como é que as coisas devem ser feitas e como é que as pessoas se devem comportar e a que regras devem estritamente obedecer. Ficam encantados com o privilégio de regular e decidir em relação aos movimentos e papeis dos outros. No  signo Capricórnio, Rahu amplifica as qualidades de Saturno e pode atuar de modo a aumentar a justiça social  na distribuição de bens, privilégios, etc., e contribuir assim para a diminuição das desigualdades. Deverá assim analisar-se a força e disposição de Saturno no horóscopo bem como a sua posição na D-9 e D-10 para avaliar melhor os efeitos de Rahu no signo Capricórnio.

Quando colocado no signo Capricórnio, Rahu amplifica  não só as qualidades de Saturno mas também as do signo Capricórnio e ajuda o nativo a construir uma imagem de respeitabilidade, aumenta o seu caráter de trabalhador árduo e respeitador das hierarquias e da ordem social. O nativo pode assim ascender ao topo de grandes organizações e instituições e a posições governamentais ao mesmo tempo que passa uma imagem de não ter ambições pessoais e  de estar apenas a trabalhar para o bem comum. Mas, secretamente, este indivíduo anseia por atingir o topo da hierarquia, por desempenhar o cargo mais elevado e esse desejo pode mesmo consumi-lo, de modo que o que mostra aos outros e o que realmente  sente são coisas bem diferentes. Mas isso não implica que não possa prestar um excelente serviço à sociedade.

No período dasa de Rahu, quando este está colocado em Capricórnio, o nativo empreende grandes impulsos para alcançar o poder com a justificação externa de ser necessário melhorar a justiça ou implementar a lei, mas o seu objetivo profundo é mesmo o de chegar ao topo. Estas pessoas são assim muito cautelosas pois a natureza instável e impulsiva de Rahu é oposta à necessidade de estrutura e estabilidade de Saturno. Deste modo, há bastante dualidade nos indivíduos com Rahu no signo Capricórnio, embora estes se mostrem aparentemente estáveis e de acordo com a lei. Ao amplificar as qualidades de Saturno, Rahu mostra, no signo Capricórnio, capacidades de autodisciplina e autorregulação que não revela em outros signos. Aqui Rahu  gosta de estruturar a vida social e  das organizações, gosta de gerir as pessoas e acaba por não apenas se elevar a si próprio mas também aos outros, no interior de uma pirâmide hierarquizada de poder.

Por tudo isso Rahu no signo Capricórnio prefere os cargos governamentais nos quais pode gerir um número mais elevado de pessoas e de processos.  Pode igualmente gerir empresas e instituições privadas e ser um excelente administrador ou gestor, regulando com eficácia todos os recursos sob a sua alçada. Porém, não o faz nunca por «sentido de serviço» fá-lo sempre para obter vantagens próprias e privilégios que são apenas para si próprio.  Neste aspeto, embora amplifique as qualidades de Saturno, apenas «veste» a sua aparência pois Saturno é capaz de assumir pesados deveres e responsabilidades e trabalhar arduamente , aceitando o «serviço» como um dever e obrigação mesmo que não traga grande recompensa. Porém , a natureza de Rahu  é sempre a de procurar alguma vantagem para si próprio  sem nunca encarar a «responsabilidade» ou «obrigação» como verdadeiramente reais (a menos que receba o aspeto de Saturno). Age assim por disfarce, pois essa é a melhor forma de alcançar o que pretende. Quando está conjunto com Saturno porém, Rahu é forçado a submeter.se ao dever em vez de lutar pela sua própria «agenda».

Um efeito nem sempre fácil ou agradável da posição de Rahu no signo Capricórnio é que, no período dasa de Rahu, o nativo terá que trabalhar muito mais do que em geral e fazer esforços ainda mais árduos pois Rahu amplifica os significados de Saturno.

A posição de Rahu no signo Capricórnio no entanto (tal como na 10ª casa) é considerada  uma das melhores posições de Rahu pois permite alcançar enorme poder e posição social  permitindo atingir cargos de topo e ser bem sucedido no desempenho desses cargos.

Conjunção Sol Rahu na 10ª Casa Signo Capricórnio

Quando o Sol e Rahu estão em conjunção na 10ª casa, podem dar resultados extraordinários em termos de posição social, contanto que estejam  em bons signos . Porém, como estes «bons signos» não coincidem para ambos os planetas – Rahu dá bons  resultados nos signos de Vénus e Mercúrio e nos signos de Saturno e o Sol dá melhores resultados no seu signo e nos signos de Marte, da Lua e Júpiter-  é preciso prestar especial atenção aos graus de colocação do Sol e de Rahu para ver qual dos planetas tem a posição dominante e também ao signo em que ocorre a conjunção, quando falamos da 10ª casa. Tanto o Sol como Rahu estão bem colocados na 10ª casa, sendo que o Sol tem dik bala ou  força direcional nesta posição. E, se a conjunção não ocorrer num signo negativo para o Sol, Este não ficará ensombrado pela presença de Rahu que amplificará as qualidades positivas do nativo, o que poderá fazer deste um governante de extraordinário talento e carisma ou um executivo de uma grande empresa capaz de mudar radicalmente o modo de fazer certa atividade, inovando e criando algo novo que beneficiará toda a sociedade. Ao mesmo tempo, o nativo terá o sentido de dever e de responsabilidade social .Se  o horóscopo for forte, poderá mesmo  alcançar fama e prestígio a nível mundial. Ao mesmo tempo Rahu amplifica as qualidades do Sol e a sua capacidade e talento para brilhar e as qualidades da 10ª casa e poderá indicar grande fama e popularidade para esta pessoa. O nativo pode ser um político famoso,  uma autoridade que todos respeitam e um líder incontestado.

Se , no entanto, o sol estiver fraco , o nativo pode tornar-se um autocrata, autoritário e despótico,  um oportunista  com enorme sede do poder e sem qualquer escrúpulo pelas responsabilidades sociais das posições que aspira a ocupar. Poderá querer exercer o poder e alcançar privilégios recorrendo a meios fraudulentos ou usando falsas «credenciais» para ocupar os cargos que reivindica. Subverterá as  regras existentes de modo a que joguem a seu favor e o beneficiem a si, mesmo que prejudiquem outros.  Poderá, no entanto, mostrar uma imagem pública irrepreensível e esconder as suas estratégias pessoais e a sua agenda de «assalto ao poder». A situação pode melhorar gradualmente, no comportamento destas pessoas, após os 35 ou 40 anos, quando o Sol se liberta da sombra de Rahu e assume a sua identidade, sobretudo se houver planetas benéficos em aspeto com o Sol.

A conjunção entre o Sol e Rahu no signo Capricórnio ,quando acontece na 10ª casa dá bons resultados para todas as ambições de prestígio , poder e estatuto social, contanto que o Sol não esteja demasiado próximo de Rahu – a menos de 8 ou 10 graus. Aqui o nativo não só é trabalhador e ambicioso mas também deseja servir a sociedade prestando um serviço de mérito e conquistando a sua posição através do esforço árduo. Estes nativos serão capazes de trabalhar muito mais do que outros para servir o bem comum embora também o façam para alcançar prestígio e honras, poder e riqueza. Quando acontece nos restantes signos de Terra- Touro e Virgem- esta conjunção é muito favorável para Rahu e menos para o sol que é inimigo de Vénus. Os objetivos materialistas, no entanto, são favorecidos, especialmente nas casas upachaya– 3ª, 6ª 10ª e 11ª.  Serão menos favoráveis nas casas dusthana 8ª e 12ª. Nos signos de Água, o Sol leva vantagem em relação a Rahu. Assim, se a conjunção se der nos signos Caranguejo, Escorpião ou Peixes e na 10ª casa, as qualidades do Sol, contanto que haja alguma distância em relação a Rahu, prevalecerão e o nativo será capaz de ter um desempenho mais altruísta dos cargos que possui e trabalhará, não apenas para satisfazer os interesses e ambições próprias ,mas também o bem comum.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.