Glossário Astrológico, A Grande Cruz

A Grande Cruz

O termo que explicamos hoje- Grande Cruz- refere-se à configuração do horóscopo quando 4 ou mais  planetas estão separados uns dos outros por aspetos de 90º. Esta grande cruz pode ainda ser vista como duas oposições de 180º cada, separadas uma da outra por duas quadraturas. Numa grande cruz, cada planeta separado de outro por 90º  está colocado, cada um, num elemento diferente – Água, Terra, Fogo, Ar- mas partilham a mesma qualidade- cardinal, mutável ou fixo–   dando lugar a classificações como «Grande Cruz Cardinal, fixa, ou mutável».

Planetas colocados numa Grande Cruz formam um aspeto difícil pois cada um atua de modo a interferir com e anular os efeitos do outro. A personalidade do nativo sofre esta tensão e «aponta para todos os lados ao mesmo tempo» tornando a pessoa indecisa e com grande dificuldade para concretizar alguma coisa na vida. Segundo a tradição, estas pessoas têm que lutar muito para  harmonizar as energias em conflito que integram a grande cruz.

A Grande Cruz mutável apresenta grandes desafios em relação á capacidade de concentração e de comunicação do nativo; a Grande Cruz Cardinal apresenta grandes desafios pois a pessoa deseja fazer tudo ao mesmo tempo, concretizar todos os objetivos em simultâneo sem conseguir definir prioridades e organizar-se em termos de ação; a Grande cruz fixa indica pessoas com boa capacidade de organização mas não adaptáveis e sem capacidade de orientar os talentos e competências para novos objetivos pelo que tendem a ficar estagnados e sem progredir.

A Grande Cruz não é, no entanto, uma configuração muito comum, embora aconteça em alguns horóscopos. Esta é considerada uma configuração de pouca sorte, segundo a tradição, que afirma que o nativo está preso pelas circunstâncias, carregando um fardo pesado, lutando com inúmeros conflitos e crises ao longo da vida.  Porém, há exemplos de pessoas que subiram a pulso e alcançaram poder, fama e riqueza e que têm no seu mapa uma «grande cruz». Estas pessoas, algumas famosas, têm vidas com altos e baixos, passam realmente por conflitos e crises mas têm também a criatividade e a capacidade para se focarem nos objetivos pretendidos e terem a força suficiente para os atingir, sejam quais forem as necessidades.

Deste modo, ter uma «Grande Cruz» no horóscopo não significa ter um destino fatal e trágico, significa, é certo, que as pessoas que nascem com esta configuração terão uma vida de luta e de esforço árduo a vários níveis, mas isso não lhes impede o sucesso, a riqueza nem a fama, apenas significa que nasceram com uma matriz de experiências que as obrigará a desenvolver uma força nascida de si mesmos para enfrentar todo o tipo de obstáculos e que este é um aspeto fundamental do seu destino- aprender a lutar, a superar obstáculos, em si mesmos e no mundo à sua volta para desenvolverem competências preciosas  e aplicarem talentos únicos que podem fazer realmente  toda a diferença no mundo em que vivem. Segundo alguns, estas pessoas nascem com o potencial de génio que pode trazer-lhes um destino único, tudo dependendo do empenho com que estão dispostas a ir à luta e a levantar-se depois de chocarem com cada obstáculo- um bom ex., é o fundador da Apple, que teve uma vida de altos e baixos mas também exprimiu grande talento e criatividade que o tornou conhecido a nível mundial, rico e influente embora nem sempre feliz ou com sorte e também com morte prematura.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.