Rahu nos Signos 3

Rahu nos signos 3

Apresentamos a descrição dos efeitos gerais da colocação de Rahu nos signos Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Rahu no Signo Sagitário

A colocação de Rahu no signo Sagitário induz o nativo a querer ser um pensador, um filósofo capaz de penetrar no âmago da sabedoria filosófica e dos rituais religiosos, quer experienciar a proximidade com o divino.

Os nativos com Rahu no signo Sagitário podem ter sucesso na introdução de alguma religião exótica da qual podem ser o sacerdote zeloso e ardente ou sentirem-se imbuídos de uma missão filosófica, ideológica ou doutrinária em termos sociais alargados. Adoram sentir-se no papel de mestre que ensina os discípulos. Gostam dos rituais, da solenidade dos trajes e ornamentos cerimoniais que lhes dão elevação e estatuto superior, distinguindo-os dos homens comuns. Podem também ter sucesso na propagação de ideais humanistas e também no campo das viagens de longa distância.

Quando Rahu está colocado no signo Sagitário o nativo dá grande valor à educação  e, se Júpiter estiver forte na D-1 e também na navamsa, será otimista e terá fé em que o melhor irá acontecer na sua vida, tendo um sentido de proteção que acredita ser divino. Se for professor, será capaz de transmitir esse entusiasmo e esperança acreditando sem reservas nas capacidades dos estudantes e ajudando-os, desse modo, a confiar em si próprios e na capacidade de vencer. Pode ser um excelente «coacher» não apenas em termos psicológicos mas também literais, por ex., se tiver por missão treinar desportistas, sendo capaz de os guiar e orientar com sabedoria e entusiasmo.  Pelo lado menos positivo, quando Júpiter não é muito favorável no horóscopo, o nativo pode ser um fanático religioso, apostando na rigidez da submissão à fé ou ao medo da punição divina.

Porém, há que não esquecer que Rahu é exatamente o oposto da ortodoxia, por isso, mesmo quando assume a postura dogmática, fá-lo porque personifica as qualidades menos positivas de Júpiter. Assim, o mais provável é que Rahu incline a pessoa para quebrar as barreiras que, no seu entender, impedem uma visão mais humanitária da realidade , sejam estas religiosas ou filosóficas.

A posição de Rahu no signo Sagitário amplifica, não apenas os significados das casas regidas por Sagitário mas também, segundo os antigos, a intensidade e duração desses significados: os períodos de Júpiter no sistema dasha duram o dobro do tempo que seria normal. Este efeito também se verifica quando Rahu está no signo Peixes, o outro signo de Júpiter. E, como a seguir ao período de Rahu sucede o período de Júpiter, estes nativos experienciam estes significados num período largo das suas vidas, Este aumento de intensidade faz-se sentir no plano psicológico e também no plano material, no modo como Júpiter funciona no horóscopo (as casas que rege,  os significados de que é karaka, etc.).

Rahu no signo Sagitário impele o nativo para querer ser o melhor professor, o filósofo ou sacerdote mais inteligente e motivador, quer explicar de forma mais  brilhante os fundamentos da realidade, explorar em que consiste a realidade divina, ensinar os valores mais perfeitos e elevados, etc. Pode interessar-se por conhecer a fundo os textos sagrados para depois difundir as suas «lições» a um público universal. Deseja ser o maior doutrinadora espalhar as «verdades da fé» ou o professor universitário que sabe mais acerca das realidades espirituais. Mas Rahu não fala sobre tudo isto aos outros de forma gratuita. Faz disto um negócio, escrevendo livros, dando palestras e conferências, etc., ou oferecendo os seus serviços como «coacher» desportivo ou de vida.

Outro traço que também se encontra com a posição de Rahu no signo Sagitário é a procura do saber esotérico.

Todas estas tendências serão mais fortes nos subperíodos de Rahu e no seu período dasa.  O problema com Rahu é que, se Júpiter estiver fraco ou debilitado no horóscopo, Rahu inclinará a pessoa, nos seus períodos, para o lado «escuro» da religião, das doutrinas, etc .Leva a pessoa a interpretar incorretamente os textos e as regras da religião ou da filosofia distorcendo o seu significado.

Rahu no Signo Capricórnio

No signo Capricórnio, Rahu faz o nativo sentir a vertigem de subir ao topo da sociedade e alcançar o máximo estatuto possível. Rahu dá bons resultados quando está em Capricórnio se ao mesmo tempo estiver nas casas 1, 7 e 10 no que respeita às ambições sociais de estatuto e fama e pode mesmo alcançar posição de topo na administração pública ou no governo.  Os nativos com esta posição aspiram a obter respeito e reconhecimento no desempenho de papeis executivos e de liderança. Desejam igualmente ter papeis de grande visibilidade pública. Porém, a instabilidade da energia de Rahu faz com que as responsabilidades dos cargos a que aspiram nem sempre sejam assumidas por inteiro ou o sejam de forma irregular.

Os nativos com Rahu no signo Capricórnio gostam de organizar, de  criar regras, de  gerir a ordem social tanto a nível alargado como no interior de uma grande organização. Gostam de ser eles a determinar como é que as coisas devem ser feitas e como é que as pessoas se devem comportar e a que regras devem estritamente obedecer. Ficam encantados com o privilégio de regular e decidir em relação aos movimentos e papeis dos outros. No  signo Capricórnio, Rahu amplifica as qualidades de Saturno e pode atuar de modo a aumentar a justiça social  na distribuição de bens, privilégios, etc., e contribuir assim para a diminuição das desigualdades. Deverá assim analisar-se a força e disposição de Saturno no horóscopo bem como a sua posição na D-9 e D-10 para avaliar melhor os efeitos de Rahu no signo Capricórnio.

Quando colocado no signo Capricórnio, Rahu amplifica  não só as qualidades de Saturno mas também as do signo Capricórnio e ajuda o nativo a construir uma imagem de respeitabilidade, aumenta o seu caráter de trabalhador árduo e respeitador das hierarquias e da ordem social. O nativo pode assim ascender ao topo de grandes organizações e instituições e a posições governamentais ao mesmo tempo que passa uma imagem de não ter ambições pessoais e  de estar apenas a trabalhar para o bem comum. Mas, secretamente, este indivíduo anseia por atingir o topo da hierarquia, por desempenhar o cargo mais elevado e esse desejo pode mesmo consumi-lo, de modo que o que mostra aos outros e o que realmente  sente são coisas bem diferentes. Mas isso não implica que não possa prestar um excelente serviço à sociedade.

No período dasa de Rahu, quando este está colocado em Capricórnio, o nativo empreende grandes impulsos para alcançar o poder com a justificação externa de ser necessário melhorar a justiça ou implementar a lei, mas o seu objetivo profundo é mesmo o de chegar ao topo. Estas pessoas são assim muito cautelosas pois a natureza instável e impulsiva de Rahu é oposta à necessidade de estrutura e estabilidade de Saturno. Deste modo, há bastante dualidade nos indivíduos com Rahu no signo Capricórnio, embora estes se mostrem aparentemente estáveis e de acordo com a lei. Ao amplificar as qualidades de Saturno, Rahu mostra, no signo Capricórnio, capacidades de autodisciplina e autorregulação que não revela em outros signos. Aqui Rahu  gosta de estruturar a vida social e  das organizações, gosta de gerir as pessoas e acaba por não apenas se elevar a si próprio mas também aos outros, no interior de uma pirâmide hierarquizada de poder.

Por tudo isso Rahu no signo Capricórnio prefere os cargos governamentais nos quais pode gerir um número mais elevado de pessoas e de processos.  Pode igualmente gerir empresas e instituições privadas e ser um excelente administrador ou gestor, regulando com eficácia todos os recursos sob a sua alçada. Porém, não o faz nunca por «sentido de serviço» fá-lo sempre para obter vantagens próprias e privilégios que são apenas para si próprio.  Neste aspeto, embora amplifique as qualidades de Saturno, apenas «veste» a sua aparência pois Saturno é capaz de assumir pesados deveres e responsabilidades e trabalhar arduamente , aceitando o «serviço» como um dever e obrigação mesmo que não traga grande recompensa. Porém , a natureza de Rahu  é sempre a de procurar alguma vantagem para si próprio  sem nunca encarar a «responsabilidade» ou «obrigação» como verdadeiramente reais (a menos que receba o aspeto de Saturno). Age assim por disfarce, pois essa é a melhor forma de alcançar o que pretende. Quando está conjunto com Saturno porém, Rahu é forçado a submeter-.se ao dever em vez de lutar pela sua própria «agenda».

Um efeito nem sempre fácil ou agradável da posição de Rahu no signo Capricórnio é que, no período dasa de Rahu, o nativo terá que trabalhar muito mais do que em geral e fazer esforços ainda mais árduos pois Rahu amplifica os significados de Saturno.

A posição de Rahu no signo Capricórnio no entanto (tal como na 10ª casa) é considerada  uma das melhores posições de Rahu pois permite alcançar enorme poder e posição social  permitindo atingir cargos de topo e ser bem sucedido no desempenho desses cargos.

Rahu no Signo Aquário

Rahu está bem colocado no signo Aquário de que é considerado o corregente. Neste signo, Rahu procura envolver o nativo em largas redes de conexões de caráter financeiro, científico, filosófico, etc. embora se sirva destas redes como meio para alcançar a sua própria grandeza pessoal, Rahu na 11ª casa acaba por beneficiar toda a comunidade., permitindo por ex., que pessoas que nunca tiveram a oportunidade de participar nos benefícios e privilégios de alguns possam alcançá-los através da ação empenhada..

Assumindo as características do signo Aquário e de Saturno, Rahu anseia por estabelecer laços com a comunidade- tanto a geral como comunidades de menor envergadura, sobretudo procura envolver-se com os privilegiados em termos económicos fazendo-se passar por eles e fingindo obedecer à regras destes.

Porque Rahu amplifica os efeitos de Aquário e de Saturno, os resultados que produzirá neste signo dependem do estado de Saturno no horóscopo e também de algum outro planeta que esteja colocado no signo Aquário. Deve analisar-se a D-1 e a D- 9  e também a D-11 para os ganhos.

Rahu no signo Aquário tem um talento específico para apreender as conexões entre todas as coisas e desenvolve teorias sistemáticas nas quais as realidades são colocadas em ligação umas com as outras. Estes indivíduos são igualmente proficientes a organizar ambientes humanos e instituições e a desenvolver regras para manter a ordem e a coesão dessa organizações, podendo dar-se muito bem a trabalhar para o governo ou em grandes instituições. Podem criar redes de ligação dos vários serviços  sociais.

São bons ideólogos, criando sistemas valorativos partilhados pelos membros de uma dada comunidade. Com grande consciência das diferenças de classe social, usam este conhecimento para proveito próprio. Estas pessoas conseguem  desenvolver uma estratégia de luta pelo progresso social ao mesmo tempo que atingem os seus próprios fins.  O segredo do seu sucesso está na habilidade para criar ligações com as pessoas e grupos «certos», especialmente grupos de grande dimensão e com boa influência  na sociedade, incluindo os sindicatos, ativistas, grupos políticos, etc.

No período dasa de Rahu o excessivo envolvimento com  objetivos coletivos e lutas sociais pode trazer exaustão nervosa. Se Rahu estiver em aspeto com um planeta maraka, pode também haver mortes e /ou perdas durante o período.

Rahu no signo Aquário usa o conhecimento e os talentos intelectuais do nativo para alcançar objetivos materiais. Aquário é um excelente signo para Rahu porque , sendo um signo de Ar, a sua inteligência é amplificada dando, deste modo, um nível muito elevado de inteligência aos nativos. Mas, embora cumpra os objetivos de Aquário- de melhorar as condições gerais do mundo e da sociedade, unir as pessoas em torno de objetivos comuns, etc., a energia de Rahu nunca é altruísta, tem sempre o desejo de obter alguma recompensa final só para si..

No signo Aquário Rahu deseja chegar ao maior número de pessoas e influenciar o maior número de pessoas e o seu horizonte vai sempre para além das fronteiras da sua comunidade/sociedade.. Rahu «veste» as qualidades do signo Aquário e exprime-as de forma veemente mas tem sempre um objetivo pessoal que lhe permitirá alcançar bens pessoais. Assim, uma das coisas que Rahu faz na 11ª casa é participar em campanhas de angariação de fundos que supostamente são para promover causas sociais e humanitárias mas que, ao mesmo tempo, servem para aumentar os seus ganhos pessoais.

Quando está no signo Aquário, Rahu pensa em grande escala, o seu público alvo é universal. É por isso aventureiro, deseja correr riscos e inovar, quebrar as barreiras do que é conhecido, Estes nativos podem ser grandes cientistas e gostam especialmente de investigar o desconhecido, incluindo o Espaço e os seus segredos, a natureza da matéria etc.. A mente não convencional que Rahu dá aos nativos permite-lhes fazer descobertas antes de outros e fazer um excelente trabalho  na área da ciência.

Rahu no Signo Peixes

A colocação de Rahu no signo Peixes pode produzir uma prodigiosa imaginação que pode fazer do nativo um contador de estórias excecional. Há muitas vezes um fascínio pela vida monástica, pelo santuário, pela capacidade de visão interior e grande intuição.

Os nativos  com Rahu  na 12ª casa podem envolver-se em atividades ligadas à adivinhação e «poderes psíquicos», na investigação da psique e exploração dos sonhos, procuram ambientes privados, pelos quais se sentem atraídos. O sucesso em alguma destas atividades ou ainda na exploração criativa da imaginação torna-os bem sucedidos na criação de  cenários , jogos, narrativas literárias, etc..   desde que Júpiter tenha força  na D-1 e na navamsa pois os efeitos deste são amplificados por Rahu, e o mesmo acontece com  os significados das casas que Júpiter rege.

Os nativos com Rahu no signo Peixes podem dedicar-se a aprender a desenvolver as faculdades psíquicas com as quais estão fascinados e que desejam possuir. Estas pessoas têm acesso a memórias subconscientes profundas e, desse modo, a sua perceção é permeada por mundos e realidades subtis. Pode haver uma obsessão pelo divino e pela ascensão ao plano divino e, a partir daí, pode por vezes haver uma espécie de paranoia ou sentido de «missão profética» na qual o nativo sente que tem um papel especial e uma mensagem especial, que acredita ser de origem divina e pela qual deseja mudar o mundo.

Rahu amplifica as características de Peixes e, por isso, os nativos podem ser muito inclinados para a prática da caridade pois anseiam por ser reconhecidos como os mais generosos, mais compreensivos, empáticos, etc..O seu anseio pelo divino pode ser genuíno se Júpiter estiver bem disposto no horóscopo e estas pessoas podem realmente fazer a diferença na ajuda que dão aos outros. Podem contribuir para lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, amigável e capaz de perdoar.

O efeito amplificador de Rahu faz com que os períodos de Júpiter (dasa e antardasa) durem o dobro do tempo à exceção do período Júpiter- Saturno. Este efeito também ocorre quando Rahu está colocado no signo Sagitário. Os significados das casas com regência de Júpiter são igualmente amplificados nestes períodos. pode igualmente haver perceção de aspetos de vidas passadas neste período, sobretudo relacionados com países estrangeiros. Rahu na 12ª casa intensifica as experiências em que os nativos se sentem fora do seu «habitat» habitual.

No signo Peixes Rahu também não exprime as suas energias de forma clara, pois este e um signo de Água que não é favorável à sua energia. em Peixes, Rahu sai da sua natureza demónica e leva a personificar a energia de Júpiter e de Peixes, a querer meditar, elevar-se até ao plano divino tal como acontece com Júpiter e o signo Peixes. Por isso Rahu no signo Peixes e, sobretudo se estiver na 12ª casa, permite uma poderosa intuição e fortes poderes psíquicos. Estes indivíduos são extremamente criativos e imaginativos. Uma exploração profunda dos mundos espirituais pode ser feita por estas pessoas sob a influência de Rahu. Rahu é também conhecido como «mago» e, por isso, estas pessoas podem ser dotadas de capacidades vulgarmente designadas desse modo.

Todas estas capacidades podem tornar os nativos grandes escritores e  pregadores sobre a espiritualidade e o contacto com os mundos subtis. Podem também ser excelentes curadores, lidando com energias através do Reiki, ou tornar-se artistas que dão a ver mundos  que muitos não conseguem ver, etc.

Rahu na 12ª casa favorece as aquisições  materiais porque, de algum modo, a sua natureza se transforma para aceder ao plano espiritual mas dá um sentido espiritual a tudo o que a pessoa faz no seu dia-a-dia, sendo bastante menos egoísta e autocentrada a sua energia.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.