Conjunção Sol Ketu na 2ª Casa Signo Touro

conjunç Sol Ketu 2ªcasa signo Touro

Hoje falamos dos efeitos da conjunção Sol Ketu na 2ª casa signo Touro. Explicamos ainda os efeitos da posição de Ketu na 2ª casa e no signo Touro para melhor acompanhamento dos leitores.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 2ª casa, lei ao artigo aqui.

A área onde se encontra Ketu no horóscopo simboliza uma área na qual temos experiência passada acumulada. Os significados dessa casa foram amplamente desenvolvidos, na existência ou existências passadas. E, no presente , esta posição de Ketu significa que o nosso comportamento em relação a isso é de alguma apatia e muito desinteresse.

Ketu na 2ª casa mostra apatia e indiferença em relação à acumulação de dinheiro, status, á família e a sus história, ao conhecimento e instrução. Isso não significa que o nativo não vai alcançar riqueza nesta vida ou uma boa instrução ou não terá vida familiar. Ketu não prejudica esses aspetos, apenas mostra a nossa atitude em relação a tudo isso. Se o regente da 2ª casa estiver forte, bem como o da 11ª , poderá efetivamente alcançar riqueza e ter sucesso na vida profissional. Mas tenderá a sentir insatisfação em relação a isso.

A presença de Ketu na 2ª casa indica algum tipo de separação da família, tanto física como emocional ou mental. O nativo pode, por ex., escolher uma carreira na qual essa separação é mais ou menos permanente. Mas pode manter, mesmo assim, os laços familiares.

A 2ª casa também significa a fala e a aprendizagem de línguas. Embora esta última não seja prejudicada pela presença de Ketu aqui, o nativo pode não dar a importância devida ao discurso e à sua construção e a sua fala pode, por isso, ser pouco organizada e nem sempre fazer sentido para quem o ouve.

O comportamento de desconexão típico de Ketu faz  com que estes nativos não deem importância à acumulação de riqueza, coleção de bens valiosos ou artísticos, aos bancos como meio de os  guardar e outros sistemas financeiros como meios de aumentar a riqueza; também não mostram interesse pela linhagem familiar nem pela história da família nem pela memória em geral que inclui a história da comunidade e do país de origem. Isto não significa que estas pessoas não façam investimentos ou não tenham dinheiro no banco; simplesmente não dão importância a isso.

Assim, estas pessoas podem falar  de história, por ex., mas sem verdadeiro entusiasmo e sem que esse saber signifique realmente alguma coisa para si. Podem ter coleções de bens importantes,  sobretudo legados pela família mas não lhes dão realmente grande importância.

Por vezes há problemas de fala com Ketu na 2ª casa, incluindo gaguez. Pode ainda  existir algum problema mental com membros da família. Pode acontecer que a família de origem do nativo esteja simplesmente ausente. Os bens familiares podem ser dispersos por causa da desconexão entre os membros da família. Ketu na 2ª casa também pode prejudicar o 2º casamento do nativo.  Quando casa pela 2ª vez, o nativo pode confrontar-se com uma situação  em relação à qual há alguma forma de separação ou corte  com o parceiro, seja por doença ou  separação física acabando por haver pouca ligação entre ambos. Em alternativa, quando casa pela 2ª vez o parceiro pode ter as características de Ketu, de desapego e apatia. Por vezes, após um primeiro divórcio ou viuvez a pessoa não sente energia para voltar a casar. Pode também optar por viver em conjunto sem formalizar o casamento. No primeiro casamento o cônjuge pode ter tido interesse em melhorar de vida através dos bens do nativo.

Para alguns nativos  pode ser difícil conseguir poupar e  manter reservas financeiras e poupanças.  Com esta posição de Ketu, existe também tendência para desvalorizar  o conhecimento em geral. Os nativos podem também não gostar de aprender línguas .

Com efeito, o conhecimento é alvo de uma atitude ambivalente de atração/ repulsa, tal como o dinheiro e a riqueza.  A família de origem é muitas vezes não  convencional ou estranha, podendo existir grande falta de conexão entre os seus membros.

Ketu não está bem colocado na 2ª casa, a casa natural de Vénus por isso são comuns desequilíbrios na área financeira, familiar e também pode haver algum distúrbio na alimentação. A história familiar e os bens da família também são, em geral, alvo de apatia e desinteresse geral. Por causa disso, a pessoa pode «falar demais» sem pensar nas consequências e ficar apática em relação a todos os excessos de linguagem, de alimentação, etc.. Psicologicamente, estas pessoas sentem -se separadas de todos estes assuntos, tendendo a considerar tudo isso como ilusório.

Durante os períodos de Ketu (dasa e anatardasa) pode haver o sentimento de que a perda de tudo o que é significado pela 2ª casa está fora do controlo do  nativo. Esses períodos podem ver a perda de bens financeiros,  a história da família pode de algum modo «desabar», etc. Isto é tanto mais sentido quando a Lua ou o Ascendente estão num Nakshatra de Ketu. Fisicamente pode haver algum aspeto não simétrico na face , boca, olhos ou cabelo do nativo quando Ketu está na 2ª casa.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Touro leia o artigo aqui.

Ketu não está particularmente bem colocado no signo Touro, onde Rahu obtém excelentes resultados. No entanto, esta posição indica que traz consigo para esta vida  o saber adquirido previamente, para adquirir riqueza, luxos, e bastante indulgência com a comida e bebida. No presente, porém, já não dá importância a todos os bens que tem e consegue acumular.

Com esta posição, o nativo obtém tudo aquilo a que não dá importância mas terá dificuldade em obter aquilo que sente que precisa e não possui. Ketu dá um contínuo sentimento de insatisfação com o que a pessoa possui. Pode ter muito sucesso mundano, pode ser um grande banqueiro, financeiro, cantor e, mesmo assim, não consegue sentir verdadeiro prazer por tudo isso.  Todos os bens que alcança e possui estão em geral «cortados », separados da  sua vida. Quando está em Touro Ketu dá ao nativo muitas posses mas nega-lhe aquilo que ele mais deseja. Quando está colocado no signo Touro, conforme a casa em que está Ketu ,produz a desvalorização de algumas  posses   significadas por essa casa ao mesmo tempo que lhe nega outras que a casa significa e que a pessoa realmente deseja alcançar.

Durante os períodos de Ketu o nativo pode sentir mais fortemente essa negação. Mas, quando Vénus é forte no horóscopo e este está em geral bem disposto, o nativo pode aceder a bastante riqueza, bens materiais, e possuir também beleza, especialmente do rosto ou da voz. Pode é dar pouco valor a tudo isso. De qualquer modo, mesmo quando ganha muito dinheiro e riqueza, não guarda muito do que ganha, basicamente ,o que ganha gasta. Ketu na 2ª casa não impede a aquisição de riqueza, impede apenas que haja apego a esta por parte do ego. Acontece deste modo que , podendo estar rodeado de luxo e de todo o tipo de confortos, estes nativos sentem-se desconectados de tudo isso. Isto pode mudar se houver outros planetas relacionados com Ketu ou em conjunção com este.

Quando Ketu está colocado na 2ª casa sem  formar aspetos ou conjunções, o nativo é levado a repetir os mesmos padrões de vidas passadas. Neste caso, pode ser um banqueiro, financeiro, etc., pode ser dado a todo o tipo de luxos e comportamentos indulgentes relacionados com a procura do prazer mas sente também um enorme vazio em relação a tudo isso. Estas pessoas podem até passar a vida a acumular bens e mergulhadas num mundo de prazeres sensoriais mas isso tem pouca importância real nas suas vidas.

A vida amorosa e o casamento são  das áreas mais problemáticas com esta posição de Ketu porque, ao mesmo tempo que deseja sentir a felicidade da relação com outro, ao mesmo tempo essa é a área onde sente maior insatisfação.  O mesmo acontece em relação ao dinheiro e à sua posse. Com o tempo, estas pessoas, à medida que envelhecem, adotam estilos de vida mais simples e austeros.

Conjunção Sol Ketu na 2ª Casa signo Touro

Quando o Sol e Ketu estão em conjunção na 2ª casa a capacidade para acumular riqueza pode ser diminuída devido à falta de confiança que Ketu provoca ao fazer sentir a sua sombra sobre o Sol. A personalidade é tímida, introvertida, o nativo duvida continuamente da sua competência para assegurar os recursos que lhe permitirão sobreviver. A vida pode ser particularmente difícil até cerca dos 40 ou 45 anos, quando Ketu começa a levantar a sua sombra do Sol e o nativo começa gradualmente a ter mais confiança em si próprio. Esta situação melhora se o Sol estiver no próprio signo ou no signo de exaltação pois, nesse caso, a pessoa tem autoconfiança e a energia forte do Sol permite-lhe conquistar riqueza e todo o tipo de recursos sem muitos problemas. Quando isso não acontece mas a conjunção cai num signo amigo do sol, a pessoa consegue, apesar de algumas dificuldades, construir a sua identidade e adquirir um bom estatuto profissional e social. Mas Ketu altera, mesmo assim, as características do Sol reduzindo o seu poder afirmativo e o orgulho pessoal que leva a querer ser único, vitorioso, etc. e torna  a  personalidade humilde, mais centrada nos outros do que em si mesma, capaz de trabalhar arduamente para o bem dos outros e sem pensar muito em si e nos próprios interesses.

Os antigos referiram que a conjunção entre o Sol e Ketu (ou Rahu) implica problemas com o pai. Sendo que Ketu simboliza o passado que ainda tem laços com o nativo, esta conjunção indica que há «pontas soltas» em termos kármicos, que é preciso resolver com o pai. Talvez em termos emocionais pois, em geral, o pai está ausente na vida familiar ou, pelo menos, não dá atenção ao nativo ou não gosta mesmo dele. Por sua vez, este também se sente desconectado da família , da sua linhagem e bens e pode haver uma reação pouco profunda com os membros da família, basicamente uma ausência de interação entre estes e o nativo embora o ponto de maior resistência seja o pai e a figura paterna, de tal modo que a pessoa sente dificuldade em aceitar os papeis masculinos tradicionais  e pode mostrar ambivalência geral no desempenho  desses  papeis . Essa ambivalência pode levar a hesitar em constituir família , pelo menos de modo formal.

Quando a conjunção Sol Ketu se dá no signo Touro, Ketu está mais confortável neste signo do que o Sol, que tem inimizade com Vénus. Dizem os clássicos que, num mapa em que o cônjuge é feminino, pode ser difícil ter a conjunção Sol Ketu no signo Touro, existindo tendência para abandono dos deveres conjugais, se a conjunção estiver no signo Touro e na 7ª casa.

Quando está posicionado no signo Touro o Sol não consegue manifestar o seu brilho espiritual. Neste sentido, Ketu ajuda o Sol a  despojar-se de tais tendências pois , apesar de poder ter acesso a toda a riqueza e luxo que o signo de Touro oferece, o nativo sente uma insatisfação geral por todas essas conquistas mundanas. O resultado pode ser a fama, a ocupação de cargos de autoridade ou de liderança,  o exercício de funções políticas ou administrativas , professor, etc .Mas os resultados serão melhores nas casas upachaya- 3ª, 6ª, 10ª e 11ª para ambos os planetas. Nas restantes casas – tirando a 8ª e 12ª que podem  indicar muitos obstáculos ao longo da vida-   nas restantes o nativo sente continuamente insatisfação por tudo o que alcança e falta de sentido na sua vida, apesar de poder alcançar bastante sucesso mundano e deseja sempre aquilo que não pode ter: na 2ª casa, uma família unida, embora possa ter bastante riqueza.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.