O Eclipse Lunar  Total do Século

eclipse lunar total 27 julho 2018

Amanhã , em fase de Lua cheia, haverá um raro fenómeno astronómico que é também único deste século devido à sua duração e que apenas voltará a repetir-se em 2123- um eclipse lunar total de longa duração que será visível como uma «Lua Vermelha», tonalidade que se deve à refração da luz na atmosfera, que causa a tonalidade vermelha na Lua quando o eclipse ocorre. Assim, em vez de ficar totalmente invisível, a Lua aparece com esta tonalidade vermelha e ocre. A refração da Luz sobre a atmosfera atua como uma lente que projeta a luz – neste caso vermelha- sobre a Lua, impedindo-a de ficar totalmente invisível, como ficaria se a Terra não possuísse atmosfera.

O eclipse total durará mais de 42 minutos, quando a Lua e o Sol estiverem em perfeita oposição, com a Terra no meio. A Lua começará depois a ser parcialmente visível, deslocando-se na zona de penumbra, durando a fase de eclipse mais de 3 horas. Mas apenas uma parte deste período será visível em Portugal. Em Lisboa começará por volta das 20.47 minutos e, no Porto, a partir das 20.51. O ponto máximo do eclipse ocorre por volta das 21.22 e mantém-se até às 22.14. Será, no entanto, possível continuar a visualizar o   eclipse parcial até cerca da meia noite e trinta. Escolha uma área onde possa ser o céu sem prédios e outros obstáculos a tapar a vista.

Outros factos interessantes são o de este eclipse ocorrer na constelação de Capricórnio em conjunção (inferior a 1º) com o planeta Marte (a Lua terá à sua direita Saturno, Júpiter e Vénus). Marte, por sua vez, estará também muito brilhante e junto ao ponto em que fica mais perto da Terra , o que acontece de 15 em 15 anos. Este eclipse lunar total coincide ainda com uma tripla conjunção entre a Lua, Marte e Ketu. Estas energias em interação, no signo Capricórnio não são harmoniosas e indicam lutas, ferimentos, sangramento ( Ketu significa feridas – físicas e psíquicas- e Marte é o significador do sangue), Capricórnio está associado com a ação que gera novas correntes de karma e coloca uns em competição com outros pela conquista de novas posições, privilégios, etc. Ketu acrescenta um fator de imprevisibilidade e de inconsciência aos atos que, sob a influência de Marte, podem produzir efeitos pouco construtivos, desentendimentos, etc. Marte estará retrógrado até 27 de agosto e este período pode ser especialmente difícil, com maior agressividade potencial nos relacionamentos e ações. E este «cenário» corresponde a um  período de lunação de eclipse total da Lua.  Não é fácil prever os efeitos para cada pessoa pois estes dependem, é claro, da casa onde se dá a lunação, do contacto com planetas colocados nessas casas,  da própria colocação da Lua, Marte e Ketu no horóscopo, de saber se a conjunção que está a ocorrer está ela própria em conjunção com algum desses planetas no horóscopo, etc.  No entanto, será difícil não haver algum tipo de impacto na vida de cada um de nós, com esta lunação. Esse impacto pode ser muito diferente para uns e outros. E,  atendendo ao ciclo de lunação- é uma Lua cheia- na qual os resultados daquilo que se semeou num ciclo de lunação anterior- e que pode ser um ciclo bastante recuado pois tanto a Lua como Ketu significam Karma passado- são agora manifestados para «cobrança de débitos» ou, pelo contrário, recompensa de créditos. Este ciclo de lunação, com características tão fortes e especiais corresponde a uma purga, coletiva e individual que abre espaço para um novo ciclo. Mas talvez não o faça sem algum sofrimento de algum tipo ou algum corte (físico ou espiritual) que estabeleça a fronteira entre o que já foi e o que será.

Para saber um pouco mais sobre o significado  astrológico dos eclipses, pode ler um artigo aqui.

Entretanto, não perca a oportunidade de assistir a este raro fenómeno que, como muitos outros fenómenos celestes, pode influenciar os acontecimentos e eventos a nível coletivo e pessoal. Marte e a Lua estarão em conjunção e, se é verdade que isso pode aumentar consideravelmente a sua iniciativa, coragem, determinação, impulsionando para a ação, também pode causar um verdadeiro tumulto emocional, desregulando completamente os impulsos e talvez amplificando processos de raiva, frustração, agressividade. Mas pode ser uma influência positiva para agir de forma eficaz, pronta, e com bons resultados materiais, desde que a Lua e Marte estejam bem colocados no horóscopo.

Segundo muitos investigadores dos eclipses, estes constituem marcadores importantes de final  ou início de ciclo e indicam marcos fundamentais do destino pessoal.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.