Conjunção Sol Ketu na 7ª Casa Signo Balança

Conjunção Sol Ketu na 7ª Casa signo Balança

Falamos neste artigo dos efeitos gerais da conjunção Sol Ketu na 7ª casa e no signo Balança. Para melhor compreensão dos leitores damos também a descrição dos efeitos da colocação de Ketu na mesma casa e signo.

Para rever os efeitos da colocação do Sol na 7ª casa do horóscopo, leia o artigo aqui.

Quando Ketu está colocado na 7ª casa , a sua energia faz com que o nativo se desligue de tudo o que tem a ver com a relação contratual, o cumprimento de acordos e contratos, o casamento, a igualdade e a justiça, etc.; quando estas pessoa se casam, são totalmente indiferentes e insensíveis aos interesses e necessidades do cônjuge. Não sentem nem procuram equilíbrio e harmonia e não sentem necessidade de respeitar a palavra dada ou qualquer promessa que façam. Este comportamento origina, como seria de esperar, reações de desconfiança dos outros em relação ao nativo.  Para estas pessoas o parceiro, qualquer parceiro, é alguém visto como tendo menor importância e não merece muita atenção. O indivíduo foca-se assim em si mesmo  e na sua personalidade, introvertendo-se e fechando-se para os outros, que não são  muito mais do que uma palavra  vazia na sua compreensão.

Ao não se focar no parceiro nem nas suas necessidades o nativo envolve-se numa multiplicidade de relações de momento, que não permanecem muito tempo na sua vida. Há, no entanto, algumas exceções, que sucedem quando Ketu está na 7ª casa acompanhado de Saturno- situação em que o casamento é respeitado como uma aliança que é preciso respeitar; ou com Vénus em que as alianças, contratos e acordos de negócios , de desenvolvimento financeiro são fortalecidos, pelo menos na primeira relação que o nativo estabelece a esse nível.

Ketu na 7ª casa destrói a igualdade entre os parceiros e considera que esta (incluindo o cônjuge) não é  importante para o próprio casamento  ou união funcionar. No entanto. dado que Ketu na 7ª casa significa que a maestria em relação aos significados da casa foi previamente adquirida, estes nativos podem ser negociadores, conselheiros excelentes para os outros. Mas, no seu caso pessoal, quando o casamento existe, não há  verdadeiros laços entre os cônjuges que permanecem inadequados um para o outro. O cônjuge destas pessoas pode ter alguma perturbação mental que torna o casamento impraticável. Mas o falhanço do casamento pode trazer a oportunidade de desenvolvimento espiritual para estes nativos. Este corte com o cônjuge também é observado nas parcerias de negócios. Rahu na 1ª casa apenas permite a concentração destas pessoas em si próprias.

Os nativos com Ketu na 7ª casa podem passar por um número razoável de casamentos (a menos que Saturno esteja colocado na 7ª casa pois, em geral, nesse caso a  pessoa mantém-se no casamento) nos quais o parceiro vive praticamente para ajudar o nativo a alcançar as luzes da ribalta sem qualquer resistência e sem ter necessidades nem vida própria, testemunhando apenas a «glória» do nativo. Isto, no entanto, dura apenas um período de tempo, pelo que há muitas separações ao longo da vida. O primeiro parceiro de casamento pode ser de origem social, cultural ou de país diferente.

Os parceiros têm muitas vezes uma perceção negativa da sua aparência. Podem também manifestar total desinteresse pela dimensão sexual da união. Quando os nodos estão colocados na 7ª casa o nativo tem múltiplas experiências de relacionamentos frustrados. Passa também bastante tempo separado do parceiro, o que ajuda a preservar o relacionamento. Estes nativos tendem a casar com pessoas com grande necessidade de ser o centro das atenções e dão-lhes de bom grado a «cena» total, ficando nos bastidores para os deixar brilhar. Há também com frequência um desinvestimento sensual no parceiro, que não é sexualmente atraente para o nativo ou vice-versa e isso pode dar lugar a um sem número de relacionamentos de carácter sexual com diferentes parceiros.

Os nativos com Ketu na 7ª casa atraem pessoas que têm falta de vitalidade psíquica, baixos níveis de envolvimento na relação e que revelam apatia em relação ao nativo. Têm também baixa autoestima, não se sentem bem com o corpo nem a aparência física e tendem a criar uma distância insuperável em relação ao nativo , seu parceiro no relacionamento. Podem tentar compensar isto através de relacionamentos extraconjugais mas descobrem que a sua insatisfação os acompanha, relacionamento após relacionamento.

Em textos da Astrologia Jyotish sobre a presença de Ketu na 7ª casa diz-se que o parceiro de casamento pode morrer durante o período de Ketu ou, em alternativa, será separado do nativo.  O parceiro pode sofrer de problemas urinários ou nos órgãos de reprodução. A pessoa encontrará muitos obstáculos na carreira e perderá dinheiro devido a rivalidades e competição com inimigos.  A falta de confiança em si mesma e a incapacidade de colaborar com os outros são obstáculos também ao sucesso.

A separação entre o nativo e o cônjuge conduz também a não usufruir de quaisquer vantagens ou benefícios materiais ou sociais do parceiro, não havendo também interesse em obtê-los. O comportamento e o modo de ser dos parceiros é visto como estranho ou «esquisito», desligado. Também não têm um sentido claro da igualdade entre parceiros e cônjuges nem das regras aceites sobre estes relacionamentos pela sociedade. Mostram total desinteresse e desconsideração pelos interesses e necessidades dos parceiros. Isto verifica-se de ambos os lados: tanto dos nativos com Ketu na 7ª casa como dos parceiros que são descritos por Ketu nessa posição. Não há verdadeiramente nenhuma ligação entre ambos, nem emocional nem muitas vezes física, o nativo e o seu parceiro tendem a ver o casamento como uma miragem nas suas vidas. A natureza desta separação também pode dever-se a razões culturais ou sociais, religiosas e, em alguns casos, devido a problemas mentais do parceiro.

Deste modo, o casamento, para as pessoas com esta posição de Ketu é em geral de conveniência, especialmente relacionado com a ambição de o nativo se elevar socialmente e é acompanhado de limites claros no que respeita ao comportamento de ambos em relação a parceiros exta-conjugais fortuitos. Isto acaba por conduzir ao divórcio  no dasa de Ketu a menos que Saturno esteja de algum modo em aspeto ou associação com a 7ª casa. Uma exceção a esta situação acontece quando o parceiro procura conforto na dimensão espiritual e escolhe como parceiro privilegiado «o divino», situação na qual as regras sociais acabam por se manter sem problemas. De modo geral, embora a felicidade no casamento seja comprometida com Ketu na 7ª casa, nas sociedades mais tradicionais pode nunca haver divórcio e cada pessoa vive a sua vida  em separado.

Se houver outros planetas na 7ª casa além de Ketu, estes contribuem para a dinâmica da relação embora, em geral, não impeçam a separação entre o nativo e o cônjuge. Por outro lado, tende a haver mais consciência intencional envolvendo os desapontamentos  e fracassos do relacionamento.  No fundo, o nativo, que começa por querer relacionar-se, acaba por se resignar à solidão, por acreditar que nenhum relacionamento pode preencher o que deseja. Esta pode ser por isso a pior colocação de Ketu. Em geral, a menos que haja aspetos de planetas benéficos para a 7ª casa, esta posição de Ketu indica separação conjugal na meia idade ou por volta dos 48 anos.

Sendo Ketu um indicador do karma passado, quando está presente na 7ª casa indica casamento ou relacionamento com alguém com quem há assuntos por finalizar, oriundo do passado. Mas o «reencontro» com tal ser não tem qualquer hipótese de «florescer»: Ketu é uma energia inerte, sem poder de vivificar ou transformar. Apenas permite que haja o «soltar» definitivo dos laços que ainda prendem o nativo a experiências passadas. Há também muitas vezes algum tipo de humilhação do parceiro com esta posição.

Segundo os clássicos, Ketu na 7ª casa indica abertura para múltiplos relacionamentos fora do casamento e/ou vários casamentos. Em alguns casos indica espiritualização do nativo através de relacionamentos  que vão para além do humano, como acontece com a devoção religiosa.  O parceiro é excelente na criação de acordos mas é também uma pessoa com quem é difícil interagir e pode ter algum problema. Os períodos de Ketu podem trazer perda de dinheiro. Os parceiros são nervosos e atreitos ao stress.

Ketu na 7ª casa causa insatisfação com o parceiro de vida seja este qual for. Traz a perceção, do passado, de que os parceiros são batoteiros. A pessoa sente o desejo de encontrar o parceiro perfeito e tenta várias vezes encontrá-lo.  Mas o relacionamento acaba por ser insatisfatório uma vez que Ketu separa os parceiros um do outro.  A parceria acaba por não resultar. Enquanto durar o desejo de encontrar o parceiro perfeito o nativo não cessa de ir de um para outro. Na verdade,  precisa, no presente, de prestar atenção a si próprio (1ª casa onde se encontra Rahu). Também nos negócios estas pessoas terão mais sucesso e satisfação se trabalharem sozinhas.

Ketu na 7ªcasa causa isolamento em relação a todos os desejos relacionados com irmãos, (3ª casa) mas também de todos os amigos, sonhos, ganhos e rendimentos representados pela 11ª casa. Ao mesmo tempo também gera  o desejo de ter alguém que o  complemente mas o nativo acaba por se sentir isolado dos amigos, irmãos, primos vizinhos, etc. Ketu também cria isolamento em relação às capacidades de comunicação, dando também medo de ter espírito de iniciativa , medo de seguir os impulsos e esforços para alcançar o que se deseja.  Quando está na 7ª casa Ketu atinge todas as casas de desejo e separa a pessoa de tudo o que pode desejar no plano material, o que a coloca num reduto de máxima insatisfação, não restando mais nada a não ser virar-se para o interior de si própria e relacionar-se com o divino, com o self que está para além de todas as turbulências do mundo exterior e das suas ilusões. É por isso que Ketu nesta casa, sendo difícil de experienciar pois os relacionamentos são, para muitas pessoas, um aspeto fundamental das suas vidas, tem um potencial de libertação espiritual muito grande.

Para ver os efeitos da colocação do Sol no signo Balança leia o artigo aqui.

Quando Ketu está  colocado  no signo Balança separa o nativo dos relacionamentos, de contratos, negociações, acordos e alianças. Porém, se Vénus, o regente de Balança estiver forte no horóscopo, o nativo pode manifestar grandes competências a este nível e pode ser um excelente negociador, diplomata, etc. Simplesmente esta atividade, que o indivíduo dominou no passado está, nesta vida, estagnada em termos de desenvolvimento, ou seja, a energia aqui aplicada não tem potencial de transformação e não pode, por isso, trazer verdadeira satisfação. Sejam quais forem os sucessos a este nível, são percebidos como não importantes.

Assim, quando está colocado no signo Balança Ketu dá ao nativo facilidade para obter papeis ligados à negociação, mediação, parceria mas  este não sente qualquer entusiasmo por isso. Pode ser muito eficiente nisso mas Ketu separa-o da concretização do seu desejo, fazendo com que, obtido o que poderia satisfazer o seu desejo, o vazio e a insatisfação  sejam o único resultado.

O karma passado do nativo, ainda com «pontas agarradas» mergulha -o no ambiente dos negociadores , advogados, mediadores mas apenas para que este saiba que já não encontra nada aí que o possa preencher. Tendo-se dedicado a essa área antes, agora terá que se virar para si próprio e exprimir a sua singularidade, a coragem de ir para o desconhecido, etc., representados por Rahu no signo Carneiro.

Porque Ketu não pensa, o nativo pode ter ideias erradas acerca da justiça e da igualdade, quando está colocado no signo Balança.  Pode igualmente ser rude por não ter a consciência clara de como as suas ações afetam os outros. Também mostra pouca sensibilidade em relação à harmonia e revela indiferença perante as qualidades refinadas próprias de Vénus e do sino Balança. Pode ter falta de gosto para se vestir e cuidar e ter gestos rudes e deselegantes, o que faz com que não seja muito apreciado pelos outros.

No entanto, Ketu no signo Balança está razoavelmente colocado pois tem amizade com Vénus. E, se não estiver mal colocado por casa, pode indicar excelentes capacidades como organizador. Também gosta de conversar e pode trabalhar arduamente. Pode igualmente ser teimoso, irrita-se facilmente e, apesar da inclinação para a espiritualidade, nem sempre é honesto na forma como interage com os outros.

Ketu no signo Balança torna difícil o casamento. O nativo pode experienciar perdas causadas pelo parceiro e/ou perdas no exercício profissional. Esta posição de Ketu pode indicar problemas abdominais (intestinos, rins). Também pode indicar doenças de pele.  Pode haver impotência sexual.

Há muita insatisfação nos relacionamentos firmados por contrato quando Ketu está no signo balança e essa insatisfação faz-se sentir nas áreas significadas pela casa ocupada pelo signo Balança. Ketu impede a pessoa de se envolver nos assuntos relacionados com a casa/signo em que está colocado. Cria situações estranhas, não convencionais ou mesmo muito difíceis nesses assuntos para obrigar à mudança de orientação para os assuntos relacionados com esse signo. Por ex., quando está no signo Balança leva o nativo a ter parentes estranhos, pelo lado do cônjuge.

Quando Ketu está colocado no signo Balança, o nativo traz do passado um modelo de vida em que dependeu demasiado de outros, deixando-os decidir por si. Alimentou-se dos sucessos dos outros, em vez de construir o seu próprio caminho e isso causou a não individuação do self. Por isso, nesta vida, Ketu não permite que a pessoa repita o mesmo padrão de forma dinâmica, isto é, até pode repetir o mesmo padrão mas isso já não significa nada. E o sentimento desse vazio impele para começar a autonomizar-se e a tomar as rédeas da própria vida sem poder deixar essa tarefa para outros. Tendo, porém ,uma imagem frágil da sua identidade, pode facilmente ser afetado e magoado por outros.

No passado, estas pessoas foram refinadas e talentosas, podendo ter sido artistas ou, pelo menos , devem ter tido contacto muito próximo com a arte e  a beleza. Mas o conforto que alcançam nesta vida por esta via é manifestamente insuficiente. Podem ter dado tudo de si ao (s) parceiro(s) e ainda têm rasgos de ressentimento por a sua dedicação não ter sido totalmente apreciada e podem descarregar nos outros quando o stress  se torna demasiado elevado. Mas terão que aprender a encontrar harmonia e equilíbrio dentro de si, começando por se amar a si mesmos e afastar o ressentimento.  A insatisfação com todos os tipos de relacionamento permitirá a estas pessoas a interiorização e a introversão necessárias para se focarem em si próprias e nas necessidades internas do «eu». Este, por seu lado, deverá desenvolver-se através dos assuntos da casa e do signo em que está colocado Rahu.

Conjunção Sol Ketu na 7ª Casa do Horóscopo Signo Balança

Quando o sol e Ketu estão em conjunção na 7ª casa ou no signo Balança os efeitos podem variar de acordo com a posição por casa (quando a conjunção está na 7ª casa mas não no signo Balança).

A posição do Sol e Ketu na 7ª casa forma uma aflição (dosha) designada por Kalathra dosha  e que indica aflição no casamento e, por extensão, nas parcerias. O casamento pode ser atrasado, quando acontece a pessoa revela-se inadequada para o nativo; o casamento não indica verdadeiros laços de amor ou ligação emocional, existe inimizade e desentendimentos entre o nativo e os familiares do cônjuge, pode haver separação entre os cônjuges/parceiros, seja esta emocional ou física (o parceiro pode mesmo morrer). Segundo a tradição . quando o nativo é homem e o cônjuge é feminino, haverá perda de dinheiro por causa do cônjuge, devido a doença deste ou outras razões.

O Sol não está muito bem colocado na 7ª casa e a situação piora quando, além disso, está também no signo Balança, seu signo de debilitação. A conjunção entre o Sol e Ketu é, só por si, difícil de experienciar pois ela simboliza a anulação do Ego, podendo esta anulação ocorrer pela libertação do egoísmo individual, como acontece com os seres ditos «santos» – coisa rara, como se calcula- ou por dissolução dos contornos da identidade , o que pode implicar alguém cuja mente não funciona de forma coerente e em que o nativo se torna incapaz de alcançar verdadeiro conhecimento acerca de si próprio. A «consciência de si» aparece nebulada e fragmentada, e pode mesmo haver alguma debilidade mental ou alienação mental causada por doença nervosa, etc.. Ketu torna o nativo cego para si próprio, separado do seu «eu» e tornando-se por isso facilmente  no espelho da imagem dos outros, nomeadamente o parceiro de casamento. Em geral, Ketu na 7ª casa deixa o «palco» da exposição exuberante de si para o parceiro, ficando na obscuridade e assumindo a identidade do parceiro. Mas, quando o Sol está na 7ª casa pode haver um padrão bipolar em que, num momento o nativo exprime a identificação submissão com o parceiro mas , no momento seguinte, é ele que deseja estar no centro das atenções embora isso não dure muito tempo. Se a conjunção se dá na 7ª casa num signo em que o Sol é forte, como Leão ou Carneiro , estes nativos podem afirmar-se como figuras muito carismáticas no mundo da política, dos negócios, na área diplomática e até no plano artístico, sobretudo ao nível da representação dramática. E podem ter muito sucesso nisso embora a satisfação pessoal por alcançar tudo isso seja inexistente.

Com a presença da conjunção Sol Ketu na 7ªcasa os nativos desejam relacionar-se com parceiros ambiciosos e altamente posicionados na sociedade. O nativo tende a identificar-se com o parceiro mas, ao mesmo tempo, não consegue sentir satisfação com as suas qualidades e pode procurar fora do casamento múltiplos relacionamentos de natureza sexual, que também se mostram insatisfatórios.  A conjunção Sol Ketu na 7ª casa intensifica os aspetos negativos da presença de Ketu nesta casa pois indica potencial egoísmo e extremo narcisismo do parceiro, revelado por algumas qualidades que podem ser estranhas, excêntricas ou até de alguma loucura.

Quando a conjunção Sol Ketu se dá na 7ª casa e também no signo Balança as qualidades positivas do Sol não conseguem revelar-se e o nativo pode ser muito manipulador e  não ser de confiança quando faz acordos, contratos ou dá a sua palavra a outros. Mistura um estilo simultaneamente passivo e agressivo , impacienta-se facilmente e cuida dos próprios interesses instrumentalizando o parceiro sem revelar a mínima consideração pelas suas necessidades. O mesmo pode acontecer por parte do parceiro em relação a si.Também há momentos em que a autoconfiança e a autoestima são muito frágeis, e outros em que se consegue afirmar durante algum tempo. A saúde tende a ressentir-se, no plano abdominal e também devido a possível abuso e indulgência sensual.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.