Conjunção Sol Ketu na 8ª Casa Signo Escorpião

 

rosa murcha em livro queimado

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Sol Ketu na 8ª casa e no signo Escorpião. Para melhor compreensão publicamos também a descrição dos efeitos de Ketu na mesma casa e signo.

Pod eler um artigo sobre os  efeitos da colocação do Sol no signo Escorpião aqui  e na 8ª casa aqui.

Ketu não está muito mal colocado nesta casa pois é corregente da mesma com Marte. Nesta posição Ketu facilita os processos de transformação da identidade tornando fraco o  apego ao passado. Ketu na 8ª casa também permite uma forte perceção psíquica, ajudando a penetrar nos mistérios da realidade subtil. Diz-se que o nativo é capaz de prever a sua própria morte.

Podem existir muitos relacionamentos escondidos com Ketu na 8ª casa e o conhecimento que o nativo adquire através deles ajuda os seus processos de transformação. Os nativos com Ketu na 8ª casa aceitam com naturalidade que as transformações drásticas, inesperadas e muitas vezes trágicas são um processo natural do desenvolvimento espiritual. Têm grande resiliência em face de acontecimentos difíceis ou mesmo catastróficos.

Podem por isso ser de grande ajuda para todas as pessoas que passam por ciclos de destruição/renascimento, sejam estes vividos pela perda de todos os bens materiais seja devido a perdas emocionais.

Psiquicamente, estas pessoas observam (sem reagir) todos os momentos em que o destino faz uma viragem, ou em que o nascimento dá lugar à morte.  No que se refere ao parceiro (em especial o cônjuge) não são motivados para gerir os bens comuns e têm dificuldade em lidar com os parentes por parte do cônjuge. Tendem também a não confiar neles.

Ketu na 8ª casa também indica que a herança do nativo será dissolvida ou dissipada. Para saber qual o elemento da família que fará isso acontecer, conta-se o nº de casas entre Ketu e a Lua. A(s) pessoas(s) representada (s) por essa casa serão as que farão isso acontecer. É claro que tal herança pode ser material ou imaterial. 

Se houver aspetos de planetas para Ketu e a 8ª casa estes mostrarão as circunstâncias em que a riqueza será dissipada. Mas a posição de Ketu nesta casa indica em geral que o nativo receberá poucos bens de herança e também não receberá bens do cônjuge. Ao contrário, em vez de receber, muitas vezes tem que sustentar o cônjuge ou parceiro , acabando por gastar tudo o que tem (mesmo que ganhe muito).

Os nativos com Ketu na 8ª casa têm a capacidade inata de entender todos os processos escondidos e/ou secretos, razão pela qual podem ser excelentes psicólogos e explorar a dimensão psíquica do inconsciente. E a apatia de Ketu facilmente dá a outros todos os segredos que desvela.

Mas, apesar de terem acesso a verdades profundas  obtidas por intuição, elas não serão valorizadas nesta vida. Estes nativos podem ser curadores ou conselheiros com grande talento para ajudar outros a enfrentar os difíceis ciclos de destruição  e renascimento .

A tradição costuma referir que a posição de Ketu na 8ª casa indica um tipo de morte específico relacionado com o signo que ocupa essa casa: em Carneiro, poderá estar ligada ao cérebro; no signo Touro ao maxilar ou aos olhos; no signo Gémeos, doença pulmonar , braços ou mãos; Em Caranguejo ao estômago;

em Leão ao coração; em Virgem aos intestinos; em Balança aos rins; em Escorpião ao sistema reprodutor; em Sagitário à pélvis-sacro; em Capricórnio, problemas nos ossos; em Aquário, pele ou sistema nervoso; em Peixes à linfa ou problemas nos pés. Muitas vezes morrem depois de estarem em coma. 

Os nativos com Ketu na 8ª casa podem ter acesso fácil a tudo o que  está escondido, mesmo tesouros.  Podem, aliás, ter riqueza escondida sem qualquer remorso para não pagarem impostos.  Não mostram entusiasmo por conhecimento secreto e o mesmo acontece com ligações escondidas. Porém, podem ter acesso a ambos embora não de forma entusiasta  pois há uma apatia geral em relação a tudo isso.

Pelo lado positivo, não sofrem quando vivem uma separação  com parceiros  quando não são eles a  tomar a iniciativa. Podem conviver muito bem com o facto de terem bens escondidos do fisco  e de  outras pessoas, considerando que isso é normal.  Estas pessoas também não têm medo dos obstáculos nem  das transformações súbitas das condições da sua vida  e o mesmo acontece em relação ao medo da morte. Revelam uma indiferença total perante qualquer tragédia que traga grande sofrimento e perdas, o que pode levar os outros a considerá-los pouco humanos.

Quando está na 8ª casa Ketu pode indicar  um grande potencial de desenvolvimento espiritual. No plano mais material dissipa  o medo por tudo oque é desconhecido, incluindo  a morte. Dissipa a posse de bens materiais recebidos por herança  e pode indicar muitos relacionamentos ocasionais extraconjugais. Permite obter conhecimento oculto ou secreto sem qualquer esforço ou limitação.

Assim, favorece a aquisição de tudo o que auxilia o desenvolvimento espiritual e separa o nativo de todos os bens materiais. Quando há herança familiar, Ketu na 8ª ou impede o seu recebimento ou redu-lo para quantidades muito mais pequenas do que o esperado. No que se refere à riqueza do cônjuge, esta posição de Ketu revela  falta de interesse , o mesmo acontecendo em relação aos bens da família do cônjuge. Mas esta separação só existe em relação ao primeiro casamento. Se o nativo voltar a casar, pode mesmo desenvolver laços de negócios com a família do cônjuge.

Quando Ketu está colocado na 8ª casa e há aspetos de planetas maléficos para a 8ª casa (incluindo o do regente da casa) o nativo pode passar por eventos traumáticos que o separarão de várias coisas  ou seres na sua vida. Durante o período  e subperíodos do regente da 8ª casa o nativo pode passar por ciclos de mudança inesperada de identidade sem poder fazer nada para o impedir.

 Durante os períodos de Ketu pessoas que usam o poder de forma negativa podem causar eventos catastróficos aos outros, conflitos armados, políticos, etc., que alteram dramaticamente a vida de outras pessoas e entram na vida destes nativos sem que estes tenham o discernimento crítico de rejeitar tais ligações, pelo que podem ser coniventes com as ações desses agentes.

Os nativos com Ketu na 8ª casa não têm discernimento para reprovar ações ilícitas como fuga aos impostos, infidelidade no casamento, fraudes e mentiras e todo o tipo de manipulação secreta de conhecimento e informação que pode causar dano a outros.

Testemunham todas essas atividades e são mesmo capazes de as observar quando outros não conseguem mas a energia inerte de Ketu não lhes permite fazer qualquer uso transformativo dessa informação.  Também não escondem nem mantêm em sigilo qualquer segredo que tenham partilhado com eles dando-o  a conhecer a quem quiser.

Não conseguem atribuir qualquer grau de importância positiva  ao saber secreto, esotérico ou oculto. Podem passar por problemas devido a contarem os segredos dos outros.

Quando ficam doentes, os nativos com Ketu na 8ª casa sofrem em geral de doença súbita  que pode ser ameaçadora para a vida.  Se Marte estiver em aspeto com Ketu as febres elevadas são uma forte tendência. Já se Saturno estiver em conjunção com Ketu na 8ª casa, o coma é muito provável e pode não haver retrocesso.

Mas o nativo sobrevive a vários traumas e catástrofes ao longo da vida. No dasa de Ketu e primeiro antardasa (também de Ketu) o nativo pode eenfrentar mudanças súbitas em número considerável e sentir-se impotente para mudar isso. Mas Ketu na 8ª casa não tem estatuto de maraka, não matando o nativo embora o possa fazer sentir muito cansado.

A posição de Ketu na 8ª casa indica aliás doenças difíceis de diagnosticar e que, sem se saber bem como, se resolvem por si. Os sintomas são diferentes de acordo com o signo que ocupa a 8ª casa. Quando há uma conjunção entre Marte e Ketu  na 8ª casa o período dasa de Marte  pode, no antardasa de Ketu, indicar a morte física do nativo.

A posição de Ketu na 8ª casa prejudica o cônjuge destes nativos, pois podem ter saúde má.

A 8ª casa significa eventos inesperados, acidentes, impostos, ganho súbito de dinheiro (por herança), parentes por parte do cônjuge, o oculto e qualquer tipo de segredo, Ketu aqui presente cria excentricidade ou circunstâncias estranhas em todas estas áreas.

Com esta posição de Ketu, o nativo provavelmente no passado viveu dos recursos deixados por outros, não tendo tido necessidade de trabalhar. Mas na vida atual, o nativo precisa de criar os próprios recursos (Rahu na 2ª casa). Mas, embora adore acumular riqueza, a menos que Júpiter esteja em aspeto com Ketu o nativo não recebe bens de outros. Mas, em contrapartida, parece receber proteção de eventos traumáticos ou catastróficos, permanecendo ileso durante os mesmos. Tende de resto a considerar que tais eventos fazem parte da vida.

Os nativos com Ketu na 8ª casa têm fácil acesso a conhecimento oculto e esotérico, sem fazer esforço para isso embora não se interessem necessariamente por isso, a não ser para darem a conhecer todo esse conhecimento aos outros.. Pode-se dizer que estas pessoas acedem a uma sabedoria profunda de forma intuitiva mas não a valorizam nesta vida. Ketu na 8ª casa é uma das posições do horóscopo que pode indicar libertação final (moksha).

Na verdade, quando está colocado na 8ª casa, Ketu lança aspeto para todas as casas de água ou moksha. Ketu na 8ª casa dá paixão por encontrar segredos, descobrir a «verdade» oculta. Pelo aspeto que lança para a 4ª casa Ketu separa o nativo da mãe dando a perceção de que esta não nutre nem apoia suficientemente o nativo.

Segundo os clássicos, quando Ketu está colocado na 8ª casa  envolve o nativo em assuntos secretos. Isto tanto inclui o iniciar de estudos  de ocultismo ou o envolvimento em sociedades místicas como o envolvimento com pessoas que desenvolvem atividades escondidas de natureza criminosa  ou o uso de métodos reprováveis para alcançar o que se deseja.

O nativo pode tornar-se dependente de drogas ou álcool e ter comportamentos cruéis em relação a outros. Será brilhante no trabalho e sofrerá de doenças secretas e na face e nos dentes. Será separado dos amigos, enfrentará muita oposição. Corre risco de acidentes de automóvel. Pode ganhar dinheiro através do governo.

Ketu no signo Escorpião está «em casa»  uma vez que é corregente do signo. Muitos consideram Ketu exaltado no signo Escorpião.

Quando está colocado no signo Escorpião, desde que não receba aspetos negativos de outros planetas, Ketu pode dar excelentes resultados, dando acesso fácil a conhecimento oculto, magia e mistério mas também a capacidade para enfrentar transformações profundas, mudanças súbitas e situações de emergência. Pode dar capacidades que fazem do nativo um excelente cirurgião ou ocultista.

 Estas pessoas podem ser muito eficientes a gerir situações de emergência ou de catástrofe. Porém, tudo o que fazem nessa área não tem para elas qualquer ponta de entusiasmo ou verdadeira satisfação. Estão apenas a repetir padrões passados que ainda permanecem inertes e algo fantasmagóricos a pedir a libertação final.

Quando, nesta vida, estas pessoas lidam com práticas de ocultismo, segredos, gestão de riqueza escondida, cura usando energias subtis, o que fazem é repetir o que estavam habituados a fazer no passado. Mas, nesta vida, estão destinados a separar-se de tudo isso. Assim, podem recusar a existência de conhecimento oculto e podem oferecer bastante resistência aos processos de mudança e transformação. 

Porém, Ketu no signo Escorpião pode produzir excelentes investigadores. Também torna a personalidade complexa,  misteriosa e introvertida, sendo difícil de conhecer.

Ketu é um corregente kármico do signo de Escorpião, do mesmo modo que Rahu é o corregente kármico do signo Aquário. Estes dois signos mostram o karma mais pesado nesta vida.  Com Ketu no signo Escorpião os nativos rejeitam os segredos associados  ao signo Escorpião.

Mas é necessário analisar o regente de Escorpião, Marte, para prever os efeitos desta posição de Ketu pois este comporta-se em boa parte como Marte- o nativo pode manipular pessoas, usar segredos para alcançar o que deseja.

Assim, quando Ketu está no signo Escorpião, e Marte está fraco, debilitado ou de algum modo aflito, o karma pesado que o nativo traz para esta vida pode conduzir a prisão, a acidentes, mesmo à morte do nativo. Também pode acontecer que tenha o seu corpo aberto para uma cirurgia que o salvará.

A conjunção entre Marte e Ketu  dá proteção aos assuntos significados por Escorpião e o nativo pode cultivar o conhecimento secreto sem o usar de forma manipulativa só para obter benesses para si próprio.

Quando Saturno lança aspeto para Ketu no signo Escorpião os efeitos podem ser mais maléficos do que quando temos Marte e Ketu associados. Na verdade, Saturno em aspeto, com Ketu no signo Escorpião pode produzir um nativo irrascível, agressivo e violento , capaz mesmo de matar alguém num momento de raiva.

Os nativos com Ketu no signo Escorpião podem revelar segredos ao mundo, para ajudar a desmascarar por ex., formas abusivas de o poder político interagir com o público; mas também podem ser terroristas  e criminosos que desejam impor o máximo de sofrimento ao maior número de pessoas para sentirem que estão no controlo. Assim, ao analisar a posição de Ketu , é preciso analisar bem todos os aspetos que Ketu recebe e Marte.

A força ou fraqueza deste dirá se Ketu está a atuar de forma positiva ou negativa no horóscopo. Se Ketu estiver em Escorpião e colocado também na 8ª casa  (ou na 5ª ou na 12ª ) o nativo será dotado de uma poderosa intuição e capacidades psíquicas que pode usar para curar (quando Ketu atua de forma positiva) ou para destruir e matar quando a sua expressão é negativa. 

Quando atua de forma negativa o nativo pode tornar-se um manipulador das forças subtis usando  o ocultismo e a magia para fazer mal ou criar bombas, armas com grande potencial de destruição para fazer mal a muitos.

Conjunção Sol Ketu na 8ª casa Signo Escorpião

Quando o Sol e Ketu estão em conjunção na 8ª casa ou no signo Escorpião os resultados dependem bastante do desenvolvimento espiritual do nativo. A presença do Sol na 8ª casa mostra interesse profundo pelos aspetos ocultos e metafísicos da realidade.  O nativo identifica-se com a dimensão subtil das coisas  e é cheio de segredos, podendo ser um excelente investigador dos processos psíquicos mais profundos e mesmo inconscientes. 

Mas, a presença conjunta do Sol e de Ketu na 8ª casa indica que, no passado, estas pessoas viveram focadas exclusivamente na exploração dos aspetos escondidos da realidade, místicos ou não ou viveram basicamente identificadas com os assuntos e bens dos parceiros, da acumulação de conhecimento oculto ou mesmo da sua prática, ou tentaram continuadamente transformar –se e renovar-se, explorando  o desconhecido , testando-se na realidade da guerra e do conflito, da luta armada, da exposição a situações de catástrofe e de emergência, etc.

O seu Ego, representado pelo Sol, está ainda agarrado a essas memórias vagas do passado e, nesta vida, precisa, provavelmente, de se libertar de tudo isso, fazendo uma purga profunda que oriente a vida da pessoa para a realidade mais prosaica do desenvolvimento de recursos e conhecimentos práticos que possam ser usados no dia-a-dia.

Alguns textos da Jyotish referem que estes nativos podem ter sido magos em vidas passadas, ou tido uma vida de crime, de «vicio» pelo uso das armas em campos de batalha ou cenários violentos e estão agora a libertar-se dos resíduos desse passado, ajudados por Ketu que separa o Ego de tudo aquilo com o qual este se identifica, fragmentando-o e dispersando-o, para que se possa renovar e equilibrar.  

Se  a órbita do  Sol for inferior a 5º em relação a Ketu , o nativo nasceu durante um eclipse. Ora, o eclipse solar significa literalmente a aniquilação do Ego e, durante uma boa parte da vida, (pelo menos até aos 45-48 anos)  estas pessoas podem ter uma existência frustrante, com falta de apoio financeiro e da família.

A relação com o pai pode ser difícil por este ter características estranhas ou ser pouco convencional.  Assim, estas pessoas sentem-se dissociadas de si mesmas durante um longo período de tempo, sofrendo mudanças repentinas que podem forçar a mudança da sua identidade, sem que nada possam fazer para o evitar, durante uma boa parte da vida.

Os nativos com esta conjunção na 8ª casa ou no signo Escorpião sentem uma grande atração por todo o conhecimento oculto, podendo associar-se a sociedades esotéricas nas quais podem mesmo atingir posições de liderança. Mas, sendo estas experiências algo do qual deverão separar-se nesta vida, não sentem qualquer sentimento de realização ou entusiasmo muito duradouros, quando se dedicam a essas realidades.

Frequentemente, aliás, acabam por desdenhar todo o conhecimento oculto ou esotérico e não dão importância ao desenvolvimento espiritual. Podem ser bastante ambiciosos e querer acumular riqueza e status no mundo material. (Rahu está na 2ª casa).

Tendem a privilegiar também o conhecimento académico em vez do conhecimento arcano designado habitualmente como «sabedoria» pelas correntes místicas. Mas ,provavelmente só terão acesso a ele depois da primeira metade da vida. Isto poderá ser diferente caso o Sol esteja na 8ª casa mas no signo de exaltação, situação em que o nativo pode receber herança avultada por parte do pai.

Caso contrário, poderá lidar com dificuldades financeiras e de reconhecimento por parte dos outros ao longo da vida.

A conjunção entre o Sol e Ketu na 8ª casa ou no signo Escorpião pode indicar a oportunidade para uma profunda libertação, na qual o nativo «deixa ir» a dimensão do «eu», limitada e adstrita à vontade humana perecível para acolher em si a dimensão universal da identificação com a realidade cósmica.  Mas isto será muito raro, pois o nativo teria que vencer os impulsos representados por Rahu na 2ª casa, que impelem para a procura de mais e mais bens materiais, riqueza e sucesso mundano. 

Mas, se o Sol for mais forte do que Ketu  e o nativo tiver o desenvolvimento espiritual necessário, tal efeito é possível.  Na generalidade dos casos, porém, esta conjunção na 8ª casa indica um passado em que o nativo procurou controlar, usando meios psíquicos , a força,  as situações de catástrofe, as interações  com os outros de modo a satisfazer as próprias necessidades  , paixões e interesses. alguns tiveram um passado de crime e de violência .

No presente , a humildade e introversão do Sol, que mostra a redução do poder do Ego, podem ajudar a iniciar um novo modelo de ação e relacionamento com os outros, talvez após algumas situações de perda emocional e material profundas.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta