Conjunção Sol Ketu na 9ª Casa signo Sagitário

Conjunção Sol Ketu na 9ª Casa signo Sagitário

Falamos neste artigo dos efeitos da conjunção Sol Ketu na 9ª casa e no signo Sagitário. Explicamos também, para melhor acompanhamento dos leitores, os efeitos da colocação de Ketu na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 9ª casa, leia o artigo aquiQuando Ketu está colocado na 9ª casa o nativo intuitivamente compreende as fragilidades de muitas teorias filosófica e /ou religiosas. Não tem consideração por aqueles que se apresentam como «gurus» ou mestres iluminados e duvida realmente do saber dessas pessoas. Também não aceita dogmas de qualquer tipo. Porém, mantém-se indeciso e sem tomar posição  em relação a teorias filosóficas , doutrinas religiosas, considerações acerca do que se passa no mundo em termos globais, ideologias, etc.

Estes nativos mostram-se céticos em relação às doutrinas e teorias metafísicas e religiosas, ideologias políticas, todas as suas crenças são frágeis, inseguras, revelando apatia por parte do nativo.

A  relação com figuras de autoridade é ambivalente nestas pessoas e, a menos que  o regente da 9ª casa seja forte, o nativo tem uma atitude de descrença e desligamento em relação a todos os ensinamentos do pai e de figuras de autoridade como professores, etc. Existe uma separação insuperável entre as ideias que lhe transmitem e  a sua aceitação pois estas pessoas simplesmente não conseguem aderir , a sua possibilidade de acreditar está fragmentada e muito diminuída.  Pode haver separação física ou, pelo menos emocional ,entre o nativo e o pai.

Porque não há uma verdadeira identificação entre o nativo e as doutrinas religiosas ou filosóficas que lhe são apresentadas, quando este adota algumas dessas práticas estas podem ser incoerentes com o seu próprio estilo de vida.

A rejeição que esses nativos fazem dos rituais ortodoxos ao nível filosófico e religioso  não implica necessariamente que não acreditem em nada pois são capazes muitas vezes ,de intuir verdades mais puras do que as admitidas nos dogmas e doutrinas, uma vez que têm a capacidade  de aceder a estas pelo poder recetivo da mente universal.

Estes nativos têm muitas vezes funções na área da comunicação .Estas pessoas podem trabalhar nos media e entrevistar ou receber convidados que usam o meio de comunicação que o nativo providencia, para espalhar as suas mensagens: este meio situa-se nos meios de difusão usuais nos media, como uma rede social, por ex.

Estes nativos têm com frequência um irmão mais novo (ou irmã) altamente ambicioso (a)  e que é muito diferente, no modo de ser, do nativo, com gostos sociais e culturais bem diferentes e  pode tentar usar as aptidões do nativo para a realização das próprias ambições.  Tal exploração pode ser mútua. Os irmãos têm pouco em comum com esta posição dos nodos. Enquanto o nativo sente apatia em relação à movimentação, viagens, aventuras, o irmão revela entusiasmo e paixão pela vida, desejo de correr risco, de se aventurar,  de desenvolver projetos que o catapultem para o mundo do sucesso , da comunicação, das interações sociais. Neste sentido, o irmão  pode tentar aproveitar-se e tentar  manipular o nativo para seu benefício e, habitualmente, este não reage a essas tentativas, nem as tenta terminar. Mas  também não faz grandes esforços para  realizar o que o irmão, primo ou pessoa do seu grupo de proximidade tenta conseguir através dele. O nativo percebe as intenções, por vezes não só manipuladoras mas também enganosas para se aproveitar dos seus dons e talentos mas  fica indiferente às mesmas pois  esse é um terreno que já conhece bem, um padrão que vem do passado e que ele mesmo utilizou com frequência antes.

Os nativos com Ketu na 9ª casa não sentem entusiasmo pelas grandes viagens, nem pelo conhecimento de outras culturas; não respeitam a ortodoxia religiosa nem filosófica; Resistem em aceitar verdades sagradas e também não sentem vontade de frequentar os ambientes universitários, nem os templos  nem mostram respeito pela autoridade tradicional. Assim, as «verdades sagradas», as  escrituras, a cultura universitária são postas de lado por estas pessoas, que permanecem céticas em relação a todos os tipos de doutrinas instituídas. Manifestam em geral ateísmo embora, quando há aspetos para Ketu de outro planeta, estas pessoas possam «corporificar» alguém que debita essas doutrinas. Mas sem acreditar realmente nelas. Na verdade, estas pessoas são relativistas em relação a todo o tipo de ideias e doutrinas.

No entanto, trazem do passado um saber inato acerca da relação com o divino e, por isso, compreendem muito bem a natureza dessa ligação espiritual. Simplesmente esse saber não se concretiza, na sua mente, em ideias claras  embora tenham a perceção intuitiva da energia divina. Segundo a tradição, estas pessoas comunicam  psiquicamente com seres espirituais embora tenham total desprezo pelos ritos realizados externamente.

Porque Ketu separa os nativos das coisas e seres que são significados pela casa onde se encontra, estas pessoas dificilmente terão sucesso numa carreira de professor, padre ou guru. A ligação entre o nativo e as fontes de sabedoria superior é cortada com esta posição de Ketu e o mesmo acontece com a função atribuída pela cultura ocidental de autoridade e orientação representada pela figura do pai. Pelo lado positivo, a presença de Ketu na 9ª casa permite o acesso direto à verdade divina sem a  necessidade de mediação filosófica ou religiosa. Quando outros indicadores do horóscopo inclinam o nativo para  o modo de ser religioso, este pode optar por ser devoto de uma deidade feminina, rejeitando  o modelo patriarcal de religião da cultura dominante. Nos pontos de vista e valores, estes nativos rejeitam os costumes , tradições e os dogmas populares da religião. Se, no entanto, o regente da 9ª casa for muito forte, o nativo pode desempenhar papeis da religião tradicional pois Ketu, nesse caso, assume a personalidade desse planeta.

Os nativos com ketu na 9ª casa defendem que se  diga a verdade acerca da religião e não se importam com as consequências.  Isto pode atrair sobre  si a ira dos que em geral beneficiam com as práticas religiosas tradicionais.

O pai destas pessoas está em geral ausente, ou porque viaja constantemente ou porque não está disponível emocionalmente (pode ter problemas de adição ou outros). O nativo não vê a figura paterna como sendo de confiança. Mesmo quando este é religioso, o nativo questiona a integridade das crenças e princípios do pai. Este  pode não contribuir para o  seu desenvolvimento e educação. Este sente ao mesmo tempo desejo de relacionamento e apoio em relação ao pai, mas a conexão com este não é possível.

Os nativos com Ketu na 9ª casa podem evidenciar a aparência de estarem envolvidos na realização de ritos e dogmas da religião tradicional, pode estar envolvida na concretização de ações de caridade etc. mas, na verdade, estão ausentes de tudo isso e essas experiências não significam nada para si.

A 9ª casa mostra que o nativo deve seguir um conjunto de regras e princípios; ele não cria a verdade, apenas segue aquilo que a tradição e alguns sábios determinaram que é a «verdade», seja em termos religiosos seja em termos filosóficos. Mas, quando Ketu está aqui colocado, o nativo rejeita essas «verdades» estabelecidas. Assim, a figura que habitualmente ensina essas «verdades» , seja o pai,  ou os professores,  são rejeitadas pelo nativo por este não os ver como detentores da verdade. Assim, o indivíduo é levado a procurar a sua própria verdade. Por isso podem dedicar-se à filosofia como exercício individual de pensamento. Estes nativos tendem a gostar de lugares isolados, onde podem estar consigo próprios e intuir a sua verdade. No dasa de Ketu, estas pessoas podem sentir um grande isolamento e rejeição por parte dos outros que  lhe devolvem a experiência de não aceitarem as suas ideias por não respeitarem a tradição e sentem vontade de se afastar e de  ficar isolados.

Estes nativos podem também ser muito críticos em relação a tudo o que aprenderam das «figuras de autoridade». E iniciam um caminho de procura de uma verdade maior espiritual (Ketu lança aspeto para a 1ª casa). E podem vaguear pelo mundo à procura dessa verdade, se tiverem oportunidade disso. Também rejeitam o modelo de verdade académica obtido na universidade . Estas pessoas possuem criatividade, contanto que o regente da 5ª casa seja forte. Quando o regente da 5ª casa é forte os nativos podem completar os estudos superiores mas a obtenção de graus académicos não traz nenhum sentido de realização a estas pessoas.

Segundo os clássicos, Ketu na 9ª casa significa um grande potencial de libertação da consciência, liberta o nativo de todos os apegos materiais. Este produz uma visão da realidade que é sua e é baseada em valores éticos próprios. Esta posição dá problemas com os irmãos e dores nos braços. Podem fazer  fortuna através de estrangeiros, ter  sucesso através de problemas. Não têm muita sorte, não gostam de ir em viagem de peregrinação, mas gostam de atividades de ascetismo e beneficência. Esta posição de Ketu protege de calamidades e muitos problemas. As viagens podem trazer punição e má fortuna. Podem ter sonhos estranhos. Serão pobres.

Quando Ketu está colocado no signo Sagitário adota os ensinamentos dos mestres e gurus, desenvolvendo uma formação ligada aos valores filosóficos e religiosos. Mas os professores e mestres podem ensinar ideias pouco coerentes.  Quando Júpiter está forte no horóscopo o nativo pode desenvolver uma carreira ligada ao sacerdócio ou transmissão de doutrinas ideológicas; pode ser um mestre de cerimónias efetuando um conjunto de rituais, etc.. Estas pessoas trazem do passado uma longa prática no exercício destes rituais e ideias. Porém, no presente, embora possam repetir esse modelo de ação, não sentem qualquer apego por isso. Assim, tendem a   relativizar a «verdade» tanto da Filosofia como da Religião.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Sagitário, leia o artigo aqui.Os nativos com Ketu no signo Sagitário tendem a repetir experiências passadas nas quais conviveram com a realidade de ser professor, guru, sacerdote, mestre e  na atualidade podem fazer o mesmo dando-se com pessoas deste meio. A crença na unidade de todo o ser,  no dharma que acredita em fazer o bem e em procurar a verdade pode parecer vazia para estas pessoas que, no fundo, duvidam de que assim seja.

Porém, Ketu está bem colocado no signo de Sagitário e dá aos nativos franqueza na expressão e grande ambição em atingir objetivos espirituais. Ketu aumenta a intuição dos nativos, quando está colocado em Sagitário. Quando Júpiter é forte, são respeitadores dos valores tradicionais e podem alcançar grande reputação como líderes espirituais.

Quando Ketu está colocado no signo Sagitário pode desenvolver rejeição pelo conhecimento religioso e filosófico estabelecido mas promove a investigação nestas áreas, procurando provas que fundamentem ou ajudem a rejeitar objetivamente as ideias e crenças.  Ketu pode levar a pessoa a tornar-se um cientista da realidade que está além do planeta, como a Astronomia. Leva também o nativo a desafiar todo o conhecimento convencionalmente aceite sem crítica. Estas pessoas rejeitam os dogmas e toda a passividade na receção do saber. Porém, quando Ketu recebe o aspeto de Júpiter ou está em conjunção com este, nesse caso Ketu desempenhará funções mais tradicionais embora possa fazê-lo de forma original e crítica.

Segundo os autores clássicos, a presença de Ketu no signo Sagitário pode indicar o início do desenvolvimento espiritual do nativo. As mesma fontes referem que estas pessoas podem fazer viagens de longa distância para fins espirituais. As mesmas fontes referem que, tendo embora inclinação  para a aprendizagem espiritual,  o nativo pode enganar o mestre ou guru.. Mas é em geral franco e amante da verdade. Pode ter algum problema com o pai. É muito independente e inteligente, pensando de forma clara. Pode ser um bom comunicador e alcançar sucesso na vida. Os menos desenvolvidos espiritualmente podem usar os talentos como oradores para enganar os outros e manipulá-los, sendo egoístas e irritáveis.  Podem ter problemas  de saúde  que afetam as ancas e coxas.

Conjunção Sol ketu na 9ª Casa Signo Sagitário

Quando o Sol e Ketu estão  em conjunção  na 9ª casa ou no signo Sagitário,  o nativo é capaz de procurar o conhecimento superior de forma intuitiva  e individual. Alcançará potencialmente grande sabedoria, não pela repetição das doutrinas ou «verdades reveladas» que sejam passivamente aceites mas pela criação interior de uma visão da verdade, intuitiva, cristalinamente pura e original.

A conjunção Sol Ketu na 9ª casa ou no signo Sagitário desafia o nativo a  obter a sua própria verdade, recusando  os rituais externos e vazios  e procurar a verdadeira sabedoria, recorrendo ao âmago do Self para se conectar com a própria fonte de sabedoria cósmica. Neste caso, o nativo pode tornar-se  um guia espiritual altamente reconhecido e reputado, humilde na expressão desse saber de que é canal e que procura disponibilizar para todos. O nativo será caridoso, sábio e afável e pode alcançar bastante sucesso  no plano religioso ou filosófico.

Porém, se a conjunção Sol Ketu se dá na 9ª casa mas num signo menos favorável, como é o caso de Balança, em que o Sol está debilitado, o nativo poderá usar o talento admirável para comunicar e criar empatia com os outros através do discurso para enganar e manipular, procurando apresentar-se como um «mestre»  detentor da verdade. Neste caso apresenta-se como figura de autoridade que deseja ser seguida pelos outros mas é movido por fins egoístas e sem acreditar  na espiritualidade ou na verdade. Pode ser um cético rejeitando a filosofia e a religião ou pode fingir  que é um humanista e usar as crenças tradicionais  para obter vantagens para si próprio, manipulando a credulidade dos outros.

 A colocação da conjunção Sol Ketu na 9ª casa ou no signo Sagitário pode indicar o propósito de vida da libertação final e o nativo pode empenhar-se nesta vida na procura da iluminação, fazendo longas viagens para fins espirituais, se puder. Alguns afirmam que o nativo com esta conjunção no signo Sagitário e/ou na 9ª casa alcançará a libertação da roda dos renascimentos em mais duas encarnações. Embora acreditemos que isso não pode ser previsto com rigor pois a liberdade do nativo pode alterar esse plano,  a verdade é que ele serve de confirmação de que , quando Ketu e  o Sol operam de forma positiva, como acontece quando estão colocados no signo Sagitário, existe um enorme potencial de desenvolvimento espiritual  e o seguimento de um caminho que se afasta dos objetivos mundanos para se focar na ascensão espiritual.  Na generalidade dos casos, em que a maioria ainda não atingiu o ponto de purificação e clareza de propósito no plano espiritual, esse desenvolvimento poderá levar mais tempo mas esta posição indica que ele já começou.

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.