Glossário Astrológico- Astrologia de Jaimini

 

Glossário Astrológico Sistema
 Jaimini

Neste artigo faremos uma breve apresentação da astrologia Jaimini que é um sistema autónomo da Astrologia da Índia.

Segundo a tradição, Jaimini foi discípulo de Parashara e de Veda Vyasa, filho deste. Parashara  foi o principal  sistematizador da Astrologia Jyotish. Porém, depois de estudar com estes dois mestres, Jaimini desenvolveu o seu próprio sistema de Astrologia, pelo que este deve ser estudado de forma independente do sistema desenvolvido por Parashara. Jaimini escreveu em pequenos versos, conhecidos como «sutras», sendo conhecidos por «Jaimini Sutras».

Jaimini manteve alguns elementos em comum com a Astrologia de Parashara: os  doze signos , as 12 casas do horóscopo e os 27 Nakshatras.  Mas há também algumas diferenças importantes: os planetas, no sistema Jaimini, não mantêm aspetos entre si. Os signos é que estão em aspeto uns com os outros: neste sistema, parte-se da classificação dos signos de acordo com a triplicidade- signos fixos, signos cardinais e signos mutáveis.

O sistema Jaimini considera que um signo Cardinal lança aspeto para os signos fixos, exceto o que lhe é mais próximo: o signo Carneiro, por ex., lança aspeto para o signo Leão, Escorpião e Aquário mas não para o signo Touro, que é o signo a seguir a si.

Um signo fixo lança aspeto para todos os signos cardinais mas não para aquele que é anterior a si. Deste modo, Touro lança aspeto para o signo Caranguejo, Balança e Capricórnio mas não para o signo Carneiro que é anterior a si.

Os signos mutáveis lançam aspeto para todos os outros signos mutáveis: assim, Sagitário lança aspeto para  o signo Peixes,  Gémeos e Virgem .

Estes aspetos entre os signos são usados para interpretar os efeitos dos planetas.

O estatuto de karaka de cada planeta é decidido a partir da sua longitude (posição num certo grau do Zodíaco): os planetas são deste modo ordenados por ordem decrescente de longitude, sem ter em conta o signo em que estão colocados mas apenas o grau. O planeta com o grau mais elevado é o Atma Karaka. O Atma karaka é o significador da alma e , de acordo com este sistema , influencia a aparência física e a inteligência, as forças e fraqueza da pessoa.

O planeta que se segue me longitude é o Amatya Karaka Este rege a educação, a riqueza, o emprego, o discurso e o conhecimento; as inclinações espirituais, a sorte e as viagens, a autoridade do nativo.

Seguidamente e pela ordem referida de longitude, temos o Brhatru Karaka. Este relaciona.se com os irmãos e irmãs, as capacidades, o pai, os que servem o nativo, a educação superior, viagens no estrangeiro, lucro, riqueza e amigos, morte dos pais.

Seguidamente temos a Matru Karaka – refere-se aos assuntos da mãe, felicidade e luxos, educação primária, bens móveis e imóveis (casas, terras, veículos, joias, etc.).

Temos a seguir o Putra Karaka Relaciona.se com a inteligência, a educação, as crianças, as honras recebidas na sociedade, negócios e atividades especulativas, o pai, talento para a escrita, perda de emprego, recitação de mantras (realização de rituais sagrados).

O Jnathi Karaka- rege os inimigos, as doenças e acidentes, os obstáculos e as dívidas, as litigações em tribunal, a competição, os familiares da mãe, relações com o estrangeiro, aprisionamento, doenças crónicas,  longevidade, investigação, heranças, adoção, contentamento espiritual.

Dara Karaka- rege as parcerias e os assuntos do cônjuge, comércio com o estrangeiro e viagens ao estrangeiro, chegar ao topo da sociedade, a fama e a reputação social.

Os karakas que acabámos de referir têm a designação de «Chara Karakas» porque são diferentes de horóscopo para horóscopo, variando de acordo com a posição por grau nos signos. Mas o sistema Jaimini também considerou a existência de karakas fixos que são iguais para todos os horóscopos, à semelhança do que acontece no sistema de Parashara:

Marte– Regula os irmãos e irmãs e os parentes.

Vénus– Rege a mãe e os irmãos da mãe, o cônjuge, os pais, os sogros.

Mercúrio– Representa os tios maternos, a madrasta.

Júpiter–  Representa os avós, o marido, o pai e os filhos.

O sistema Jaimini dá importância a um Ascendente especial, o Karakamsa Lagna. Este encontra-se olhando para a divisional Navamsa – D-9- e vendo onde está colocado, nesta varga, o Atma Karaka. No horóscopo natal ou D-1, esse signo encontrado torna-se o Karakamsa ou Ascendente Karakamsa. Este é usado para dar informação em relação ao futuro da pessoa. Quaisquer planetas aí colocados dão informação sobre a vida da pessoa.

Outro fator considerado pelo sistema Jaimini relaciona-se com um ponto especial em cada casa do horóscopo e chama-se Bhava Arudham (ou padams). Este pode ser calculado para cada uma das casas do horóscopo. Estes padams ou bhava arudham mostram o estatuto social do nativo, a posição que este consegue alcançar na sociedade.

A este propósito,  o padam do Ascendente tem particular importância, segundo Jaimini. E quando a Lua, Vénus ou Júpiter estão colocados no «Lagna Arudham», o indivíduo pode atingir elevada posição social , influência, podendo tornar-se uma figura proeminente no aparelho político. Quaisquer planetas colocados no Arudham das várias casas indicam a concretização dos resultados dessa casa, dando informação sobre o modo como estes se concretizarão na vida do nativo. 

O modo de calcular as bhava uradham é simples: conta-se o nº de casas entre a casa que se quer avaliar e a casa onde se encontra colocado o seu regente. A seguir contamos esse número obtido a partir do regente da casa. O signo que resultar é o bhava arudham. Por ex., para saber qual o bhava arudham da 12ª casa fazemos como segue: a 12ª casa é ocupada pelo signo Escorpião e o seu regente , Marte, está colocado em Sagitário. De escorpião até Sagitário contamos 2 signos. Agora, a partir de Sagitário, onde se encontra o regente da 12ª casa, contamos dois signos e obtemos Capricórnio (o signo donde partimos é sempre o primeiro a considerar).

O Bhava arudham da 12ª casa é Capricórnio. Segundo Jaimini, este dá informação sobre a saúde  e a vida conjugal. Os planetas colocados em Capricórnio dão  informação  sobre este aspetos. Se houver um planeta exaltado nessa casa a família do cônjuge tem elevada posição social; se, pelo contrário, estiver debilitado, será de baixa condição social. Planetas benéficos indicam boas qualidades e beleza do cônjuge, planetas maléficos indicam o oposto. Em outro artigo explicaremos melhor os princípios desta análise no sistema Jaimini.

Outro fator muito apreciado e usado por astrólogos de várias correntes da Astrologia da Índia, mesmo pelos que seguem o sistema organizado por Parashara, é o que se relaciona com os dasa, nomeadamente o Chara Dasa. Ao contrário do que sucede com o vimsottari dasa usado maioritariamente pelos astrólogos da Jyotish, o sistema Jaimini usa dasas de signos e não de planetas.

Cada dasa começa  pelo signo do Ascendente e pode ser contado tanto em direção horária como em direção contra-horária dependendo de certas regras. Este dasa tem períodos variáveis no número de anos ao contrário do outro sistema de signos fixos também usado pelo sistema Jaimini. Cada um destes elementos necessita de explicações próprias.

No entanto, referimos que um grande número de astrólogos que seguem os princípios de Parashara, usam, complementarmente ao vimsottari dasa, o  dasa Chara, do sistema Jaimini, considerando que ajuda a compreender significativamente melhor os aspetos dinâmicos dos vários períodos da vida.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar