Glossário Astrológico- Indu Lagna

Glossário astrológico Indu Lagna

Glossário Astrológico- Indu Lagna

Hoje falamos de mais um ascendente especial, o Indu Lagna, conhecido por o Ascendente da riqueza e prosperidade no horóscopo. Este Ascendente é referido como o yoga da Lua na obra de Parasara, Hora Sastra.

Para calcular o Indu Lagna, são atribuídos pontos aos planetas, com exceção de Rahu e Ketu: o Sol recebe 30; a Lua recebe 16; Marte recebe 6, Mercúrio recebe 8; Júpiter recebe 10; Vénus recebe 12 e Saturno recebe 1 ponto. Os pontos (kala) do regente da 9ª casa a partir do Ascendente e os do regente da 9ª casa a partir da Lua devem ser somados . A soma obtida deve ser dividida por 12 , sendo o resto inferior a este número, situando-se entre 0 e 11. Se o resultado for zero, considera-se 12 e divide-se por 12.  O número resultante serve então para encontrar o indu Lagna: se o resto é por ex., de 5, contamos cinco casas a partir da casa onde se encontra colocada a Lua. O signo encontrado é o indu Lagna. Quando o resultado é 1, o indu lagna corresponde ao signo da posição da Lua; quando  o resultado é zero o Indu lagna corresponde ao signo anterior ao da Lua (12º signo a partir da posição da Lua).. Quando a soma obtida é inferior a 12, não é possível dividir por este número pelo que o número obtido é usado como o remanescente, contando-se o nº de casas a partir da Lua que lhe corresponde e a casa encontrada é o Indu Lagna.

Vejamos um exemplo: para  o Ascendente Sagitário, a 9ª casa corresponde a Leão, cujo regente, o Sol, obtém 30 pontos. A Lua está situada no signo Leão e a 9ª casa a partir da posição da Lua  corresponde ao signo Carneiro, cujo regente é Marte. Marte recebe 6 pontos. Somando os pontos obtidos pelo Sol e por vénus temos  36 pontos. Dividindo estes pontos por 12, obtemos 3. Agora voltamos à casa em que se encontra colocada a Lua e contamos 3 casas a partir da posição da Lua: Balança é o Indu Lagna.

Os planetas colocados no Indu Lagna são indicadores de riqueza durante o período dasa desse planeta . Esses indicadores são mais ou menos benéficos de acordo com o caráter benéfico ou maléfico dos mesmos:

Planetas colocados na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 10ª e 11ª casas a partir do Indu lagna são os que dão riqueza potencial ao nativo. Os planetas que estão em aspeto com a 1ª casa ou a casa do Indu Lagna, também são considerados como benéficos para os ganhos financeiros do nativo.

Os planetas maléficos ou debilitados ou aflitos que estejam nas condições referidas atrás destroem as oportunidades de ganhos financeiros, a menos que, no caso de um maléfico, esteja exaltado ou de outro modo forte ou recebendo aspetos benéficos, caso em que também favorece os ganhos financeiros.

Os planetas colocados na 3ª, 6ª, 8ª e 12ª casa a partir do Indu Lagna são desfavoráveis para os ganhos financeiros.

Os efeitos são sentidos no período dasa ou antardasa dos planetas mencionados de acordo com a força global que têm no horóscopo.

Convém, entretanto, não perder de vista que o Indu Lagna é apenas um de muitos outros fatores que devem ser analisados para se tirarem conclusões sobre o potencial de riqueza no horóscopo, incluindo as cartas divisionais pelo que, como habitualmente referimos, não se deve perder de vista o horóscopo no seu conjunto bem como a análise da força e do caráter funcional dos planetas antes de fazer um diagnóstico de riqueza potencial ou do seu contrário.  A análise do Indu Lagna é facilmente sedutora porque é simples e não exige conhecimentos aprofundados mas é evidentemente limitada e parcial.

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.