Conjunção Sol Ketu na 10ª Casa Signo Capricórnio

Conjunção sol Ketu na 10ª casa signo Capricórnio

Neste artigo falamos dos efeitos da conjunção Sol Ketu na 10ª casa signo Capricórnio. Para melhor compreensão falamos também dos efeitos de Ketu na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos da colocação do Sol na 10ª casa, leia o artigo aqui.

A colocação de Ketu na 10ª casa indica que o nativo, nesta vida, não sente interesse por ocupar altos cargos ou desempenhar funções de liderança, ocorrendo frequentemente que abandone um cargo desse tipo a certa altura na carreira. Quando ocupa posições de responsabilidade revela indecisão e falta de capacidade de afirmação e liderança. Estas pessoas não sentem qualquer apetência por organizar,  hierarquizar, fazer cumprir regras nem se interessam pela designada  ordem social.

A posição de Ketu na 10ª casa não prejudica a carreira nem os ganhos  mas induz o nativo a procurar manter-se desligado do «sistema» social e da sua organização ou de instituições , administração pública, etc.. preferirá trabalhar por conta própria e ser independente.  Mas, se houver outros planetas em conjunção com Ketu ou se o regente da 10ª casa for forte, o nativo poderá desempenhar cargos em que ocupa posições de topo na  organização. Mas a experiência mostra que, mesmo nesses casos, a carreira passa por momentos em que há abandono do cargo por falta de interesse. É por isso que esta posição de Ketu se encontra em muitas pessoas que trabalham por conta própria e é rara em nativos que trabalham para instituições ou para a administração pública. Estas pessoas trabalham também muitas vezes fora do sistema social e sem serem abrangidas por este. A razão tanto pode ser porque trabalham de forma clandestina como por terem privilégios especiais e  desse modo as leis não se lhes aplicam.

Ketu na 10ª casa não tem interesse nem respeito pelo status de certas posições mas isso não significa que o nativo não alcance essas posições pois se o seu dispositor for forte e impelir para procurar riqueza e status, será isso que o nativo fará. Mas atuará como «testemunha» desse processo e não como agente consciente do mesmo. E, como estas pessoas não sentem qualquer impulso para estabelecer conexões com os outros no plano profissional e social, tais posições acabam por fracassar por falta de envolvimento do nativo nos papéis requeridos. A ligação à carreira é assim frágil  e a reputação acaba por sofrer ao longo de tempo, sobretudo quando o indivíduo desrespeita os deveres institucionais e se esquece de os cumprir ou não quer saber de os cumprir.

Os nativos com Ketu na 10ª casa têm muitas vezes pais com recursos financeiros e não se importam de explorar esses recursos, não sofrendo, em geral, efeitos negativos por causa disso. Existe também afastamento em relação à família do pai.  Os pais do nativo podem, por sua vez, revelar grande ambição e desejo de se elevarem socialmente (Rahu na 4ª casa).

Quanto ao nativo, não apenas revela apatia em relação aos privilégios sociais e à reputação pública como, muitas vezes, as suas ações  procuram impedir que tais situações de reconhecimento a seu respeito possam surgir. Os pais destas pessoas são muitas vezes estrangeiros a tentar estabelecer-se no país e a procurar ascender socialmente. Nessa busca, podem manipular ou explorar o nativo de algum modo para alcançar os seus objetivos.

Assim, pela sua apatia, o indivíduo  com Ketu na 10ª casa está desconetado das fontes que outorgam dignidade e respeitabilidade na imagem pública. O seu sucesso material  torna-se assim grandemente afetado e é impossibilitado pela sua própria desistência e indiferença. Não obtém respeito nem consideração dos outros no que se refere ao sucesso material. Porém, pode alcançar esse sucesso no plano espiritual, como asceta ou «santo»- ao desligar-se dos privilégios materiais e de todas as honrarias que os seres humanos procuram em geral na sociedade, estas pessoas podem então dedicar-se a uma purificação espiritual que não respeita outros limites que não os seus próprios. Mas é preciso ver o dispositor de ketu. Quando atinge esse estado de purificação e de vida, o nativo pode tornar-se uma fonte de inspiração para outros , mesmo sem se dar conta disso.

A posição de Ketu não afeta necessariamente os ganhos, se as casas com estes associadas (2, 5 , 9 e 11) estiverem fortes ou se alguns dos seus regentes estiverem em aspeto. Pode também haver grande reputação e riqueza com a posição de Ketu na 10ª casa mas,  simplesmente, o nativo não lhes dá grande importância. Se as casas de riqueza forem fracas, poderá haver perda de riqueza com esta posição de Ketu.

Os nativos com Ketu na 10ª casa são excêntricos na forma como se comportam em público. Não ligam ao protocolo e não respeitam as regras sociais vigentes. Também não têm em geral uma carreira vulgar e podem trabalhar mais por projetos do que ter uma carreira convencional e estável.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa a reputação do nativo e a sua carreira conhecem muitos altos e baixos.  Encontrará muitas oposições e poderá também associar-se a pessoas de caráter duvidoso e isso repercute-se na carreira e na imagem pública que os outros formam de si.  Ketu nesta casa também indica possíveis problemas com o governo e as autoridades. O nativo com esta posição pode revelar matérias e segredos sensíveis e criar, por causa disso, muitos inimigos, podendo mesmo ser considerado persona non grata pelas autoridades e instituições.

Quando Ketu está colocado na 10ª casa apenas favorece a imagem pública obtida pelo trabalho realizado nos bastidores, como acontece com a investigação de algum tipo, como o trabalho científico não exposto à vida pública. Todo o trabalho realizado em isolamento do mundo pode ser bem-sucedido  (investigação, escrita, etc.)

Conforme os aspetos recebidos por ketu pode haver perda de reputação e escândalo devido a más associações entre o nativo e outras pessoas consideradas indesejáveis pela sociedade. Ketu na 10ª casa revela falta de consideração pelas convenções e regras sociais , pelas hierarquias, etc., e isso prejudica obviamente a posição que estas pessoas  podem alcançar na sociedade. Pode, desse modo considerar-se que, para terem sucesso, devem trabalhar sozinhas.

Ketu na 10ª casa afeta a ligação com a família : esta tende a ter o nativo em má conta e pode mesmo rejeitá-lo.  Este também tende a estar separado e a sentir-se separado da família. Estes nativos tendem a ser verdadeiros quando falam embora possam ser inconvenientes em termos políticos ou sociais pois gostam de revelar os «podres» que acontecem sem as pessoas saberem, na esfera do governo ou das instituições. O aspeto de Ketu para a 2ª casa pode tornar  os nativos dependentes de substâncias estupefacientes ou álcool, especialmente se o regente da 10º casa estiver colocado numa casa dusthana.

Os nativos com Ketu na 10ª casa podem atingir altas posições (Rahu aspeta a 10ª ). Mas podem ter muitos inimigos que enfrentam muitas vezes em tribunal.  Podem também ter doenças nos intestinos, ()Ketu lança aspeto para a 6ª casa) sobretudo devido a uma alimentação desequilibrada . As dívidas também podem aumentar devido a gastos impensados.

De modo geral, a exposição destes nativos a uma vida pública traz problemas, escândalos e perda de posição e reputação.

Segundo os clássicos, Ketu na 10ª casa causa desajustamento às condições da vida social e profissional. O nativo não se interessa pelos comportamentos do ponto de vista formal  e apenas dá o seu respeito quando sente que a pessoa o merece por si mesma e não pela posição social ou profissional que ocupa. Estas pessoas rejeitam também o que dizem ser a hipocrisia social e esta postura traz-lhes ressentimento por parte dos outros. Ketu dá  inteligência e sensibilidade religiosa.  O nativo conhece bem os textos sagrados e os seus significados ocultos (esotéricos). Pode, no entanto, sentir-se desafortunado. Pode  também ter propensão para quedas e acidentes com veículos e pode ter problemas com ladrões. Gosta de música e de tocar instrumentos musicais, Não recebe apoio nem dinheiro.  Pode sofrer perda de reputação devido a ações fraudulentas.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Capricórnio leia o artigo aqui.

Quando Ketu está colocado no signo Capricórnio os resultados dependem da globalidade do horóscopo e da força do regente de Capricórnio (e dos aspetos, se houver algum, que Ketu recebe). Mas, em geral, Ketu mostra, neste signo, falta de interesse ou consideração pelas estruturas hierarquizadas , pelas regras instituídas. Apenas quando Saturno é forte e o mapa globalmente o permite, é que Ketu neste signo adquire a postura de executivo, gestor, autoridade hierárquica respeitável. Mas pode revelar incoerência e uma liderança frágil pois Ketu no signo Capricórnio revela por um lado, maestria nas funções de liderança mas, por outro, um desinteresse total por esses papeis.  Porque o passado tende a repetir-se, estas pessoas ascendem facilmente  a posições de topo e de liderança mas sentem-se separadas e desligadas dessas experiências. Assim, atividades de tipo burocrático , de regulação e de legislação são fáceis de realizar para estas pessoas mas não são  nenhuma causa de interesse para elas.

Os nativos com Ketu no signo Capricórnio não revelam ambição, não sentem entusiasmo nem vontade para subir na escala social nem se esforçam por isso embora aconteça, com frequência, que tenham mães ambiciosas que procuram  encaminhar os filhos para procurarem atingir altos níveis de sucesso e ficam desapontadas pela falta de ambição destes.  Esta falta de adaptação ao lado prático da «luta pela vida» e por uma boa posição social torna-se problemática para estes nativos. A postura destes em relação aos outros membros da sociedade é em geral igualitária, não tanto por real convicção mas porque não veem razão para lutar por um estatuto mais elevado nem por uma organização hierarquizada em classes sociais.

Nos nativos que têm um desenvolvimento espiritual significativo a posição de Ketu no signo Capricórnio pode ser útil para os que têm cargos políticos ou desempenham posições sociais relevantes, permitindo que o façam de forma imparcial e sem tentar obter benefícios para si próprios à custa do bem estar coletivo.

Quando Saturno está forte no horóscopo, o nativo tende a ser responsável , imparcial e justo e preocupado com o serviço social porque tem uma relação de amizade por Saturno e tende a assumir as qualidades positivas deste. Porém, mantém-se a tendência para mudar de emprego com frequência. Podem ser bons professores, padres ou conselheiros. Têm, no entanto,  tendência para serem rígidos e muito disciplinados.

A posição de Ketu no signo Capricórnio pode indicar problemas com o pai e afastamento da família devido a desentendimento com o pai.  Pode haver perda da herança paterna. A vida profissional é uma área que sofrerá muitas transformações ao longo da vida e pode ser uma fonte de preocupação devido à sua instabilidade. Há também um considerável stress mental. Algumas pessoas com esta posição mostram total desconsideração pelas regras sociais e podem ter comportamentos e atitudes que são considerados desrespeitosos.

Quando está colocado no signo Capricórnio Ketu revela que o nativo tem capacidades naturais, trazidas do passado, para ser disciplinado, responsável, organizado.  Porém, representando a libertação em relação aos assuntos da casa e do signo em que está situado, Ketu em Capricórnio não quer ser um líder, embora tenha todos os atributos de um líder. Pode, porém, ser levado pelas circunstâncias a ser um líder e um vencedor, um organizador da sociedade, um legislador, etc.. Porém, para que isso seja possível de forma positiva, Ketu no signo Capricórnio tem que ter o apoio do seu dispositor, Saturno, por aspeto ou conjunção e pressupondo que Saturno está forte na natividade. Caso contrário, Ketu produz altos e baixos com mudanças bruscas que podem ser traumáticas e trazer perda de reputação.

Quando Ketu está no signo Capricórnio e na 10ª casa, o indivíduo  será um líder carismático e respeitado se Saturno e /ou Marte, o regente do Ascendente, estiverem fortes e em apeto com Ketu o nativo terá grande sucesso. Na verdade, Ketu no signo Capricórnio e na 10ª casa em conjunção com Saturno ou recebendo o aspeto de Marte  regente do Ascendente, exaltado em Capricórnio, forma um Raj Yoga e o nativo é um líder nato que, apesar de poder lutar bastante pelo sucesso, subirá muito e  terá grande poder (quando o Ascendente é Carneiro).

Ketu em Capricórnio sem aspetos benéficos a apoiá-lo pode ser uma posição difícil, não apenas em termos de imagem social e profissional e de status do nativo mas também em termos afetivos . Os clássicos referem que o nativo não sabe gozar a vida mesmo quando tem sucesso mundano e não tem o dom de atrair o amor para a sua vida devido á sua disposição mutável. Segundo a tradição, Ketu em Capricórnio  indica um passado em que a pessoa foi extremamente ambiciosa e egoísta, em que o desejo de alcançar poder e domínio sobre os outros dominou a sua vida. No presente deverá desenvolver a consciência nutridora e de afeto simbolizada por Rahu em Caranguejo. Mas ainda  existem resíduos fortes do orgulho e da imagem que teve no passado e o nativo tem dificuldade em superar a atitude de autoridade e a distância que criou entre si e os outros no passado. Estas pessoas têm ainda fortes convicções e opiniões e uma atitude de «terem sempre razão»  que terão que lutar para transformar. Ketu com a criação de insatisfação perante todas as honrarias mundanas acaba por  conduzir à rejeição de um modelo de vida em que o trabalho e a luta para vencer a todo o custo, para obter reconhecimento e status que dominou  no passado a vida destas pessoas, se mantenha. Ketu colocará o nativo perante experiências que o levarão a desenvolver as qualidades do signo de Caranguejo nesta vida.

Conjunção Sol Ketu na 10ª Casa Signo Caranguejo

Quando o Sol e Ketu estão em conjunção na 10ª casa ou no signo Capricórnio os resultados podem ser excelentes e indicar enorme sucesso, contanto que Ketu e Saturno, o regente de Capricórnio ou, em alternativa, Marte,  estejam em aspeto com Ketu e a 10ª casa. Com menos força  mas ainda produzindo  resultados positivos, será Saturno estar forte no horóscopo e colocado numa casa kendra. Quando isto acontece, o nativo é movido pela ambição e pela responsabilidade, podendo produzir um executivo, um líder político ou pessoa muito influente e com forte consciência social das responsabilidades e da justiça, desenvolvendo uma imagem de respeito e excelente reputação, com forte sentido do dever em relação á sociedade. Pode até não querer só por si exercer poder e influência mas aceita esse fardo por dever de consciência.

Na 10ª casa o sol é muito forte mas, no signo Capricórnio , um signo de Saturno do qual é inimigo, o Sol não está muito bem.  Sob a influência de Ketu  produz uma consciência confusa do seu propósito  de vida  em relação á carreira e pode levar a tomar decisões erradas e formar associações com pessoas erradas que acabam por criar um turbilhão de situações com perda de reputação, de posição, descrédito em relação à sua própria imagem socioprofissional com repetida ocorrência de  mudanças frequentes e instabilidade na vida profissional. Ketu simboliza desconsideração e desligamento em relação às regras sociais e às convenções aceites quanto á organização social. O sol, por sua vez, é uma força individualizadora que também procura o seu próprio caminho, desafiando a realidade existente. A relação entre estes dois pode produzir alguém que procura ganhar notoriedade fazendo ações que desrespeitam a ordem social e as suas regras. Estas pessoas podem ser extremamente críticas em relação ao modo como habitualmente as instituições o governo, funcionam e envolvem-se com essas instituições para denunciar o que, na sua opinião, «corre mal» nessas organizações. Formam deste modo inimigos perigosos e altamente posicionados e o resultado pode ser traumático e trazer pesadas perdas.

E, quando o Sol e Ketu estão colocados na 10ª casa num signo em que o Sol é forte, como Leão ou, melhor ainda, Carneiro, Ketu tem tendência para mimetizar a energia solar e esta conjunção poderá indicar um líder muito forte , alguém cuja influência e poder são evidentes embora possa haver bastante ambivalência no exercício do poder uma vez que ketu gera um fastio e insatisfação por todas as honrarias que a pessoa alcança, não permitindo que o nativo, ao repetir modelos de vida que traz do passado, se possa realmente agarrar a elas.  Se, por outro lado, o Sol estiver num signo que não lhe é favorável, como Balança  , esta conjunção pode indicar problemas de autoestima que podem tentar compensar-se através de excesso de autoritarismo e forte egoísmo nas ações, rebeldia e tendência para se associar com pessoas que são contra a ordem social e efetuam atos contra essa ordem estabelecida e as suas regras.

Vê-se deste modo que a conjunção Sol Ketu na 10ª casa ou no signo Capricórnio pode produzir resultados muito diferentes, sendo assim necessário analisar muito bem todos os aspetos recebidos pelos planetas em conjunção e a força do regente da 10ª casa no horóscopo bem como a casa onde está colocado.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

2 Thoughts to “Conjunção Sol Ketu na 10ª Casa Signo Capricórnio”

  1. Paulo

    Como interpretar a conjunção de Ketu com o sol no signo de leão ?

    1. astrologoaprendiz1

      Pode ler o artigo sobre os efeitos da conjunção Sol ketu na 5ª casa e no signo Leão seguindo o link:https://wp.me/p4zKAi-1fh

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.