Conjunção Sol Ketu na 12ª Casa Signo Peixes

Conjunção Sol Ketu na 12ª casa signo Peixes

Falamos neste artigo dos efeitos gerais da conjunção Sol ketu na 12ª casa do horóscopo e no signo Peixes. Para melhor compreensão explicamos também os efeitos da posição de Ketu na mesma casa e signo.

Para saber os efeitos  da colocação do Sol na 12ª casa leia o artigo aqui.

Ketu é o significador da emancipação espiritual e a sua presença na 12ª casa indica que o nativo atingiu a maestria no plano espiritual  no passado. Porém, nesta existência precisa de se focar no plano do trabalho e do serviço na existência terrena. Estas pessoas são capazes de intuir as realidades subtis sem qualquer esforço. Têm um passado de meditação e oração, de experiências espirituais, de isolamento em espaços privados mas, nesta vida, essa vida não é apelativa, a orientação espiritual, capacidades psíquicas como a telepatia e clarividência não lhes trazem qualquer entusiasmo. O foco do seu desenvolvimento nesta vida não está aí, está no plano material, no esforço para vencer as lutas e os conflitos deste mundo. Podem também ter problemas para conciliar o sono e sofrer de insónia mais ou menos crónica.

A posição de Ketu na 12ª casa pode ser difícil pois o nativo fica separado do seu espaço interior de santuário,  a imaginação e os sonhos podem ser estranhos e incoerentes. A pessoa não tem direito a um espaço de privacidade ou de invisibilidade mesmo que o deseje muito, está constantemente exposta à interferência de outros e dos ambientes que a rodeiam. Também pode ver negados os «prazeres de cama» ou pode, simplesmente, não ter qualquer interesse neles. Esta posição de Ketu é, no entanto, boa para a relação com países estrangeiros não sendo colocadas barreiras a qualquer tipo de interação entre o nativo e outros países (entrada, trocas comerciais, etc.).

Quando o regente da 12ª casa é forte, ketu pode indicar um nativo com grandes capacidades espirituais e de meditação mas, mesmo nesse caso, nunca há plena satisfação com essa orientação (o foco de desenvolvimento pessoal encontra-se na casa oposta, onde está Rahu).

A posição de ketu na 12ª casa é considerada uma boa posição, do ponto de vista da existência material pois ela indica a tendência para a materialização de  todos os aspetos da vida. Assim, ao separar o nativo dos aspetos incorpóreos ou imateriais, simultaneamente permite a conquista de bens materiais.

Ketu na 12ª casa separa o nativo de todos os ambientes privados ou isolados, o que inclui tanto o espaço de meditação como o laboratório ou o quarto privado de dormir. Pelo lado positivo, isso afasta a pessoa de hospitais, prisões, mas por outro lado, também impede que possa gozar momentos de tranquilidade em espaços reservados, incluindo as férias. Do mesmo modo, estas pessoas não viajam muito para países distantes nem residem nesses lugares (a menos que outros planetas na 12ª casa ou o aspeto de planetas para a 12ª casa permitam isso). Mas, embora o nativo não sinta inclinação para as práticas espirituais, pode ter dons psíquicos como a clarividência e telepatia desde que o regente da 12ª casa esteja bem colocado. Porém, mesmo quando isso acontece, pode não saber controlar o seu dom e este pode, por causa disso, produzir efeitos negativos.

Os nativos com ketu na 12ªcasa têm em geral sucesso pois Rahu na 6ª casa dá muito bons resultados no plano material.  Mas, no plano psíquico, há algumas dificuldades. A pessoa  pode ter que lutar afincadamente para manter alguma privacidade perante a constante invasão pública da mesma.

Ketu na 12ª casa, quando o regente da mesma não é muito forte, pode indicar infidelidade amorosa e sexual, tanto do nativo como do cônjuge mas, quando isso acontece, o nativo não reage, mesmo que a traição seja do cônjuge. Quando está colocado nas casas dusthana, Ketu poupa o nativo de se preocupar, angustiar ou ter consciência dos problemas ou experiências negativas vividas, sendo por isso de certo modo positivo pois livra a pessoa do sofrimento que a memória de eventos traumáticos pode causar. Ketu faz a pessoa ter uma postura de «testemunha» em relação a tudo isso, como se não se passasse consigo. Isto nem sempre é, no entanto, bom pois, se estiver doente, tende a não dar importância à prescrição que o médico faz ; se fizer algo ilegal, não pensa nas  consequências e não faz nada para não ir parar à prisão, etc. Estes nativos não respeitam nem dão importância às regras que a sociedade aceita e impõe  e, por isso, ultrapassam as regras éticas, religiosas, a lei sem qualquer perturbação ou consciência de «estarem a fazer mal».

Pelo lado negativo, estas pessoas estão sujeitas a serem vítimas, expulsas ou deportadas e o seu corpo pode, após a morte, ser desmembrado, movido , etc.

Esta não é uma posição favorável para o casamento, embora o nativo possa ter relacionamentos temporários. O espírito destas pessoas é demasiado irrequieto para  poderem descansar. Mas os resultados globais dependem do regente da casa onde se encontra Ketu e das casas que este rege, bem como daquela onde se encontra colocado. Os significados das casas regidas pelo dispositor de Ketu não são prejudicadas nos seus efeitos materiais.

De modo geral, estas pessoas podem canalizar passivamente informação espiritual útil para os outros embora não possam fazer o mesmo para si próprias. Mas esta posição de ketu é positiva para o nativo se desligar de todos os apegos, incluindo os emocionais. Pode ter experiências estranhas quando viaja por  terras estrangeiras.

A partir dos 43, 45 anos, estas pessoas começam a ter maior consciência de que a vida terrena é uma miragem  ou um sonho e podem ser capazes de ativar as suas próprias capacidades psíquicas de cura,  especialmente quando o planeta dispositor é um benéfico. Quando este é menos benéfico pode haver um sentimento vago de perda que se atenuará com o tempo.

Quando Ketu está colocado na 12ª casa o nativo está separado da sua vida espiritual. Embora esta não seja uma posição negativa, Ketu separa o nativo de tudo o que é espiritual e isolado e, em consequência, esttas pessoas não gostam de trabalhar em hospitais, asilos, hotéis, prisões, ou  no estrangeiro .Ketu impele os nativos para se envolverem na luta que é simbolizada pela 6ª casa: enfrentar e vencer os inimigos e competidores, trabalhar, etc.. A pessoa inicialmente tende a repetir um modo de vida que traz do passado mas Ketu impede a satisfação com a meditação e com o envolvimento na vida espiritual.  Mas a alma destes nativos já passou por um processo em que amadureceu as competências espirituais. Por essa razão, estas pessoas têm a capacidade  de sentir a dimensão espiritual a partir das experiências de luta , esforço e até mesmo servidão e exploração que são próprias da 6ª casa. O seu desafio não é renunciar ao mundo e isolarem-se num mosteiro para viver a sua espiritualidade, o seu desafio é descobrir a espiritualidade através da luta, do sofrimento , da servidão e da exploração que acontecem na 6ª casa e que põem o nativo em contacto com o mundo real e concreto. Esta viragem na consciência dá-se por volta dos 45 anos. Assim, na segunda metade da vida, estas pessoas podem recuperar a sua ligação com o plano espiritual e podem então atingir um elevado desenvolvimento neste plano. Ketu na 12ª casa representa um importante potencial de libertação ao longo da existência e até mesmo de iluminação.  Porém, quando o regente da 12ª casa está colocado na 6ª ou 12ª casa, o nativo pode experienciar prisão ou isolamento forçado de algum tipo (com longa permanência num asilo ou hospital). Um planeta maléfico conjunto com Ketu pode ter o mesmo efeito. Mas por ex., Marte, que é corregente com Ketu do signo Escorpião pode, se estiver colocado na 12ª casa no próprio signo (Escorpião) fazer do nativo um médico talentoso e muito dedicado ao serviço, trabalhando incessantemente num hospital e/ou nas Urgências, nos «médicos sem fronteiras», etc.

Segundo os clássicos, Ketu na 12ª casa permite que o nativo tenha consciência de que a vida espiritual é verdadeira e é real, e esta consciência vai crescendo ao longo da vida, à medida que todas as conquistas materiais vão deixando um sentido de vazio. O nativo envolve-se por isso, à medida que o tempo passa, na defesa de causas meritórias e de serviço. É irrequieto, pode gastar muito por prazer, descobrindo que isso não lhe traz satisfação. Tem uma abordagem honesta da vida. Deve ter cuidado com problemas nos pés, nos olhos e nos órgãos sexuais.

Para saber os efeitos da colocação do Sol no signo Peixes leia o artigo aqui.

Ketu no signo Peixes indica separação entre o nativo e temas da vida espiritual como meditação, aptidões psíquicas como clarividência e telepatia. Também indica desinteresse por viagens de longa distância, pelos sonhos e os seus significados e dificuldade em visualizar ou imaginar.

Porém, quando Júpiter, o regente de Peixes, é forte no horóscopo, o nativo pode ser desenvolvido psiquicamente . Mas a meditação e experiências de isolamento que foram muito desenvolvias no passado, não devem ser o foco de desenvolvimento nesta vida, e o nativo acaba por desvalorizar essas práticas na vida atual, orientando-se para a dimensão significada pelo signo Virgem.

O karma passado destas pessoas , que tiveram forte ligação com o plano espiritual, com a prática da oração e da meditação, pode envolvê-las novamente , fazendo com que  voltem a contactar com ambientes e seres que vêm do passado: asilos, prisões, mosteiros e hospitais, padres e guias espirituais mas estas pessoas devem seguir nesta vida um caminho que se liga com a existência concreta e lidar com pessoas que podem ser criminosos, servos e explorados, exploradores, mas também médicos ou ativistas , defensores dos oprimidos, etc. Precisam de se expor à vida pública e ao serviço a seres concretos e não levar a sua vida isolados a meditar e a orar ou a usar a imaginação ou a fantasia para criar realidades alternativas.

Os nativos com Ketu no signo Peixes podem ter uma intuição profundamente desenvolvida e «ver» os seres que povoam todo o mundo imaginário: elfos e fadas, seres espirituais e muitas outras realidades subtis. Mas, nesta vida, precisam de desenvolver o pensamento analítico racional e analisar factos e realidades à luz do pensamento científico.  Têm também, no entanto, a perceção inata de interconexão entre todos os seres.

Quando Ketu está colocado no signo Peixes o nativo pode sentir-se perdido no mundo imaginário dos sonhos.  Pode ter uma mente que tem dificuldade em se focar para tomar decisões ou fazer escolhas. Mas, quando Ketu está colocado no signo Peixes na 1ª, 8ª ou 12ª casa, o nativo terá uma inclinação espiritual , forte intuição, etc.

Mas, atendendo à posição de Rahu no signo Virgem, estes nativos terão também que desenvolver o pensamento analítico e racional e desenvolver uma mente prática. Assim, Ketu cria obstáculos a que a espiritualidade possa ser sentida de imediato na casa ocupada por Ketu. A pessoa não sente, na verdade, inclinação espiritual para lidar dessa forma com os assuntos significados por Ketu , tendendo mesmo a não ter consciência clara desses assuntos. Isto não acontecerá, no entanto, se houver outros planetas em conjunção com Ketu ou em aspeto para Ketu .Quando esses aspetos estão ausentes, Ketu separa o nativo da intuição, espiritualidade e imaginação em relação aos assuntos da casa ocupada pelo signo Peixes e ketu. O nativo terá que usar a lógica e a análise racional, o pensamento prático para se desenvolver na vida presente.

A posição de Ketu no signo Peixes e na 12ª casa faz do nativo um ser com capacidades psíquicas extraordinárias, dotando-o  de grande intuição, telepatia e clarividência. Neste caso, pode ter uma vida profundamente espiritual. O mesmo acontece se Ketu estiver colocado na 1ª casa, que representa a síntese global da vida.

Os nativos com Ketu no signo Peixes podem ser demasiado sonhadores e instáveis emocionalmente. Podem ser algo indulgentes e depender de outros, se o horóscopo não for muto forte e, dessa forma, não alcançarem grandes realizações no plano prático devido a falta de interesse pelas matérias do dia -a- dia. Podem ser criativos e imaginativos. Podem  preferir o celibato a casar.

Pode haver problemas nos pés. A vida conjugal, se o nativo casar, não será feliz. Pode ter que lutar bastante para alcançar ganhos mas também pode receber riqueza súbita. Estas pessoas têm pouco sentido prático e gostam de vaguear pelo que podem movimentar-se bastante, podendo viver longe do local onde nasceram. Esta irrequietude deve-se à tentativa para encontrar paz mental.

Ketu no signo Peixes indica infidelidade e engano no amor, não havendo, ao longo da vida, estabilidade nesta área. Também indica a possibilidade de, no passado, estas pessoas terem interiorizado crenças de forma indiscriminada e tendo aceitado muitas superstições como verdades absolutas. Nesta vida devem usar o pensamento racional e crítico de Virgem , onde se encontra Rahu, para se libertarem de tudo isso. No passado podem ter confiado sem hesitar nos sonhos ou imagens obtidas presumidamente pela intuição ou «visões» que acreditaram terem natureza espiritual e essas crenças não fundamentadas terão tipo resultados negativos. Nesta vida precisam de usar as faculdades discriminativas da mente e o pensamento crítico para se libertarem do «falso saber» e aprenderem a reconhecer a verdade através das armadilhas que parecem espirituais mas são pura ilusão. Estas pessoas podem também ter sido enganadas por muitos devido à sua acrítica compaixão mas, nesta vida, precisam de aprender a desligar-se do excessivo impacto do sofrimento dos outros sobre a sua própria ação e determinação de objetivos de vida. Nesta vida, o escapismo e o «sonhar acordado» não são para estas pessoas, que precisam de ter objetivos definidos claros para se orientarem no caminho da perfeição, aprendendo a ajudar os outros sem se afundar a si próprios. No passado o excesso emocional fez estas pessoas afundarem-se muitas vezes num mar de incerteza e angústia. Nesta vida o conhecimento e a razão  devem ser os guias preferenciais, sem que isso signifique esquecer a espiritualidade. Mas precisam de aprender a distinguir espiritual de emocional. A profunda compreensão da dor- sua e dos outros- pode aumentar a sua sabedoria mas não deve subjugar o seu discernimento nem a sua ação.

Conjunção Sol Ketu na 12ª Casa e signo Peixes

Quando o Sol e Ketu estão em conjunção na 12ª casa ou no signo Peixes, os resultados são diferentes se a 12ª casa estiver ocupada por outros signos. Como vimos atrás, a colocação de Ketu na 12ª casa e no signo Peixes indica uma pessoa com grande desenvolvimento espiritual. Quando o Sol está presente, a ligação entre o Sol e ketu indica um forte potencial de a pessoa se tornar um líder espiritual carismático , mestre ou guru canalizando as energias mais elevadas do plano espiritual para inspirar outros e  indica alguém que pode estar próximo da libertação do ciclo de reencarnações. Pode indicar uma pessoa realmente iluminada espiritualmente. Porém, se esta conjunção se der na 12ª casa mas no signo de debilitação do sol, Balança, o resultado poderá ser totalmente diverso e poderemos ter uma pessoa que se aproveita das crenças espirituais dos outros para se elevar socialmente e procurar alcançar privilégios mundanos para si própria ao mesmo tempo que não sente qualquer inclinação espiritual. Assim, neste polo oposto, o nativo pode ser um «vendilhão no templo», alguém que explora os outros e tenta lucrar com isso, talvez formando mesmo uma associação ou grupo que lidera disfarçado de guru ou pessoa iluminada. Estas atividades que manipulam e exploram as crenças dos outros podem ter pesadas consequências levando o nativo para a prisão.

A conjunção Sol ketu na 12ª casa e no signo Escorpião ou Carneiro pode ter bons resultados, pois  ketu é corregente de Escorpião e Marte, o seu regente, tem relação de amizade com o Sol e com ketu. Se Marte for forte no horóscopo, estes nativos podem ter  uma vida em que enfrentam situações de emergência de vários tipos, no pais ou no estrangeiro e em que atuam  no salvamento de pessoas em situação de catástrofe  como bombeiros, médicos ou pessoal paramédico, podendo ganhar notoriedade e excelente reputação através dessas atividades humanitárias.

A conjunção Sol Ketu na 12ª casa sem o aspeto ou conjunção com outros planetas e sem que o sol ou Ketu estejam dignificados de algum modo  pode indicar uma pessoa que, pelo menos na primeira metade da vida (até aos 45 anos) rejeita a espiritualidade e a vida isolada e que se foca essencialmente na vida concreta e nas atividades científicas e racionais, podendo ser muito crítica de tudo o que é designado por «espiritual» que rejeita , pelo menos na primeira metade da vida . A identificação subconsciente com os planos do imaginário e subtil pode, no entanto, levar a inércia por parte do nativo, que tem dificuldade em afastar-se dos modelos subconscientes que traz do passado. Confusão mental, dificuldade em discernir os próprios objetivos de vida podem dominar estas pessoas que podem ser obrigadas a experienciar algum tipo de isolamento como terem que viver em país estrangeiro, ou desempenhar alguma função em espaços confinados, em termos profissionais ou por razões e doença, podem ter que estar longos períodos num hospital , sanatório, etc…Em muitos casos, na segunda metade da vida após os 45 anos, estas pessoas podem redescobrir um novo significado espiritual das suas experiências, obtido a partir das vivências práticas e de serviço que prestam a outros. Podem por ex. tornar-se filantropos, dando uma boa parte dos seus ganhos aos outros ou a servir uma causa social, que é uma forma seguramente útil de servir a espiritualidade.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Relacionado

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.