Glossário Astrológico- Carta karakamsha

Glossário astrológico carta karakamsha
Recentemente, num artigo deste glossário em que falámos brevemente do sistema Jaimini de Astrologia, falámos do conceito de Karakamsha, como um dos Ascendentes especiais usados por este sistema de Astrologia. Este Ascendente ajuda a perceber a vocação da pessoa em termos profissionais e de carreira, partindo do princípio de que esta área de vida é muito importante para o desenvolvimento espiritual e não apenas material.

Tal como referimos naquele artigo, para encontrar o karakamsha lagna ou Ascendente Karakamsha usamos a varga Navamsa para vermos onde está colocado o planeta que, no horóscopo de nascimento (D-1) tem o grau mais elevado (e é por isso o Atma Karaka). o Karakamsha lagna é o signo no qual esse planeta está colocado na Navamsa. Encontrado o Ascendente Karakamsha, as restantes casas são posicionadas de acordo com este novo Ascendente. Segundo o investigador N. k Rao, a carta karakamsha deve ser sobreposta na carta natal alterando o nº das casas para, a partir daí, conhecer o verdadeiro desejo da alma que justifica a encarnação presente.
A carta Karakamsha é usada pelo sistema Jaimini para avaliar a carreira e a profissão, em conjunto com a D- 10. Para além do Atmakaraka, também é usado o Amatya karaka. Após ter encontrado o Karamkamsha lagna e ter alterado o nº das casas a partir deste, a nova posição do Amatya karaka ajuda a perceber qual a área em que se desenvolverá a carreira de acordo com as necessidades de crescimento espiritual do nativo, uma vez que a área profissional é uma área privilegiada para a pessoa prestar serviço a outros e à comunidade.

As casas obtidas a partir do Ascendente Karamkamsha dão muita informação sobre várias áreas de vida. Por ex., a 5ª casa a partir deste Ascendente mostra as competências que a pessoa usará para concretizar a sua missão de desenvolvimento espiritual na Terra e também na sua profissão. Segundo os investigadores do sistema Jaimini, é possível ver em que ponto está cada pessoa no processo de atingir a libertação da roda do Karma. Para isso devem contar-se 12 casas a partir do Ascendente Karakamsha, isto é, da posição do Atma Karaka na Navamsa. O signo e os planetas colocados nessa casa dirão se a pessoa tem ainda muitas lições para aprender no futuro ou se está num estádio elevado de desenvolvimento espiritual, prestes a libertar-se do karma acumulado. Assim, se houver planetas maléficos colocados na 12ª casa a partir do Karakamsha, isso será uma indicação de que a pessoa ainda terá que aprender muitas lições até atingir a «salvação; se houver algum planeta benéfico nessa casa, acontecerá o inverso, indicando que a pessoa atingiu um patamar em que, a seguir a esta vida, se eleva para um plano superior ao da última existência. Se não houver planetas colocados na 12ª casa a partir do Atmakaraka, avalia-se o signo que cai na 12ª casa , depois este e o seu regente, se é um benéfico natural ou um maléfico natural. Os benéficos indicam que a pessoa está a desenvolver-se a bom ritmo na sua dimensão espiritual enquanto que um planeta maléfico indica que o nativo passará ainda por muitas lutas até chegar ao caminho da salvação. A presença de Ketu na 4ª ou 12ª casa a partir do Karakamsha , especialmente no signo Caranguejo ou Peixes em conjunção ou aspeto com planetas benéficos indica que o nativo termina na presente existência a sua roda de samsara, esgotando o karma que o prendia à reincarnação. Nos restantes casos, a presença de maléficos como Saturno na 12ª casa pode conduzir, se Saturno estiver forte, com estatuto de yogakaraka, por ex,) e tiver estatuto funcional benéfico poderá ser capaz de conduzir a pessoa , na próxima existência, para um dos mundos mais elevados em relação à Terra, embora todos esses planos sejam ainda planos materiais e não sejam a «salvação» como libertação da roda do karma. Indica apenas uma espécie de «upgrade» em termos de planos de existência.

Cada uma das casas a seguir ao Ascendente Karakamsha dá indicações sobre os vários aspetos da vida humana, em particular a sua associação com o crescimento espiritual do nativo: a adesão por exemplo aos princípios éticos, aos ensinamentos filosóficos e espirituais e a procura da sabedoria são vistos a partir do signo que ocupa a 9ª casa a partir da posição do Atmakaraka , incluindo os planetas aí colocados ou, na ausência destes, a posição do seu regente. Deste modo, é possível, segundo Jaimini, através da carta Karakamsha , não apenas ver até que ponto o nativo progrediu na sua jornada espiritual na existência presente mas também como irá progredir nas vidas próximas.

De acordo com este sábio, a presença de planetas benéficos em casas trinas a contar do Karakamsha ou do Ascendente da varga Navamsa indicam bons resultados enquanto maléficos indicam situações desafiadoras mas nem sempre. Quando planetas benéficos lançam aspeto para o Ascendente da varga Navamsa e para o Karakmasa isso forma um Rajyoga. Segundo este sábio, enquanto o Ascendente da divisional Navamsha indica benefícios no plano físico do corpo e material, o Karakamsha está sempre relacionado com os objetivos da alma e a evolução desta através das várias encarnações.

Quando há planetas benéficos (naturais e funcionais) na 4ª, 8ª e 12ª casas a partir do Ascendente da Navamsa ou do Karakamsha na próxima existência o nativo viverá num dos sete mundos da cadeia planetária a que pertence a Terra ( uns superiores à Terra, outros inferiores) não havendo libertação do ciclo das encarnações, segundo esta abordagem.

4 Thoughts to “Glossário Astrológico- Carta karakamsha”

  1. Henry

    Muito bom artigo, parabéns. Peço esclarecer caso Ketu esteja na 12a casa do Karakamsha no mapa natal em escorpião e não em câncer ou peixes, o resultado é diferente ou o mesmo ?

    1. Antes de mais, gostaria de deixar claro que um só elemento de análise é insuficiente para determinar com certeza o que quer que seja do futuro e das potencialidades de alguém. Esta carta é um dos fatores que podem lançar luz sobre os assuntos em causa mas não deve ser vista como uma verdade absoluta. Dito isso, o fator 12ª casa é determinante, para a interpretação. O signo Escorpião que calha nessa casa pode indicar processos de transformação bruscos e até traumáticos ou transformação através do envolvimento em cenários de emergência, luta, desastres naturais, experiência de quase morte, etc etc.

  2. Paulo Khamis

    Rahu pode ser atmakaraka?
    Grato

    1. Ketu é o único que não pode desempenhar essa função. alguns também contestam que Rahu o possa fazer mas a maioria aceita isso. Leia o artigo seguine que traz esclarecimentos adicionais: https://wp.me/p4t1oq-9Q

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.