Glossário Astrológico- Kalachakra Dasa

Kalachakra dasa

Falamos hoje de um outro sistema dasa, o Kalachakra  que significa  «a roda da fortuna». Tal como o vimsottari dasa, também este dasa é baseado na colocação da Lua num determinado Nakshatra.  Porém, tem a particularidade de se basear nos padas dos Nakshatras, ou navamsas. Outra diferença em relação ao sistema vimsottari dasa, este é um dasa em que os regentes são signos e não planetas. O kalachakra dasa mostra o curso dos eventos que afetam a vida do indíviduo ao longo do tempo

O que torna, porém, este sistema um pouco controverso, é que necessita de um tempo rigorosamente certo do nascimento, tal como acontece nos sistemas usados pela Astrologia Jaimini. Valores corretos ao segundo são necessário para o tempo de nascimento e para o Ayanamsa (referente ao movimento de precessão entre o Zodíaco sideral e o Zodíaco tropical).

Apesar de haver vários sistema dasa baseados nos Nakshatras, o Kalachakra é o único que se baseia nos navamsa. Este dasa foi referido por Parashara na sua obra Hora Sastra, tendo mesmo sido referido por este mestre que era «o mais respeitável dos dasas».

Casa período dasa, correspondente a um signo, traz atividades e eventos relacionados com o significado desse signo, bem como os que são significados pela casa ocupada por esse signo e os planetas que estejam aí situados ou ainda os que são significados pelo planeta que rege esse signo. Mas, sendo um dasa de navamsas, devem ser analisadas as cartas divisionais, vendo-se qual a posição que o signo ocupa nessas divisionais. Assim, por ex., o dasa do signo Gémeos, que está colocado no Ascendente da divisional D-24 que tem a ver com os estudos e a educação, traz eventos relacionados com o aumento de conhecimento. Os pontos atribuídos no método Astakavarga (SAV) também são importantes para julgar os efeitos dos períodos dasa neste sistema: quanto mais pontos um signo tiver numa determinada divisional, mais auspiciosos serão os efeitos produzidos nesse período.

Parashara resumiu os efeitos de cada dasa: no período do signo que é regido por ou ocupado por: Sol, a saúde sofre;Lua, haverá ganho de riqueza roupas , fama e reputação, nascimento de crianças;  Marte são de esperar problemas com ferimentos,  febres; Mercúrio, há aumento de riqueza, nascimento de crianças; Júpiter haverá aumento de riqueza, diversão e nascimento de crianças; Vénus haverá casamento, aumento de conhecimento, aumento de riqueza; Saturno haverá eventos adversos.

O cálculo do Kalachakra dasa está envolto em controvérsia pois Parashara escreveu em verso  e em sânscrito e a interpretação do que está escrito não é a mesma por todos os astrólogos. Com efeito, este sistema dasa considera alguns conceitos que dificultam a compreensão do sistema: há dois conjuntos de Nkakshatras, os que seguem o movimento regular do Zodíaco: Grupo Savya de Nakshstras, e o grupo Apasavya que agrupa os Nakshstras que seguem o movimento irregular do Zodíaco, movendo-se da frente para trás: Peixes, Aquário, Capricórnio, etc. Os signos integrados no Zodíaco irregular são aqueles que se designam por «signos espelho» e que correspondem ao 2º signo regido por um planeta. Assim, Carneiro é um signo do Zodíaco regular, que segue o movimento dos ponteiros do relógio; mas Escorpião, o signo espelho de Marte, segue o movimento para trás.

Quanto à sequência dos períodos dasa, para cada pada dos Nakshatras, a controvérsia entre a comunidade astrológica parece insanável, com respeito à regras a seguir. Talvez por isso, apesar de Parashara ter tecido tantos elogios  a este sistema, o vimsottari dasa continua a ser o sistema no qual a  maioria da comunidade astrológica confia para avaliar os eventos de cada período da vida.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.