Ketu nos signos – Parte 1

Ketu nos signos Parte 1

Publicamos neste artigo a descrição dos efeitos de Ketu nos signos Carneiro, Touro, Gémeos e Caranguejo.

Ketu no Signo Carneiro

Ketu tem uma relação de amizade com Marte sendo este um posicionamento que pode dar resultados positivos se Marte estiver forte no horóscopo e sem aflições. Mas, em geral, Ketu no signo Carneiro dá resultados mistos. Um dos aspetos positivos refere-se ao facto de Ketu reduzir em parte a agressividade natural de Marte quando ocupa o seu signo. Assim, o habitual desejo de aventura, caminhar pelo desconhecido e conquistar o título de «herói» que é característico de Marte, fica atenuado quando Ketu está no signo Carneiro. Os nativos não procuram evidenciar-se nem ser «o primeiro» como é habitual no signo Carneiro. Isto em boa parte deve-se ao facto de Ketu interiorizar a energia de Marte, ao invés de a aplicar no mundo exterior.  Estes nativos não querem ser líderes e não são autoconfiantes como em geral são os nativos de Carneiro. Duvidam muitas vezes de si próprios, são reservados, confiam pouco nos outros , podem ser mesmo distantes , exprimindo mais as características do outro signo de Marte, Escorpião, do que as de Carneiro com a diferença, porém de que Ketu não é uma energia que se possa transformar, ele representa  uma energia residual e inerte, que apenas repete fantasmagoricamente o passado como um espelho. No entanto, se tiverem que usar as competências significadas por Marte e pelo signo Carneiro, estes nativos são eficientes a fazê-lo uma vez que dominam bem tudo isso. Mas já não sentem entusiasmo por essa coisas nem interesse, de modo que sentem indiferença e vazio de sentido na sua concretização. Deste modo, Ketu em Carneiro orienta a sua agressividade e espírito competitivo para o interior de si próprio. Gera uma contínua insatisfação da pessoa em relação a si mesma, sempre com dúvidas acerca do que é capaz ou não de fazer e isso faz com que a pessoa se desvie de todas as atividades em que tenham que se testar a si próprias.

Quando Ketu está colocado no signo Carneiro pode significar  algum perigo para a integridade física pois leva o nativo a não opor resistência em relação a qualquer tipo de energia que o atinja a partir de fora. Deste modo, se atacado, o nativo tende a não resistir. A conexão entre a realidade física e o indivíduo é dispersada e os laços com as forças vitais tendem a ser cortados. A energia magnética que rodeia a pessoa ( a vulgar «aura») fica vulnerável a todo o tipo de «invasão» por energias negativas porque o nativo não oferece resistência. Porém, se Marte estiver forte no horóscopo, protege  o nativo, que podem nesse caso, ter pujança física e mesmo atlética. Nesse caso Ketu mimetiza a energia e o comportamento de Marte e faz do nativo alguém capaz de competir e permite uma identificação forte com a sua energia física. No entanto, mesmo quando são bem-sucedidos no plano físico e material, estas pessoas não são agarradas a esse sucesso que tendem a considerar como pouco importante ou  «não tendo verdadeiramente a ver» consigo. São mais «testemunhas» do que lhes acontece do que verdadeiros agentes porque a sua consciência não está focada nos objetivos a atingir.

O comportamento destes nativos tem frequentemente características passivo-agressivas. Tanto revelam ausência de ligação com a família . Esta excentricidade e bipolaridade comportamental também se reflete nos que lidam com o nativo, de acordo com a posição por casa de Ketu: Por ex., na 4ª casa, indica uma mãe que adota ela própria comportamentos ambivalentes, umas vezes indiferentes ou desligados, outras vezes com sinais evidentes de agressão, se está na 3ª casa, esse comportamento é revelado em relação aos irmãos, primos, vizinhos, ou são estes que o assumem perante o nativo, se Ketu está colocado na 9ª casa será o pai e as figuras de autoridade que assumirão esse comportamento em relação ao nativo (ou este em relação a eles); se estiver na 7ª casa para além da óbvia dificuldade em conectar-se com os outros a nível pessoal e em especial com o cônjuge, será este que adotará esse modelo de comportamento (e/ou o nativo em relação a ele, etc).

Apesar de mimetizar as características de Marte e do signo Carneiro quando aqui colocado, Ketu tende a exprimir a energia de Marte de forma menos rude e menos exteriorizada, tendendo a concentrar-se no seu próprio desconforto interno. As forças kármicas do passado tendem a assumir o controle e o nativo tende a repetir comportamentos, modelos de relacionamento semelhantes aos do passado. Lembrando que a posição onde se encontra Ketu simboliza uma área de vida largamente experimentada no passado, estes nativos trazem consigo um histórico de violência, agressividade, excessos como militares, como seres que se definiram no passado através do uso da força física, da agressão, ou do desporto para alcançar o que pretendiam. Nesta vida precisam de se libertar dos «restos» de energia psíquica a que ainda se agarram inconscientemente. A sua batalha na vida atual é em termos espirituais e as suas realizações , que implicam o «recalibrar»  das energias no sentido de unir harmoniosamente o plano físico e espiritual, implicarão passar um longo período de tempo (em geral até depois dos 40 anos) para conseguir dar essa volta e voltar a ser uma pessoa «inteira».  Até isso acontecer, estes nativos colocam-se mais ou menos «à margem» dos objetivos e relacionamentos sociais, revelando uma crónica insatisfação em relação ao modo como a sociedade funciona , os privilégios a que dá importâncias, etc. e criam em geral uma concha na qual encerram a sua individualidade que resiste a criar uma identidade definida que seja facilmente percebida pelos outros.

A energia de Marte interiorizada por estes nativos permite-lhes ir adquirindo  com o tempo controlo sobre os seus processo mentais e  emocionais , vencer medos e fobias, sendo capazes de enfrentar qualquer desafio, por difícil que este seja para o comum dos mortais. Se Marte estiver em aspeto com Ketu, no entanto, esta energia será exteriorizada e produzirá um guerreiro ou atleta desde que Marte esteja forte.

Ketu simboliza a libertação de todo o plano físico aspirando conectar-se com o plano divino. Isto ,no entanto, só acontece quando Ketu não recebe aspetos de outros planetas. Quando Ketu e Marte estão em aspeto, as qualidades representadas por Ketu e que representam conhecimentos e experiência trazida do passado, os nativos serão potenciais campões e líderes na área que escolherem. Serão excelentes porque já dominam tudo o que tem a ver com essa área.

Ketu no Signo Touro

Ketu não está particularmente bem colocado no signo Touro, onde Rahu obtém excelentes resultados. No entanto, esta posição indica que o nativo tem o saber adquirido previamente, para adquirir riqueza, luxos, e bastante indulgência com a comida e bebida. No presente, porém, o nativo não dá importância a todos os bens que tem e consegue acumular.

Com esta posição, o nativo obtém tudo aquilo a que não dá importância. Terá dificuldade em obter o que sente que precisa e não possui. Ketu dá um contínuo sentimento de insatisfação com o que a pessoa possui. A pessoa pode ter muito sucesso mundano, pode ser um grande banqueiro, financeiro, cantor e, mesmo assim, não consegue sentir verdadeiro prazer por tudo isso.  Todos os bens que a pessoa alcança e possui estão em geral cortados , separados da vida do nativo. Quando está em Touro Ketu dá ao nativo muitas posses mas nega ao nativo aquilo que ele mais deseja. Quando está colocado no signo Touro, em cada casa Ketu leva o nativo a não valorizar algumas posses   significadas por essa casa ao mesmo tempo que lhe nega outras que a casa significa e que a pessoa realmente deseja alcançar.

Assim, durante os períodos de Ketu o nativo pode sentir mais fortemente essa negação. Mas, quando Vénus é forte no horóscopo e este está em geral bem disposto, o nativo pode aceder a bastante riqueza, bens materiais, e possuir também beleza, especialmente do rosto ou da voz. Pode é dar pouco valor a tudo isso. De qualquer modo, mesmo quando ganha muito dinheiro e riqueza, o nativo não guarda muito do que ganha, basicamente ,o que ganha gasta. Ketu na 2ª casa não impede a aquisição de riqueza, impede apenas que haja apego a esta por parte do ego. Acontece deste modo que , podendo estar rodeado de luxo e de todo o tipo de confortos, estes nativos sentem-se desconectados de tudo isso. Isto pode mudar se houver outros planetas relacionados com Ketu ou em conjunção com este.

Quando Ketu está colocado na 2ª casa sem aspetos ou conjunções, o nativo é levado a repetir os mesmos padrões de vidas passadas. Neste caso, pode ser um banqueiro, financeiro, etc., pode ser dado a todo o tipo de luxos e comporta mentos indulgentes relacionados com a procura do prazer mas sente também um enorme vazio em relação a tudo isso. Estas pessoas podem até passar a vida a acumular bens e mergulhadas num mundo de prazeres sensoriais mas isso tem pouca importância real nas suas vidas.

A vida amorosa e o casamento são uma das áreas mais problemáticas com esta posição de Ketu porque, ao mesmo tempo que deseja sentir a felicidade da relação com outro, ao mesmo tempo essa é a área onde sente maior insatisfação.  O mesmo acontece em relação ao dinheiro e à sua posse. Com o tempo, estas pessoas, à medida que envelhecem, adotam estilos de vida mais simples e austeros.

Ketu no Signo Gémeos

Quando Ketu está colocado no signo Gémeos o nativo tende a ver-se a si próprio através de relaçõs de oposição. mente /corpo,

Ketu no signo Gémeos gera desapego em relação aos assuntos significados pelo signo e pelo regente Mercúrio: assim, a comunicação , atividades de escrita e publicação e os meios de transmissão das mensagens, a atividade comercial, a destreza manual, não provocam entusiasmo nem empenho por parte do nativo embora este possa ser um autor , jornalista, empresário de sucesso quando Mercúrio é forte.

Mas tudo isso será sentido como não importante e a indiferença do nativo em relação ao sucesso nessas áreas  é evidente. Estes nativos podem ser bons comunicadores mas fazem-no de forma mecânica, sem verdadeiro envolvimento dos seus processos mentais ou crenças.

A convicção destas pessoas ´é que não é possível alcançar a verdade por qualquer processo de pensamento e, portanto, consideram a linguagem e o discurso como uma vacuidade sem sentido. Isso leva estas pessoas a desligar-se da linguagem como meio para chegar à verdade . O resultado é a utilização da linguagem como mero instrumento social sem ligação profunda com a realidade.  Isto pode ser mais ou menos acentuado de acordo com a posição de Mercúrio e a sua força.

Quando Ketu está colocado no signo Gémeos tende a repetir padrões kármicos associados com a produção de informação e a sua transmissão, com a escrita, e a sua publicação.  pode rodear-se de pessoas ligadas a esta área incluindo os media, editores escritores, artesão e comerciantes,  vida sexual  enfatizada, etc., pois Ketu traz de volta os ambientes e situações do passado que ainda têm energia suficiente para se «mostrarem» embora sejam energias do tipo «fantasma» sem potencial de transformação. Mas nenhum desses ambientes pode causar entusiasmo ou felicidade, gerando, em vez disso a insatisfação que «empurra» o nativo a libertar-se definitivamente desses padrões de vida.  o nativo tende a desvalorizar todo o mundo de comunicação e de transações e a adotar atitudes de rejeição de tudo o que o envolve.

Estes nativos não investem, por isso no desenvolvimento das competências cognitivas e de comunicação que consideram inúteis e por isso não se esforçam por ter ideias coerentes e bem articuladas. Esta ausência de envolvimento nos processos mentais de interpretação e organização lógica do pensamento e da «tradução» das experiências pode tornar estas pessoas presa fácil da propaganda e estratégias manipuladoras da publicidade e dos meios de comunicação.  a escrita e o discurso oral destas pessoas são em geral descoordenados e incoerentes. podem também ter algum defeito de fala que torna a pronúncia das palavras difícil de interpretar pelos outros.

Ketu no signo Gémeos mostra que o nativo adquiriu a maestria na área da comunicação, da escrita, da produção da informação e isso não consegue envolvê-lo, embora possam a mesmo tempo fazer coisas nessa área. Mas Ketu traz sempre insatisfação quando isso acontece.

Os nativos com Ketu no signo Gémeos não têm interesse pelo saber mundano, nem pelas atividades mostradas pelo signo de Gémeos aspira antes ao saber profundo e espiritual (mostrado por Rahu na 9ª casa).Mas quando Mercúrio está forte e bem colocado , o nativo tem excelentes capacidades de comunicação embora os processos mentais que constroem as ideias serão difíceis, a menos que haja um aspeto entre Ketu e Mercúrio, pois este protege os seus significados do seu signo.  Júpiter por ex., também dará otimismo e permite superar uma boa parte da apatia de Ketu.

Ketu no Signo Caranguejo

Ketu no signo Caranguejo indica desinteresse pelos temas ligados á cultura, costumes e modos de ser da comunidade local.  Estas pessoas também não reagem a valores como o patriotismo, a Terra, poluição e hábitos ambientais, etc.. Ficam indiferentes em relação às rotinas do quotidiano, à vida familiar, à educação nos primeiros tempos de vida, hábitos escolares, cuidados e proximidade afetiva com a mãe. Mas, se a Lua estiver bastante forte no horóscopo, o nativo revelará as qualidades maternais e protetoras da Lua, apesar de Ketu estar colocado no signo Caranguejo.

Os nativos com Ketu no signo Caranguejo sentem-se desenraizados, desligados do afeto e dos cuidados maternos.  Também não dão importância à posse de bens móveis e imóveis, como terras, casas carros, não se sentindo envolvidos na necessidade de assegurar condições de habitabilidade da Terra para as gerações futuras, do mesmo modo que não sentem ser importante salvaguardar os bens para os descendentes poderem ter proteção e abrigo.  A ironia é que estas pessoas podem ter cargos em que dão efetivamente proteção e prestam cuidados aos outros. Podem ser professores , pais, mas, no desempenho dessas funções, não dão importância ao que fazem,  e sentem-se desligados daqueles que estão a seu cargo ou dependem da sua orientação e educação. Os resultados destas funções dependem da força e posição do dispositor, a Lua.

Quando Ketu está colocado no signo Caranguejo a pessoa pode ser envolvida nos mesmos ambientes de vidas passadas: propriedades, veículos, educação, participação na vida da comunidade local, vida no lar, exercer o papel de pai ou mãe. Porém, tudo isso não é capaz de gerar entusiasmo nem verdadeira entrega, são ecos do passado que ainda se agarram à vida do nativo, mas sem nenhuma energia criadora. No passado, houve grande envolvimento com a função parental, a condição de proprietário, administrador local, etc.. Mas, no presente tudo isso parece um velho filme gasto a que se assiste sem verdadeiramente participar. Com frequência, há uma separação física entre a mãe e a criança. e, quando não há essa distância física há distância emocional, a mãe e /ou o pai têm um estilo impessoal e distante na forma como lidam com a criança. Muitas vezes  o nascimento da criança coincide com uma crise emocional da mãe , tornando-a pouco capaz de prestar os cuidados necessários ao filho. Estas pessoas podem, no entanto, ao mesmo tempo que rejeitam ter filhos seus, cuidar dos filhos dos outros por ex., como educadores ou prestadores de cuidados ou prestar assistência os que são mentalmente doentes ou frágeis.

E de notar que, quando Ketu está colocado na 4ª casa ou no signo Caranguejo há ,em geral,  algo de peculiar e até estranho na decoração da casa. As pessoas com Ketu no signo Caranguejo tendem a sentir medo de estar muito perto da água do oceano, talvez devido a experiências passadas de  afogamento.

Os nativos com Ketu no signo Caranguejo têm dificuldade em lidar com as emoções. Podem ter tendência para a depressão e para pensar sempre nas piores hipóteses. A tristeza, fobias, dúvidas constantes acerca dos próprios pensamentos causam instabilidade mental e falta de paz mental. A Lua e Ketu são inimigos e Ketu aumenta a sensibilidade emocional da Lua causando o desejo de segurança, proteção e estabilidade. Mas, como a pessoa não consegue sentir-se bem desconfia de todos e torna-se muito introvertida, separada do meio que a rodeia e dos outros. Ao mesmo tempo pode focar-se bastante no conforto e nos objetivos materiais mas nenhum destes consegue trazer-lhe verdadeira satisfação nem felicidade.

O signo Caranguejo significa a nossa segurança e necessidade de nutrição e a casa onde está colocado mostra quais são as coisas que nos podem dar segurança. Mas a presença de Ketu no signo Caranguejo em qualquer casa desliga o nativo dessa necessidade por ter já adquirido conhecimento de tudo isso no passado.

Quando Ketu não atua de forma positiva na natividade pode afetar bastante a saúde ,originando doenças como diabetes, etc..

Ketu no signo Caranguejo separa o nativo das próprias emoções. Também o separa de bens materiais, a lição fundamental do nativo é  o desapego. Estes indivíduos adquiriram no passado a maestria sobre as emoções , sobre a nutrição e a prestação de cuidados aos outros, mas a sua lição fundamental é desligar-se no presente  das experiências passadas relacionadas com estes  significados  na casa ocupada pelo signo Caranguejo. Por isso tantas vezes Ketu provoca dificuldades financeiras nos seus períodos, para ensinar que se pode viver espiritualmente sem tudo isso pois a alma separada do corpo não precisa de dinheiro.

Ketu no signo Caranguejo provoca desligamento do nativo em relação aos significados da casa em que está colocado, Por ex., na 4ª casa, desliga a pessoa dos cuidados parentais.

Digiprove sealCopyright secured by Digiprove © 2018

Deixe um comentário, a sua opinião conta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.